Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Vereador Carmilton cobra atendimento de fisioterapia na Linha 3 da São José União

Atendimento de fisioterapeuta atenderia demanda existente nos assentamentos rurais localizados a mais de 120 km do município de Matupá

Vereador Carmilton cobra atendimento de fisioterapia na Linha 3 da São José União
Foto: Vereador Carmilton Jorge

Preocupados com os moradores das Glebas União e Padovani no contexto do acesso a saúde pública, os Vereadores Carmilton Jorge e Louredo da Gleba, indicaram ao Prefeito Bruno Mena e a Secretaria de Saúde que providencie em caráter de urgência a contratação de um profissional fisioterapeuta para atender os pacientes no Posto de Saúde da Linha 03.

Os parlamentares receberam reivindicações dos cidadãos da localidade distante mais de 120 km da sede do município de Matupá, muitos deles acometidos pela Covid-19, vítimas de acidentes de transito, trabalho e doméstico, portador de deficiência físico-motora e outras enfermidades, onde o tratamento fisioterapêutico é um fator preponderante no processo de reabilitação e o bem-estar das pessoas.

“Temos idosos, crianças, gestantes e outras pessoas que estão com suas atividades motoras limitadas por conta de enfermidades, porém são passiveis de tratamento, recuperação e reabilitação. Este tipo de atendimento especializado precisa ser implementado na Unidade Básica de Saúde da Linha 03 da Gleba São José União. Isso é uma necessidade premente dos moradores, que são obrigados a gastar com locomoção e alimentação e até estadia para acessar os serviços nos setores públicos e privados”, enfatizou o Vereador Carmilton Jorge.

Ele lembrou que muitos deram entrada com Processos junto ao INSS, cuja burocracia, morosidade e falta de peritos médicos tem feito com que desistam de seus direitos aos benefícios previdenciários.

Os Vereadores Louredo da Gleba e Carmilton Jorge também lembraram que a fisioterapia exerce uma função importante na prevenção de doenças, inclusive em casos de tratamento de uma deficiência temporária ou perene, pois contribui sensivelmente para melhorar a qualidade de vida de pessoas.

“Esperamos que sejamos atendidos, uma vez que existem centenas de famílias nas Glebas União e Padovani que aguardam assim como nós uma resposta positiva da Secretaria Municipal de Saúde. A Unidade de Saúde dispõe de condições de infraestrutura para agregar no seu quadro de atendimento esta especialidade, que certamente será fundamental na recuperação de capacidades motoras, da prevenção de lesões e da aplicação adequada de exercícios físicos específicos para sua reabilitação”, disse Carmilton Jorge.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Meio Ambiente

Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários

Projeto Ambiental Matupaense conta com mais de 25 instituições parceiras de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte

Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários
Foto: Reunião na Câmara de Vereadores

No próximo dia 23 de agosto, os municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo sediarão a grande ação de limpeza dos rios Peixoto e Peixotinho, por meio do Projeto Unidos pelo Rio.

Como etapa fundamental para a organização da iniciativa, foi realizada uma reunião preparatória no auditório da Câmara de Vereadores reunindo representantes de 25 instituições parceiras que estarão engajadas na causa ambiental que está em sua 3ª edição.

Segundo a Engenheira Florestal, Elizangela Claro, a reunião teve como objetivo alinhar estratégias, dividir responsabilidades e planejar toda a logística da ação, garantindo que cada ponto do trajeto dos rios receba a devida atenção.

Entre os envolvidos estão Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação, Agricultura e Saúde, Lions Clube, Rotary Clube, Cooperativa de Garimpeiros, Concessionária Via Brasil, Frigorífico Frialto, ASSCOMIN, Corpo de Bombeiros, Confinamento Ponto Alto, Igrejas Adventista e Assembleia de Deus Madureira, Sindicato Rural, ExGold Mineração, PA Gold, Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires, SEMA-MT, Câmara Municipal de Matupá, AGRIPAC, TV Miragem, Águas de Matupá e Peixoto, Master Print, Semma Peixoto, entre outras. Todos comprometidos com a preservação dos recursos hídricos da região.

O Projeto Unidos pelo Rio representa uma mobilização coletiva em prol da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. Além da limpeza, coleta seletiva, afixação de placas ambientais, a ação também busca conscientizar a população sobre a importância de manter os rios limpos, proteger a fauna e flora aquáticas e valorizar os recursos naturais como patrimônio de todos.

O Engenheiro Florestal da Coogavepe, André Zampieri, destacou que a união entre os municípios e os parceiros reforça o compromisso com o futuro e demonstra que, com cooperação e dedicação, é possível transformar realidades e preservar o que a natureza tem de mais precioso.

Estão sendo preparados para o dia de limpeza, uniformes personalizados, barcos, caminhonetes, EPI’s, caminhões e maquinários, além de café da manhã e almoço de confraternização.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto

ACS e ACE receberão RGA de 2,38% enquanto outras categorias revisão de 6,27%

Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto
Foto: Sede do Legislativo

A Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo aprovou, por unanimidade, o Reajuste Geral Anual (RGA) aos servidores públicos municipais, reconhecendo o compromisso e a dedicação dos profissionais que atuam em prol da população.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) receberão o reajuste de 2,38%, enquanto os demais servidores municipais terão o índice de 6,27% aplicado em seus vencimentos.

O projeto de lei segue para a sanção do Prefeito Municipal e a medida representa mais que uma correção inflacionária, simboliza o respeito ao trabalho diário desempenhado com responsabilidade e zelo por esses profissionais.

“O reajuste reafirma o compromisso dos 13 vereadores com a valorização do funcionalismo e a importância da atuação do Poder Legislativo na defesa dos direitos dos servidores Peixotenses. É de nossa competência e responsabilidade de trabalho reconhecer, respeitar e valorizar àqueles que, com dedicação, ajudam a construir um serviço público de qualidade e acessível a todos os cidadãos”, mencionou o Presidente da Câmara de Vereadores, Thawê Dorta.

Ele lembrou que o RGA de 6,27% que será pago ao funcionalismo supera o índice de inflação de 2024 que foi de 4,83%.

Ver Mais

Mais Vistas