Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Reunião Expositiva e Preparatória Censo IBGE 2020 em Matupá

Coordenação Regional do IBGE reúne-se com Executivo e Legislativo Matupaense para formalização de parceria para o Censo Demográfico 2020

Reunião Expositiva e Preparatória Censo IBGE 2020 em Matupá
Foto: Reunião realizada no Paço Municipal

Foi realizada na tarde desta terça-feira (10) na Prefeitura de Matupá a reunião preparatória para o planejamento e acompanhamento do Censo do IBGE 2020. Na ocasião participaram do encontro a Vice-Prefeita Marinilde Dal Acqua, Presidente da Câmara de Vereadores Wânia Oliveira, Assessoria Pedagógica Estadual Maríndia Becker, Secretário de Administração e Planejamento Ivaine Molina, Secretária Executiva de Políticas Públicas de Saúde Meyre Pereira Assunção e o Engenheiro Sanitarista Antônio Figueiredo.

Esteve em pauta o apoio logístico e institucional dos Poderes Constituídos para a Coleta de Dados e Informações Socioeconômicas do município, e que ocorre a cada 10 anos em todo território nacional.

Os Técnicos da Coordenadoria Regional do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis e William Foschiera fizeram uma explanação sobre a metodologia de coleta dos dados e a importância da realização do Censo Demográfico para traçar um retrato abrangente e fiel do País, retratando o Brasil que entrará na próxima década.

A fase de coleta do Censo 2020, que compreende a aplicação dos questionários básico e da amostra nos domicílios Matupaenses, será realizada entre os meses de agosto a outubro do próximo ano.

A Governabilidade Municipal dará todo apoio logístico ao Posto de Coleta, quer seja em termos de espaço físico e acesso a internet, e auxílio aos recenseadores e supervisores para acessarem todas as comunidades e lugarejos, afim de fazer a coleta das informações relevantes, essenciais e confiáveis.

“Esses dados são fundamentais para o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto por parte do governo quanto da iniciativa privada. Será mais uma oportunidade, por meio do Censo do IBGE, de fazer com que a população conheça a si mesma, podendo assim traçar metas, estabelecer prioridades e construir o seu futuro”, comentou a Vice-Prefeita Marinilde Dal Acqua.

Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará no ano 2020.

“A Câmara de Vereadores também estará engajada neste processo. Matupá é uma cidade de grandes potenciais, riquezas naturais, gente vinda de todos os lugares, sua infraestrutura e localização geográfica privilegiados, enfim. Quanto mais soubermos de nosso território e suas características em todos os setores teremos maior capacidade de desenvolvimento e crescimento de forma organizada, planejada, sustentável e evolutiva. Apoiaremos o Censo 2020”, disse a Presidente da Câmara, Wânia Oliveira.

O Representante da Coordenadoria Regional do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis, lembrou que é imprescindível o recebimento dos recenseadores nos domicílios. Todos estarão habilitados e identificados com uniformes, crachás e computador de mão (Tablets).

Todos os questionários serão coletados em meio digital, com georreferenciamento dos locais de coleta e armazenados em bancos de dados, a serem atualizados interativamente.

Os movimentos espaciais e a interação das pessoas no preenchimento dos questionários serão registrados e analisados por processos inteligentes de análise de dados.

O uso dessa tecnologia trará grande velocidade no acesso às informações coletadas, permitindo que eventuais erros sejam rapidamente detectados e as correções efetuadas imediatamente após a coleta dos dados.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Fila Zero com procedimentos de otorrinolaringologia em Guarantã do Norte

A iniciativa mostra a sensibilidade e responsabilidade da administração municipal em ampliar o acesso à saúde especializada, reduzindo a demanda reprimida e levando mais dignidade e qualidade de vida aos cidadãos Guarantaenses.

Fila Zero com procedimentos de otorrinolaringologia em Guarantã do Norte
Foto: Atedimento Otorrinolaringologia

A Prefeitura de Guarantã do Norte, por meio da Secretaria de Saúde está realizando nesta sexta-feira, dia 08 de maio, mais uma importante ação do programa Fila Zero, com procedimentos cirúrgicos especializados em otorrinolaringologia no Hospital Nossa Senhora do Rosário.

Os atendimentos contam com uma equipe completa e altamente capacitada, formada por médico especialista, anestesista, enfermeiros e demais profissionais específicos para este tipo de cirurgia, garantindo segurança, qualidade e atendimento humanizado aos pacientes.

A Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Aranda, destacou a relevância da realização dos procedimentos dentro do próprio município, proporcionando mais conforto e comodidade aos pacientes e familiares, além de agilizar os atendimentos especializados.

“É extremamente importante poder oferecer essas cirurgias em Guarantã do Norte, utilizando toda a infraestrutura, aparelhamento hospitalar adequado e uma equipe preparada para atender nossa população com qualidade, segurança e humanização. Isso demonstra o compromisso da gestão municipal em reduzir filas e cuidar das pessoas”, ressaltou a secretária.

A iniciativa mostra a sensibilidade e responsabilidade da administração municipal em ampliar o acesso à saúde especializada, reduzindo a demanda reprimida e levando mais dignidade e qualidade de vida aos cidadãos Guarantaenses.

Ver Mais

Mais Vistas