Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Alunos da Escola Kreen Akarore participam de palestra na COOGAVEPE

Mineração e Sustentabilidade Ambiental estiveram em pauta.

Alunos da Escola Kreen Akarore participam de palestra na COOGAVEPE
Foto: Alunos na sala de reuniões da COOGAVEPE

Alunos do 9º Ano da Escola Estadual Kreen Akarore de Peixoto de Azevedo participaram de palestra nas dependências da Cooperativa de Garimpeiros – COOGAVEPE. Em sala de aula foram enfocadas as diversas atividades profissionais existentes no município, sendo que boa parte dos jovens contam com membros de suas famílias presentes no trabalho de garimpagem de ouro no Vale do Peixoto.

O Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim, falou sobre os 10 anos de fundação da instituição representativa da classe garimpeira, de seus valores e missões no contexto de organização, planejamento e legalização da atividade minerária.

Com a utilização de recursos audiovisuais foram expostas todas as formas de atuação do cooperativismo no ramo mineral nos sete municípios de sua abrangência, já que a COOGAVEPE é a maior cooperativa de garimpeiros de Mato Grosso com mais de 5.000 cooperados.

Todo procedimento documental sobre os requerimentos de licenciamentos ambientais, suporte de assistência técnica nas frentes de lavra garimpeira, organização operacional e de segurança no trabalho, cumprimento de normativas ambientais, transparência no transporte e comercialização do ouro, recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento de projetos sociais, educativos, culturais, esportivos e ambientais, foram mencionados aos mais de 25 alunos presentes.

Dados como de quantas toneladas foram extraídas legalmente, a geração de empregos diretos e indiretos, projetos sustentáveis e a transformação dos passivos ambientais em cadeias produtivas de peixes, frutas, reflorestamento e pastagem, o foco e responsabilidade socioambiental, a utilização de pesquisas tecnológicas em sondagens e eliminação do uso de mercúrio também foram enfocados.

Professores e alunos saíram cientes da importância do setor mineral para a sobrevivência dos municípios e do equilíbrio que deve existir no manejo da extração, praticas que minimizem os passivos e principalmente no cumprimento por parte do garimpeiro da obrigatoriedade de recuperação da área degradada pós ser exaurida a frente de lavra.

Registramos os agradecimentos as professores Jussara Costa e Adriana Alves por colocar em prática os assuntos e projetos pedagógicos.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos

O prefeito esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos
Foto: Secretário Irajá Lacerda e Prefeito Paulistinha

O prefeito, Paulistinha, esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo principal da agenda foi solicitar apoio institucional para dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária rural dos assentamentos do município, especialmente aqueles localizados na região do distrito União do Norte.

Durante o encontro, Paulistinha destacou que a regularização é fundamental para garantir segurança jurídica, estabilidade às famílias agricultoras, acesso às linhas de crédito, participação em programas de incentivo governamental e valorização dos imóveis rurais. Segundo o prefeito, a formalização das áreas também é estratégica para prevenir conflitos agrários e promover melhores condições de vida no campo.

A solicitação foi acolhida pelo Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, que reconheceu a urgência da pauta e demonstrou disposição em colaborar para que os processos avancem em parceria com os órgãos responsáveis pela política fundiária.

Outro ponto de grande relevância tratado foi a situação dos embargos ambientais que têm afetado dezenas de produtores de União do Norte. Muitos agricultores enfrentam multas elevadas, restrições para comercializar sua produção e impossibilidade de acessar crédito rural — um cenário que compromete diretamente o desenvolvimento local. O secretário Irajá Lacerda recebeu as demandas e manifestou empenho em buscar encaminhamentos para solucionar o problema, garantindo que o setor produtivo não seja ainda mais comprometido.

Para Paulistinha, a agenda política em Brasília reforça a necessidade de uma atuação articulada entre município, Estado e União.

Ver Mais

Mais Vistas