Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Matupá recebe a 1ª edição da TecnoSafra Nortão 2019

O objetivo é a difusão de tecnologias desenvolvidas para as culturas de soja, milho, pecuária de corte e leite.

Soja
Foto: Divulgação

O Sindicato Rural de Matupá vai fazer a primeira edição da TecnoSafra Nortão 2019. O evento técnico será  na próxima semana, dias 17 e 18 de janeiro, no Parque de Exposição de Matupá, localizado na BR 163 (trevo da MT 322). O objetivo é a difusão de tecnologias desenvolvidas para as culturas de soja, milho, pecuária de corte e leite.

Na programação constam, painel econômico, palestras técnicas, debates e demonstração de máquinas e equipamentos.

O evento vai homenagear personalidades do Agro em 2018, com o troféu "O eloquente Dirceu Gassen". Serão homenageados: a filha de Dirceu Gassen (in memoriam) e o produtor rural, fundador do Sindicato Rural de Matupá Altivir Oss.

O troféu faz referência ao doutor e um dos maiores entusiastas da agricultura brasileira: Dirceu Gassen. O foco de Gassen era ensinar os agricultores a pensarem as plantas como um todo. Ele demonstrava uma verdadeira satisfação em repassar aos alunos de agronomia e aos produtores rurais que a ciência, aliada às boas práticas agrícolas, podem proporcionar safras cada vez mais robustas e sustentáveis.

Entre os palestrantes do evento está o renomado jornalista José Luiz Tejon, que fará a palestra principal do evento, com o tema "Agronegócio e Agro Sociedade - Educação e Superação". Tejon é mestre em Educação Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, doutor em Educação pela UDE/Uruguai; jornalista e publicitário formado pela Casper Líbero. Administrador com ênfase em marketing, com especializações na Pace University/EUA, Harvard/EUA, e MIT/EUA. Em liderança tem especialização no Insead/França.

Além da teoria, os produtores terão a oportunidade de ver na prática atividades agrícolas e pecuárias desenvolvidas nos campos de demonstração cedidos por parceiros. O presidente do Sindicato Rural de Matupá, José Luiz Fidelis, disse que o sindicato fez parceria com importantes empresas privadas, instituições do agronegócio mato-grossense e instituição de ensino e pesquisa para a formatação da programação da feira de conhecimentos.

Fidelis contou que a ideia do evento nasceu em janeiro de 2018, durante um encontro promovido no sindicato, com o objetivo de fomentar o setor produtivo rural da região. "Devido ao sucesso do evento que fizemos em janeiro, tivemos a ideia de realizar um com o mesmo objetivo, porém de maior proporção para levar conhecimento e mostrar novas tecnologias aos produtores rurais de Matupá e toda a região norte de Mato Grosso", contou.

Programação - Os produtores interessados poderão fazer a inscrição no dia e local do evento, às 6h30.

Além de Tejon, serão palestrantes: Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo falando sobre Controle Biológico; João Augusto Pascoalino , do Comitê Executivo Soja Brasil – CESC, que traz o tema "Como construir um ambiente de alta produtividade", Renato Dib, da Universidade Estadual de Goiás, abordando o tema "Nutrição e Manejo Pecuária Corte e Leite"; Carlos Eduardo Carvalho  da Petrus Consultoria, com o assunto "É possível ter lucro na propriedade leiteira?", e Armando Urenha, do Senar-MT, apresentando o projeto Senar Tec Leite – funcionamento e ação.

A feira técnica conta com o apoio da Famato, Senar-MT, Amaggi, EQPS Leite, Aprosoja-MT, Aprosmat, Bom Futuro, Fiagril, Agroinsumos, Impacto, Case, Agrosyn, Agrovenci, TMG, Genótika, Petrovina, Monarca, Agrícola Perazzoli, Agro Amazônia, New Holland, Cesb, NR Consultoria e Instituto Federal de Mato Grosso. 

