Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Judiciário e MPE fazem doação de Carteiras Escolares e Mesas para Cadeirantes a APAE

Celebração de TAC viabiliza aquisição e entrega de conjuntos de mesas e cadeiras escolares para entidade filantrópica Matupaense

Judiciário e MPE fazem doação de Carteiras Escolas e Mesas para Cadeirantes a APAE
Foto: Entrega de Carteiras Escolares a APAE

O Juiz de Direito, Dr. Evandro Juarez Rodrigues e a Promotora de Justiça de Matupá, Dra. Rebeca Santana Rêgo, estiveram na manhã desta segunda-feira (23) visitando as dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, instituição filantrópica estabelecida no Bairro União.

Na ocasião eles foram recebidos pelos membros da Diretoria e Professores, que mostraram toda a estrutura física, desde a quadra de esportes, cozinha e refeitório, horta escolar, sala de artesanato, laboratório de informática, sala de fisioterapia, setor administrativo, entre outras dependências.

Além da visita de cortesia a APAE, os representantes do Judiciária e do Ministério Público Estadual oficializaram a entrega de 01 conjunto infantil, 10 conjuntos juvenil e 60 conjuntos adulto de carteiras escolares, além de 10 mesas especificamente para cadeirantes.

O mobiliário escolar de alta resistência garantirá maior conforto aos mais de 70 alunos Apaeanos, e também proporcionam a repaginação das salas de aula.

Os recursos para aquisição de todo material são de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), instrumento legal que o MPE utiliza com o respaldo do Juiz da Comarca com a finalidade de impedir a continuidade da situação de ilegalidade, reparar o dano ao direito coletivo e evitar a ação judicial.

“Percebemos o zelo e a responsabilidade da diretoria, professores, funcionários e voluntários da APAE, não apenas em relação ao prédio, mas principalmente na promoção da atenção e assistência humanizada aos portadores de necessidades especiais. Projetos e ações sociais como estes continuarão obtendo respaldo absoluto do Poder Judiciário em prol da inclusão e justiça social”, disse o Juiz Dr. Evandro Rodrigues.

A Promotora de Justiça, Dra. Rebeca Santana Rêgo, agradeceu o empenho do Dr. Marcelo Mantovani Beato, que esteve a frente do MPE em Matupá durante a sua licença, formalizando Termos de Ajustamentos de Conduta, que na sua essência e execução contemplam instituições ilibadas e que desenvolvem extraordinários serviços no campo social, como é o caso da APAE.

“É muito gratificante cumprirmos a nossa missão e através dela proporcionar melhores condições de desenvolvimento das atividades pela APAE Matupaense, que por sua vez, presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem dela necessita, não medindo esforços na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, comentou a Promotora Dra. Rebeca Rêgo.  

Estiveram presentes durante a visitação a Diretora da APAE, Iolanda Lazarotto, Presidente da Instituição Nadir Scatola Picheler e o Presidente de Honra, Dioníssio Barboza.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Servidor Municipal pode se tornar Micro Empreendedor Individual

Projeto de Lei do vereador Samuel Carteiro é aprovado e sancionado pelo Prefeito Municipal de Matupá

Servidor Municipal pode se tornar Micro Empreendedor Individual
Foto: Samuel Carteiro - Vereador

Já está em vigor a Lei Nº 257 de abril de 2025 sancionada pelo Prefeito de Matupá, Bruno Santos Mena, que dispõe sobre a possibilidade de inclusão de servidores públicos municipais a modalidade MEI – Micro Empreendedor Individual.

A proposta é do Vereador Samuel Carteiro e obteve aprovação unânime dos demais parlamentares e visa incentivar os servidores públicos a empreender através do trabalho autônomo, desde que não tenha conflito de interesses com o seu cargo e respeite o turno de trabalho no órgão ou administração pública.

“A lei em vigor está possibilitando a formalização desses servidores e a geração de uma renda extra, além de benefícios como acesso a linhas de crédito junto as instituições financeiras”, mencionou o 1º Secretário da Câmara, Samuel Carteiro.

