Redes Sociais
Redes Sociais

Direto da Redação

TV Assembléia visita Projetos de Mineração, Piscicultura e Ranicultura

Comissão Ambiental da AL/MT esteve em Peixoto de Azevedo e Matupá para conhecer projetos empreendedores e sustentáveis.

Sepultmento
Foto: Divulgação

A extração mineral no Vale do Rio Peixoto continua sendo uma das principais e maiores fontes de renda para as cidades da área de abrangência da Cooperativa de Garimpeiros – Coogavepe.

Atualmente são mais de 239 Permissões de Lavra Garimpeira outorgadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM nesses municípios.

Além de gerar empregos, renda e aquecer a economia local, todo passivo ambiental é obrigatoriamente recuperado pelos garimpeiros com consultoria e assistência técnica dos profissionais da Coogavepe.

Neste contexto estão sendo desenvolvidos três tipos de projetos de recuperação de áreas degradadas, sendo: reflorestamento, piscicultura e fruticultura.

A fim de conhecer ‘In Loco’ a evolução e desenvolvimento desses projetos e cadeias produtivas, o Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Deputado Dilmar DalBosco, esteve em Peixoto de Azevedo juntamente com a Equipe de Jornalismo da TV Assembleia e Técnicos do Núcleo Ambiental, visitando um exemplo extraordinário e referencial de recuperação dos impactos ambientais provocados pela mineração. Eles estiveram na Fazenda e Piscicultura Longo – localizada na Gleba ETA a 6 km da sede do município em uma região garimpada há mais de 25 anos.

Durante visitação a propriedade acompanhada também por uma delegação de 30 produtores da Itaituba/PA, o parlamentar, técnicos no Núcleo Ambiental e reportagem da TV Assembleia conheceram o projeto de criação de peixes da espécie Pirarucu e o processo de alevinagem, recria e engorda.

Antigas cavas de garimpo deram lugar a mais de 13 tanques de piscicultura com dimensões superiores a 7.000 M² e cerca de dez hectares de lâmina d’agua. A denominada Fazenda de Pirarucus conta atualmente com 12.000 peixes em fase desenvolvimento.

O empresário Vilamir Longo solicitou apoio do parlamentar na celeridade do processo de emissão ou dispensa de Licenciamentos Ambientais pela SEMA, linhas de credito governamentais para cadeia produtiva de piscicultura, assistência técnica por parte da EMPAER e a viabilização da construção de uma fábrica de ração e frigorífico através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia.

Dilmar DalBosco esteve no projeto de criação de rãs que está sendo desenvolvido em Matupá. A atividade iniciada em meados de 2002 com incentivos do extinto Programa de Apoio Direto ás Iniciativas Comunitárias (PADIC) se estagnou devido a falta de recursos governamentais para a fomentação da produção e a conclusão do abatedouro que se encontra até hoje inacabado. O empreendimento foi repassado pelo Governo do Estado a uma associação de produtores que retomara o Projeto de Ranicultura.

“Farei gestões junto ao Governo de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários para que efetivamente os ranários sejam reativados, pois a atividade é altamente lucrativa, quer seja para consumo humano e aproveitamento de seus subprodutos. Precisamos alavancar essa cadeia produtiva intensiva e higiênica de rãs para abate, industrialização e comercialização nos mercados Mato-grossense e Brasileiro”, destacou o Deputado Dilmar DalBosco.

Os vereadores Eduardo Feitosa e Josivânia Amorim parabenizaram a iniciativa do empresário e empreendedor Vilamir Longo, e reforçaram a solicitação ao deputado estadual para a desburocratização do processo de emissão de licenciamentos ambientais para piscicultura. Eles aproveitaram o ensejo para reivindicar o fortalecimento da Unidade Local da EMPAER em Peixoto de Azevedo visando a otimização da assistência técnica a campo, bem como a criação de ferramentas e mecanismos que possam ser contributivos ao financiamento do projeto junto as instituições financeiras com o aval do Governo do Estado de Mato Grosso.

