Foi encerrado o 6º Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Matupá-MT.
O evento aconteceu nas dependências da Escola Mundo Encantado da Criança neste sábado (19) e envolveu professores do Pré-Escolar, Educação Infantil e do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental.
No uso da palavra a Coordenadora do PNAIC, Marlene Cardoso, destacou que a formação continuada é de alta qualidade e aconteceu no período de outubro de 2017 a maio de 2018, com finalidade de instrumentalizar os professores e dinamizar suas atividades visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
A Secretaria de Educação deu todo apoio necessário para o sucesso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, promovendo o diálogo e a interação entre coordenação, orientadores e professores formadores, criando espaços de aprendizagem no qual todos agem motivados pela mesma finalidade: a reflexão sobre o processo educacional nos anos iniciais e o compromisso com a alfabetização na idade certa.
“Essa formação está sendo essencial para que o professor desenvolva com qualidade o trabalho relativo a linguagem oral e escrita em creches, pré-escolas e nas séries iniciais do ensino fundamental, com isso nossas crianças terão mais capacidades para ouvir, ler, escrever e ter uma opinião formada das coisas existentes e concepções de vários assuntos. Por outro lado, a Secretaria poderá fazer o monitoramento e a avaliação periódica dos resultados”, comentou a Secretária de Educação, Cleusa Mosquer Dutel.
A Prefeitura Municipal de Matupá continuará avançando nas políticas públicas para garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, pautada nas inovações pedagógicas e no compromisso com a “alfabetização” - a ação de ensinar a ler e escrever.
Neste contexto destacasse o trabalho desenvolvido pelas escolas e creches onde os professores/alfabetizadores criam suas próprias dinâmicas e ferramentas de trabalho para qualificar suas ações voltadas para o processo ensino-aprendizagem, fato que tem gerado nos educandos um eficaz encantamento na busca pelo seu protagonismo.
Entende-se o protagonismo como elemento fundamental na formação dos estudantes como pessoas humanas, futuros profissionais, cidadãos e potenciais agentes de transformações positivas em suas comunidades, na medida em que compreendem seu papel na sociedade atual.