Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Projeto circense percorre norte mato-grossense com espetáculo que mistura dança e teatro para retratar o universo rural

Ação também leva exposição, palestras, oficinas e outras atividades para alunos e professores da rede pública de ensino

Projeto circense percorre norte mato-grossense com espetáculo que mistura dança e teatro para retratar o universo rural
Foto: Projeto Cultural

Desde 23 de maio, o estado de Mato Grosso recebe os projetos Circo no Brasil e Festival de Circo, iniciativas que visam levar a magia circense para mais de 15 mil mato-grossenses de todas as idades. Com passagem pelas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Alta Floresta, Matupá, Boa Esperança do Norte e Tapurah, os projetos contam com um espetáculo que mistura teatro, dança e técnicas circenses para levantar questões importantes sobre sustentabilidade, educação ambiental e a vida no campo e, além da apresentação, o festival também realiza oficinas, atividades culturais e educativas para alunos e professores da rede pública de ensino.

Com patrocínio da Agro Baggio, idealização e realização da NTICS Projetos e, o projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e visa estimular o acesso a bens culturais sobretudo de crianças e adolescentes. "O circo, como uma forma de arte universal, transcende barreiras de idioma, cultura e idade, tornando-se acessível a todos. Ao incorporar a sustentabilidade como tema central em seus espetáculos, o circo se torna uma poderosa ferramenta para conscientização. Quando combinado com educação, não apenas entretém e encanta, mas também educa e inspira o público, transmitindo informações relevantes e incentivando ações positivas em prol do meio ambiente", afirma Ana Carolina Xavier, diretora da NTICS Projetos. 

Realizando de duas a seis apresentações em cada local, no total serão 34 apresentações nas oito cidades. No espetáculo A Magia da Lona, que se passa em uma plantação encantada, uma terrível tempestade assola a terra, levando consigo toda a esperança. Com a ajuda de criaturas mágicas, a corajosa Doralice, parte em busca de um sonho perdido, descobrindo que a verdadeira magia é a esperança que brota em cada um de nós, levando o público a refletir sobre como a esperança é a semante para criarmos um mundo melhor.

O elenco conta com artistas renomados como Peterson Jardim, palhaço que já atuou na Alemanha e nos Emirados Árabes, a acrobata Anastácia, que é ucraniana e já trabalhou em diversos circos da Europa, e também as Irmãs Botero, que atuaram por 18 anos no Cirque Du Soleil, mais prestigiada companhia de circo do mundo. 

“Como parte sociedade civil, aqui na Agro Baggio, nós entendemos que atividades como estas fazem parte do nosso compromisso com o desenvolvimento social das comunidades nas quais estamos inseridos. Neste sentido, a ludicidade da arte circense, se torna uma ferramenta importante por aproximar o público - sobretudo infantil -  de temas tão necessários quanto a valorização da vida no campo, o cuidado com a natureza e o desenvolvimento sustentável”, completa o gerente geral da Agro Baggio, Alencar José Lanzana. 

O projeto também leva atividades que envolvem a participação do público, a ação tem exposições fotográficas com os bastidores da vida circense, oficinas para mais de 2 mil alunos de escolas públicas, nas quais eles aprendem os fundamentos do malabarismo e  técnicas de palhaçaria, uma palestra virtual para cerca de 600 professores contando a história do circo, e workshops para qualquer pessoa que queira entender como inscrever projetos culturais em leis de incentivo. 

Abaixo, confira o cronograma com a passagem dos projetos por cada cidade.

Sinop

17/06, segunda - Workshop de capacitação cultural, às 18h30

Local: Biblioteca Pública Municipal de Sinop

 

17/06, segunda - Apresentação para alunos de escolas públicas, às 8h e às 14h 

Local: Rua João Pedro Moreira de Carvalho, 3718 - Setor Industrial. 78550-000, MT

 

Matupá

20/06, quinta - Workshop de capacitação cultural, às 18h30

Local: Rotary Club

 

20/06, quinta - Apresentação para alunos de escolas públicas, às 14h 

 

21/06, sexta - Apresentação para alunos de escolas públicas,  às 8h e às 14h

Local: Rotary Club (Av. Hermínio Ometto, 558, ZC1)

 

Alta Floresta

 

24/06, segunda - Workshop de capacitação cultural, às 18h30

Local: Teatro Municipal Agostino Bizinoto

 

24/06, segunda - Apresentação para alunos de escolas públicas, às 14h

 

25/06, terça -  Apresentação para alunos de escolas públicas, às 8h e às 14h

Local: Rod. MT 208 KM 149, S/N - Bairro Jardim Tropical - 78.580-000

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Escola Técnica de Matupá é oficialmente inaugurada

Os investimentos chegaram a R$ 18 milhões em recursos estaduais e federais.

Escola Técnica de Matupá é oficialmente inaugurada
Foto: Escola Técnica Estadual de Matupá-MT
Foi inaugurada no último dia 05 de julho a Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Matupá.
 
Os investimentos chegaram a R$ 18 milhões em recursos estaduais e federais. A conclusão das obras era almejada a mais de uma década pelos municípios do extremo norte Mato-grossense.
 
