Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Reunião Expositiva e Preparatória Censo IBGE 2020 em Matupá

Coordenação Regional do IBGE reúne-se com Executivo e Legislativo Matupaense para formalização de parceria para o Censo Demográfico 2020

Reunião Expositiva e Preparatória Censo IBGE 2020 em Matupá
Foto: Reunião realizada no Paço Municipal

Foi realizada na tarde desta terça-feira (10) na Prefeitura de Matupá a reunião preparatória para o planejamento e acompanhamento do Censo do IBGE 2020. Na ocasião participaram do encontro a Vice-Prefeita Marinilde Dal Acqua, Presidente da Câmara de Vereadores Wânia Oliveira, Assessoria Pedagógica Estadual Maríndia Becker, Secretário de Administração e Planejamento Ivaine Molina, Secretária Executiva de Políticas Públicas de Saúde Meyre Pereira Assunção e o Engenheiro Sanitarista Antônio Figueiredo.

Esteve em pauta o apoio logístico e institucional dos Poderes Constituídos para a Coleta de Dados e Informações Socioeconômicas do município, e que ocorre a cada 10 anos em todo território nacional.

Os Técnicos da Coordenadoria Regional do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis e William Foschiera fizeram uma explanação sobre a metodologia de coleta dos dados e a importância da realização do Censo Demográfico para traçar um retrato abrangente e fiel do País, retratando o Brasil que entrará na próxima década.

A fase de coleta do Censo 2020, que compreende a aplicação dos questionários básico e da amostra nos domicílios Matupaenses, será realizada entre os meses de agosto a outubro do próximo ano.

A Governabilidade Municipal dará todo apoio logístico ao Posto de Coleta, quer seja em termos de espaço físico e acesso a internet, e auxílio aos recenseadores e supervisores para acessarem todas as comunidades e lugarejos, afim de fazer a coleta das informações relevantes, essenciais e confiáveis.

“Esses dados são fundamentais para o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto por parte do governo quanto da iniciativa privada. Será mais uma oportunidade, por meio do Censo do IBGE, de fazer com que a população conheça a si mesma, podendo assim traçar metas, estabelecer prioridades e construir o seu futuro”, comentou a Vice-Prefeita Marinilde Dal Acqua.

Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará no ano 2020.

“A Câmara de Vereadores também estará engajada neste processo. Matupá é uma cidade de grandes potenciais, riquezas naturais, gente vinda de todos os lugares, sua infraestrutura e localização geográfica privilegiados, enfim. Quanto mais soubermos de nosso território e suas características em todos os setores teremos maior capacidade de desenvolvimento e crescimento de forma organizada, planejada, sustentável e evolutiva. Apoiaremos o Censo 2020”, disse a Presidente da Câmara, Wânia Oliveira.

O Representante da Coordenadoria Regional do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis, lembrou que é imprescindível o recebimento dos recenseadores nos domicílios. Todos estarão habilitados e identificados com uniformes, crachás e computador de mão (Tablets).

Todos os questionários serão coletados em meio digital, com georreferenciamento dos locais de coleta e armazenados em bancos de dados, a serem atualizados interativamente.

Os movimentos espaciais e a interação das pessoas no preenchimento dos questionários serão registrados e analisados por processos inteligentes de análise de dados.

O uso dessa tecnologia trará grande velocidade no acesso às informações coletadas, permitindo que eventuais erros sejam rapidamente detectados e as correções efetuadas imediatamente após a coleta dos dados.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Peixoto implantará Tubos de Aço Corrugado em estradas rurais

Todas as áreas onde ocorrerão as substituições estão georeferenciadas e catalogadas, garantindo planejamento técnico e eficiência na execução.

