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Guarantã do Norte

Prefeito ‘Bate de Frente’ com o BB e assegura repasse de recursos financeiros para APAE

Recurso financeiro de aluguel do prédio público ao Banco do Brasil será repassado mensalmente direto para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guarantã do Norte.

Prefeito Érico Stevan
Foto: Divulgação

O Prefeito Municipal de Guarantã do Norte, Erico Stevan, fez questão de estar presente nesta quinta-feira (01) na audiência pública que tratou da destinação de recursos financeiros da locação do prédio público, onde funciona a Agência do Banco do Brasil, em favor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, mesmo com o convite sendo formalizado com considerável atraso por parte da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, obrigando o gestor a desmarcar compromissos previamente agendados na capital do estado Cuiabá e em Brasília.

O evento aconteceu no auditório do Poder Legislativo e contou com a presença do representante da Superintendência Regional do Banco do Brasil, Paulo Beregula, Diretora da APAE, Rose Sala e diversos segmentos da sociedade organizada Guarantaense.

O Prefeito Érico Stevan foi veemente na defesa da entidade filantrópica (APAE) exigindo o cumprimento do Projeto de Lei Nº 098/2017 que foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Poder Executivo, e que posteriormente tornar-se-á Lei Municipal Nº 1613 em 30 de Agosto de 2017.

A Lei estabelece o repasse de R$ 5.800,00/Mês pelo Banco do Brasil diretamente a APAE, a título de cobrança de locação do imóvel/prédio que há mais de 20 anos foi construído através de doações da sociedade em um terreno que faz parte do patrimônio da Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte.

Para se ter uma idéia, somente em 2017 a APAE deveria ter recebido mais de R$ 23.000,00 --- Algo que não ocorreu devido a morosidade e burocracia empregada pelos representantes da instituição bancária que detém 70% de atuação no mercado local, R$ 16 milhões de aplicações só da Prefeitura, além de mais de R$ 3 milhões de Folha de Pagamento dos Servidores Públicos Municipais.  

Segundo o prefeito, as tratativas com a Gerência do BB Guarantaense iniciaram-se ainda no período de transição de Governo em meados de outubro de 2016. Logo após a sua posse em janeiro de 2017 várias solicitações e requerimentos foram dirigidos pela instituição financeira aos setores de engenharia, jurídico e a administração, onde a Prefeitura Municipal procurou dentro de um relacionamento institucional atender os pleitos com celeridade para que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais pudesse acessar os valores para promover investimentos e melhorias em sua estrutura física, quadro multiprofissional, aquisição de material de expediente, combustível, alimentação escolar, quitação de tributos, entre outras finalidades especificadas na Lei.

“Não é justo com Guarantã do Norte e muito menos com as mais de 60 pessoas portadoras de necessidades especiais que recebem toda assistência e atenção da APAE. Cito como exemplo a cidade de Matupá onde a Prefeitura doou o terreno e a comunidade ajudou a construir o prédio do Banco do Brasil, e logo na entrega oficial foi firmado o compromisso de que a locação do imóvel seria revertida integralmente a entidade filantrópica daquele município. Tenho a mais absoluta certeza de que para o Banco do Brasil este valor é insignificante diante da relevância do serviço social que lá é desenvolvido pela Direção, Professores, Técnicos, Funcionários e os Voluntários. Eu, como prefeito estou e sempre estarei do lado de nossa gente e do povo que me elegeu”, declarou o Prefeito Érico Stevan.

O Gerente Geral e representante da Superintendência Regional do Banco do Brasil de Sinop-MT, Paulo Beregula, fez a entrega ao Prefeito e a Câmara de Vereadores da Minuta do Contrato que deverá ser minuciosamente analisado pela Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal.

Caso o mesmo esteja em consonância aos objetivos propostos e na sua íntegra devidamente alicerçado dentro dos preceitos legais, o mesmo poderá ser assinado, registrado, oficializado e amplamente divulgado pelo Poder Executivo e a Instituição Financeira. Ele observou e deixou evidente que deverão ser quitados todos os valores deste ano de 2018 e os retroativos de 2017.

“Não existe a cogitação de fechamento da agencia no município de Guarantã do Norte. Após as análises técnicas e jurídicas a serem observadas e apontadas pela nossa assessoria jurídica, iremos sim oficializar o Contrato de Locação, salvaguardando tanto os direitos deste patrimônio que é público e principalmente a garantia dos repasses financeiros a esta importante entidade filantrópica. A causa da APAE é nobre, justa e de todos nós cidadãos Guarantaenses. Em hipótese alguma admitirei que façam politicagem e tentem deturpar o real interesse desta administração de garantir um pouco mais de independência financeira a esta Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais”, disse o Prefeito Érico Stevan.

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Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

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Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

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Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
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