Redes Sociais
Redes Sociais

Mundo

Energéticos são mais prejudiciais que refrigerantes

O consumo pode trazer riscos à saúde, mesmo quando não associado a outras substâncias.

Energéticos
Foto: Divulgação

As bebidas energéticas são conhecidas por aumentar a disposição de quem as ingere, graças à alta quantidade de cafeína e outras substâncias como a taurina, o inositol e a glucoronolactona. No entanto, seu consumo pode trazer riscos à saúde, mesmo quando não associado a outras substâncias, como o álcool, mistura muito consumida por jovens.  Um estudo publicado recentemente no periódico científico  Journal of the American Heart Association mostrou que, diferente das outras bebidas que contém cafeína, como refrigerantes de cola e até mesmo o café, os energéticos podem afetar a pressão sanguínea e a saúde do coração.

A maioria das bebidas energéticas contêm grandes quantidades de cafeína, açúcares e estimulantes, como o guaraná, o ginseng, planta chinesa com efeito energético e relaxante, a taurina, aminoácido não-essencial que possui efeito desintoxicante e é utilizado como suplemento energético, e a l-carnitina, uma substância natural que ajuda a transformar a gordura em energia. No entanto, essas substâncias possuem efeitos colaterais e contra-indicações.

“A maior preocupação é que essas vitaminas, aminoácidos e ervas são muitas vezes utilizadas em concentrações muito maiores do que na própria natureza, e os efeitos combinados especialmente com a cafeína podem ser drásticos”, disse à CNN a nutricionista clínica Katherine Zeratsky.

Diferente de café e refrigerantes

No estudo, os pesquisadores dividiram 18 homens e mulheres entre dois grupos. O primeiro recebeu cerca de um litro de bebida energética disponível no mercado, com 320 miligramas de cafeína e 108 gramas de açúcar, assim como outros ingredientes. Já o outro grupo recebeu a mesma quantidade em refrigerantes, que continha a mesma quantidade de cafeína e algumas doses de suco de limão, xarope de cereja e água com gás. Depois de seis dias, os grupos se inverteram, consumindo a bebida do outro.

Os pesquisadores mediram a pressão sanguínea de cada um dos participantes no começo do estudo e uma, duas, quatro seis e 24 horas depois do consumo das bebidas. Com um eletrocardiograma, eles também registraram a frequência cardíaca dos voluntários. As pessoas que beberam os energéticos apresentaram um intervalo QT – o tempo em que os ventrículos do coração levam para realizar os batimentos – 10 milissegundos mais altos do que os que consumiram as outras bebidas.

Ambos os grupos apresentaram pressão sanguínea elevada, apesar de não estarem em níveis anormais. A pressão sanguínea daqueles que tomaram os refrigerantes retornou ao nível habitual depois de seis horas. Já quando as pessoas ingeriram as bebidas energéticas, a pressão permaneceu a mesma, elevada, depois das seis horas observadas. Os pesquisadores acreditam que os outros ingredientes presentes no energético podem afetar a saúde do coração mais do que os próprios efeitos da cafeína.

Em alguns casos, irregularidades no intervalo QT podem causar arritmia. Segundo especialistas, essa disparidade pode ser um fator importante, uma vez que alguns medicamentos que afetam o intervalo QT em até 6 milissegundos apresentam avisos de segurança nas embalagens. “A maior evidência que encontramos é que existem efeitos na saúde do coração além da cafeína sozinha”, disse Emily Fletcher, autora do estudo e pesquisadora do David Grant Medical Center, nos Estados Unidos, à revista americana Time . “Os consumidores deveriam ser alertados que beber um energético não é a mesma coisa que beber café ou um refrigerante.”

Segurança

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), em declaração, garantiu a segurança das bebidas energéticas e dos seus ingredientes e, assim sendo, não fornece qualquer justificação científica para tratar as bebidas energéticas de forma diferente dos principais contribuintes para a ingestão diária de cafeína, incluindo chá, café e chocolate.

Os próprios pesquisadores admitem que mais estudos sobre o assunto são necessários. A amostragem da pesquisa foi pequena, a equipe observou apenas os efeitos das bebidas em pessoas saudáveis e não avaliaram as diferenças a longo prazo. No entanto, a agência europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou sobre os riscos que o consumo do produto pode oferecer, principalmente, para pessoas mais jovens.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Pavimentação da Rua das Pindaíbas em Guarantã do Norte

Mais uma via do Industrial já pavimentada. Mais infraestrutura e qualidade de vida a população Guarantaense

Pavimentação da Rua das Pindaíbas em Guarantã do Norte
Foto: Pavimentação Rua das Pindaíbas

A Secretaria de Infraestrutura concluiu a aplicação da capa asfáltica do tipo TSD (Tratamento Superficial Duplo) na Rua Pindaíbas, localizada no Setor Industrial do município. A obra está sendo realizada aproveitando os intervalos de estiagem já que inicia-se o período de chuvas. O asfaltamento contempla uma área total de 2.348,63 m², incluindo o sistema de drenagem superficial para garantir melhor escoamento das águas pluviais.

