Redes Sociais
Redes Sociais

Direto da Redação

Período de proibição da pesca vai até 28 de fevereiro

Denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema pelo 0800-65-3838.

Barquinha
Foto: Divulgação

O período de defeso da Piracema, que atualmente está em vigor em Mato Grosso e com término no dia 28 de fevereiro, não deve ter mudanças e seguirá o que foi estabelecido nas resoluções do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) publicadas em outubro do ano passado no Diário Oficial.

A ampliação de 120 para 180 dias no período de proibição da pesca foi solicitada pelo Ministério Público Estadual a partir de uma nota recomendatória à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

A possibilidade de ampliação deve ser analisada pelo Cepesca em reunião prevista para a segunda quinzena de fevereiro, momento em que os vários setores envolvidos nessa questão devem discutir a viabilidade técnica comercial desta mudança, bem como a aplicação prática dela. ‘Não há motivo para preocupação do setor pesqueiro e turístico’, disse a coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Edilaine Theodoro.

A Piracema teve início no dia 1º de novembro do ano passado nos rios da bacia hidrográfica do Araguaia-Tocantins e no dia 5 de novembro na bacia hidrográfica dos rios Paraguai e Amazonas. Edilaine pontuou que poucos peixes iniciam o período reprodutivo em outubro, antes do atual período, e início das chuvas no Estado, entre eles o mais conhecido é o curimbatá, que não integra as espécies comercializadas e por isso está com seus cardumes muito bem preservados.

Desta forma, avaliou a coordenadora, a antecipação por essa razão precisa ser mais bem avaliada. Já entre aqueles que têm este período tardio, depois de fevereiro, estão os peixes de couro, como pintado e cachara, que são ‘nobres’ comercialmente, mas que ainda requerem monitoramento para observar como estão se comportando nesse período reprodutivo e qual a situação dos seus cardumes.

“Uma das ideias que serão colocadas na reunião do Cepesca é fazer Piracema por espécie e não por período, algo que a Amazônia já faz”. Também será analisada na reunião de que maneira é possível viabilizar o estudo proposto pelo MPE de 24 meses da ictiofauna das bacias do Paraguai e Amazônia.

Sobre a Piracema

O período ainda leva em consideração a Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nº 201, de 22 de outubro de 2008, e a Portaria, também do Ibama, nº 48, de 25 de setembro de 2007.

Nesse período é proibida a pesca, inclusive na modalidade pesque e solte. A exceção é a pesca de subsistência, desembarcada, ou seja, aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas e tradicionais, para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais. A cota diária permitida para a pesca de subsistência é de três quilos ou um exemplar de qualquer peso, por pescador, respeitados os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação vigente, para cada espécie. É proibido o transporte e a comercialização do pescado proveniente da pesca de subsistência.

Os infratores pegos desrespeitando a proibição estão sujeitos às penalidades que vão desde multa até detenção previstas na Lei Estadual nº 9.096, de 16 de janeiro de 2009 e na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, regulamentada pelo Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008 e legislações pertinentes. A multa para quem for pego sem a Declaração de Estoque de Pescado ou praticando a pesca depredatória está definida na Lei 9096, e varia de R$ 1 mil a R$ 100 mil.

Denúncias

A pesca depredatória e outros crimes ambientais podem ser feitas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema pelo 0800-65-3838; no site da Secretaria (www.sema.mt.gov.br), por meio de formulário, ou ainda nas unidades regionais do órgão, nos municípios de Cáceres, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Aripuanã, Vila Rica e Juara. 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Mais 50 Títulos Definitivos entregues em Peixoto de Azevedo

Vereador Thawê Dorta comemora avanços na regularização fundiária urbana Peixotense

Mais 50 Títulos Definitivos entregues em Peixoto de Azevedo
Foto: Entrega de Títulos

A Prefeitura de Peixoto de Azevedo realizou nesta semana a entrega de mais de 50 Títulos Definitivos de Propriedade Urbana, beneficiando moradores de sete bairros do município. O evento ocorreu na sede do Paço Municipal e contou com a presença do Presidente da Câmara, vereador Thawê Dorta, além de autoridades e famílias contempladas.

Após anos de espera, os proprietários receberam os documentos que garantem segurança jurídica sobre seus imóveis, possibilitando o acesso a linhas de crédito para investimentos residenciais, comerciais e empresariais.

A ação faz parte do plano de trabalho de regularização fundiária desenvolvido pela atual gestão, com o pleno apoio do Poder Legislativo Peixotense, o que tem contribuído para o fortalecimento da economia local e a atração de novos investidores para o município.

O vereador Thawê Dorta destacou que esta conquista reafirma um compromisso assumido no período eleitoral, voltado à organização, regularização e legalização das áreas urbanas, além da busca por infraestrutura e melhorias para os bairros e comunidades que passarão a receber investimentos públicos em diversos setores.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Coogavepe esteve na 7ª Edição do Projeto Boa Esperança

Parque de diversão, corte de cabelo, aplicação de fluor, gincana, distribuição de doces e guloseimas, brinquedos, pescaria e outras atrações para as crianças do Bairro Nova Esperança

Coogavepe esteve na 7ª Edição do Projeto Boa Esperança
Foto: Parceiros do Projeto

A Coogavepe teve a honra de participar da sétima edição do Projeto Boa Esperança, um evento incrível que levou alegria, diversão e amizade para centenas de crianças peixontenses do Bairro Nova Esperança.

O evento contou com um parque de diversão incrível e muitas atrações e delícias.



  • Pescaria
    - Brinquedos
    - Algodão doce
    - Cachorro quente
    - Bolos
    - Refrigerante
    - Pipoca
    - Picolé

    E muito mais!

    Além da diversão, as crianças também tiveram acesso a serviços importantes, como:

    - Aplicação de flúor (saúde bucal)
    - Corte de cabelo
    - Pintura facial
    - Gincana

    O evento foi idealizado pelas amigas Diva e Laíde e contou com o apoio - em parceria com o Rotary Clube, Lions Clube, Coogavepe, UNIFAMA, WNB Barbearia, Escola Sementinha, Faculdade Ajes, Ideal Baterias, Grupo Mânica e todos os Voluntários.     
Ver Mais

Guarantã do Norte

Guarantã avança nos atendimentos especializados de Neurologia

Mais 75 pacientes foram atendidas dentro do programa Fila Zero nas especialidades médicas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde Guarantaense

Guarantã avança nos atendimentos especializados de Neurologia
Foto: Atendimento de Neurologia

A Secretaria de Saúde está entregando serviços públicos humanizados e de excelência em diversas especialidades médicas, incluindo neurologia.

São mais de 75 atendimentos nessa área, beneficiando pacientes que antes precisavam se deslocar para Cuiabá-MT para consultas, exames e procedimentos.

A gestão do Prefeito Marcio Gonçalves tem trabalhado incansavelmente para garantir que os moradores de Guarantã do Norte tenham acesso a serviços de saúde de qualidade dentro do próprio município. A entrega do Fila Zero em neurologia é mais um exemplo desse compromisso.

A Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, disse que essa iniciativa reafirma o compromisso em melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.

A população agora pode contar com atendimento especializado e humanizado do Neurologista Dr. Gustavo Gobbato no Centro de Especialidades Médicas.

Ver Mais

Mais Vistas