Programação completa:

17/01 (quinta-feira)

6h30 - Inscrição e coffe break

8h30 - Abertura oficial

8h45 - Apresentação das entidades - Famato, Umea, Senar, Acrimat, Aprosoja, Aproleite

9h45 - Painel Economia Agrícola e Pecuária - Daniel Latorraca (superintendente do Imea)

10h45 - Intervalo de 15 min.

11h - Palestra: Controle Biológico - Ivan Cruz (Embrapa)

12h - Almoço

13h - Vídeo institucional

13h15 - Palestra: Nutrição e Manejo Pecuária Corte e Leite - Renato Dib (UEG)

14h30 - Palestra - Solos: Como construir um ambiente de alta produtividade - João Augusto Pascoalino

15h30 - Coffe break

15h45 - Visita aberta nos canteiros/máquinas

17h30 - Fechamento dos portões

18/01 (sexta-feira)

6h30 - Inscrição

7h - Visita aberta aos canteiros (período matutino e vespertino)

9h - Palestra: É possível ter lucro na propriedade leiteira? Com gestão sim! Vamos aos números – Carlos Eduardo Carvalho (Petrus Consultoria)

10h30 - Coffe break

10h45 - Palestra: Senar Tec Leite - funcionamento e ação - Armando Urenha (Senar-MT)

12h - Almoço

13h - Vídeo institucional

13h15 - Espaço livre negociação/Standers

19h - Palestra magna com José Luiz Tejon - Agronegócio e Agro Sociedade - Educação e Superação

20h30 - Prêmio "O eloquente Dirceu Gassen"

21h - Encerramento/coquetel

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Vereador Daniel da Master comemora viabilização de Espaço Esportivo Comunitário

Parlamentar destaca parceria com a Deputada Flavinha, Senador Fávaro e o Prefeito Paulistinha

Vereador Daniel da Master comemora viabilização de Espaço Esportivo Comunitário
Foto: Divulgação

O Município de Peixoto de Azevedo foi oficialmente selecionado pelo Ministério do Esporte para receber um Espaço Esportivo Comunitário, conforme publicado na Portaria MESP nº 106, de 24 de novembro de 2025, no Diário Oficial da União. O equipamento integra o Novo PAC, representando um marco significativo para o fortalecimento do esporte, lazer e convivência social na cidade.

A aprovação é resultado direto de uma articulação realizada em Brasília por Daniel da Master (Daniel Bon Ami Rozanti), vereador de Peixoto de Azevedo, que esteve em agenda oficial defendendo a importância de um complexo esportivo moderno para atender jovens, atletas e famílias. Na ocasião, Daniel contou com o apoio da deputada federal Ana Flávia Rodrigues Ramiro (Flavinha) e do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que reforçaram a prioridade da demanda de Peixoto dentro do Governo Federal.

O prefeito Nilmar Nunes de Miranda (Paulistinha) também foi incluído nas tratativas e deverá conduzir, junto ao Ministério do Esporte, a etapa de formalização do Termo de Compromisso, necessária para garantir a liberação dos recursos e o início da obra. A proposta selecionada está registrada sob o código 51000002010/2025.

O novo complexo esportivo proporcionará uma estrutura ampla e acessível, voltada para práticas esportivas, atividades comunitárias, formação de atletas e inclusão social. Será um espaço destinado a transformar vidas, fortalecer vínculos e oferecer oportunidades à juventude peixotense.

“Essa conquista é fruto da união de esforços e do diálogo que mantivemos em Brasília. Agora vamos acompanhar cada etapa para garantir que esse complexo esportivo saia do papel e beneficie diretamente nossa população”, destacou Daniel da Master.

A prefeitura, sob liderança de Paulistinha, seguirá com os trâmites junto ao Ministério do Esporte para assegurar a execução do projeto dentro das regras do Novo PAC.

Peixoto de Azevedo segue avançando com trabalho, articulação e união — sempre em busca de investimentos que realmente transformam a vida das pessoas.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Dia 27 acontece a inauguração do novo prédio da SEMA-MT em Guarantã do Norte

O evento contará com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, além de Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores e diversas lideranças regionais.

