Redes Sociais
Redes Sociais

Alta Floresta

Alta Floresta: decreto fixa novas medidas de enfrentamento a COVID-19

Restaurantes, bares e academias fecham às 22h

Alta Floresta: decreto fixa novas medidas de enfrentamento a COVID-19
Foto: Alta Floresta - MT

Foi assinado nesta quinta-feira (14), pelo prefeito Valdemar Gamba, o decreto 031/2021, que dispõe sobre a adoção de medidas não farmacológicas excepcionais de caráter temporário, no âmbito da administração pública direta e indireta do município de Alta Floresta e fixa critérios para aplicação de medidas restritivas a circulação e as atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação e contágio pelo Coronavírus.

A medida se deve ao elevado número de casos ativos e suspeitos registrados no município. Confira decreto na integra no final desta matéria.

Ficam restritas a 50% (cinquenta por cento) da capacidade do local, as atividades que provoquem aglomeração de pessoas, em locais como: parques públicos e privados, praias de agua doce, teatro, cinema, museus, casas de shows, feiras, academias, ginásios esportivos e campos de futebol, missas, cultos e  celebrações religiosas, playground e brinquedoteca, público ou privada, restaurantes, bares e lanchonetes, outros locais e atividades comerciais que demandem aglomeração ou reunião de pessoas.

Festa ou comemoração em residência fica restrita ao número máximo de 10(dez) pessoas, incluso os habitantes do imóvel, devendo ainda ser adotadas as medidas de prevenção ao Corona vírus COVID-19.

Os estabelecimentos deverão designar colaborador com o uso de máscara e borrifador de álcool 70% para higienizar as mãos das pessoas que adentrarem no estabelecimento ou, disponibilizar totens com dispensadores de álcool em gel a 70% para higienização das mãos, obrigat6ria para entrada.

O estabelecimento que tiver dois ou mais colaboradores infectados pelo Coronavírus (COVID 19) no período menor de 30(trinta) dias, devera proceder a suspensão temporária de suas atividades, fechando temporariamente suas portas para proceder a higienização e desinfecção completa do ambiente, a ser realizado por empresa capacitada, seguindo as normas da ANVISA, somente retornando as suas atividades no prazo estipulado pela empresa higienizadora.

O certificado de higienização deverá ser fixado em local de fácil visibilidade e disponível aos agentes de fiscalização.

Restaurantes

Bares, restaurantes, lanchonetes e afins, estão autorizados a funcionar respeitando a taxa de ocupação. O atendimento presencial deverá ser encerrado as 22h00, podendo continuar suas atividades em sistema de delivery.

Será permitida a realização de apresentag6es de música ao vivo, desde que não provoquem a interação de clientes em pé.

Academias

Os estabelecimentos estão autorizados a funcionar respeitando a taxa de ocupação imposta deste e com horário de atendimento das 05h00 até às 22h00.

Durante o horário de funcionamento, cada área deverá ser fechada de 2 a 3 vezes ao dia, por pelo menos 30 minutos, para a limpeza geral e desinfecção dos ambientes.

Entidades Religiosas

As entidades religiosas estão autorizadas a funcionar respeitando a taxa de ocupação imposta e com horário das 05h00 até às

22h00, excetuando-se as religiões que por questão ritualística extrapolem esse horário.

As entidades deverão fixar horários ou áreas exclusivas para atender os fiéis com idade superior ou igual a 60 (sessenta) anos, mediante comprovação e aqueles de grupos de riscos, conforme auto declaração, com cadastro a ser realizado junto a liderança da entidade religiosa, evitando-se o máximo a exposição ao contagio pelo COVID-19.

As entidades deverão fixar áreas exclusivas para atender os fieis acompanhado de criança menor de 06 (seis) anos, mediante comprovação ou auto declaração, com cadastro a ser realizado junto a liderança da entidade religiosa, evitando-se o máximo a exposição ao contagio pelo COVID-19.

Preferencialmente, deverão ser realizados encontros virtuais, na impossibilidade, optar por ambientes arejados (de preferência ao ar livre) ou com portas e janelas abertas.

Os controladores do Aeroporto e da Rodoviária deverão obrigatoriamente averiguar a temperatura de todo e qualquer passageiro que chegar ao município.

Laboratórios

O laboratório particular deve informar diariamente a central Municipal de Covid, até as 14h00, todas as coletas de material realizada por este na data anterior, para exames de COVID-19. Ap6s resultado do exame, o mesmo deverá ser comunicado a Central Municipal de Covid. As informae6es deverão ser prestadas em forma de relat6rio com os dados pessoais e resultado do exame.

A fiscalização será exercida pelos servidores que ocupam cargos de fiscalização e/ou atuem nos órgaos de fiscalização do Poder Executivo Municipal.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Peixoto de Azevedo

Secretário de Esportes busca melhorias para Vila Olímpica e Quadra de Esportes Vida e Esperança

Gilmar Santos esteve na AL-MT onde protocolou as revindicações junto ao Deputado Nininho

Secretário de Esportes busca melhorias para Vila Olímpica e Quadra de Esportes Vida e Esperança
Foto: Audiência com Deputado Nininho

O Secretário de Esportes, Gilmar Santos e os Coordenadores de Projetos Esportivos Lenilton Mardine Neto e Wechinton Gomes Brito estiveram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso em reunião de formalização de pleitos junto ao Deputado Nininho.