Carne de Rã

A carne de rã é recomendada por médicos e nutricionistas, pois a taxa de gordura é de 3%, sendo a única carne produzida em cativeiro que possui os 10 aminoácidos básicos para o ser humano e com digestibilidade alta, por ser formada por moléculas de cadeia curta. O grande interesse por essa carne é devido principalmente ao fato de ser ela muito saborosa, satisfazendo aos gostos mais exigentes. Além disso, é rica em proteínas, sais minerais e vitaminas, e quase isenta de hidratos de carbono. É uma carne de cor branca-marfim, macia, de boa digestibilidade, excelente sabor, qualidade e alto valor energético, parecendo com a dos coelhos ou frangos ou a dos borrachos (filhotes de pombos ainda empenados), estando o seu gosto entre a dos frangos e a dos peixes.

A visita técnica da Comissão e Núcleo Ambiental da AL-MT na região aconteceu na área que já foi garimpada há mais de 30 anos localizada na Linha do Peixe, a 15 km da cidade de Matupá onde está sendo desenvolvido um dos maiores projetos de criação de peixes da espécie Pirarucu do estado de Mato Grosso.

De propriedade do garimpeiro, Valdecir Alves da Costa (Gauchinho), antigas cavas e crateados de garimpo transformaram-se em mais de 40 tanques e berçários para criação de peixes em uma extensão de 150.000 M² de lâmina de água. Atualmente são mais de 20.000 pirarucus distribuídos em alevinos, cria, recria e engorda. A meta é chegar a 150.000 unidades em 2016. O projeto privado de grande envergadura conta inclusive com uma fábrica de ração.

“Dentre as novas atividades do meio rural, a piscicultura destaca-se como alternativa de recuperação dos passivos ambientais provocados pelo garimpo e eficiente fonte de renda nas pequenas e médias propriedades rurais, por proporcionar variadas opções de comercialização, como a criação de alevinos, engorda de peixes ou lazer, como os pesque-pague e a pesca esportiva. No caso específico do Pirarucu, vislumbra-se a oportunidade de exportar a carne e o aproveitamento seus subprodutos de valor comercial potencial, como é o caso do couro. Quero evidenciar aos empreendedores Vilamir Longo e Valdecir da Costa que estarei na Assembleia Legislativa propondo ao Governador Pedro Taques leis que incentivem e consolide de fato esta importante atividade econômica”, enfatizou Dalbosco.

Os profissionais que atuam no quadro técnico da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, Laura Reis Fuão (Engenheira Florestal), Sandra Paixão (Gestora Ambiental) e Josimar Passos (Biólogo) acompanharam as visitas desenvolvidas pela Comitiva da AL/MT e apresentaram os projetos de recuperação de áreas degradadas que estão sendo desenvolvidos pela COOGAVEPE junto aos seus mais de 4.600 cooperados.

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Córrego Central está sendo limpo e desassoreado em Guarantã do Norte

Moradores esperavam a mais de 10 anos pelo atenção ao córrego em bairro Guarantaense

Córrego Central está sendo limpo e desassoreado em Guarantã do Norte
Foto: Limpeza e Desassoreamento do Córrego Central

Após mais de uma década sem intervenções, o córrego localizado na região central de Guarantã do Norte está passando por um intenso processo de limpeza e desassoreamento em uma extensão aproximada de 2.000 metros.

A ação atende a um antigo pedido da população, que vinha sofrendo com o acúmulo de lixo, mato alto, mau cheiro e proliferação de mosquitos da dengue e animais peçonhentos.

O Prefeito Márcio Gonçalves, ao receber a solicitação dos moradores, determinou à Secretaria Municipal de Infraestrutura a execução imediata dos serviços, mobilizando máquinas e equipes operacionais da Prefeitura.

Os trabalhos, iniciados em 20 de outubro, estão sendo coordenados pelo Secretário de Infraestrutura Alex Pillati e pelo Chefe Coordenador Gabriel Dembogurski, e têm como objetivo recuperar o canal e suas margens, devolvendo segurança sanitária e melhorando o aspecto urbanístico do bairro.

A expectativa é que, com a revitalização, o córrego volte a cumprir seu papel ambiental e paisagístico, beneficiando diretamente os moradores e contribuindo para uma cidade mais limpa e saudável.

