Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Prefeitura irá fiscalizar aglomerações no Complexo dos Lagos

Até o Dia 30 de Junho está proibida a aglomeração de pessoas nas Praças Públicas e Complexo Turístico Matupaense

Prefeitura irá fiscalizar aglomerações no Complexo dos Lagos
Foto: Complexo dos Lagos

O Comitê de Enfrentamento e Prevenção do Novo Coronavírus esteve reunido e decidiu por intensificar as medidas determinantes e eficazes para conter o avanço do contágio e disseminação da doença, que no município de Matupá vem registrando um avanço nos últimos dias devido a um certo comodismo das pessoas que estão se descuidando em relação ao uso de máscaras faciais, higienização das mãos, distanciamento social, desinfectação de ambientes laborais e até mesmo descumprimento da quarentena, apesar de um forte trabalho de divulgação de caráter informativo e de conscientização nos veículos de comunicação.

Outro fator preocupante diz respeito as aglomerações verificadas no Complexo Turístico dos Lagos, Praças Públicas e a realização de Festas em ambientes privados e sem a respeitabilidade das orientações preventivas amplamente propagadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e da própria Secretaria Municipal de Saúde.

O Decreto Nº 3.276 de 02 de junho de 2020 estabelece que até o dia 30 de junho fica proibido a aglomeração de pessoas em áreas públicas, como: Complexo dos Lagos e Praças, sendo que os munícipes adeptos a exercícios como caminhadas e corridas poderão fazê-los, desde que seja usando máscara facial e de forma individual.

O que se tem observado é que pessoas se reúnem e se aglomeram principalmente nos Lagos Matupaenses para tomar chimarrão, tererê e até para realizar piqueniques em família e amigos, uma situação não aceitável e perigosa em tempos de pandemia, e que se tornam atitudes de potencial contaminação e propagação do COVID-19.

A fiscalização se tornará ainda mais frequente e a Vigilância Epidemiológica conta com a cooperação, ajuda e conscientização da comunidade, já que são 126 casos notificados e 23 confirmados no município.   

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Meio Ambiente

Acadêmicos da UNIFAMA e Cooperados buscal Viveiro Coogavepe

Mudas de árvores são distribuídas para recuperação de áreas degradadas e para atividade de pesquisas dos universitários

Acadêmicos da UNIFAMA e Cooperados buscal Viveiro Coogavepe
Foto: Acadêmicos da Unifama no Viveiro
A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, continua contribuindo em projetos de reflorestamento nos municípios de sua área de abrangência. Por meio do Centro Tecnológico de Mineração e Viveiro de Mudas, constantemente são distribuídas mudas de árvores nativas e frutíferas, não apenas para seus mais de 6.000 cooperados, bem como para os sitiantes, chacareiros e até para atividades e pesquisas de cunhos ambientais de acadêmicos da faculdade UNIFAMA.
 
A Coogavepe conta com Engenheiros Florestais, Biólogos, Engenheiros Ambientais e Viveiristas que auxiliam, orientam e prestam assistência no procedimento de recuperação de áreas degradadas, conservação e recuperação ambiental.
 
O Viveiro de Mudas da Coogavepe está aberto a termos de cooperação técnica e parcerias desempenhando junto as associações de produtores e de bairros, clubes de serviços, escolas e outras instituições papel fundamental na produção de espécies florestais e na promoção da biodiversidade nas cidades do extremo norte de Mato Grosso.
 
Em anexo ao Centro Tecnológico de Mineração esta aberto a visitação e até para aulas a campo, o Viveiro de Mudas com uma gestão eficiente dos técnicos do Departamento Ambiental da Coogavepe desde a seleção criteriosa das espécies a serem produzidas, a coleta e triagem das sementes, o acompanhamento sistemático do crescimento das mudas, preparação para o plantio e distribuição.
Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Mais Vistas