O parlamentar lembrou que muitos estão participando de cursos de capacitação e formação profissionalizante nas mais diferentes áreas do mercado e isso é providencial para o planejamento, organização e estratégias que vão impactar no desenvolvimento de empreendimentos, serviços e negócios que incrementarão seu ganho financeiro.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Associação de Acadêmicos recebe repasse para Transporte Universitário

Foram repassados mais de R$ 40 mil para ajuda de custo ao transporte universitário

Associação de Acadêmicos recebe repasse para Transporte Universitário
Foto: Victor Gabriel - Pres. da Associação

Após indicação do vereador Joranir Soares e aprovação de Projeto de Lei do Prefeito de Peixoto de Azevedo, Nilmar Miranda, a Associação dos Acadêmicos de Peixoto de Azevedo já recebeu o primeiro repasse financeiro no valor de R$ 40.000,00 a título de ajuda de custo para o transporte universitário dos alunos da cidade e do distrito União do Norte.

O Presidente da Associação, Victor Gabriel, anunciou que o dinheiro está na conta da entidade e que os abastecimentos dos 9 ônibus serão realizados e com toda prestação de contas e transparência necessários.

Ele agradeceu a todos os vereadores pela aprovação do Projeto e a Prefeitura pelo compromisso honrado de repasse da verba que garante o transporte dos universitários até a cidade de Guarantã do Norte, beneficiando mais de 600 alunos de Peixoto de Azevedo e distrito União do Norte.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Coogavepe recebe visita de instituições Paraenses

Subseção da OAB, Cooperativas, Câmara de Vereadores e Institutos Minerais do Pará estão em Peixoto de Azevedo

Coogavepe recebe visita de instituições Paraenses
Foto: Comitiva Paraense na Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, está recebendo a visita da comitiva composta por vereadores da Câmara de Itaituba-PA, Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará – Fecogap, Subseção da OAB de Itaituba-PA, Cooperativa de Extração Mineral Água Branca e do Instituto Mineral do Tapajós.

Recepcionados pelo Presidente, Gilson Camboim, no primeiro dia da programação conhecimento da gestão, infraestrutura, operacionalidade, quadro multiprofissional, pesquisas e estudos e o modelo cooperativo referencial em mineração legal e sustentável focado no desenvolvimento econômico com a responsabilidade social e ambiental. 

A comitiva Paraense esteve também no Centro Tecnológico de Mineração onde conheceram a Mesa Vibratória Concentradora e Resumidora da AÇOMAQUINAS desenvolvida para apuração de ouro sem a utilização de produtos químicos como cianeto ou mercúrio. 

Mesa Vibratória

Os representantes das cooperativas, poder legislativo, classe de advocacia, associações e institutos ligados ao ramo mineral estiveram também no Viveiro de Mudas da Coogavepe que atende os mais de 6.000 cooperados, a agricultura familiar, instituições filantrópicas e as comunidades.

As mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais são distribuídas gratuitamente e utilizadas para recuperação de áreas degradadas sendo um importante instrumento de sustentabilidade e mitigação de impactos ambientais.

Viveiro Coogavepe

A Coogavepe agradece os representantes da Câmara municipal de Itaituba, Valdir Amadeu Silva (Vereador) e Jatniel Santos (Assessor Parlamentar), Erika Almeida Gomes e Karen Odoricio Navarro (OAB), Fabio Lopes Martins (Presidente da Cooperativa de Agua Branca), Benedison Duarte Gomes (Assessor Jurídico), Carlos Alberto da Silva e Aguinaldo Inácio da silva ( Conselheiros da Comeabra), Cleiciane Suassuna Gitassi (Presidente do Instituto Mineral do Tapajós) e as representantes da Comissão de Mineração da OAB, Dra. Suelen Maria e Dra. Beatriz Baleiro.

Centro Tecnológico

Mineral Máquinas Mineradora

Ver Mais

Mais Vistas