Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Matupá recebe a 1ª edição da TecnoSafra Nortão 2019

O objetivo é a difusão de tecnologias desenvolvidas para as culturas de soja, milho, pecuária de corte e leite.

Soja
Foto: Divulgação

O Sindicato Rural de Matupá vai fazer a primeira edição da TecnoSafra Nortão 2019. O evento técnico será  na próxima semana, dias 17 e 18 de janeiro, no Parque de Exposição de Matupá, localizado na BR 163 (trevo da MT 322). O objetivo é a difusão de tecnologias desenvolvidas para as culturas de soja, milho, pecuária de corte e leite.

Na programação constam, painel econômico, palestras técnicas, debates e demonstração de máquinas e equipamentos.

O evento vai homenagear personalidades do Agro em 2018, com o troféu "O eloquente Dirceu Gassen". Serão homenageados: a filha de Dirceu Gassen (in memoriam) e o produtor rural, fundador do Sindicato Rural de Matupá Altivir Oss.

O troféu faz referência ao doutor e um dos maiores entusiastas da agricultura brasileira: Dirceu Gassen. O foco de Gassen era ensinar os agricultores a pensarem as plantas como um todo. Ele demonstrava uma verdadeira satisfação em repassar aos alunos de agronomia e aos produtores rurais que a ciência, aliada às boas práticas agrícolas, podem proporcionar safras cada vez mais robustas e sustentáveis.

Entre os palestrantes do evento está o renomado jornalista José Luiz Tejon, que fará a palestra principal do evento, com o tema "Agronegócio e Agro Sociedade - Educação e Superação". Tejon é mestre em Educação Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, doutor em Educação pela UDE/Uruguai; jornalista e publicitário formado pela Casper Líbero. Administrador com ênfase em marketing, com especializações na Pace University/EUA, Harvard/EUA, e MIT/EUA. Em liderança tem especialização no Insead/França.

Além da teoria, os produtores terão a oportunidade de ver na prática atividades agrícolas e pecuárias desenvolvidas nos campos de demonstração cedidos por parceiros. O presidente do Sindicato Rural de Matupá, José Luiz Fidelis, disse que o sindicato fez parceria com importantes empresas privadas, instituições do agronegócio mato-grossense e instituição de ensino e pesquisa para a formatação da programação da feira de conhecimentos.

Fidelis contou que a ideia do evento nasceu em janeiro de 2018, durante um encontro promovido no sindicato, com o objetivo de fomentar o setor produtivo rural da região. "Devido ao sucesso do evento que fizemos em janeiro, tivemos a ideia de realizar um com o mesmo objetivo, porém de maior proporção para levar conhecimento e mostrar novas tecnologias aos produtores rurais de Matupá e toda a região norte de Mato Grosso", contou.

Programação - Os produtores interessados poderão fazer a inscrição no dia e local do evento, às 6h30.

Além de Tejon, serão palestrantes: Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo falando sobre Controle Biológico; João Augusto Pascoalino , do Comitê Executivo Soja Brasil – CESC, que traz o tema "Como construir um ambiente de alta produtividade", Renato Dib, da Universidade Estadual de Goiás, abordando o tema "Nutrição e Manejo Pecuária Corte e Leite"; Carlos Eduardo Carvalho  da Petrus Consultoria, com o assunto "É possível ter lucro na propriedade leiteira?", e Armando Urenha, do Senar-MT, apresentando o projeto Senar Tec Leite – funcionamento e ação.

A feira técnica conta com o apoio da Famato, Senar-MT, Amaggi, EQPS Leite, Aprosoja-MT, Aprosmat, Bom Futuro, Fiagril, Agroinsumos, Impacto, Case, Agrosyn, Agrovenci, TMG, Genótika, Petrovina, Monarca, Agrícola Perazzoli, Agro Amazônia, New Holland, Cesb, NR Consultoria e Instituto Federal de Mato Grosso. 

Programação completa:

17/01 (quinta-feira)

6h30 - Inscrição e coffe break

8h30 - Abertura oficial

8h45 - Apresentação das entidades - Famato, Umea, Senar, Acrimat, Aprosoja, Aproleite

9h45 - Painel Economia Agrícola e Pecuária - Daniel Latorraca (superintendente do Imea)

10h45 - Intervalo de 15 min.

11h - Palestra: Controle Biológico - Ivan Cruz (Embrapa)

12h - Almoço

13h - Vídeo institucional

13h15 - Palestra: Nutrição e Manejo Pecuária Corte e Leite - Renato Dib (UEG)

14h30 - Palestra - Solos: Como construir um ambiente de alta produtividade - João Augusto Pascoalino

15h30 - Coffe break

15h45 - Visita aberta nos canteiros/máquinas

17h30 - Fechamento dos portões

18/01 (sexta-feira)

6h30 - Inscrição

7h - Visita aberta aos canteiros (período matutino e vespertino)

9h - Palestra: É possível ter lucro na propriedade leiteira? Com gestão sim! Vamos aos números – Carlos Eduardo Carvalho (Petrus Consultoria)

10h30 - Coffe break

10h45 - Palestra: Senar Tec Leite - funcionamento e ação - Armando Urenha (Senar-MT)

12h - Almoço

13h - Vídeo institucional

13h15 - Espaço livre negociação/Standers

19h - Palestra magna com José Luiz Tejon - Agronegócio e Agro Sociedade - Educação e Superação

20h30 - Prêmio "O eloquente Dirceu Gassen"

21h - Encerramento/coquetel

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Justiça Eleitoral oferece serviços durante Eleição da Coogavepe

Foram ofertados diversos atendimentos essenciais, como transferência de domicílio eleitoral, revisão cadastral, emissão de segunda via do título, coleta de biometria, além da emissão de declarações e certidões.