Peixoto implantará Tubos de Aço Corrugado em estradas rurais
Foto: Tubos sendo montados

O Prefeito Paulistinha viabilizou junto à Sinfra-MT a liberação de tubos de aço corrugado de alto impacto, que já começaram a ser montados pela Secretaria Municipal de Obras. As estruturas, com 3 metros de diâmetro, serão implantadas nos antigos pontilhões de madeira das estradas rurais do distrito de União do Norte.

Todas as áreas onde ocorrerão as substituições estão georeferenciadas e catalogadas, garantindo planejamento técnico e eficiência na execução. A iniciativa vai eliminar um dos maiores problemas enfrentados durante o período chuvoso: o transbordamento da água, que frequentemente deixa pontes submersas e comunidades isoladas.

Nesta primeira etapa, estão sendo implantadas 6 redes de tubulação de aço, com vida útil superior a 50 anos. Após a conclusão deste estágio inicial de infraestrutura, o Governo de Mato Grosso já se comprometeu em continuar fornecendo os materiais à Prefeitura de Peixoto de Azevedo, até que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeira sejam totalmente substituídos.

O prefeito destacou a relevância estratégica da ação:
“Este investimento garante estradas seguras o ano inteiro, fortalecendo o setor agropecuário, mineral, madeireiro, a agricultura familiar e todas as cadeias produtivas que geram empregos, renda e desenvolvimento para nosso município”, afirmou.

A obra representa um avanço histórico em infraestrutura rural para Peixoto de Azevedo, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável e a integração das comunidades do campo.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Bela Vista recebe obras de drenagem e pavimentação asfáltica

Com homens e máquinas trabalhando intensamente, a população está cada vez mais próxima de conquistar uma infraestrutura de qualidade, melhorando a qualidade de vida de todos.

Bela Vista recebe obras de drenagem e pavimentação asfáltica
Foto: Pavimentação Bela Vista

A Secretaria de Obras segue firme na execução das obras de drenagem e pavimentação asfáltica do Bairro Bela Vista, aproveitando os intervalos de trégua da chuva.

Com homens e máquinas trabalhando intensamente, a população está cada vez mais próxima de conquistar uma infraestrutura de qualidade, melhorando a qualidade de vida de todos.

Essa importante obra foi resgatada pelo Prefeito Paulistinha, com o apoio do Governador Mauro Mendes, Vice-governador Otaviano Pivetta e Deputado Dilmar DalBosco. O que antes era descaso, agora se transforma em desenvolvimento para a comunidade do Bairro Bela Vista que margeia a rodovia BR-163.

Ver Mais

Política

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos

O prefeito esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos
Foto: Secretário Irajá Lacerda e Prefeito Paulistinha

O prefeito, Paulistinha, esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo principal da agenda foi solicitar apoio institucional para dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária rural dos assentamentos do município, especialmente aqueles localizados na região do distrito União do Norte.

Durante o encontro, Paulistinha destacou que a regularização é fundamental para garantir segurança jurídica, estabilidade às famílias agricultoras, acesso às linhas de crédito, participação em programas de incentivo governamental e valorização dos imóveis rurais. Segundo o prefeito, a formalização das áreas também é estratégica para prevenir conflitos agrários e promover melhores condições de vida no campo.

A solicitação foi acolhida pelo Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, que reconheceu a urgência da pauta e demonstrou disposição em colaborar para que os processos avancem em parceria com os órgãos responsáveis pela política fundiária.

Outro ponto de grande relevância tratado foi a situação dos embargos ambientais que têm afetado dezenas de produtores de União do Norte. Muitos agricultores enfrentam multas elevadas, restrições para comercializar sua produção e impossibilidade de acessar crédito rural — um cenário que compromete diretamente o desenvolvimento local. O secretário Irajá Lacerda recebeu as demandas e manifestou empenho em buscar encaminhamentos para solucionar o problema, garantindo que o setor produtivo não seja ainda mais comprometido.

Para Paulistinha, a agenda política em Brasília reforça a necessidade de uma atuação articulada entre município, Estado e União.

Ver Mais

Mais Vistas