Notícia Vip

ACIPA apresenta Projeto de Vídeo Monitoramento em Guarantã do Norte

Publicado dia 02/07/2015 às 12h12min | Atualizado dia 02/07/2015 às 12h15min

ACEG passará a fazer visitas nos comércios, empresas e indústrias para solicitar o apoio financeiro.

Cumprindo agenda solicitada pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Associação Comercial e Empresarial, Comando da Polícia Militar, delegacia Municipal de Polícia Civil e diversos segmentos da sociedade Guarantaense, o Presidente da ACIPA, Alan Aires, esteve palestrando sobre o Projeto de Vídeo Monitoramento implantado no município de Peixoto de Azevedo e que está sendo referencia para todo estado de Mato Grosso.

O sistema de vídeo monitoramento de segurança obteve avaliação positiva e poderá servir de modelo para os 141 municípios do estado conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública.

“Explicamos as lideranças e autoridades de Guarantã do Norte que se trata de um projeto extraordinário e que impactará na diminuição das ocorrências de roubo, furto, assalto e de violação das leis de trânsito. Além de que o Vídeo Monitoramento irá coibir praticas de delitos e se houver será fundamental no processo de identificação dos criminosos diante da ótima resolução e tecnologia empregada no sistema de segurança. São 24 câmeras distribuídas em 19 pontos criteriosamente e tecnicamente estabelecidos, e que estão capturando as imagens 24 horas/dia em tempo real”, destacou Alan Aires.

Através da Associação Comercial e Empresarial, Ministério Público Estadual e o CONSEG Peixotense foram investidos cerca de R$ 180 mil na aquisição das câmeras, postes galvanizados, equipamentos de visualização, gerenciamento e gravação de imagens.

“Em nosso município houve uma coesão de forças para minimizarmos os índices de criminalidade por meio da implantação do sistema de vídeo monitoramento. Parte dos recursos financeiros veio dos setores empresarial e comercial, e outra parte oriunda das transações penais da Promotoria de Justiça com repasses ao Conselho Comunitário de Segurança Pública. Agregou-se a essa proposta a Lei de autoria do Poder Executivo Municipal e autorizada pela Câmara de Vereadores estabelecendo a contratação de quatro funcionários que operaram a ilha de monitoramento e captura de imagens”, explicou o Presidente da ACIPA.

Na oportunidade da reunião foram exibidos vídeos mostrando a elaboração e execução do projeto de vídeo monitoramento implantado em Peixoto de Azevedo, além de dados e estatísticas dos resultados obtidos até o momento e depoimentos de empresários, comerciantes, munícipes, secretários de estado, promotores de justiça, autoridades policiais, entre outras personalidades e lideranças que avalizaram e aprovaram a iniciativa.

“Tenho certeza absoluta que este projeto é viável para Guarantã do Norte, e sendo aos moldes do desenvolvido em Peixoto de Azevedo irá contemplar não somente o setor de empresas, comércios e estabelecimentos, mas as residências, logradouros públicos e a cidade como um todo. Será uma forma de coibir e inibir a prática de diversos crimes e até no que se refere a elucidação das ocorrências”, comentou Alan Aires.

Houve o acolhimento por parte dos segmentos organizados de Guarantã do Norte, e a partir de agora a ACEG passará a fazer visitas nos comércios, empresas e indústrias para solicitar o apoio financeiro. Pelo que tudo indica haverá também o respaldo do MP e do Judiciário neste contexto, até mesmo a Prefeitura Municipal deverá ser acionada para viabilização do projeto de segurança pública.

 


Fonte Notícia Vip


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.