Redes Sociais
Redes Sociais

MINERAÇÃO

Amostra do Conhecimento retrata evolução do Garimpo ao longo das décadas

O evento foi realizado pela Escola Estadual Kreen Akarore

Amostra do Conhecimento retrata evolução do Garimpo ao longo das décadas
Foto: COOGAVEPE participa de amostra
A turma do 9º Ano da Escola Estadual Kreen Akarore está retratando durante a 1ª Amostra do Conhecimento a evolução da extração mineral na região Vale do Peixoto.
 
Os visitantes poderão ver de perto, ferramentas utilizadas nas mais diferentes épocas de garimpagem, vestimentas e utensílios do cotidiano do garimpeiro, máquinas artesanais e tecnológicas, maquetes de garimpos com toda sua infraestrutura e operacionalidade, exposições de pedras preciosas e rochas, galeria de banners do procedimento de recuperação de áreas degradadas, dos pioneiros da mineração regional e de homenagem ao saudoso, Marco Antônio Reis (Brabinho), um dos fundadores e primeiro presidente da COOGAVEPE.
 
Os alunos que estiveram engajados na busca de conhecimento junto a cooperativa de garimpeiros, compras de ouro, os pioneiros, lojistas ligados ao ramo, instituições público-privadas e historiadores Peixotenses, conseguiram explanar ao público presente, de forma coerente, detalhada e verídica, as inovações, a valorização do trabalhador, a consciência ambiental, a força do cooperativismo, as boas práticas na atividade garimpeira e tudo sobre a cadeia produtiva mineral desenvolvida no período de 1980 a 2023.
 
A COOGAVEPE colocou a disposição da Direção, Coordenação, Professores e Alunos da Escola Estadual Kreen Akarore todo seu quadro multiprofissional, cooperados-fundadores, acervo de imagens e expositor de pedras e minerais, logística de transporte, doação de 200 mudas de árvores e fez a interlocução para visitações dos estudantes aos garimpos e compras de ouro.
 
“É extremamente salutar e positiva a Amostra do Conhecimento, principalmente para trazer a toda a importância e representatividade do garimpo legal no desenvolvimento econômico regional com a geração de trabalho e renda, arrecadação de impostos, recuperação dos passivos ambientais, melhoria das condições de vida do trabalhador garimpeiro, sua família e a da comunidade”, disse o Presidente da COOGAVEPE, Gilson Camboim.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Vereador Ismael indica Praça de Lazer e Ginásio de Esportes para o Bairro Liberdade

Vereador Peixotense ouviu comunidade e apresentou em plenário indicação ao Prefeito Paulistinha e Deputado Dilmar Dalbosco

Vereador Ismael indica Praça de Lazer e Ginásio de Esportes para o Bairro Liberdade
Foto: Vereador Ismael Marcelinho

O Vereador Ismael Marcelinho (UB) indicou ao Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha) e também está fazendo gestão politica junto a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e o Deputado Estadual Dilmar Dalbosco para viabilizar a construção de uma praça de lazer e um ginásio de esportes para um dos bairros mais antigos de Peixoto de Azevedo, a Comunidade Liberdade.

O parlamentar justificou que o bairro conta com escolas, posto de saúde, CREAS e outros equipamentos públicos, porém o crescimento populacional reflete a necessidade de dotar esta região de uma Praça com arborização, bancos, playgroud, pergolados, iluminação de led, quadra de vôlei de areia, academia ao ar livre e um ginásio de esportes ou pelo menos uma quadra poliesportiva.

“Estive no Bairro Liberdade e conversei com os moradores, comerciantes, jovens e até mesmo com os idosos que a mais de 30 anos moram nesta localidade. Todos almejam ter uma praça de lazer para poder se confraternizar, bater um bom papo, tomar um tereré, fazer uma caminhada, enfim para a recreação e o descanso. Com relação a quadra de esportes ou ginásio, qualquer um é bem vindo para que a juventude possa praticar diversas modalidades e até para a associação desenvolva torneios, campeonatos e competições, sem contar que seria um espaço para a realização do Projeto de Escolinhas Esportivas de Base. Espero que minha solicitação seja atendida pelo Prefeito Paulistinha, mas em contrapartida estou fazendo o pedido ao nosso Líder do Governo na AL-MT, Dilmar Dalbosco”, disse o Vereador Ismael Marcelinho.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Descaso e Inoperância da APA serão discutidos em Audiência Pública

Concessionária de Água e Esgoto Peixotense é convocada pela Câmara de Vereadores para explicar precariedade dos serviços oferecidos à população

Descaso e Inoperância da APA serão discutidos em Audiência Pública
Foto: Presidênte Thawê Dorta

Além de utilizar os veículos de comunicação como o rádio e a televisão, o Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Thawê Dorta, está fazendo o chamamento à população Peixotense para a Audiência Pública com a Diretoria da APA – Águas de Peixoto de Azevedo, também pelos canais oficiais do Poder Legislativo na internet.

Para reforçar o enfrentamento a possíveis descumprimentos do Contrato de Concessão dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário, o vereador Thawê Dorta convidou a Promotora de Justiça, Dra. Andreia Monte Alegre Bezerra de Menezes, para participar da audiência que contará com a presença de representantes do Poder Executivo Municipal.

Estão cada vez mais frequentes as denúncias sobre a falta de abastecimento em diversos bairros, cobranças indevidas e abusivas de tarifas, demora no atendimento aos consumidores, danificação de vias públicas sem o devido reparo e ineficiência dos canais de reclamações por telefone ou online.

“Convido à população que já não suporta a inoperância desta empresa. O município vem crescendo e são poucos ou quase nada os investimentos no sistema de captação, tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário. Iremos exigir informações, dados, aporte financeiro investido, cumprimento dos prazos contratuais, enfim. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) em muitos casos está passando batido, serviços essenciais, como o fornecimento de água, devem ser adequados, eficientes, seguros e contínuos. Deixar as famílias Peixotenses tanto tempo sem água e ainda atrasar o restabelecimento previsto são falhas graves que violam os direitos dos consumidores”, mencionou o Presidente Thawê Dorta.

A audiência pública acontecerá na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, às 18:00 horas na sede da Câmara de Vereadores, localizada na Avenida Lions Internacional na paralela da rodovia BR-163.

Ver Mais

Mais Vistas