Redes Sociais
Redes Sociais

Mundo

Energéticos são mais prejudiciais que refrigerantes

O consumo pode trazer riscos à saúde, mesmo quando não associado a outras substâncias.

Energéticos
Foto: Divulgação

As bebidas energéticas são conhecidas por aumentar a disposição de quem as ingere, graças à alta quantidade de cafeína e outras substâncias como a taurina, o inositol e a glucoronolactona. No entanto, seu consumo pode trazer riscos à saúde, mesmo quando não associado a outras substâncias, como o álcool, mistura muito consumida por jovens.  Um estudo publicado recentemente no periódico científico  Journal of the American Heart Association mostrou que, diferente das outras bebidas que contém cafeína, como refrigerantes de cola e até mesmo o café, os energéticos podem afetar a pressão sanguínea e a saúde do coração.

A maioria das bebidas energéticas contêm grandes quantidades de cafeína, açúcares e estimulantes, como o guaraná, o ginseng, planta chinesa com efeito energético e relaxante, a taurina, aminoácido não-essencial que possui efeito desintoxicante e é utilizado como suplemento energético, e a l-carnitina, uma substância natural que ajuda a transformar a gordura em energia. No entanto, essas substâncias possuem efeitos colaterais e contra-indicações.

“A maior preocupação é que essas vitaminas, aminoácidos e ervas são muitas vezes utilizadas em concentrações muito maiores do que na própria natureza, e os efeitos combinados especialmente com a cafeína podem ser drásticos”, disse à CNN a nutricionista clínica Katherine Zeratsky.

Diferente de café e refrigerantes

No estudo, os pesquisadores dividiram 18 homens e mulheres entre dois grupos. O primeiro recebeu cerca de um litro de bebida energética disponível no mercado, com 320 miligramas de cafeína e 108 gramas de açúcar, assim como outros ingredientes. Já o outro grupo recebeu a mesma quantidade em refrigerantes, que continha a mesma quantidade de cafeína e algumas doses de suco de limão, xarope de cereja e água com gás. Depois de seis dias, os grupos se inverteram, consumindo a bebida do outro.

Os pesquisadores mediram a pressão sanguínea de cada um dos participantes no começo do estudo e uma, duas, quatro seis e 24 horas depois do consumo das bebidas. Com um eletrocardiograma, eles também registraram a frequência cardíaca dos voluntários. As pessoas que beberam os energéticos apresentaram um intervalo QT – o tempo em que os ventrículos do coração levam para realizar os batimentos – 10 milissegundos mais altos do que os que consumiram as outras bebidas.

Ambos os grupos apresentaram pressão sanguínea elevada, apesar de não estarem em níveis anormais. A pressão sanguínea daqueles que tomaram os refrigerantes retornou ao nível habitual depois de seis horas. Já quando as pessoas ingeriram as bebidas energéticas, a pressão permaneceu a mesma, elevada, depois das seis horas observadas. Os pesquisadores acreditam que os outros ingredientes presentes no energético podem afetar a saúde do coração mais do que os próprios efeitos da cafeína.

Em alguns casos, irregularidades no intervalo QT podem causar arritmia. Segundo especialistas, essa disparidade pode ser um fator importante, uma vez que alguns medicamentos que afetam o intervalo QT em até 6 milissegundos apresentam avisos de segurança nas embalagens. “A maior evidência que encontramos é que existem efeitos na saúde do coração além da cafeína sozinha”, disse Emily Fletcher, autora do estudo e pesquisadora do David Grant Medical Center, nos Estados Unidos, à revista americana Time . “Os consumidores deveriam ser alertados que beber um energético não é a mesma coisa que beber café ou um refrigerante.”

Segurança

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), em declaração, garantiu a segurança das bebidas energéticas e dos seus ingredientes e, assim sendo, não fornece qualquer justificação científica para tratar as bebidas energéticas de forma diferente dos principais contribuintes para a ingestão diária de cafeína, incluindo chá, café e chocolate.

Os próprios pesquisadores admitem que mais estudos sobre o assunto são necessários. A amostragem da pesquisa foi pequena, a equipe observou apenas os efeitos das bebidas em pessoas saudáveis e não avaliaram as diferenças a longo prazo. No entanto, a agência europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou sobre os riscos que o consumo do produto pode oferecer, principalmente, para pessoas mais jovens.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Vereador Daniel da Master comemora viabilização de Espaço Esportivo Comunitário

Parlamentar destaca parceria com a Deputada Flavinha, Senador Fávaro e o Prefeito Paulistinha

Vereador Daniel da Master comemora viabilização de Espaço Esportivo Comunitário
Foto: Divulgação

O Município de Peixoto de Azevedo foi oficialmente selecionado pelo Ministério do Esporte para receber um Espaço Esportivo Comunitário, conforme publicado na Portaria MESP nº 106, de 24 de novembro de 2025, no Diário Oficial da União. O equipamento integra o Novo PAC, representando um marco significativo para o fortalecimento do esporte, lazer e convivência social na cidade.

A aprovação é resultado direto de uma articulação realizada em Brasília por Daniel da Master (Daniel Bon Ami Rozanti), vereador de Peixoto de Azevedo, que esteve em agenda oficial defendendo a importância de um complexo esportivo moderno para atender jovens, atletas e famílias. Na ocasião, Daniel contou com o apoio da deputada federal Ana Flávia Rodrigues Ramiro (Flavinha) e do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que reforçaram a prioridade da demanda de Peixoto dentro do Governo Federal.