Ocupando uma área de 5.539,77 m² o prédio conta com dois pavimentos divididos em 11 laboratórios profissionalizantes e especiais, 12 salas de aula, auditório para 148 pessoas, biblioteca, refeitório, centro de convivência, ginásio poliesportivo coberto, área administrativa e estacionamento.
 
Serão atendidos mais de 1.500 alunos do ensino médio da Escola Estadual Jardim das Flores e os matriculados nos Cursos Técnicos em Agricultura e Logística.
 
Em 2025 serão mais dois cursos técnicos sendo de Agronegócio e Informática.
 
A Secretária de Industria e Comércio de Matupá, Juliani Mena, destacou o empenho da atual gestão, quer seja na conclusão das obras físicas, apoio em recursos humanos, parceria com o SECITECI-MT, SEDUC-MT e o DRE, e nas demais demandas proativas ao aparelhamento e funcionalidade da unidade de ensino que integra os ensinos médio e técnico como metodologia eficaz para o futuro ingresso no mercado de trabalho, pois o principal intuito é oferecer ao aluno uma formação profissional articulada ao ensino médio.
 
Participaram do ato inaugural o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Allan Kardec, Deputados Estaduais Diego Guimarães e Dilmar Dalbosco, Prefeitos da Região, Representantes do DRE Matupá, Vereadores, Secretários Municipais, entre outras autoridades e personalidades.
Ver Mais

MINERAÇÃO

Coogavepe esteve na Expomatupá 2024

Evento do agronegócio regional contou com estande da maior cooperativa de garimpeiros de Mato Grosso

Coogavepe esteve na Expomatupá 2024
Foto: Um dos atrativos Desafio de Ouro
Durante os quatro dias de Expomatupá a Coogavepe esteve presente com seu estande estrategicamente montado no Parque de Exposições. Milhares de pessoas visitaram a estrutura composta por galeria fotográfica das atividades de mineração, projetos de recuperação ambiental, exposição de rochas, área de convivência, distribuição de mudas de árvores e um dos maiores atrativos, o ‘Desafio de Ouro’, onde após adicionamento das redes sociais oficias da cooperativa os presentes tentavam a sorte ao retirar uma simulação de barra de ouro de 10 kg do interior da caixa de acrílico através de um pequeno orifício no tempo de 60 segundos, tendo direito a prêmios personalizados da Coogavepe.
 
Os geólogos, engenheiros florestais e ambientais, biólogos, técnicos de campo, assessores de comunicação, membros da diretoria e demais colaboradores da instituição se revezaram e prestaram informações, orientações, esclarecimentos e a dinâmica estratégica do cooperativismo mineral que através da Coogavepe agrega nove municípios do Vale do Rio Peixoto em prol do crescimento de todos e o desenvolvimento socioeconômico norte mato-grossense-grossense.
 
O Presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, agradeceu a presença de todos no estande para tomarem conhecimento deste extraordinário mecanismo que formaliza, organiza, planeja e fomenta este importante setor econômico. Para ele o cooperativismo é capaz de transformar a vida das pessoas e das comunidades, além de ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento sustentável.
“Agradeço ao Prefeito de Matupá, Bruno Mena pelo convite para estarmos juntos na Expomatupá que na atualidade é uma das maiores referências de Mato Grosso em se tratando do Agronegócio. Aqui tivemos a oportunidade de otimizar o relacionamento do Agro com a Mineração e demonstrando que a Coogavepe pode, deve e continuará atuando e colaborando para a implementação de políticas públicas no aprimoramento de processos regulatórios, desburocratização, parcerias em ações de caráter ambiental, na inovação tecnológica e cientifica e no fortalecimento da mineração sustentável que gera emprego e renda”, disse Camboim.
 
A Coogavepe destaca a importante colaboração do Grupo Mânica e da Master Adesivos na confecção da Caixa de Acrílico e Barra de Ouro de 10 Kg utilizados na interação com os visitantes que foram contemplados com diversos produtos personalizados com a marca oficial da Coogavepe.
Ver Mais

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC foi parceira na Corrida 5K Peixoto 38 anos

Associação de Agricultores Familiares garantiu mesa farta de frutas aos mais de 300 participantes da corrida de rua

AGRIPAC foi parceira na Corrida 5K Peixoto 38 anos
Foto: Atletas aproveitaram frutas produzidas pela Agripac
A convite da prefeitura municipal de Peixoto de Azevedo firmamos a parceria na oferta de frutas aos atletas da Corrida Peixoto 38 Anos 5K realizada neste domingo dia 07 de julho na Praça dos Três Poderes.
 
Mais de 300 participantes reforçaram as forças através das frutas produzidas nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de nosso município.
 
Melancia, melão, banana e outras frutas que contém todos esses elementos essenciais compostas por água, carboidratos, fibras, proteínas e minerais.
 
Obrigado pelo convite e estamos prontos para ajudar a revelar os potenciais do atletismo regional, afinal, o consumo destes alimentos, têm um papel determinante na performance, podendo afetar a resistência, desempenho e rendimento.
 
Parabéns aos organizadores, participantes e aqueles que subiram ao pódio.
 
Fotos: Paulinho Chaves/Assessoria PMPAZ
Ver Mais

Mais Vistas