Redes Sociais
Redes Sociais

Mundo

Energéticos são mais prejudiciais que refrigerantes

O consumo pode trazer riscos à saúde, mesmo quando não associado a outras substâncias.

Energéticos
Foto: Divulgação

As bebidas energéticas são conhecidas por aumentar a disposição de quem as ingere, graças à alta quantidade de cafeína e outras substâncias como a taurina, o inositol e a glucoronolactona. No entanto, seu consumo pode trazer riscos à saúde, mesmo quando não associado a outras substâncias, como o álcool, mistura muito consumida por jovens.  Um estudo publicado recentemente no periódico científico  Journal of the American Heart Association mostrou que, diferente das outras bebidas que contém cafeína, como refrigerantes de cola e até mesmo o café, os energéticos podem afetar a pressão sanguínea e a saúde do coração.

A maioria das bebidas energéticas contêm grandes quantidades de cafeína, açúcares e estimulantes, como o guaraná, o ginseng, planta chinesa com efeito energético e relaxante, a taurina, aminoácido não-essencial que possui efeito desintoxicante e é utilizado como suplemento energético, e a l-carnitina, uma substância natural que ajuda a transformar a gordura em energia. No entanto, essas substâncias possuem efeitos colaterais e contra-indicações.

“A maior preocupação é que essas vitaminas, aminoácidos e ervas são muitas vezes utilizadas em concentrações muito maiores do que na própria natureza, e os efeitos combinados especialmente com a cafeína podem ser drásticos”, disse à CNN a nutricionista clínica Katherine Zeratsky.

Diferente de café e refrigerantes

No estudo, os pesquisadores dividiram 18 homens e mulheres entre dois grupos. O primeiro recebeu cerca de um litro de bebida energética disponível no mercado, com 320 miligramas de cafeína e 108 gramas de açúcar, assim como outros ingredientes. Já o outro grupo recebeu a mesma quantidade em refrigerantes, que continha a mesma quantidade de cafeína e algumas doses de suco de limão, xarope de cereja e água com gás. Depois de seis dias, os grupos se inverteram, consumindo a bebida do outro.

Os pesquisadores mediram a pressão sanguínea de cada um dos participantes no começo do estudo e uma, duas, quatro seis e 24 horas depois do consumo das bebidas. Com um eletrocardiograma, eles também registraram a frequência cardíaca dos voluntários. As pessoas que beberam os energéticos apresentaram um intervalo QT – o tempo em que os ventrículos do coração levam para realizar os batimentos – 10 milissegundos mais altos do que os que consumiram as outras bebidas.

Ambos os grupos apresentaram pressão sanguínea elevada, apesar de não estarem em níveis anormais. A pressão sanguínea daqueles que tomaram os refrigerantes retornou ao nível habitual depois de seis horas. Já quando as pessoas ingeriram as bebidas energéticas, a pressão permaneceu a mesma, elevada, depois das seis horas observadas. Os pesquisadores acreditam que os outros ingredientes presentes no energético podem afetar a saúde do coração mais do que os próprios efeitos da cafeína.

Em alguns casos, irregularidades no intervalo QT podem causar arritmia. Segundo especialistas, essa disparidade pode ser um fator importante, uma vez que alguns medicamentos que afetam o intervalo QT em até 6 milissegundos apresentam avisos de segurança nas embalagens. “A maior evidência que encontramos é que existem efeitos na saúde do coração além da cafeína sozinha”, disse Emily Fletcher, autora do estudo e pesquisadora do David Grant Medical Center, nos Estados Unidos, à revista americana Time . “Os consumidores deveriam ser alertados que beber um energético não é a mesma coisa que beber café ou um refrigerante.”

Segurança

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), em declaração, garantiu a segurança das bebidas energéticas e dos seus ingredientes e, assim sendo, não fornece qualquer justificação científica para tratar as bebidas energéticas de forma diferente dos principais contribuintes para a ingestão diária de cafeína, incluindo chá, café e chocolate.

Os próprios pesquisadores admitem que mais estudos sobre o assunto são necessários. A amostragem da pesquisa foi pequena, a equipe observou apenas os efeitos das bebidas em pessoas saudáveis e não avaliaram as diferenças a longo prazo. No entanto, a agência europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou sobre os riscos que o consumo do produto pode oferecer, principalmente, para pessoas mais jovens.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Peixoto implantará Tubos de Aço Corrugado em estradas rurais

Todas as áreas onde ocorrerão as substituições estão georeferenciadas e catalogadas, garantindo planejamento técnico e eficiência na execução.

