Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Vereador Carmilton cobra atendimento de fisioterapia na Linha 3 da São José União

Atendimento de fisioterapeuta atenderia demanda existente nos assentamentos rurais localizados a mais de 120 km do município de Matupá

Vereador Carmilton cobra atendimento de fisioterapia na Linha 3 da São José União
Foto: Vereador Carmilton Jorge

Preocupados com os moradores das Glebas União e Padovani no contexto do acesso a saúde pública, os Vereadores Carmilton Jorge e Louredo da Gleba, indicaram ao Prefeito Bruno Mena e a Secretaria de Saúde que providencie em caráter de urgência a contratação de um profissional fisioterapeuta para atender os pacientes no Posto de Saúde da Linha 03.

Os parlamentares receberam reivindicações dos cidadãos da localidade distante mais de 120 km da sede do município de Matupá, muitos deles acometidos pela Covid-19, vítimas de acidentes de transito, trabalho e doméstico, portador de deficiência físico-motora e outras enfermidades, onde o tratamento fisioterapêutico é um fator preponderante no processo de reabilitação e o bem-estar das pessoas.

“Temos idosos, crianças, gestantes e outras pessoas que estão com suas atividades motoras limitadas por conta de enfermidades, porém são passiveis de tratamento, recuperação e reabilitação. Este tipo de atendimento especializado precisa ser implementado na Unidade Básica de Saúde da Linha 03 da Gleba São José União. Isso é uma necessidade premente dos moradores, que são obrigados a gastar com locomoção e alimentação e até estadia para acessar os serviços nos setores públicos e privados”, enfatizou o Vereador Carmilton Jorge.

Ele lembrou que muitos deram entrada com Processos junto ao INSS, cuja burocracia, morosidade e falta de peritos médicos tem feito com que desistam de seus direitos aos benefícios previdenciários.

Os Vereadores Louredo da Gleba e Carmilton Jorge também lembraram que a fisioterapia exerce uma função importante na prevenção de doenças, inclusive em casos de tratamento de uma deficiência temporária ou perene, pois contribui sensivelmente para melhorar a qualidade de vida de pessoas.

“Esperamos que sejamos atendidos, uma vez que existem centenas de famílias nas Glebas União e Padovani que aguardam assim como nós uma resposta positiva da Secretaria Municipal de Saúde. A Unidade de Saúde dispõe de condições de infraestrutura para agregar no seu quadro de atendimento esta especialidade, que certamente será fundamental na recuperação de capacidades motoras, da prevenção de lesões e da aplicação adequada de exercícios físicos específicos para sua reabilitação”, disse Carmilton Jorge.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

SMS mobiliza lideranças religiosas em ações preventivas contra a dengue

Coordenação da Vigilância Epidemiológica solicita apoio das lideranças religiosas na conscientização da comunidade Guarantaense

SMS mobiliza lideranças religiosas em ações preventivas contra a dengue
Foto: Francisco Vieira - Coordenador da Vigilância

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte iniciou o ano com um conjunto de estratégias voltadas ao engajamento de toda a comunidade nas ações preventivas contra a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Como parte desse trabalho, foi realizada uma reunião de alinhamento que contou com a participação de lideranças religiosas, com o objetivo de ampliar o alcance das orientações e levar informações essenciais sobre o combate à proliferação do mosquito aedes aegypti aos lares Guarantaenses.

Durante o encontro, foram reforçadas medidas simples e eficazes de prevenção, como eliminar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e calhas, manter caixas d’água e reservatórios bem vedados, descartar corretamente o lixo e limpar quintais e terrenos.

A Secretaria alertou ainda sobre os riscos à saúde causados pelas doenças transmitidas pelo mosquito, que podem provocar febre alta, dores no corpo e nas articulações, manchas na pele, dor de cabeça intensa e, em casos mais graves, complicações que exigem acompanhamento médico.
“Com a chegada do período chuvoso, a Vigilância Epidemiológica faz um alerta especial, pois o aumento das chuvas favorece o surgimento de focos e criadouros do Aedes aegypti.

Segundo o órgão, a Secretaria de Saúde desenvolverá todas as ações necessárias para o enfrentamento às endemias, incluindo mutirões de limpeza, monitoramento de áreas de risco, orientações educativas, controle de focos e a visitação periódica dos agentes de combate às endemias nas residências e estabelecimentos”, disse o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Francisco Vieira.

A Secretaria de Saúde reforça que o sucesso no combate à dengue, zika e chikungunya depende do comprometimento de toda a população. Cada morador deve fazer a sua parte, adotando práticas preventivas no dia a dia. Em caso de sintomas, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para avaliação e atendimento adequado. Juntos, poder público e comunidade podem vencer essa batalha em defesa da saúde coletiva.

Ver Mais

Mais Vistas