Toda a execução dos serviços está sendo exclusivamente custeada com recursos próprios da administração do prefeito Márcio Gonçalves, utilizando materiais, maquinários e servidores municipais, o que reforça o compromisso da gestão com a eficiência na aplicação dos recursos públicos e com o avanço da infraestrutura urbana.

A chegada do asfalto a esta importante via pública representa um marco para o desenvolvimento da região. Além de eliminar os transtornos causados pela poeira e pela lama, a pavimentação melhora a fluidez do trânsito, estimula investimentos em novas construções, valoriza os imóveis e eleva a qualidade de vida dos moradores.

Com a conclusão dessa obra, o Setor Industrial guantaense dá mais um passo rumo à modernização de sua infraestrutura, fortalecendo o ambiente para o crescimento econômico e o progresso de Guarantã do Norte.

Ver Mais

Educação

Educação faz entrega de equipamentos e kits de brinquedos pedagógicos

Nesta etapa creche e escola do Bairro Mãe de Deus foram contempladas pela Secretaria de Educação Peixotense

Educação faz entrega de equipamentos e kits de brinquedos pedagógicos
Foto: Entrega Creche Criança Feliz

A Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega de brinquedos pedagógicos, parquinhos de diversão, materiais didáticos e equipamentos como fogões industriais e geladeiras para a Creche Criança Feliz e a Escola São Pedro, ambas localizadas no Bairro Mãe de Deus.

A ação faz parte do compromisso da gestão municipal em fortalecer o processo de ensino-aprendizagem e melhorar as condições de trabalho dos educadores.

Os brinquedos e materiais lúdicos serão utilizados nas atividades pedagógicas, estimulando o aprendizado de forma divertida e interativa. O lazer e a recreação são reconhecidos como elementos fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo a socialização, a criatividade e o prazer de aprender.

Além disso, a renovação do mobiliário e o reforço no aparelhamento das unidades escolares garantem mais conforto, funcionalidade e segurança, tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação.

Na Creche Criança Feliz, o Prefeito Paulistinha também já assinou a ordem de serviço para a construção de novos banheiros, uma importante melhoria que vai ampliar a infraestrutura e o bem-estar das crianças e servidores.

A administração municipal reafirma o compromisso de continuar realizando grandes investimentos na educação, com foco em tornar o ensino mais atrativo, evolutivo e inclusivo em Peixoto de Azevedo e União do Norte, assegurando ambientes escolares de qualidade e oportunidades de aprendizado para todos.

Ver Mais

Saúde

Saúde do Garimpeiro em Guarantã do Norte

Dezenas de trabalhadores garimpeiros foram atendidos em ação itinerante da Secretaria de Saúde e Coogavepe

Saúde do Garimpeiro em Guarantã do Norte
Foto: Equipe Multidisciplinar de Saúde

A Secretaria de Saúde em parceria com a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), realizou uma série de ações preventivas de saúde por meio do Projeto “Saúde do Garimpeiro”.

As equipes multidisciplinares visitaram garimpos legalizados e em plena atividade no município, levando uma estrutura completa de atendimentos e serviços voltados à promoção da saúde e à prevenção de doenças.

Durante as ações, os trabalhadores tiveram acesso à atualização da carteira de vacinação, aferição de pressão arterial, testes rápidos, exames de glicemia, consultas médicas, avaliações para hanseníase e diagnóstico de doenças como dengue e malária, entre outros serviços essenciais.

Idealizado pela Coogavepe, o projeto tem como objetivo descentralizar o atendimento e levar a saúde pública até as áreas de mineração, onde muitos trabalhadores têm dificuldade de acesso aos serviços básicos. A iniciativa tem sido um marco na promoção da saúde preventiva, contribuindo diretamente para o bem-estar e a qualidade de vida dos garimpeiros.

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que essas ações integram o Planejamento de Trabalho da gestão, que busca ir ao encontro das reais necessidades do trabalhador, disponibilizando recursos humanos, insumos, materiais e suporte técnico necessários para garantir atendimento digno e eficaz.

De acordo com o Prefeito Márcio Gonçalves, parcerias como essa fortalecem as políticas públicas de saúde e demonstram o compromisso do município em levar cuidado e atenção a todos os segmentos da população Guarantaense inclusive àqueles que exercem atividades fundamentais para a economia local.

A Secretária Executiva da Coogavepe, Tatiane Silva, declarou que o projeto “Saúde do Garimpeiro” é um exemplo de cidadania, inclusão e responsabilidade social, que aproxima os profissionais de saúde da realidade do garimpo e impacta positivamente a vida de centenas de trabalhadores, promovendo mais saúde, dignidade e prevenção.

Ver Mais

Mais Vistas