Redes Sociais
Redes Sociais

Alta Floresta

Decretado lockdown por 10 dias em Alta Floresta

Prefeitura cumpre decisão judicial proferida nos autos de Ação Civil Pública

Decretado lockdown por 10 dias em Alta Floresta
Foto: Alta Floresta-MT

A prefeitura municipal de Alta Floresta publicou neste domingo (28) novo decreto relativo a medidas de combate e prevenção ao novo Coronavírus. Uma liminar da justiça emitida no sábado (27), deu prazo de 24 horas para que o poder público seguisse o decreto estadual que determinou várias medidas mais rígidas para municípios classificados com risco muito alto para a transmissão da doença, que é o caso de Alta Floresta.

O município havia publicado um decreto com normas mais brandas, visando evitar o comprometimento da economia local.

Agora, o novo decreto municipal, o 248/2021, considerando a decisão judicial proferida nos autos da Ação Civil Pública 1001854-76.2021.8.11.0007, que determina ao município a adoção das restrições impostas pelo Decreto Estadual 874/2021, traz ações mais rígidas.

Entre as medidas está a adoção de quarentena pelo período de 10 dias, além do funcionamento apenas de atividades essenciais. A proibição de venda de bebidas continua. 

Com o objetivo de impedir o crescimento da taxa de contaminação e reduzir o impacto no sistema de saúde no território do município de Alta Floresta, a princípio pelo prazo de 10 (dez) dias, podendo ocorrer prorrogação se necessário, devem ser adotadas as seguintes medidas não farmacológicas.

O município decidiu instituir quarentena coletiva obrigatória no território do município, por período de 10 (dez) dias, prorrogáveis, mediante reavaliação da autoridade competente.

O funcionamento das atividades e serviços permitidos ficará sujeita às seguintes condições:

I - De segunda a sexta-feira, autorizado o funcionamento somente no período compreendido entre as 05h00m e às 20h00m,

II- Aos sábados e domingos, autorizado o funcionamento somente no período compreendido entre as 05h00m e às 12h00m.

§ 1- As farmácias, os serviços de saúde, de hospedagem e congêneres, de imprensa, de transporte coletivo, de transporte individual remunerado de passageiros por meio de táxi ou aplicativo, as funerárias, os postos de combustíveis, exceto conveniências, as indústrias, as atividades de colheita e armazenamento de alimentos e grãos, serviços de guincho, segurança e vigilância privada, de manutenção e fornecimento de energia, água, telefonia e coleta de lixo e as atividades de logística de distribuição de alimentos, não ficam sujeitas às restrições de horário previstas no presente artigo.

§ 2. Fica proibido, no âmbito territorial do munícipio de Ata Floresta, o comércio, o transporte e a distribuição de bebida alcoólica e narguilés.

§ 3 - Os supermercados, nos horários de funcionamento fixados nos incisos deste artigo, devem aplicar sistema de controle de entrada restrito a 01 (um) membro por família, respeitado o limite de 50% (trinta por cento) da capacidade máxima do local.

§ 4 - Excepcionalmente, os supermercados, mercados e congêneres poderão funcionar aos sábados até às 20h00m, ficando vedada a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no local, obedecidos os protocolos de saúde e normas sanitárias.

§ 5- Excepcionalmente, os restaurantes poderão funcionar aos sábados e domingos até às 14h00m, obedecidos os protocolos de saúde e normas sanitárias definidos neste Decreto.

§ 6- O funcionamento de serviço na modalidade delivery ficará autorizado somente até as 23h59m, inclusive aos sábados e domingos, com exceção das farmácias e congêneres, que poderão funcionar, na modalidade delivery, sem restrição de dias e horários.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Peixoto implantará Tubos de Aço Corrugado em estradas rurais

Todas as áreas onde ocorrerão as substituições estão georeferenciadas e catalogadas, garantindo planejamento técnico e eficiência na execução.

Peixoto implantará Tubos de Aço Corrugado em estradas rurais
Foto: Tubos sendo montados

O Prefeito Paulistinha viabilizou junto à Sinfra-MT a liberação de tubos de aço corrugado de alto impacto, que já começaram a ser montados pela Secretaria Municipal de Obras. As estruturas, com 3 metros de diâmetro, serão implantadas nos antigos pontilhões de madeira das estradas rurais do distrito de União do Norte.

