Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Matupá recebe a 1ª edição da TecnoSafra Nortão 2019

O objetivo é a difusão de tecnologias desenvolvidas para as culturas de soja, milho, pecuária de corte e leite.

Soja
Foto: Divulgação

O Sindicato Rural de Matupá vai fazer a primeira edição da TecnoSafra Nortão 2019. O evento técnico será  na próxima semana, dias 17 e 18 de janeiro, no Parque de Exposição de Matupá, localizado na BR 163 (trevo da MT 322). O objetivo é a difusão de tecnologias desenvolvidas para as culturas de soja, milho, pecuária de corte e leite.

Na programação constam, painel econômico, palestras técnicas, debates e demonstração de máquinas e equipamentos.

O evento vai homenagear personalidades do Agro em 2018, com o troféu "O eloquente Dirceu Gassen". Serão homenageados: a filha de Dirceu Gassen (in memoriam) e o produtor rural, fundador do Sindicato Rural de Matupá Altivir Oss.

O troféu faz referência ao doutor e um dos maiores entusiastas da agricultura brasileira: Dirceu Gassen. O foco de Gassen era ensinar os agricultores a pensarem as plantas como um todo. Ele demonstrava uma verdadeira satisfação em repassar aos alunos de agronomia e aos produtores rurais que a ciência, aliada às boas práticas agrícolas, podem proporcionar safras cada vez mais robustas e sustentáveis.

Entre os palestrantes do evento está o renomado jornalista José Luiz Tejon, que fará a palestra principal do evento, com o tema "Agronegócio e Agro Sociedade - Educação e Superação". Tejon é mestre em Educação Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, doutor em Educação pela UDE/Uruguai; jornalista e publicitário formado pela Casper Líbero. Administrador com ênfase em marketing, com especializações na Pace University/EUA, Harvard/EUA, e MIT/EUA. Em liderança tem especialização no Insead/França.

Além da teoria, os produtores terão a oportunidade de ver na prática atividades agrícolas e pecuárias desenvolvidas nos campos de demonstração cedidos por parceiros. O presidente do Sindicato Rural de Matupá, José Luiz Fidelis, disse que o sindicato fez parceria com importantes empresas privadas, instituições do agronegócio mato-grossense e instituição de ensino e pesquisa para a formatação da programação da feira de conhecimentos.

Fidelis contou que a ideia do evento nasceu em janeiro de 2018, durante um encontro promovido no sindicato, com o objetivo de fomentar o setor produtivo rural da região. "Devido ao sucesso do evento que fizemos em janeiro, tivemos a ideia de realizar um com o mesmo objetivo, porém de maior proporção para levar conhecimento e mostrar novas tecnologias aos produtores rurais de Matupá e toda a região norte de Mato Grosso", contou.

Programação - Os produtores interessados poderão fazer a inscrição no dia e local do evento, às 6h30.

Além de Tejon, serão palestrantes: Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo falando sobre Controle Biológico; João Augusto Pascoalino , do Comitê Executivo Soja Brasil – CESC, que traz o tema "Como construir um ambiente de alta produtividade", Renato Dib, da Universidade Estadual de Goiás, abordando o tema "Nutrição e Manejo Pecuária Corte e Leite"; Carlos Eduardo Carvalho  da Petrus Consultoria, com o assunto "É possível ter lucro na propriedade leiteira?", e Armando Urenha, do Senar-MT, apresentando o projeto Senar Tec Leite – funcionamento e ação.

A feira técnica conta com o apoio da Famato, Senar-MT, Amaggi, EQPS Leite, Aprosoja-MT, Aprosmat, Bom Futuro, Fiagril, Agroinsumos, Impacto, Case, Agrosyn, Agrovenci, TMG, Genótika, Petrovina, Monarca, Agrícola Perazzoli, Agro Amazônia, New Holland, Cesb, NR Consultoria e Instituto Federal de Mato Grosso. 

Programação completa:

17/01 (quinta-feira)

6h30 - Inscrição e coffe break

8h30 - Abertura oficial

8h45 - Apresentação das entidades - Famato, Umea, Senar, Acrimat, Aprosoja, Aproleite

9h45 - Painel Economia Agrícola e Pecuária - Daniel Latorraca (superintendente do Imea)

10h45 - Intervalo de 15 min.

