Redes Sociais
Redes Sociais

Educação

120 alunos de Escola Estadual de Cáceres estão sem aulas no EJA - Dr. José Rodriguês Fontes

Pelo menos 120 alunos da modalidade Educação para Jovens e Adultos estão sem aulas.

120 alunos de Escola Estadual de Cáceres estão sem aulas no EJA - Dr. José Rodriguês Fontes
Foto: Divulgação

Governo do Estado de Mato Grosso através da Assessoria Pedagógica, representante legal da SEDUC/MT, na cidade de Cáceres – MT está trabalhando no intuito de inviabilizar e/ou não proporcionar a modalidade de Ensino Jovens e Adultos (EJA) de Cáceres – MT, no período noturno, de várias Escolas Estaduais, que trabalham a mais de 15 anos com a modalidade, entre elas: Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes, Escola Estadual São Luis e a Escola Estadual Demétrio Costa Pereira.

A Constituição Federal do Brasil incorporou como princípio que todas e qualquer educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (CF.Art. 205). Retomado pelo Art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB-9.394/96, este princípio abriga o conjunto das pessoas e dos educandos como um universo de referência sem limitações. Assim, a Educação de Jovens e Adultos, modalidade estratégica do esforço da Nação em prol de uma igualdade de acesso à educação como bem social, participa deste princípio e sob esta luz deve ser considerada.

Constituição Federal de 1988, que em seu artigo 208, assegura a educação de jovens e adultos como um direito de todos: “O dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de: I – ensino fundamental, obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria”.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) que, trata da educação de jovens e adultos no Título V, capítulo II como modalidade da educação básica, superando sua dimensão de ensino supletivo, regulamentando sua oferta a todos aqueles que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental. Artigo 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Parágrafo 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. Parágrafo 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

Diante do conhecimento de todos estes fundamentos, a SEDUC/MT representada pela Assessoria Pedagógica Estadual do município, imbuídos de uma ideologia de um “Estado Mínimo”, com “menas despesas”, em consonância com a medida tomada de Calamidade Financeira pelo governador. Coloca que o problema está em oferecer a modalidade da EJA, em Escolas que não estão em consonância com a administração Direta. Mas esta consonância, não é recíproca, porque algumas escolas como a DR. JOSÉ RODRIGUES FONTES, tem a quantidade de alunos adequados para abertura de várias turmas no período noturno. Haja visto, que esta escola está localizada no Bairro Cavalhada, onde abrange vários outros bairros de extensão imensas, como: Cavalhada II, Cavalhada III.

A Assessoria alega que ficarão duas Unidades Escolares para atender a modalidade da EJA, A Escola Estadual “Milton Marques Curvo e Centro Educacional Onze de Março”. Duas escolas que ficam a quilômetros de distância dos bairros. Inviabilizando a procura dos alunos a sala de aula. Com a justificativa da contenção de despesa do Estado.

Os alunos da Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes, não aceitam esta imposição, pois segundo os mesmos, eles trabalham o dia inteiro, chegam cansados em suas casas e tem que andar mais de 3 km para poder estudar, muitos deles não tem sequer bicicleta para locomover até a unidade de ensino. Sentem-se lesados em seus direitos, e estão desde o início das aulas dia 11/02/2019 freqüentando a escola esperando uma resposta da Assessoria Pedagógica a seus pedidos, que até o dia de hoje não houve resposta ou se quer satisfação plausível e que não infrinjam os seus direitos constitucionais.

Com a não devolutiva do órgão governamental, prometem ingressar com pedido de providencias Junto ao Ministério Pública Estadual para manterem seus pedidos respeitados.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Peixoto de Azevedo

Peixoto de Azevedo chega a 99,22% de cobertura vacinal contra a Gripe

Cerca de 9.430 pessoas foram vacinadas no município cumprindo meta preconizada pelo MS.

Peixoto de Azevedo chega a 99,22% de cobertura vacinal contra a Gripe
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo informou a nossa equipe de reportagem para que a notícia positiva seja levada a toda municipalidade o resultado positivo da 2º Dia D de Vacinação Contra a Gripe (Influenza).

Graças ao emprenho de toda equipe que atua nos Postos de Saúde da Família uma grande mobilização foi feita para que o público prioritário considerado suscetível fosse imunizado: idosos, indígenas, professores, servidores da área da saúde em geral, puérperas, gestantes e crianças com seis meses até os cinco anos de idade.

Os dados oficiais da Secretaria de Estado de Saúde apontam e comprovam que de 76,59% de vacinação houve avanço significativo, chegando ao percentual de 99,22% - ou seja, 9.430 doses foram aplicadas, superando assim o índice de cobertura vacinal exigida pelo Ministério da Saúde.

A Secretária de Saúde, Moaby Ferreira, agradeceu todos os agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e até médicos que contribuíram neste processo de conscientização da comunidade para a importância da imunização e prevenção a gripe. Ela também destacou a participação dos meios de comunicação na divulgação do 2º Dia D e do comprometimento da população no contexto de manter a Carteira de Vacinas rigorosamente organizada.

