Redes Sociais
Redes Sociais

Nova Santa Helena

Prefeita de Nova Santa Helena diz que está cumprindo a Reforma da Previdência

Vereadores opsicionistas tentaram colocar servidores públicos contra a gestora municipal, que apenas cumpre a legislação federal

Prefeita de Nova Santa Helena diz que está cumprindo a Reforma da Previência
Foto: Prefeitura Municipal

Os vereadores que fazem oposição a gestão da Prefeita de Nova Santa Helena, Terezinha Guedes Carrara, no mínimo demonstraram falta de conhecimento, desinformação ou na verdade, propositalmente, tentaram enganar a população e colocar os servidores públicos municipais na linha de frente de uma manobra politiqueira, ao dizerem que a Chefe do Poder Executivo provocou ou é a culpada pelo aumento da alíquota de recolhimento da previdência municipal de 11 para 14%.

A evidência de que os legisladores que votaram contra o Projeto de Lei que tratava da matéria, Roberto Rodrigues, Cleiton Zanata, Edivan de Jesus e Luiz Carlos Pelissari, já eram conhecedores de que todos os estados e municípios brasileiros estão obrigados pelo Portaria do Governo Federal, a elevar a alíquota ao referido percentual, conforme estabelecido pela Reforma da Previdência promulgada em novembro de 2019, ou seja, a Prefeita Terezinha Guedes Carrara apenas cumpre a legislação federal para não ser responsabilizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e a própria Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Em Portaria Previdenciária ficou expressamente determinado que os municípios devem comprovar a incremento de 14% até o prazo limite de 31 de julho de 2020. Caso a Prefeita Terezinha não cumprisse os preceitos da Reforma da Previdência, o município de Nova Santa Helena perderia a Certidão de Regularidade Previdenciária, o que causaria o impedimento de celebração de convênios, recebimento de recursos estaduais e federais, e até mesmo o bloqueio das contas públicas.

“Os servidores públicos municipais tem meu respeito e consideração. A nossa administração trabalha com planejamento e extrema responsabilidade para manter os salários em dia, ofertar capacitações técnicas, melhorar as condições de trabalho e buscar de todas as formas valorizar o funcionalismo, mesmo dentro das limitações financeiras, agravadas ainda mais em virtude da pandemia no novo coronavírus. Eu apenas estou cumprindo a Lei da Reforma da Previdência, amplamente divulgada e de conhecimento dos agentes políticos. Não é justo colocar os funcionários contra a atual administração e incitando o confronto e o desgaste, que não é salutar para Nova Santa Helena”, lamentou a Prefeita Terezinha Guedes Carrara.

Portanto, o aumento da alíquota de recolhimento para 14% é uma situação advinda com a Reforma da Previdência e de iniciativa do Governo Federal.    

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura

Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura
Foto: Recuperação do Travessão 01 SJ União

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União, importante via de ligação entre os municípios de Peixoto de Azevedo e Matupá.

Além da substituição da estrutura, as obras contemplaram a reabertura das laterais da estrada, minimização da curva, implantação de desaguadouros, aterro e a execução de serviços complementares, garantindo mais segurança e durabilidade ao trecho.

A via, que registra intenso tráfego de máquinas e caminhões, especialmente no período de escoamento da produção agropecuária, já está liberada para o trânsito. A intervenção reforça o compromisso da gestão Paulistinha em oferecer suporte à infraestrutura rural, assegurando melhores condições de mobilidade e fortalecendo o desenvolvimento do setor produtivo do município.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Estrada de acesso a Mineradora em Peixoto é revitalizada

Estrada do Baixão Velho é fundamental para o setores de mineração e agropecuário

Estrada de acesso a Mineradora em Peixoto é revitalizada
Foto: Estrada do Baixão Velho

A Secretaria de Obras realizou a recuperação da estrada do Baixão Velho, importante via de acesso a empreendimentos de mineração, garimpos de ouro e áreas de plantio de grãos no município de Peixoto de Azevedo.

Para restabelecer as condições de tráfego, foram empregados motoniveladoras, pá-carregadeiras, PCs, caminhões basculantes e outros maquinários no patrolamento, cascalhamento, limpeza das margens, abertura de desaguadouros e na execução de ações emergenciais, assegurando a trafegabilidade da via rural.

A iniciativa atende à determinação do Prefeito Paulistinha de garantir o acesso às propriedades e empreendimentos, o transporte da produção mineral, o escoamento agropecuário e o deslocamento da população até a sede do município, onde estão concentrados os serviços públicos essenciais.

Ver Mais

Saúde

Cirurgias de Catarata serão realizadas no HM Nossa Senhora do Rosário

A ação faz parte do Programa Fila Zero que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados

Cirurgias de Catarata serão realizadas no HM Nossa Senhora do Rosário
Foto: Avaliações Oftalmológicas

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte realizou, neste sábado, 07 de fevereiro, atendimentos médicos na especialidade de oftalmologia, com foco na triagem e preparação de pacientes para a realização de cirurgias de catarata previstas para este mês de fevereiro de 2026.

A ação faz parte do Programa Fila Zero, que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados, garantindo mais agilidade e dignidade no atendimento à população Guarantaense.

Dezenas de pacientes passaram por avaliações e serão submetidos ao procedimento cirúrgico de forma totalmente gratuita no Hospital Nossa Senhora do Rosário.

O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Guarantã do Norte e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), reforçando o compromisso com a ampliação do acesso à saúde pública e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

“A iniciativa representa um avanço significativo na área da saúde ocular, devolvendo visão, autonomia e bem-estar aos pacientes atendidos”, disse a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda.

Ver Mais

Mais Vistas