Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Matupá: Comerciantes dizem NÃO ao aumento abusivo do Alvará

Empresários, Comerciantes e Contribuintes prometem acompanhar sessão ordinária da Câmara para cobrar providencias com relação a cobrança abusiva.

Gabriel dos Santos
Foto: Divulgação

Empresários, Comerciantes, Empreendedores, Prestadores de Serviços e a Municipalidade prometem lotar as dependências da Câmara Municipal de Matupá na noite desta segunda-feira (23/02) ocasião em que será realizada a 2ª Sessão Ordinária deste ano de 2015.

Informações que chegaram a nossa redação dão conta de que a população está indignada e insatisfeita diante do reajuste abusivo dos valores cobrados de Alvará de Localização e Funcionamento. 

Em alguns casos o reajuste chegou a 300%, fazendo com que o tributo municipal seja um dos mais caros de Mato Grosso para uma cidade do porte de Matupá e que possui pouco mais de 14.000 habitantes.

Os contribuintes ainda estão sem entender os motivos e justificativas para a cobrança tarifária abusiva e totalmente distorcida, diante da atual recessão econômica vivenciada em todo país, com aumentos da gasolina, energia elétrica, alimentos, materiais de construção, entre outros.

O que causa estranheza é a falta por parte da Prefeitura Municipal de Matupá de uma ampla e democrática discussão sobre o aumento da Taxa de Alvará junto aos proprietários de estabelecimentos comerciais e a comunidade como um todo, e os impactos que seriam causados em relação ao comprometimento financeiro e possíveis demissões nas empresas, comércios e estabelecimentos, já que não houve nem se quer uma divulgação antecipada do projeto de lei que dispunha sobre o reajuste nos veículos de comunicação privados e muito menos no Portal Oficial do Poder Executivo Matupaense.

Outro fator que chama a atenção de toda população, diz respeito ao embate que vem ocorrendo entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, pois na 1ª sessão legislativa, de forma unânime foi aprovado o arquivamento do Projeto de Lei Complementar Nº 099/2014 em todas as suas fases de tramitação, bem como, o envio por parte da Mesa Diretora do Legislativo Municipal de cópias ao representante do Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

No dia seguinte, em desrespeito a decisão tomada pelos nove vereadores Matupaenses, a Prefeitura Municipal através do Setor de Tributação continuou emitindo o Documento de Arrecadação com os reajustes ilegais e abusivos, conforme verificado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa de Leis.

Uma das recomendações dada aos contribuintes que já quitaram o Alvará de Localização e Funcionamento 2015, era de que fizessem requerimento para que obtenção do ressarcimento dos valores cobrados indevidamente, ou solicitação de abatimento de custo junto ao Setor de Tributação. Já os que não efetuaram a quitação do imposto, que aguardassem a emissão da DARF com os mesmos valores de 2014 acrescidos dos índices inflacionários daquele ano.

“Eu ainda não paguei meu alvará, já que acompanhei a rejeição e arquivamento do projeto pelos nossos vereadores. Mas não sei que medida tomar, pois pelo que tudo indica o voto e a palavra dos nossos representantes na Câmara Municipal não tem muito valor para o Prefeito Valtinho Miotto que continua cobrando esse valor absurdo de Alvará. Se não tiver outra opção vou fechar as portas e buscar outra atividade”, declarou o comerciante Laurindo Carlos de Almeida.

Os empresários, comerciantes, empreendedores, contribuintes e cidadãos que estão se sentindo lesados pelo reajuste elevadíssimo da taxa de Alvará de Licença exercício 2015 podem estar presenciando a sessão ordinária do Poder Legislativo de Matupá que acontecerá nesta segunda-feira (23/02), a partir das 19:30 Horas. Existe a possibilidade de que a Câmara Municipal tome medidas judiciais para que a Prefeitura de Matupá cumpra o que fora deliberado, votado e aprovado pelos parlamentares, que são os legítimos representantes do povo.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte

Vereadora e Moradores se unem para buscar construção de pontes e bueiros nas estradas rurais

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 02
A vereadora Eliege Krul segue defendendo a população do distrito União do Norte, quer seja na Tribuna da Câmara, na Imprensa e com mais assiduidade através da Promotoria de Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo.
 
Neste final de semana a parlamentar esteve no Travessão 02 onde a Secretaria de Obras fez a construção da ponte de madeira em atendimento a um termo de compromisso assumido junto ao MPE, a Legisladora e as dezenas de famílias que estavam praticamente ilhadas nas comunidades dos travessões 02 e 03 por conta da queda de pontes ocasionada pela falta de manutenção e fortes chuvas deste ano.
 
Duas pontes foram construídas nas ligações dos travessões onde concentra-se um grande número de agricultores familiares, bem como por onde passa o transporte escolar e é feito o escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros.
 
“Em partes estou satisfeita. Essa cobrança tem mais de 2 anos e só foi parcialmente resolvida por conta do acionamento da promotoria de justiça e uma grande mobilização dessas famílias que estiveram pessoalmente na sede do Ministério Público, a exemplo da Ação Civil Pública que eu mesma movi para que as pessoas tivessem o direito de ir e vir. Não darei descanso a esta gestão até que ela faça obras mais duradouras, ou seja que se construa pontes, bueiros e galerias de concreto”, mencionou a Vereadora Eliege Krul.
 
A parlamentar garantiu que será intransigente para que os 11 projetos de assentamentos rurais tenham estradas trafegáveis e sejam respeitados como território integrante do município de Peixoto de Azevedo e que ajuda no desenvolvimento econômico local.
Ver Mais

Mais Vistas