Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Mais de 100 atendimentos na Saúde do Garimpeiro Matupaense

Três garimpos receberam as equipes da Secretaria de Saúde e COOGAVEPE

Mais de 100 atendimentos na Saúde do Garimpeiro Matupaense
Foto: Saúde do Garimpeiro

Depois de desenvolver o Projeto 'Saúde do Garimpeiro' nos municípios de Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Nova Guarita e Guarantã do Norte, a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu mais uma ação em campo, na região da Gleba Liberdade nos Garimpos do Anacleto, Gaúcho Manco e São Matheus, na cidade de Matupá-MT.

Foram levados serviços de atualização da carteira de vacinação, teste rápido de hepatites, sífilis e HIV, aferição da pressão arterial, tratamento anti-parasitário, avaliações de enfermagem, distribuição de preservativos e serviços de vigilância sanitária.

Nas três frentes de garimpagem, cerca de 100 trabalhadores foram atendidos com as atividades de saúde preventiva. "Esse trabalho é muito gratificante para quem desenvolve e essencial para o público alvo, ou seja, os garimpeiros. O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, e o foco principal é justamente a antecipação das doenças ou o diagnóstico precoce das enfermidades, proporcionando a agilidade no encaminhamento para o devido tratamento nas Unidades Básicas de Saúde. Só temos que agradecer a aceitação e acolhimento por parte da classe garimpeira", comentou a enfermeira Claudia Amanda Gudeiky Carvalho.

O técnico da Coogavepe, Elcio Pereira, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho da equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde Matupaense, pois atuou com extrema competência e acima de tudo de forma humanizada no desenvolver da missão de descentralizar os serviços públicos de saúde.

"A exemplo do que ocorreu nos demais municípios, aqui houve toda uma mobilização de veículos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e agentes de saúde, além de toda a logística de materiais e equipamentos, que seguramente assegurou o resultado positivo do Projeto Saúde do Garimpeiro", enfatizou Elcio.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Esportes

Campo Sintético do Bela Vista deverá estar concluído neste mês

O prefeito Paulistinha segue firme na missão de levar mais qualidade de vida aos bairros de Peixoto de Azevedo.

Campo Sintético do Bela Vista deverá estar concluída neste mês
Foto: Obra em execução

O prefeito Paulistinha segue firme na missão de levar mais qualidade de vida aos bairros de Peixoto de Azevedo. No Bela Vista, foi iniciada a construção do Complexo Esportivo Comunitário, com investimento de R$ 1,2 milhão.

O campo sintético já está recebendo o gramado e o alambrado, e a iluminação em LED será instalada nas próximas semanas.

Além do campo, o espaço terá pista de caminhada, quadra de basquete, playground, área de convivência e um projeto de jardinagem e arborização.

“Essa obra é muito mais que esporte, é a oportunidade de reunir a comunidade em um ambiente de lazer, recreação e cultura, onde a gente pode celebrar a vida em harmonia com a natureza”, disse o prefeito Paulistinha.

A expectativa é que nos próximos meses os moradores e visitantes já possam desfrutar de um ponto de encontro que une saúde, diversão e respeito ao meio ambiente.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Secretaria de Agricultura faz doação de sementes de milho criolo

500 kg de sementes de milho crioulo serão distribuídas para atender agricultores familiares do município.

Secretaria de Agricultura faz doação de sementes de milho criolo
Foto: Divulgação

A Secretaria de Agricultura de Peixoto, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Sementes (CONAB), está disponibilizando 500 kg de sementes de milho crioulo para atender agricultores familiares do município. A iniciativa beneficia gratuitamente sitiantes, chacareiros e assentados interessados no cultivo da cultura.

De acordo com o secretário Clóvis Manica, as sementes de milho crioulo não são geneticamente melhoradas, o que permite ao produtor realizar o plantio, o cultivo, a replicação da lavoura e o armazenamento das sementes para os próximos ciclos produtivos. Essa característica garante maior autonomia ao agricultor, além de redução de custos na produção.

O milho crioulo é reconhecido pela boa adaptação às condições locais, resistência, diversidade e viabilidade em pequenas propriedades rurais, sendo amplamente utilizado tanto para alimentação humana. Sua rusticidade favorece a produção em sistemas familiares, fortalecendo a segurança alimentar e a sustentabilidade no campo.

A Secretaria de Agricultura está localizada na Avenida Itamar Dias e informa ainda que a Prefeitura de Peixoto de Azevedo segue trabalhando na formalização de parcerias, convênios e termos de cooperação, com o objetivo de ampliar o fornecimento de sementes e mudas de diversas culturas, impulsionando e potencializando a produção da agricultura familiar no município.

Prioridades:

- Quem trabalha com milho doce;

- Chacareiros;

- Agricultura familiar de pequena escala.

Para receber:

Documentos pessoais (identidade, CPF);

Dados da propriedade (nome, endereço, tamanho da área que cultiva com milho).

Será fornecido em pequenas quantidades, pois a prioridade é garantir a multiplicação.

Como solicitar a reserva:

 - Via WhatsApp da Secretaria (66)35752474.

- Na Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, localizada na Avenida Itamar Dias, n° 613, bairro Centro, Peixoto de Azevedo/MT.

Ver Mais

Mais Vistas