Todas as áreas onde ocorrerão as substituições estão georeferenciadas e catalogadas, garantindo planejamento técnico e eficiência na execução. A iniciativa vai eliminar um dos maiores problemas enfrentados durante o período chuvoso: o transbordamento da água, que frequentemente deixa pontes submersas e comunidades isoladas.

Nesta primeira etapa, estão sendo implantadas 6 redes de tubulação de aço, com vida útil superior a 50 anos. Após a conclusão deste estágio inicial de infraestrutura, o Governo de Mato Grosso já se comprometeu em continuar fornecendo os materiais à Prefeitura de Peixoto de Azevedo, até que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeira sejam totalmente substituídos.

O prefeito destacou a relevância estratégica da ação:
“Este investimento garante estradas seguras o ano inteiro, fortalecendo o setor agropecuário, mineral, madeireiro, a agricultura familiar e todas as cadeias produtivas que geram empregos, renda e desenvolvimento para nosso município”, afirmou.

A obra representa um avanço histórico em infraestrutura rural para Peixoto de Azevedo, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável e a integração das comunidades do campo.

Ver Mais

Política

Senador Jayme Campos garante mais recursos para Peixoto de Azevedo

Foi protocolado o pedido de destinação de recursos da União para a construção de um ginásio de esportes no Bairro Mãe de Deus.

Senador Jayme Campos garante mais recursos para Peixoto de Azevedo
Foto: Senador Jayme e Prefeito Paulistinha

O prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha, esteve em Brasília reunido com o senador Jayme Campos para agradecer as emendas parlamentares já oficializadas, cadastradas e outras já liberadas em favor do município.

Entre os investimentos assegurados estão recursos para a revitalização e urbanização do Córrego das Lavadeiras, fortalecimento da saúde de média e alta complexidade, aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários, micropavimentação asfáltica, compra de tratores agrícolas e a para construção da feira de agricultura familiar, impulsionando o desenvolvimento urbano e rural.

Durante o encontro, também foi protocolado o pedido de destinação de recursos da União para a construção de um ginásio de esportes no Bairro Mãe de Deus. O senador Jayme Campos garantiu que, em 2026, destinará emenda parlamentar de sua autoria para viabilizar a obra, que beneficiará uma das maiores comunidades peixotenses com infraestrutura esportiva, recreativa e de lazer.

O prefeito Paulistinha destacou a importância da parceria com o senador Jayme Campos e ressaltou que os investimentos representam mais qualidade de vida, mobilidade, fortalecimento da produção agrícola e novas oportunidades para a juventude e as famílias do município.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Prefeitura faz terraplenagem para obras do Complexo Esportivo Bela Vista

Projeto chega a R$ 1,2 milhão para construção do espaço público de esporte, cultura, lazer e meio ambiente

Prefeitura faz terraplenagem para obras do Complexo Esportivo Bela Vista
Foto: Máquinas trabalhando na área

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo está trabalhando contra o tempo para agilizar a preparação da terraplenagem da área onde será construído o Complexo Esportivo do Bairro Bela Vista.

Motoniveladoras, caminhões basculantes e rolos compactadores estão sendo utilizados na limpeza, nivelamento e compactação do aterro que vai receber um projeto moderno e completo, com campo sintético, quadra de streetball (basquete), playground infantil, pista de caminhada, área de contemplação com pergolados, iluminação em LED, além de proposta de jardinagem e paisagismo.

O prefeito Prefeito Paulistinha determinou que a secretaria dê todas as condições necessárias para que a empresa vencedora do processo licitatório inicie os trabalhos e entregue a obra dentro do prazo preconizado.

O complexo orçado em mais de R$ 1,2 milhão será um marco histórico para o lazer, a recreação, o esporte, a cultura, o turismo e o meio ambiente da região, que, na gestão Paulistinha e Dr. José Agnaldo, também vem recebendo importantes investimentos em drenagem e pavimentação asfáltica.

O novo espaço está estrategicamente localizado nas imediações de conjuntos habitacionais e da sede da APAE Peixotense, ampliando o acesso da comunidade a um ambiente de esporte, convivência e qualidade de vida.

Ver Mais

Mais Vistas