O prefeito Nilmar Nunes de Miranda (Paulistinha) também foi incluído nas tratativas e deverá conduzir, junto ao Ministério do Esporte, a etapa de formalização do Termo de Compromisso, necessária para garantir a liberação dos recursos e o início da obra. A proposta selecionada está registrada sob o código 51000002010/2025.

O novo complexo esportivo proporcionará uma estrutura ampla e acessível, voltada para práticas esportivas, atividades comunitárias, formação de atletas e inclusão social. Será um espaço destinado a transformar vidas, fortalecer vínculos e oferecer oportunidades à juventude peixotense.

“Essa conquista é fruto da união de esforços e do diálogo que mantivemos em Brasília. Agora vamos acompanhar cada etapa para garantir que esse complexo esportivo saia do papel e beneficie diretamente nossa população”, destacou Daniel da Master.

A prefeitura, sob liderança de Paulistinha, seguirá com os trâmites junto ao Ministério do Esporte para assegurar a execução do projeto dentro das regras do Novo PAC.

Peixoto de Azevedo segue avançando com trabalho, articulação e união — sempre em busca de investimentos que realmente transformam a vida das pessoas.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Dia 27 acontece a inauguração do novo prédio da SEMA-MT em Guarantã do Norte

O evento contará com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, além de Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores e diversas lideranças regionais.

Dia 27 acontece a inauguração do novo prédio da SEMA-MT em Guarantã do Norte
Foto: Novo prédio da Sema-MT

No dia 27 de novembro, às 09h30, será inaugurado o novo prédio da Unidade Regional da SEMA-MT em Guarantã do Norte, um marco importante para o fortalecimento da gestão ambiental no extremo norte mato-grossense. O evento contará com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, além de Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores e diversas lideranças regionais.

O moderno projeto arquitetônico segue rigorosamente os padrões dos órgãos públicos de Mato Grosso, destacando-se pelos aspectos de sustentabilidade, acessibilidade e funcionalidade.

A nova estrutura abrigará Diretoria Administrativa, Sala dos Analistas Ambientais, Sala de Reuniões, Sala de Situação, Almoxarifado, Copa e Cozinha, Banheiros, Recepção e um amplo pátio, proporcionando melhores condições de trabalho às equipes técnicas e administrativas.

A Unidade Regional da SEMA-MT de Guarantã do Norte é responsável pelo atendimento aos municípios de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena, Marcelândia, além de seus respectivos distritos.

Com a nova sede, será possível otimizar o fluxo de atendimento, garantindo maior eficiência nos processos e fortalecendo a missão institucional da SEMA-MT: proteger, conservar e promover o uso sustentável dos recursos naturais, assegurando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico responsável.

O Prefeito Márcio Gonçalves e o Diretor da Unidade Regional, Élcio Leite Pereira, reforçam o convite a toda a população e autoridades para prestigiar este importante ato de inauguração.

Localizado na Avenida Guarantã, o novo prédio já se destaca como um verdadeiro cartão postal da cidade, simbolizando avanços na infraestrutura pública e no compromisso com a gestão ambiental de Mato Grosso.

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Seaf-MT fan entrega de cartões do Fundaaf em União do Norte

Entrega de dezenas de Cartões do Fundaaf Inclusão Rural a agricultores familiares dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

Seaf-MT fan entrega de cartões do Fundaaf em União do Norte
Foto: Entrega de Cartões na Agripac

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT) realizou, na sede da Agripac, no distrito União do Norte, a entrega de dezenas de Cartões do Fundaaf Inclusão Rural a agricultores familiares dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

O evento reuniu representantes da Prefeitura, Empaer, Seaf-MT, além de lideranças comunitárias e autoridades locais.

O programa tem como missão promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável de agricultores em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando as oportunidades de renda no meio rural.

A Presidente da Agripac, Fátima Sirlene Rasch, destacou que a ação prioriza comunidades tradicionais, mulheres, jovens e idosos, reforçando o compromisso com a equidade e a valorização da diversidade no campo.

Todos os projetos aprovados foram elaborados com apoio técnico dos extensionistas da Empaer, que também são responsáveis pela análise e acompanhamento das propostas junto aos beneficiários. A Desenvolve MT atua na manutenção administrativa dos cartões, assegurando uma operação eficiente e segura do programa.

O Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha) parabenizou o Governador Mauro Mendes e o Vice-Governador Otaviano Pivetta pela criação do Cartão Fundaaf, ressaltando que a iniciativa está levando dignidade, autonomia e novas oportunidades às famílias que vivem e produzem no campo.

Segundo a Primeira Dama, Cristiane Lima, a entrega dos cartões representa mais um passo importante no fortalecimento do desenvolvimento rural e no incentivo à permanência das famílias no meio rural com mais qualidade de vida e segurança econômica.

A vereadora Eliege Krul, tem apoiado todas as ações governamentais que deem suporte aos agricultores familiares, desde maquinários e implementos, kits de ferramentas, assistência técnica, regularização fundiária e agora recursos financeiros para que continuem firmes e engajados na produção.

Ver Mais

Mais Vistas