11h - Palestra: Controle Biológico - Ivan Cruz (Embrapa)

12h - Almoço

13h - Vídeo institucional

13h15 - Palestra: Nutrição e Manejo Pecuária Corte e Leite - Renato Dib (UEG)

14h30 - Palestra - Solos: Como construir um ambiente de alta produtividade - João Augusto Pascoalino

15h30 - Coffe break

15h45 - Visita aberta nos canteiros/máquinas

17h30 - Fechamento dos portões

18/01 (sexta-feira)

6h30 - Inscrição

7h - Visita aberta aos canteiros (período matutino e vespertino)

9h - Palestra: É possível ter lucro na propriedade leiteira? Com gestão sim! Vamos aos números – Carlos Eduardo Carvalho (Petrus Consultoria)

10h30 - Coffe break

10h45 - Palestra: Senar Tec Leite - funcionamento e ação - Armando Urenha (Senar-MT)

12h - Almoço

13h - Vídeo institucional

13h15 - Espaço livre negociação/Standers

19h - Palestra magna com José Luiz Tejon - Agronegócio e Agro Sociedade - Educação e Superação

20h30 - Prêmio "O eloquente Dirceu Gassen"

21h - Encerramento/coquetel

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte

Reunião Ordinária com Conselheiros, Secretaria de Saúde, Direção do Hospital Municipal e do ISSL

Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte
Foto: Reunião Cons. Mun. de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte realizou a 1ª reunião ordinária de 2026, oportunidade em que foram debatidos diversos temas estratégicos voltados ao fortalecimento das políticas públicas municipais de saúde, abrangendo desde a atenção básica até os serviços de média e alta complexidade.

Durante o encontro, foram tratados assuntos como a capacitação profissional continuada, a organização da Conferência Municipal de Saúde, melhorias estruturais e de aparelhamento das unidades, a viabilização de emendas parlamentares estaduais e federais, a intensificação das campanhas de saúde preventiva, além da continuidade das consultas, exames e cirurgias eletivas por meio do Programa Fila Zero. Também esteve em pauta o fortalecimento institucional das coordenações de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da gestão e do próprio Conselho.

A reunião contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Aranda, da Diretora do Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, Heyd Tauffer, e da Consultora Administrativa do Instituto São Lucas, Maria das Graças, que realizaram explanações sobre os avanços, investimentos, metas alcançadas, índices positivos da saúde municipal e apresentaram relatórios das atividades e ações desenvolvidas ao longo de 2025.

A Prefeitura de Guarantã do Norte reforça a importância do Conselho Municipal de Saúde como instância fundamental de participação e controle social, contribuindo de forma decisiva para a otimização de programas, projetos, atividades, ações e serviços de saúde, garantindo mais eficiência, transparência e qualidade no atendimento à população.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Tempos de Chuva: Secretaria atua em várias frentes de infraestrutura nas estradas

Mesmo diante das fortes chuvas a gestão municipal continuará trabalhando na recuperação das estradas rurais, promovendo desenvolvimento e mobilidade aos moradores dos projetos de assentamentos.

Tempos de Chuva: Secretaria atua em várias frentes de infraestrutura nas estradas
Foto: Recuperação dos Travessões

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo segue com várias patrulhas rodoviárias atuando de forma intensa nos travessões do distrito União do Norte. A força-tarefa conta com o emprego de modernos e robustos maquinários, entre eles PCs, pás carregadeiras, motoniveladoras, caminhões basculantes, retroescavadeiras e outros equipamentos pesados.

Os trabalhos contemplam a recuperação e manutenção de estradas vicinais, além de intervenções em pontes e bueiros, garantindo melhores condições de trafegabilidade. O objetivo principal é assegurar o escoamento da produção agropecuária, a segurança e regularidade do transporte escolar e, sobretudo, o direito de ir e vir das famílias que vivem e produzem nesta importante e produtiva região Peixotense.

Mesmo diante das fortes chuvas a gestão municipal continuará trabalhando na recuperação das estradas rurais, promovendo desenvolvimento e mobilidade aos moradores dos projetos de assentamentos.

Ver Mais

Mais Vistas