Dentre as reivindicações protocoladas estão: a reforma e adequação da pista de atletismo e dos banheiros do Complexo Esportivo da Vila Olímpica, melhorias estruturais e efetiva conclusão da quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Vida e Esperança do distrito União do Norte e gestão política junto a Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer para fomentação dos projetos, atividades, ações e políticas públicas direcionadas ao esporte e lazer.

“Fizemos vários pedidos ao parlamentar que já nos tem ajudado na área de infraestrutura, ou seja, pontes, bueiros, galerias, drenagem e pavimentação asfáltica. Neste encontro recebemos a boa notícia de que o Deputado Nininho destinará emendas para otimizarmos os espaços públicos de esporte, lazer e cultura de Peixoto de Azevedo e União do Norte. Sabemos de seu empenho, compromisso e grande influência com o Governador Mauro Mendes, e esperamos que num breve período de tenho tenhamos o anuncio da liberação dos recursos financeiros”, disse o Vice-Prefeito e Secretário de Esportes, Gilmar Santos.

Continue Lendo

Política

Vereador Gleissinho reivindica Quadra de Esportes e Ambulância

Parlamentar Peixotense esteve reunido com a Deputada Estadual Janaina Riva que deverá destinar emendas de sua autoria para execução das obras.

Vereador Gleissinho reivindica Quadra de Esportes e Ambulância
Foto: Vereador Gleissinho com a Deputada Janaína Riva

Em reunião na manhã desta segunda feira (22) na assembleia legislativa em Cuiabá, no gabinete da deputada Janaína Riva (MDB), o vereador por Peixoto de Azevedo fez várias reivindicações.

Preocupado com a situação do município de Peixoto de Azevedo o vereador Gleison Noleto (PSC) esteve na manhã desta segunda feira (22) fazendo várias cobranças em benefício do município junto a deputada estadual Janaína Riva, que prontamente atendeu o pleito do nobre parlamentar, e se comprometeu em liberar emendas para a cidade.

Uma das reivindicações do vereador foi para que a deputada consiga liberar emenda parlamentar para aquisição de uma ambulância para Peixoto de Azevedo, e também a construção de uma quadra poliesportiva para o Bairro Aeroporto para atender a demanda dos desportistas.

A reunião com deputada foi extremamente importante para solicitar emendas ao nosso município afirmou o vereador em contato com a assessoria de imprensa da câmara municipal, Gelison deve visitar outros gabinetes na assembleia legislativa.

 

 
 
 
Continue Lendo

Política

Vereador Carmilton cobra limpeza urbana, coleta de lixo e melhorias na iluminação pública

Legislador Matupaense disse que as cobranças da população devem ser consideradas pela administração municipal e que continuará apontando as urgentes necessidades.

Vereador Carmilton cobra limpeza urbana, coleta de lixo e melhorias na iluminação pública
Foto: Vereador Carmilton Jorge

Na sessão ordinária desta segunda-feira (22) o vereador Carmilton Jorge (PL) usou a tribuna para expressar as reivindicações prementes dos Matupaenses em quase 60 dias de atuação no legislativo.

Carmilton solicitou urgência da prefeitura em relação a limpeza dos pátios públicos e terrenos baldios que estão tomados pelo matagal, que se tornam esconderijos de delinquentes, propícios a procriação de animais peçonhentos e até criadouros do mosquito transmissor da dengue.

“Infelizmente a cidade está tomada pelo mato em praticamente todos os bairros. Matupá sempre foi conhecido como um município organizado, limpo e atrativo, mas a comunidade está cobrando uma ação mais urgente da atual administração em zelar pelo seu aspecto urbanístico e ambiental. Pelo que parece estamos regredindo neste aspecto, e isso não é positivo”, disse o vereador Carmilton Jorge.

O parlamentar também destacou que tem recebido inúmeras cobranças sobre a rede de iluminação pública, que está deficitária com muitas lâmpadas queimadas e falta de manutenção.

“Precisamos urgentemente a retomada do trabalho de instalação de lâmpadas de LED. É justo que aguardemos o Governo do Estado, mas existem casos urgentes, pois a falta da iluminação causa perigo aos que transitam no período noturno, favorece a criminalidade e coloca os bairros numa situação de escuridão. É importante lembrar que todos nós cidadãos pagamos a contribuição de iluminação pública, portanto precisamos do retorno em prestação de serviço de qualidade à população”, mencionou em tributa o vereador Carmilton.

Outro reclame levado ao conhecimento do Chefe do Poder Executivo, diz respeito a necessidade urgente de se contratar novos garis. A ampliação do quadro de profissionais desta área pública poderá otimizar a coleta de lixo, uma vez que a morosidade do trabalho está atrelada a insuficiência de recursos humanos, e isso se reflete em lixeiras lotadas, resíduos domiciliares espalhados nas calçadas, esparrame de material por animais domésticos nas vias e o atraso do processo de recolhimento.

“Fui chamado por garis que reclamam da rotina pesada e sobrecarga de trabalho. Matupá está crescendo, sãos muitas empresas e domicílios, consequentemente a demanda de lixo doméstico a de crescer, evidentemente acompanhando o crescimento populacional. Não podemos deixar a sujeira tomar conta, sem darmos melhores condições de trabalho aos garis e buscarmos um melhor planejamento de atuação com cronograma mais adequado as necessidades de uma cidade em constante desenvolvimento”, finalizou o vereador.

Continue Lendo

Mais lidas da semana