Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Matupá poderá implantar o Selo Municipal de Origem Artesanal

O Projeto de Lei é de autoria do Vereador Marcos Icassati e beneficiará dezenas de produtores Matupaenses

Matupá poderá implantar o Selo Municipal de Origem Artesanal
Foto: Vereador Marcos Icassatti

O Vereador Marcos Icassatti é o autor do Projeto de Lei Nº 15/2021 aprovado unanimemente pelo plenário do Poder Legislativo de Matupá e que cria o Selo Municipal de Origem Artesanal.

A proposição vem da solicitação dos produtores e tem por objetivo certificar a qualidade do que é produzido de forma artesanal, possibilitando que o mercado local possa adquirir, expor e comercializar esse tipo de produto alimentício.

O município conta com diversos sitiantes, chacareiros e assentados rurais que serão beneficiados com a sanção da lei e emissão do selo, que por sua vez deverá ser normatizado pela Prefeitura que também poderá prestar suporte técnico, consultoria e assessoramento.

“Matupá tem se destacado na produção de alimentos como: mel, derivados do leite, embutidos e defumados, doces e compotas, pescado, panificação caseira, conservas de legumes e hortaliças, entre outros gêneros alimentícios que ainda são comercializados apenas na feira e em muitos casos de porta em porta. Este projeto representa o fortalecimento das cadeias produtivas, a legalização do procedimento de comercialização e a potencialização dos negócios destes empreendedores que passarão a gerar mais empregos e renda”, comentou o Vereador Marcos Icassatti.

Para o parlamentar, o Selo Municipal de Origem Artesanal será um divisor de águas para os produtores, uma vez que agrega valor aos produtos devido as boas práticas de fabricação, condições higiênico-sanitárias e procedimentos do processo produtivo, assegurando a produção de alimento seguro ao consumidor Matupaense.

Uma reunião expositiva sobre o Selo Municipal de Origem Artesanal foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores onde a Médica Veterinária, Lori Renata, explicou a importância, viabilidade técnica, administrativa, financeira e outros benefícios com a implantação e regulamentação do selo que atestará a identidade artesanal, a qualidade dos alimentos e oportunizará o acesso formal ao mercado e a venda dos produtos nos estabelecimentos, a exemplo do que ocorre no município de Guarantã do Norte-MT.

“Esperamos que o Prefeito Municipal dê prioridade a este importante projeto e coloque em prática já em 2022. Temos uma cultura forte com produtos hortifrutigranjeiros de altíssima qualidade. O selo ampliará o mercado, permitindo aos pequenos produtores artesanais agreguem mais valor ao produtor, gerar mais renda, ampliação dos negócios, e consequentemente, a fomentação da economia no nosso município de Matupá”, declarou o Presidente da Câmara, Marcos Icassatti.

Participaram da reunião de trabalho sobre o Selo Municipal representantes da Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Agricultura, Associação de Chacareiros e Vereadores.

 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Recuperação emergencial de vias em Guarantã do Norte

O Bairro Parque do Lago está recebendo uma série de intervenções.

Recuperação emergencial de vias em Guarantã do Norte
Foto: Patrolamento de Ruas

A Secretaria de Infraestrutura está atuando de forma emergencial na recuperação de trechos não pavimentados que, com as fortes chuvas da temporada, ficaram comprometidos. A Prefeitura tem aproveitado os intervalos de sol para reparar os danos, garantindo maior fluidez ao trânsito e evitando transtornos à população.

O Bairro Parque do Lago está recebendo uma série de intervenções. Os serviços incluem o preenchimento das valas, compactação do solo e patrolamento, garantindo melhores condições de tráfego, mais segurança e mobilidade para os moradores.

As ações fazem parte do cronograma de trabalho da gestão do prefeito Márcio Gonçalves em manter a cidade trafegável, especialmente nos períodos mais críticos, assegurando qualidade de vida e atenção contínua aos bairros.

Ver Mais

Esportes

Campo Sintético do Bela Vista deverá estar concluído neste mês

O prefeito Paulistinha segue firme na missão de levar mais qualidade de vida aos bairros de Peixoto de Azevedo.

Campo Sintético do Bela Vista deverá estar concluída neste mês
Foto: Obra em execução

O prefeito Paulistinha segue firme na missão de levar mais qualidade de vida aos bairros de Peixoto de Azevedo. No Bela Vista, foi iniciada a construção do Complexo Esportivo Comunitário, com investimento de R$ 1,2 milhão.

O campo sintético já está recebendo o gramado e o alambrado, e a iluminação em LED será instalada nas próximas semanas.

Além do campo, o espaço terá pista de caminhada, quadra de basquete, playground, área de convivência e um projeto de jardinagem e arborização.

“Essa obra é muito mais que esporte, é a oportunidade de reunir a comunidade em um ambiente de lazer, recreação e cultura, onde a gente pode celebrar a vida em harmonia com a natureza”, disse o prefeito Paulistinha.

A expectativa é que nos próximos meses os moradores e visitantes já possam desfrutar de um ponto de encontro que une saúde, diversão e respeito ao meio ambiente.

Ver Mais

Mais Vistas