Dia 27 acontece a inauguração do novo prédio da SEMA-MT em Guarantã do Norte
Foto: Novo prédio da Sema-MT

No dia 27 de novembro, às 09h30, será inaugurado o novo prédio da Unidade Regional da SEMA-MT em Guarantã do Norte, um marco importante para o fortalecimento da gestão ambiental no extremo norte mato-grossense. O evento contará com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, além de Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores e diversas lideranças regionais.

O moderno projeto arquitetônico segue rigorosamente os padrões dos órgãos públicos de Mato Grosso, destacando-se pelos aspectos de sustentabilidade, acessibilidade e funcionalidade.

A nova estrutura abrigará Diretoria Administrativa, Sala dos Analistas Ambientais, Sala de Reuniões, Sala de Situação, Almoxarifado, Copa e Cozinha, Banheiros, Recepção e um amplo pátio, proporcionando melhores condições de trabalho às equipes técnicas e administrativas.

A Unidade Regional da SEMA-MT de Guarantã do Norte é responsável pelo atendimento aos municípios de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena, Marcelândia, além de seus respectivos distritos.

Com a nova sede, será possível otimizar o fluxo de atendimento, garantindo maior eficiência nos processos e fortalecendo a missão institucional da SEMA-MT: proteger, conservar e promover o uso sustentável dos recursos naturais, assegurando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico responsável.

O Prefeito Márcio Gonçalves e o Diretor da Unidade Regional, Élcio Leite Pereira, reforçam o convite a toda a população e autoridades para prestigiar este importante ato de inauguração.

Localizado na Avenida Guarantã, o novo prédio já se destaca como um verdadeiro cartão postal da cidade, simbolizando avanços na infraestrutura pública e no compromisso com a gestão ambiental de Mato Grosso.

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Seaf-MT fan entrega de cartões do Fundaaf em União do Norte

Entrega de dezenas de Cartões do Fundaaf Inclusão Rural a agricultores familiares dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

Seaf-MT fan entrega de cartões do Fundaaf em União do Norte
Foto: Entrega de Cartões na Agripac

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT) realizou, na sede da Agripac, no distrito União do Norte, a entrega de dezenas de Cartões do Fundaaf Inclusão Rural a agricultores familiares dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

O evento reuniu representantes da Prefeitura, Empaer, Seaf-MT, além de lideranças comunitárias e autoridades locais.

O programa tem como missão promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável de agricultores em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando as oportunidades de renda no meio rural.

A Presidente da Agripac, Fátima Sirlene Rasch, destacou que a ação prioriza comunidades tradicionais, mulheres, jovens e idosos, reforçando o compromisso com a equidade e a valorização da diversidade no campo.

Todos os projetos aprovados foram elaborados com apoio técnico dos extensionistas da Empaer, que também são responsáveis pela análise e acompanhamento das propostas junto aos beneficiários. A Desenvolve MT atua na manutenção administrativa dos cartões, assegurando uma operação eficiente e segura do programa.

O Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha) parabenizou o Governador Mauro Mendes e o Vice-Governador Otaviano Pivetta pela criação do Cartão Fundaaf, ressaltando que a iniciativa está levando dignidade, autonomia e novas oportunidades às famílias que vivem e produzem no campo.

Segundo a Primeira Dama, Cristiane Lima, a entrega dos cartões representa mais um passo importante no fortalecimento do desenvolvimento rural e no incentivo à permanência das famílias no meio rural com mais qualidade de vida e segurança econômica.

A vereadora Eliege Krul, tem apoiado todas as ações governamentais que deem suporte aos agricultores familiares, desde maquinários e implementos, kits de ferramentas, assistência técnica, regularização fundiária e agora recursos financeiros para que continuem firmes e engajados na produção.

Ver Mais

Mais Vistas