Notícia Vip

Secretaria de Saúde aponta aumento de 50% nos casos de HIV em Guarantã do Norte

Publicado dia 09/11/2017 às 09h00min

De janeiro até agora, foram 1.238 testes. Destes, houve confirmação de 6.

O aumento de 50% nos casos de pessoas infectadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) foi confirmado pela secretaria municipal de Saúde de Guarantã do Norte (233 quilômetros de Sinop), ao Só Notícias. O levantamento revelou que, de janeiro até agora, foram 1.238 testes. Destes, houve confirmação de 6. No ano passado, em 305 exames feitos, 4 pessoas tiveram diagnóstico positivo da doença.

Ainda de acordo com a secretaria, 1.324 exames de Hepatite B foram relizados e 16 pessoas tiveram confirmação positiva. Outras 1.317 realizam testes de Hepatite C e houve diagnóstico em 6. A sífilis foi identificada em 36 pacientes.

De acordo com a secretária de Saúde, Tatiane Aranda, a secretaria intensificou as campanhas e ampliou os pontos de teste rápidos. Por isso, houve aumento no número de casos e "é maior devido a quantidade de teste que realizamos até agora. Intensificamos mais os testes rápidos. As ofertas estão ocorrendo em nove unidades de saúde e na sede da Vigilância Epidemiológica. Nossa busca ativa está maior e por isso a descoberta desses novos casos. As orientações que fazemos é de prevenção e principalmente do uso do preservativo masculino e feminino. Nas escolas também, com os adolescentes. Todas as vezes que ocorre festividades fazemos teste rápidos".

Aranda apontou que ainda falta consciência na utilização dos preservativos. “É preocupante e provavelmente com essa intensidade de busca ativa vamos descobrir muitos outros casos. Esse é o objetivo. Assim é descoberta a doença no início e o paciente já pode receber a medicação e não corre o risco de fazer sexo sem camisinha a acabar passando para outras pessoas sem saber que está infectado. Essas pessoas que acabam descobrindo já nos relataram que tiveram relações sem os devidos cuidados”.


Fonte Só Notícias


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.