Nos dois Postos de Saúde abertos (Bairro Liberdade e Centro Novo) a presença das pessoas foi maciça.

Prevenção

A vacinação é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. Alguns de cuidados simples como lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir ajudam evitar a doença. Também é recomendado não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

Continue Lendo

Guarantã do Norte

Prefeitura de Guarantã emite Nota sobre Maquinários na Divisa de MT com o PA

Prefeito acompanhou Promotor de Justiça, Vereadores e Autoridades até a região onde a patrulha de máquinas rodoviárias estão atuando e esclarece denuncias.

Prefeitura de Guarantã emite Nota sobre Maquinários na Divisa de MT com o PA
Foto: Guarantã do Norte-MT

A Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte pela presente nota vem esclarecer a população e ao mesmo tempo rebater as informações inverídicas e deturpadas que estão sendo propagadas por alguns veículos de comunicação que demonstram não possuir compromisso com a verdade.

A notícia veiculada traz o Titulo: “Maquinários da Prefeitura Estão Fazendo Estrada Dentro de Área Privada no Estado do Pará.” Primeiramente a estrada que está sendo recuperada existe há mais de vinte anos e atualmente liga a Estrada do Vale do XV com a Estrada Linha Iriri considerando que estas acabaram de ser patroladas, restando esta linha em questão para concluir os trabalhos de recuperação na referida região.

Quanto à questão de a localização estar ou não em território Paraense, é uma questão já superada tendo em vista que as famílias residentes na referida região possuem seus cadastros no INDEA local, são atendidas pela secretaria de fazenda de Mato Grosso, a energia elétrica é distribuída e recebida pela Energisa de Mato Grosso, o titulo de eleitor dos moradores é de Guarantã do Norte.

O município tem uma escola e quatro linhas de ônibus transportando os alunos da referida região. O agente de saúde que atua na região é de Guarantã do Norte e toda atividade comercial das famílias é exercida no município de Guarantã do Norte.

Para melhor esclarecer os fatos na manhã desta segunda-feira, o prefeito Érico Stevan acompanhado do representante do Promotor Sr. Abdo, acompanhado por três policiais civis e também pelos vereadores Celso, Valter e Silvinho estiveram no local. As autoridades policiais e o representante do Ministério Público inspecionaram in loco a denúncia e retornaram para a cidade sem nenhuma observação ou restrição apontada no local.

Diante do exposto lamentamos que determinados veículos de comunicação se prestem ao desserviço de veicular fatos deturpados e inverídicos, cujo objetivo é criar embaraços e prejudicar o andamento da administração.

O prefeito Érico Stevan Gonçalves manifesta seu profundo respeito a todas as famílias da Região do Vale do XV e Iriri pelo pioneirismo, determinação, organização, produtividade. Destacando o espirito de solidariedade destes que desbravaram aquela região e a tornaram num grande celeiro de produção que muito contribui para o desenvolvimento do município.

Continue Lendo

Matupá

Candidatas a Miss Matupá visitam Paço Municipal e Câmara de Vereadores

As candidatas foram recebidas pelo Prefeito, Vice-Prefeita e Mesa Diretora do Parlamento Municipal.

Candidatas a Miss Matupá visitam Paço Municipal e Câmara de Vereadores
Foto: Candidatas no Gabinete do Prefeito

Segunda-feira (17) foi dia de visitações para as candidatas a Miss Matupá 2019. As garotas estiveram na sede do Paço Municipal Senador Jonas Pinheiro onde foram recebidas pelo Prefeito Valtinho Miotto e a Vice-Prefeita Marinilde Dal'Acqua.

Dentro os assuntos, a história de emancipação da cidade, suas potencialidades, a política, a estrutura pública, os pioneiros e desbravadores, a cultura de seu povo e as ações e projetos para o futuro.

As postulantes a Miss Matupá também visitaram o Poder Legislativo. Elas foram recebidas pela vereadora Wânia Oliveira e os vereadores Bruno Mena e Cleber Cardoso.

Foi um momento de interação, pois as candidatas fizeram perguntas sobre o papel e a missão dos vereadores, o tramitar das proposições em plenário, o elo de ligação com a municipalidade e o reflexo dos trabalhos dos edis na melhoria dos serviços e qualidade de vida dos cidadãos.

Os Poderes Executivo e Legislativo desejaram sucessos as jovens que na passarela com toda desenvoltura, charme, elegância, simpatia e beleza representarão a força da Mulher Matupapense.

O Concurso Miss Matupá e Baile Municipal acontecerão no dia 06 de julho, a partir das 22:30 horas no Pavilhão São Cristóvão com o tema 'Matupá Fronteira Agrícola'.

Haverá decoração temática, iluminação lazer show, telão de LED, serviço de bar com os clubes de serviços, coberturas dos sites mais badalados, tvs, rádios e animação da Banda DUMATTO.

Mesas a venda na Secretaria de Assistência Social - Informações pelo telefone (66) 3595-1210. (Mapa Disponível)

Continue Lendo

Mais lidas da semana