Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Reunião Expositiva e Preparatória Censo IBGE 2020 em Matupá

Coordenação Regional do IBGE reúne-se com Executivo e Legislativo Matupaense para formalização de parceria para o Censo Demográfico 2020

Reunião Expositiva e Preparatória Censo IBGE 2020 em Matupá
Foto: Reunião realizada no Paço Municipal

Foi realizada na tarde desta terça-feira (10) na Prefeitura de Matupá a reunião preparatória para o planejamento e acompanhamento do Censo do IBGE 2020. Na ocasião participaram do encontro a Vice-Prefeita Marinilde Dal Acqua, Presidente da Câmara de Vereadores Wânia Oliveira, Assessoria Pedagógica Estadual Maríndia Becker, Secretário de Administração e Planejamento Ivaine Molina, Secretária Executiva de Políticas Públicas de Saúde Meyre Pereira Assunção e o Engenheiro Sanitarista Antônio Figueiredo.

Esteve em pauta o apoio logístico e institucional dos Poderes Constituídos para a Coleta de Dados e Informações Socioeconômicas do município, e que ocorre a cada 10 anos em todo território nacional.

Os Técnicos da Coordenadoria Regional do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis e William Foschiera fizeram uma explanação sobre a metodologia de coleta dos dados e a importância da realização do Censo Demográfico para traçar um retrato abrangente e fiel do País, retratando o Brasil que entrará na próxima década.

A fase de coleta do Censo 2020, que compreende a aplicação dos questionários básico e da amostra nos domicílios Matupaenses, será realizada entre os meses de agosto a outubro do próximo ano.

A Governabilidade Municipal dará todo apoio logístico ao Posto de Coleta, quer seja em termos de espaço físico e acesso a internet, e auxílio aos recenseadores e supervisores para acessarem todas as comunidades e lugarejos, afim de fazer a coleta das informações relevantes, essenciais e confiáveis.

“Esses dados são fundamentais para o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto por parte do governo quanto da iniciativa privada. Será mais uma oportunidade, por meio do Censo do IBGE, de fazer com que a população conheça a si mesma, podendo assim traçar metas, estabelecer prioridades e construir o seu futuro”, comentou a Vice-Prefeita Marinilde Dal Acqua.

Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará no ano 2020.

“A Câmara de Vereadores também estará engajada neste processo. Matupá é uma cidade de grandes potenciais, riquezas naturais, gente vinda de todos os lugares, sua infraestrutura e localização geográfica privilegiados, enfim. Quanto mais soubermos de nosso território e suas características em todos os setores teremos maior capacidade de desenvolvimento e crescimento de forma organizada, planejada, sustentável e evolutiva. Apoiaremos o Censo 2020”, disse a Presidente da Câmara, Wânia Oliveira.

O Representante da Coordenadoria Regional do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis, lembrou que é imprescindível o recebimento dos recenseadores nos domicílios. Todos estarão habilitados e identificados com uniformes, crachás e computador de mão (Tablets).

Todos os questionários serão coletados em meio digital, com georreferenciamento dos locais de coleta e armazenados em bancos de dados, a serem atualizados interativamente.

Os movimentos espaciais e a interação das pessoas no preenchimento dos questionários serão registrados e analisados por processos inteligentes de análise de dados.

O uso dessa tecnologia trará grande velocidade no acesso às informações coletadas, permitindo que eventuais erros sejam rapidamente detectados e as correções efetuadas imediatamente após a coleta dos dados.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Alunos da rede municipal Peixotense receberão kits de materiais

04 Creches e 07 Escolas de Peixoto de Azevedo serão atendidos com a ação educacional

Alunos da rede municipal Peixotense receberão kits de materiais
Foto: Kit Escolar

A Secretaria de Educação dará início ao ano letivo de 2026 com uma importante ação voltada ao fortalecimento da educação pública: a entrega de kits de materiais escolares no primeiro dia de aula. A iniciativa contemplará as 04 creches e as 07 escolas da cidade e do distrito União do Norte, beneficiando mais de 5.000 alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

A ação integra o plano de governo da administração do prefeito Nilmar Nunes Miranda, o Paulistinha, reafirmando o compromisso da gestão com investimentos sólidos e contínuos na educação.

Os kits foram organizados de acordo com cada etapa de ensino — Kit Creche e Pré-Escola e Kit Séries Iniciais — e são compostos por cadernos de capa dura, lápis de cor, lápis preto, borracha, apontador, estojo, canetinhas, tinta guache, pincel, régua, caneta, giz de cera, massa de modelar e cola.

Um dos destaques da iniciativa é a qualidade e a personalização do material, que traz em suas capas imagens que retratam os potenciais do município, valorizando a história, a cultura local e os avanços conquistados na educação. Além de tornar o material mais atrativo para crianças e adolescentes, a ação fortalece o sentimento de pertencimento e identidade dos estudantes com a cidade.

A entrega dos kits também representa um importante alívio econômico para as famílias, reduzindo gastos no início do ano letivo e garantindo igualdade de condições de aprendizagem para todos os alunos da rede municipal.

Segundo o Secretário de Educação, João Paulo Silva Souza, a ação simboliza apenas uma das metas projetadas para a educação, que seguirá recebendo investimentos expressivos em infraestrutura, valorização dos profissionais, melhoria da qualidade do ensino e ampliação de políticas públicas educacionais, consolidando Peixoto de Azevedo como referência no desenvolvimento educacional.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Prefeito Paulistinha recebe Cacique Raoni e reforça compromisso com os povos originários

Agenda marcada pelo diálogo institucional e pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários.

Prefeito Paulistinha recebe Cacique Raoni e reforça compromisso com os povos originários
Foto: Reunião Cacique Raoni

O prefeito de Peixoto de Azevedo, Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), recebeu em seu gabinete o líder indígena Cacique Raoni, em uma agenda marcada pelo diálogo institucional e pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários.

Durante o encontro, foram debatidas pautas estratégicas, entre elas a transferência ou cessão de terrenos da FUNAI no perímetro urbano para a construção da Casa de Apoio à Saúde Indígena, iniciativa já autorizada pelo órgão federal. Também estiveram em discussão o apoio da Prefeitura na disponibilização de mantimentos alimentícios, a recuperação da pista de pouso em território indígena e a abertura de aproximadamente 50 quilômetros de estrada, obra que garantirá acesso à Aldeia Metuktire, que atualmente abriga mais de 400 habitantes e atualmente o acesso pode ser feito apenas de barco e de avião.

O prefeito Paulistinha informou que solicitará a interlocução do deputado federal Emanuelzinho junto à Presidência da República e aos órgãos ambientais, visando a liberação e autorização necessárias para que a Prefeitura execute as obras reivindicada a décadas pelos indígenas.

Segundo o gestor, a conclusão dessas ações facilitará o acesso ao território indígena e permitirá a ampliação de políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, educação, agricultura familiar indígena, abastecimento de alimentos, entre outras.

Ao final, o prefeito reafirmou seu apoio governamental aos povos originários, destacando que os compromissos assumidos fazem parte de seu Plano de Trabalho. “Nosso governo acredita no diálogo, no respeito e na construção conjunta de soluções que garantam dignidade, acesso e desenvolvimento para as comunidades indígenas”, enfatizou Paulistinha.

Ver Mais

Mais Vistas