Ação de Limpeza em Regra

Ver Mais

Guarantã do Norte

Plano de Trabalho de pavimentação asfáltica em Guarantã do Norte

Rua Rio Branco está sendo preparada para receber pavimentação asfáltica

Plano de Trabalho de pavimentação asfáltica em Guarantã do Norte
Foto: Imprimação Rua Rio Bonito

A Prefeitura de Guarantã do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realizou o serviço de imprimação na Rua Rio Bonito, uma etapa fundamental no processo de pavimentação.

A imprimação é um procedimento técnico que consiste na aplicação de uma camada de material impermeabilizante sobre a base já preparada. Esse processo tem como objetivo garantir melhor aderência do asfalto, evitar infiltrações de água e aumentar a durabilidade do pavimento.

Com a conclusão dessa fase, a via estará pronta para receber o revestimento asfáltico, representando mais um passo importante nas ações de infraestrutura urbana desenvolvidas pela gestão municipal. ar a mobilidade e a qualidade de vida da população, executando obras que trazem mais conforto e segurança para os moradores.

A Prefeitura reforça o compromisso em melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população, executando obras que trazem mais conforto e segurança para os moradores.

 

Imprimação Rua Rio Bonito

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Águas de Peixoto promove atendimento itinerante e serviços gratuitos neste sábado dia 25

O evento será realizado das 13h às 17h, na Escola Militar Tiradentes (Rua Amazonas, 362, Bairro Mãe de Deus)

Águas de Peixoto promove atendimento itinerante e serviços gratuitos neste sábado dia 25
Foto: Ação AEGEA MT

A concessionária, por meio do Programa Águas na Comunidade, promoverá uma tarde de serviços gratuitos de saúde, assistência social e facilidades no atendimento.

A Águas de Peixoto de Azevedo promove, neste sábado (25), o Programa Águas na Comunidade. O evento será realizado das 13h às 17h, na Escola Militar Tiradentes (Rua Amazonas, 362, Bairro Mãe de Deus), e oferecerá à população da cidade diversos serviços de saúde, assistência social e cidadania, além de recreação infantil.

Durante a ação, estarão à disposição da comunidade serviços de renegociação de débitos, atualização cadastral, transferência de titularidade, emissão de 2ª via da fatura e esclarecimentos sobre o fornecimento de água e o tratamento de esgoto no município.

Em parceria com a gestão municipal e instituições locais, serão ofertados serviços gratuitos, como vacinação para todas as idades, cortes de cabelo, bazar solidário, atualização do Cadastro Único, recreação e guloseimas para as crianças. Nesta edição, o programa inclui uma novidade: a oficina de sabão orgânico.

“A oficina de saponificação é uma oportunidade de economizar em casa, gerar renda e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente. Para participar, basta levar um litro de óleo de cozinha usado e se juntar à atividade. Durante a oficina, os participantes aprendem a produzir sabão líquido e em barra, e ao final, tudo o que for produzido é dividido entre eles”, destaca Cida Viveiros, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Peixoto.

Outra facilidade é a campanha “Fique em Dia”, que oferece condições exclusivas para os clientes regularizarem débitos em atraso, com descontos que podem chegar a 95%. Além disso, há facilidades de parcelamento em até 48 vezes, sem juros e sem multas, com descontos especiais para quem optar pelo pagamento à vista.

“O programa tem como objetivo aproximar a população da concessionária, oferecendo serviços gratuitos e facilidades no atendimento. Reforçamos o convite a todos os moradores de Peixoto de Azevedo para que participem e aproveitem esse dia especial, preparado com carinho para toda a família”, ressalta Iury Kohls, coordenador da Águas de Peixoto de Azevedo.

Em caso de dúvidas ou solicitações de serviços, a população pode entrar em contato com a Águas de Peixoto pelo telefone 0800 647 6060 — que funciona 24 horas por dia — ou por mensagens de texto pelo WhatsApp (das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados). A empresa disponibiliza ainda o aplicativo Águas App e os Serviços Online, que podem ser acessados no site www.aegeamt.com.br

Ver Mais

Mais Vistas