Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Judiciário e MPE fazem doação de Carteiras Escolares e Mesas para Cadeirantes a APAE

Celebração de TAC viabiliza aquisição e entrega de conjuntos de mesas e cadeiras escolares para entidade filantrópica Matupaense

Judiciário e MPE fazem doação de Carteiras Escolas e Mesas para Cadeirantes a APAE
Foto: Entrega de Carteiras Escolares a APAE

O Juiz de Direito, Dr. Evandro Juarez Rodrigues e a Promotora de Justiça de Matupá, Dra. Rebeca Santana Rêgo, estiveram na manhã desta segunda-feira (23) visitando as dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, instituição filantrópica estabelecida no Bairro União.

Na ocasião eles foram recebidos pelos membros da Diretoria e Professores, que mostraram toda a estrutura física, desde a quadra de esportes, cozinha e refeitório, horta escolar, sala de artesanato, laboratório de informática, sala de fisioterapia, setor administrativo, entre outras dependências.

Além da visita de cortesia a APAE, os representantes do Judiciária e do Ministério Público Estadual oficializaram a entrega de 01 conjunto infantil, 10 conjuntos juvenil e 60 conjuntos adulto de carteiras escolares, além de 10 mesas especificamente para cadeirantes.

O mobiliário escolar de alta resistência garantirá maior conforto aos mais de 70 alunos Apaeanos, e também proporcionam a repaginação das salas de aula.

Os recursos para aquisição de todo material são de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), instrumento legal que o MPE utiliza com o respaldo do Juiz da Comarca com a finalidade de impedir a continuidade da situação de ilegalidade, reparar o dano ao direito coletivo e evitar a ação judicial.

“Percebemos o zelo e a responsabilidade da diretoria, professores, funcionários e voluntários da APAE, não apenas em relação ao prédio, mas principalmente na promoção da atenção e assistência humanizada aos portadores de necessidades especiais. Projetos e ações sociais como estes continuarão obtendo respaldo absoluto do Poder Judiciário em prol da inclusão e justiça social”, disse o Juiz Dr. Evandro Rodrigues.

A Promotora de Justiça, Dra. Rebeca Santana Rêgo, agradeceu o empenho do Dr. Marcelo Mantovani Beato, que esteve a frente do MPE em Matupá durante a sua licença, formalizando Termos de Ajustamentos de Conduta, que na sua essência e execução contemplam instituições ilibadas e que desenvolvem extraordinários serviços no campo social, como é o caso da APAE.

“É muito gratificante cumprirmos a nossa missão e através dela proporcionar melhores condições de desenvolvimento das atividades pela APAE Matupaense, que por sua vez, presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem dela necessita, não medindo esforços na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, comentou a Promotora Dra. Rebeca Rêgo.  

Estiveram presentes durante a visitação a Diretora da APAE, Iolanda Lazarotto, Presidente da Instituição Nadir Scatola Picheler e o Presidente de Honra, Dioníssio Barboza.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Frota de Ônibus Escolares passa por revisão em Terra Nova do Norte

31 ônibus da frota estão sendo revisados e passando por manutenções preventivas

Frota de Ônibus Escolares passa por revisão em Terra Nova do Norte
Foto: Secretário acompanha serviços

A Prefeitura de Terra Nova do Norte tem reforçado o compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes da rede municipal de ensino por meio da revisão e manutenção preventiva da frota de ônibus escolares.

Neste período de férias a Secretaria Municipal de Educação realiza os serviços que visam assegurar que os mais de 30 veículos estejam em plenas condições de uso, garantindo um transporte seguro, confortável e eficiente para os alunos.

“Além de ser uma exigência legal e um fator fundamental para evitar acidentes, a revisão dos ônibus escolares é uma demonstração de responsabilidade com o dinheiro público”, declarou o Secretário Reginaldo Marcolan.

Estão sendo desenvolvidos serviços de manutenção — que incluem revisão mecânica, elétrica, suspensão e outros.

“Estamos zelando pelo transporte dos nossos estudantes com um olhar cuidadoso e preventivo. A revisão da frota não só proporciona mais segurança, como também evita gastos maiores com consertos de última hora. É uma política de gestão eficiente do Prefeito Pascoal Alberton que prioriza o futuro das nossas crianças e adolescentes”, destacou Reginaldo.

Com a manutenção adequada, os ônibus escolares cumprem os trajetos com pontualidade e confiabilidade, fator essencial para o bom andamento do calendário escolar. Além disso, a conservação dos veículos reflete diretamente na autoestima dos alunos, que passam a ser transportados com mais dignidade.

Com esse cuidado contínuo com a frota, Terra Nova do Norte reafirma seu compromisso com a educação, a segurança e o uso consciente dos recursos públicos, assegurando um transporte escolar digno para todos os seus estudantes.

Ver Mais

Meio Ambiente

Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários

Projeto Ambiental Matupaense conta com mais de 25 instituições parceiras de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte

Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários
Foto: Reunião na Câmara de Vereadores

No próximo dia 23 de agosto, os municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo sediarão a grande ação de limpeza dos rios Peixoto e Peixotinho, por meio do Projeto Unidos pelo Rio.

Como etapa fundamental para a organização da iniciativa, foi realizada uma reunião preparatória no auditório da Câmara de Vereadores reunindo representantes de 25 instituições parceiras que estarão engajadas na causa ambiental que está em sua 3ª edição.

Segundo a Engenheira Florestal, Elizangela Claro, a reunião teve como objetivo alinhar estratégias, dividir responsabilidades e planejar toda a logística da ação, garantindo que cada ponto do trajeto dos rios receba a devida atenção.

Entre os envolvidos estão Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação, Agricultura e Saúde, Lions Clube, Rotary Clube, Cooperativa de Garimpeiros, Concessionária Via Brasil, Frigorífico Frialto, ASSCOMIN, Corpo de Bombeiros, Confinamento Ponto Alto, Igrejas Adventista e Assembleia de Deus Madureira, Sindicato Rural, ExGold Mineração, PA Gold, Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires, SEMA-MT, Câmara Municipal de Matupá, AGRIPAC, TV Miragem, Águas de Matupá e Peixoto, Master Print, Semma Peixoto, entre outras. Todos comprometidos com a preservação dos recursos hídricos da região.

O Projeto Unidos pelo Rio representa uma mobilização coletiva em prol da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. Além da limpeza, coleta seletiva, afixação de placas ambientais, a ação também busca conscientizar a população sobre a importância de manter os rios limpos, proteger a fauna e flora aquáticas e valorizar os recursos naturais como patrimônio de todos.

O Engenheiro Florestal da Coogavepe, André Zampieri, destacou que a união entre os municípios e os parceiros reforça o compromisso com o futuro e demonstra que, com cooperação e dedicação, é possível transformar realidades e preservar o que a natureza tem de mais precioso.

Estão sendo preparados para o dia de limpeza, uniformes personalizados, barcos, caminhonetes, EPI’s, caminhões e maquinários, além de café da manhã e almoço de confraternização.

Ver Mais

Mais Vistas