Peixoto implantará Tubos de Aço Corrugado em estradas rurais
Foto: Tubos sendo montados

O Prefeito Paulistinha viabilizou junto à Sinfra-MT a liberação de tubos de aço corrugado de alto impacto, que já começaram a ser montados pela Secretaria Municipal de Obras. As estruturas, com 3 metros de diâmetro, serão implantadas nos antigos pontilhões de madeira das estradas rurais do distrito de União do Norte.

Todas as áreas onde ocorrerão as substituições estão georeferenciadas e catalogadas, garantindo planejamento técnico e eficiência na execução. A iniciativa vai eliminar um dos maiores problemas enfrentados durante o período chuvoso: o transbordamento da água, que frequentemente deixa pontes submersas e comunidades isoladas.

Nesta primeira etapa, estão sendo implantadas 6 redes de tubulação de aço, com vida útil superior a 50 anos. Após a conclusão deste estágio inicial de infraestrutura, o Governo de Mato Grosso já se comprometeu em continuar fornecendo os materiais à Prefeitura de Peixoto de Azevedo, até que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeira sejam totalmente substituídos.

O prefeito destacou a relevância estratégica da ação:
“Este investimento garante estradas seguras o ano inteiro, fortalecendo o setor agropecuário, mineral, madeireiro, a agricultura familiar e todas as cadeias produtivas que geram empregos, renda e desenvolvimento para nosso município”, afirmou.

A obra representa um avanço histórico em infraestrutura rural para Peixoto de Azevedo, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável e a integração das comunidades do campo.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Bela Vista recebe obras de drenagem e pavimentação asfáltica

Com homens e máquinas trabalhando intensamente, a população está cada vez mais próxima de conquistar uma infraestrutura de qualidade, melhorando a qualidade de vida de todos.

Bela Vista recebe obras de drenagem e pavimentação asfáltica
Foto: Pavimentação Bela Vista

A Secretaria de Obras segue firme na execução das obras de drenagem e pavimentação asfáltica do Bairro Bela Vista, aproveitando os intervalos de trégua da chuva.

Com homens e máquinas trabalhando intensamente, a população está cada vez mais próxima de conquistar uma infraestrutura de qualidade, melhorando a qualidade de vida de todos.

Essa importante obra foi resgatada pelo Prefeito Paulistinha, com o apoio do Governador Mauro Mendes, Vice-governador Otaviano Pivetta e Deputado Dilmar DalBosco. O que antes era descaso, agora se transforma em desenvolvimento para a comunidade do Bairro Bela Vista que margeia a rodovia BR-163.

Ver Mais

Política

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos

O prefeito esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos
Foto: Secretário Irajá Lacerda e Prefeito Paulistinha

O prefeito, Paulistinha, esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo principal da agenda foi solicitar apoio institucional para dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária rural dos assentamentos do município, especialmente aqueles localizados na região do distrito União do Norte.

Durante o encontro, Paulistinha destacou que a regularização é fundamental para garantir segurança jurídica, estabilidade às famílias agricultoras, acesso às linhas de crédito, participação em programas de incentivo governamental e valorização dos imóveis rurais. Segundo o prefeito, a formalização das áreas também é estratégica para prevenir conflitos agrários e promover melhores condições de vida no campo.

A solicitação foi acolhida pelo Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, que reconheceu a urgência da pauta e demonstrou disposição em colaborar para que os processos avancem em parceria com os órgãos responsáveis pela política fundiária.

Outro ponto de grande relevância tratado foi a situação dos embargos ambientais que têm afetado dezenas de produtores de União do Norte. Muitos agricultores enfrentam multas elevadas, restrições para comercializar sua produção e impossibilidade de acessar crédito rural — um cenário que compromete diretamente o desenvolvimento local. O secretário Irajá Lacerda recebeu as demandas e manifestou empenho em buscar encaminhamentos para solucionar o problema, garantindo que o setor produtivo não seja ainda mais comprometido.

Para Paulistinha, a agenda política em Brasília reforça a necessidade de uma atuação articulada entre município, Estado e União.

Ver Mais

Mais Vistas