Redes Sociais
Redes Sociais

MINERAÇÃO

PA Gold busca estreitar institucionalidade com a Prefeitura de Matupá

Reunião propositiva de futuras parcerias entre a empresa de mineração e o poder público Matupaense

PA Gold busca estreitar institucionalidade com a Prefeitura de Matupá
Foto: Representantes da PA Gold no Gabinete
O Prefeito de Matupá, Bruno Mena recebeu nesta quarta-feira (08) na sede do Paço Municipal Senador Jonas Pinheiro, o Gerente Administrativo da PA Gold Mineração, Paulo Vargas e a Analista de Relações Institucionais Elianna Homobono.
 
Na oportunidade a empresa PA Gold Mineração e Metalúrgica apresentou através de recursos audiovisuais um breve histórico de sua atuação na região norte de Mato Grosso, apontando dados e índices sobre investimentos em tecnologia, pesquisa e inovação, geração de postos de trabalho, ampliação do retorno tributário ao estado e municípios, promoção do aquecimento econômico regional, compromissos éticos, sociais e ambientais e sua participação direta no fortalecimento dos vínculos institucionais com os poderes constituídos, segmentos organizados e a própria comunidade.
 
Foram tratadas também possíveis parcerias e cooperações técnicas em projetos, ações e eventos nas áreas de educação, assistência social, meio ambiente, capacitação profissional, esporte, turismo e cultura.
Após a reunião no Gabinete do Prefeito foi feita visitação as dependências da Escola Técnica Estadual que entrará em funcionamento neste mês de fevereiro com os cursos Técnico Profissionalizantes em Logística e Agricultura agregados ao ensino médio.
 
Durante as conversações foram debatidas estratégias para que gradativamente sejam inseridos na grade cursos de formação técnica na área de mineração a exemplo de mineração, laboratório, eletrotécnica, eletromecânica e outros.
 
O Prefeito Bruno Mena informou sobre a cooperação técnica existente entre a SECITECI-MT, SEDUC-MT, UNEMAT, IFMT e a Prefeitura Municipal e que poderá ser ampliada com o apoio da METAMAT e demais órgãos governamentais e privados no sentido de formar mão de obra especializada em atendimento ao agronegócio, mineração, comércio, empresa e a indústria.
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Social

Inclusão Digital no CCI Peixotense

A iniciativa teve como objetivo promover o acesso dos idosos às novas tecnologias, ampliando conhecimentos e fortalecendo a autonomia no uso das ferramentas digitais.

Inclusão Digital no CCI Peixotense
Foto: Curso no CCI

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Senar-MT, realizou o curso de Iniciação à Informática e Inclusão Digital voltado aos integrantes do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) de Peixoto de Azevedo.

A iniciativa teve como objetivo promover o acesso dos idosos às novas tecnologias, ampliando conhecimentos e fortalecendo a autonomia no uso das ferramentas digitais.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam noções básicas de informática, possibilitando o uso do computador e da internet em atividades de pesquisa, interatividade social, desenvolvimento profissional, acesso à cultura, ocupação do tempo e outras práticas do cotidiano. O curso foi realizado no próprio CCI, contando com instrutor gabaritado e metodologia adequada à melhor compreensão dos alunos.

“Os idosos receberam uniformes e materiais didáticos para acompanhamento das aulas e terão acesso ao certificado de conclusão, reforçando o compromisso da Secretaria de Assistência Social, Sindicato Rural e do Senar-MT com a inclusão digital, a valorização da pessoa idosa e a promoção da cidadania”, destacou a Primeira Dama, Cristiane Lima.

Ver Mais

Educação

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses

Anuncio foi feito pelo Prefeito Bruno Mena na abertura da Semana Pedagógica

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses
Foto: Anuncio do reajuste

Durante a abertura da Semana Pedagógica Matupaense, o Prefeito Bruno Mena anunciou um reajuste salarial de 15,4% para todos os servidores da educação municipal, contemplando professores, técnicos, motoristas, merendeiras, vigias e demais profissionais da rede.

O percentual é resultado de um forte engajamento intersetorial envolvendo as secretarias e setores de Finanças, Contabilidade, Jurídico, Administrativo e Educação, que trabalharam de forma integrada para garantir responsabilidade fiscal e valorização profissional. O reajuste é composto por 3,9% de recomposição das perdas inflacionárias de 2025, 5,4% referentes ao reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério e 6,1% de ganho real, representando um avanço concreto na valorização dos profissionais da educação básica matupaense.

Em sua fala, o Prefeito Bruno Mena destacou que o investimento vai além do salário:

“Valorizar nossos profissionais é reconhecer o empenho, o compromisso e a dedicação de cada servidor que constrói diariamente a educação de Matupá. Estamos investindo em incentivos, reconhecimento e motivação, porque acreditamos que políticas públicas sólidas só se constroem quando a educação é tratada como prioridade absoluta. Nosso compromisso é com uma educação forte, humana e de qualidade para todos”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.

A medida reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos servidores, o fortalecimento da educação pública e a construção de políticas públicas que promovam desenvolvimento, qualidade de ensino e justiça social no município.

O Projeto de Lei Nº 269, de 20 de Janeiro de 2026 já foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores e deverá ser aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Ver Mais

Mais Vistas