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Matupá

Reunião Expositiva e Preparatória Censo IBGE 2020 em Matupá

Coordenação Regional do IBGE reúne-se com Executivo e Legislativo Matupaense para formalização de parceria para o Censo Demográfico 2020

Reunião Expositiva e Preparatória Censo IBGE 2020 em Matupá
Foto: Reunião realizada no Paço Municipal

Foi realizada na tarde desta terça-feira (10) na Prefeitura de Matupá a reunião preparatória para o planejamento e acompanhamento do Censo do IBGE 2020. Na ocasião participaram do encontro a Vice-Prefeita Marinilde Dal Acqua, Presidente da Câmara de Vereadores Wânia Oliveira, Assessoria Pedagógica Estadual Maríndia Becker, Secretário de Administração e Planejamento Ivaine Molina, Secretária Executiva de Políticas Públicas de Saúde Meyre Pereira Assunção e o Engenheiro Sanitarista Antônio Figueiredo.

Esteve em pauta o apoio logístico e institucional dos Poderes Constituídos para a Coleta de Dados e Informações Socioeconômicas do município, e que ocorre a cada 10 anos em todo território nacional.

Os Técnicos da Coordenadoria Regional do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis e William Foschiera fizeram uma explanação sobre a metodologia de coleta dos dados e a importância da realização do Censo Demográfico para traçar um retrato abrangente e fiel do País, retratando o Brasil que entrará na próxima década.

A fase de coleta do Censo 2020, que compreende a aplicação dos questionários básico e da amostra nos domicílios Matupaenses, será realizada entre os meses de agosto a outubro do próximo ano.

A Governabilidade Municipal dará todo apoio logístico ao Posto de Coleta, quer seja em termos de espaço físico e acesso a internet, e auxílio aos recenseadores e supervisores para acessarem todas as comunidades e lugarejos, afim de fazer a coleta das informações relevantes, essenciais e confiáveis.

“Esses dados são fundamentais para o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto por parte do governo quanto da iniciativa privada. Será mais uma oportunidade, por meio do Censo do IBGE, de fazer com que a população conheça a si mesma, podendo assim traçar metas, estabelecer prioridades e construir o seu futuro”, comentou a Vice-Prefeita Marinilde Dal Acqua.

Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará no ano 2020.

“A Câmara de Vereadores também estará engajada neste processo. Matupá é uma cidade de grandes potenciais, riquezas naturais, gente vinda de todos os lugares, sua infraestrutura e localização geográfica privilegiados, enfim. Quanto mais soubermos de nosso território e suas características em todos os setores teremos maior capacidade de desenvolvimento e crescimento de forma organizada, planejada, sustentável e evolutiva. Apoiaremos o Censo 2020”, disse a Presidente da Câmara, Wânia Oliveira.

O Representante da Coordenadoria Regional do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis, lembrou que é imprescindível o recebimento dos recenseadores nos domicílios. Todos estarão habilitados e identificados com uniformes, crachás e computador de mão (Tablets).

Todos os questionários serão coletados em meio digital, com georreferenciamento dos locais de coleta e armazenados em bancos de dados, a serem atualizados interativamente.

Os movimentos espaciais e a interação das pessoas no preenchimento dos questionários serão registrados e analisados por processos inteligentes de análise de dados.

O uso dessa tecnologia trará grande velocidade no acesso às informações coletadas, permitindo que eventuais erros sejam rapidamente detectados e as correções efetuadas imediatamente após a coleta dos dados.

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Peixoto de Azevedo

Vereador Evando comemora Lei que permite repasse financeiro para APAE

R$ 236 mil para a cobertura integral do picadeiro do Projeto de Ecoterapia da APAE Peixotense.

Vereador Evando comemora Lei que permite repasse financeiro para APAE
Foto: Pais e alunus participam de sessão

O diretor da APAE e vereador Evandro Kommers comemorou a aprovação do Projeto de Lei do Executivo nº 38/2025, encaminhado pelo Prefeito Paulistinha e que destina R$ 236 mil para a cobertura integral do picadeiro do Projeto de Ecoterapia da APAE Peixotense.

A ecoterapia é fundamental para a reabilitação e saúde dos mais de 80 alunos da instituição, contribuindo significativamente para seu desenvolvimento físico e emocional.

A atividade promove bem‑estar e auxilia no tratamento dos alunos, refletindo diretamente na melhoria de sua qualidade de vida e nas habilidades sociais e motoras.

Kommers reafirmou que continuará apoiando e aprovando projetos, viabilizando emendas parlamentares e trabalhando para ampliar as políticas públicas voltadas ao público atendido pela APAE, garantindo mais recursos e apoio às iniciativas da instituição.

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Peixoto de Azevedo

Secretária anuncia novos horários de atendimento na Prefeitura de Peixoto de Azevedo

Decreto nº 109/2025, que estabelece os horários de atendimento e a funcionalidade das repartições públicas municipais durante o período de Natal e Ano Novo.

Secretária anuncia novos horário de atendimento na Prefeitura de Peixoto de Azevedo
Foto: Solange Barbosa - Secretária de Administração

A Secretária de Administração de Prefeitura de Peixoto de Azevedo, Solange Barbosa, concedeu entrevista coletiva para anunciar o Decreto nº 109/2025, que estabelece os horários de atendimento e a funcionalidade das repartições públicas municipais durante o período de Natal e Ano Novo.

Conforme determinado no decreto, de 02 a 19 de dezembro, o atendimento ao público será realizado em horário especial, das 13h às 17h. Já no período de 22 de dezembro de 2025 a 09 de janeiro de 2026, não haverá atendimento ao público nos órgãos e repartições do município de Peixoto de Azevedo, sendo mantidos apenas os serviços considerados essenciais, por meio de regime de escala de servidores.

Durante esse intervalo, também ficarão suspensos os processos administrativos, com exceção dos processos licitatórios, que seguirão em tramitação pelo departamento responsável. O decreto ainda oficializa o Recesso Funcional da Prefeitura, abrangendo todas as secretarias, departamentos e órgãos, no período de 12 a 30 de janeiro de 2026.

A retomada normal do atendimento ao público está prevista para 02 de fevereiro de 2026, com expediente das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Ao justificar as medidas, Solange Barbosa destacou que o recesso tem como objetivo a organização administrativa, o equilíbrio econômico-financeiro, a avaliação das ações públicas, além da reestruturação e ajustes nas pastas, respeitando os preceitos legais. Segundo ela, o período também marca o fechamento do primeiro ano da gestão do prefeito Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), reafirmando o compromisso com a transparência, a governabilidade democrática, o cumprimento de metas e o planejamento estratégico para o exercício de 2026.

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