Justiça Eleitoral oferece serviços durante Eleição da Coogavepe
Foto: Serviços eleitorais

Durante a realização da eleição da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), no último sábado, 14 de março, servidores da Justiça Eleitoral marcaram presença prestando importantes serviços à comunidade garimpeira que participou do pleito para escolha da nova diretoria da instituição.

Na ocasião, foram ofertados diversos atendimentos essenciais, como transferência de domicílio eleitoral, revisão cadastral, emissão de segunda via do título, coleta de biometria, além da emissão de declarações e certidões.

A ação facilitou o acesso dos cooperados à regularização de sua situação eleitoral, garantindo mais cidadania e inclusão.

A iniciativa resultou na formalização de uma parceria entre a Coogavepe e a 33ª Zona Eleitoral, com o objetivo de aproximar os trabalhadores da mineração dos serviços eleitorais, contribuindo para que estejam em dia com suas obrigações junto à Justiça Eleitoral.

Com a proximidade das Eleições Gerais de 2026, a Justiça Eleitoral reforça o alerta: o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, regularizar pendências ou atualizar dados cadastrais se encerra no dia 6 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado, não sendo mais possível realizar alterações até depois do pleito.

O presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, destacou a importância da ação e agradeceu ao Juiz Eleitoral, à direção da 33ª Zona Eleitoral e a todos os servidores envolvidos. Segundo ele, a iniciativa representa um grande avanço para a classe garimpeira, promovendo cidadania, organização e garantindo que os cooperados possam exercer plenamente seu direito ao voto.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Força Tarefa elimina atoleiro no Travessão 3 do PA Cachimbo

O trecho havia se transformado em um grande atoleiro, com abertura de valetas, rompimento da estrada e acúmulo intenso de barro, o que impossibilitava a passagem de veículos de todos os portes.

Força Tarefa elimina atoleiro no Travessão 3 do PA Cachimbo
Foto: Recuperação do Trav. 03 PA Cachimbo

A Secretaria de Transportes concluiu os trabalhos de recuperação no Travessão 03 do PA Cachimbo, solucionando um grave problema causado pelas fortes chuvas que atingiram a região. O trecho havia se transformado em um grande atoleiro, com abertura de valetas, rompimento da estrada e acúmulo intenso de barro, o que impossibilitava a passagem de veículos de todos os portes.

Para restabelecer as condições de trafegabilidade, a equipe executou uma série de intervenções emergenciais, incluindo a abertura de drenos para escoamento da água, elevação do aterro e o cascalhamento do trecho crítico. Com isso, o trânsito foi normalizado, garantindo novamente o escoamento da produção agrícola e o direito de ir e vir das famílias que dependem da via.

O secretário de Transportes, Valdecir Noronha, destacou o empenho da equipe e o apoio da comunidade local. “Agradeço nossa equipe da Secretaria que esteve dedicada na solução deste problema, mas também os agricultores que nos auxiliaram. Nestes breves intervalos de estiagem vamos desenvolvendo o trabalho emergencial, e na seca vamos revitalizar e reestruturar as estradas rurais com serviços de melhor qualidade e durabilidade”, afirmou.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Peixoto recebe mais 01 Trator para Agricultura Familiar

O novo equipamento representa um importante reforço para a mecanização das pequenas propriedades rurais do município.

Peixoto recebe mais 01 Trator para Agricultura Familiar
Foto: Prefeito Paulistinha recebe equipamentos da Empaer

O deputado estadual Dilmar DalBosco viabilizou, junto à SEAF-MT e à EMPAER, a destinação de mais um trator New Holland para atender a agricultura familiar.

O novo equipamento representa um importante reforço para a mecanização das pequenas propriedades rurais do município.

O prefeito Paulistinha comemorou a conquista, destacando que o trator permitirá ampliar os serviços “porteira adentro”, garantindo mais agilidade no preparo do solo, plantio e manutenção das lavouras.

Segundo ele, a iniciativa vai refletir diretamente no aumento da produtividade e na melhoria da renda das famílias que vivem da agricultura no campo.

A gestão municipal tem intensificado ações voltadas ao fortalecimento do setor, como a regularização fundiária, entrega de patrulhas e implementos agrícolas, aquisição de alimentos da agricultura familiar, além de parcerias em assistência técnica e a distribuição de mudas e sementes. Todas essas iniciativas vêm sendo conduzidas pela Secretaria Municipal de Agricultura, promovendo desenvolvimento sustentável e oportunidades para os produtores locais.

O prefeito Paulistinha fez questão de agradecer o apoio institucional recebido, destacando a importância da EMPAER, da SEAF-MT, do Governo do Estado, do deputado federal Fábio Garcia e do deputado estadual Dilmar DalBosco, ressaltando que a união de esforços tem sido fundamental para impulsionar a agricultura familiar.

Ver Mais

Mais Vistas