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Matupá

BB de Matupá dispõe de crédito para Agricultura Familiar

Prefeito Valtinho Miotto e vereadores reuniram-se com a Gerencia do BB para discutir desburocratização do acesso ao financiamento agrícola.

Reunião Gerente do BB
Foto: Divulgação

O Prefeito Valtinho Miotto convidou o Gerente da Agência do Banco do Brasil de Matupá, Milton Luiz de Abreu Júnior para uma reunião de trabalho que contou com a participação dos vereadores, Cleber Cardoso, Marcos Icassati, Paulo Carletto, Wania Oliveira, Julia Uczai, Tião da Saúde e a Vice-Prefeita Marinilde Dal’Acqua.

Esteve em pauta a desburocratização do processo de liberação de crédito para fomento, custeio e investimentos na agricultura familiar, bem como as normativas, critérios, exigências e garantias para habilitação dos colonos, assentados e pequenos produtores rurais Matupaenses.

O Gerente Milton Luiz destacou a importância do fortalecimento e estreitamento da relação entre o Banco do Brasil, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e EMPAER no sentido de orientar e prestar as informações necessárias aos assentados rurais, visando o seu devido enquadramento nos Programas Governamentais PRONAF e PRONAF Mais Alimentos.

“Existem recursos disponíveis em nossa agência e contamos com equipe técnica de analistas de crédito preparada para avaliar e analisar os projetos dos agricultores familiares. Porém se faz necessária a observação das exigências documentais, bem como, a apresentação de um projeto técnico de financiamento bem sedimentada e consistente, diante da cadeia produtiva ou atividade a ser desenvolvida na propriedade rural. Estamos de portas abertas e a disposição para esclarecimentos de dúvidas e um melhor direcionamento a essa clientela importante na geração de empregos e renda para o município”, declarou o Gerente do BB, Milton Luiz de Abreu Júnior.

Os vereadores fizeram perguntas e questionamentos relativos as condicionalidades impostas pela legislação e colocadas em prática pelas instituições financeiras que atuam no mercado de Crédito Agrícola.

Requisitos como a apresentação da DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF, Título da Terra e Avalista, agregados a um bem elaborado projeto técnico de financiamento feito pela EMPAER ou Empresa Conveniada e Credenciada de Consultoria e Assessoria Agropecuária são primordiais para dar celeridade a análise e viabilização da linha de crédito.

O Prefeito Valtinho Miotto disse que a reunião foi muito produtiva e que a administração vem trabalhando para fomentar a agricultura familiar nos projetos de assentamentos rurais, através da entrega de Títulos Definitivos de Propriedade, Recuperação de Estradas, Construção de Pontes e Bueiros, Aquisição de Patrulhas Agrícolas, Emissão de Licenciamentos Ambientais e interlocução junto aos órgãos governamentais e o próprio Banco do Brasil para que os agricultores acessem as linhas de crédito para custeio da safra, atividade agroindustrial, aquisição de máquinas, equipamentos, implementos, infraestrutura, compra de matrizes, formação e recuperação de pastagens, proteção e correção do solo, entre outras finalidades específicas.

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Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

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Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

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Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
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