Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Vereador Paulo Dendena participa de reunião do INCRA em União do Norte

Parlamentar solicitou seleridade nos processos de regularização fundiária na região de Peixoto de Azevedo

Vereador Paulo Dendena participa de reunião do INCRA em União do Norte
Foto: Divulgação

Uma importante reunião com assentados do Incra na região do Distrito União do Norte foi realizada na sexta-feira, 31, nas dependências do Salão Paroquial, onde foram tratados diversos assuntos, entre eles a regularização fundiária e o georreferenciamento dos lotes dos assentados.

A busca pela titulação das áreas é uma luta que vem sendo travada a alguns anos e a falta da titulação e da escritura em cartório tem dificultado a vida dos pequenos produtores, assentados naquela região.

O vereador Paulo Cezar Dendena (MDB) tem acompanhado todo o processo e dialogado com o Executor do Incra da Unidade de Guarantã do Norte, responsável pela região do Vale do Peixoto, em busca de uma solução rápida para que esses assentados possam ser títulos.

Um dos empecilhos tem sido a questão do georreferenciamento, que para muitos assentados tem um preço alto e inacessível fazendo com que muitos não autorizem o trabalho. Neste sentido durante a reunião o Vereador, Paulo Dendena, solicitou ao Superintendente do Incra, Ivanildo Teixeira Thomaz, que busque junto a empresa responsável pelo serviço de georreferenciamento uma forma de parcelar o valor para que mais assentados possam autorizar a realização do serviço em sua área.

Paulo Dendena disse que a falta de recursos por parte do Incra para a realização dos serviços e de uma fiscalização maior é do conhecimento de todos, mas as parcerias com as Associações e Sindicatos, tem sido de suma importância para que o trabalho seja realizada e os assentados possam ter em mãos o titulo de propriedade da área e dar andamento na escritura definitiva.

A reunião contou com a presença maciça dos assentados que fizeram seus questionamentos aos representantes do Incra e da Progeo, empresa responsável pelo trabalho de georreferenciamento.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Agripac sedia projeto Visão Solidária

Consultas Oftalmológicas e Armações para Óculos de Grau gratuitos e lentes a preços e condições especiais para centenas de pessoas.

Agripac sedia projeto Visão Solidária
Foto: Avaliação Oftalmológica

A AGRIPAC está sendo parceira do Projeto Visão Solidária, que oferece consultas oftalmológicas gratuitas e doação de armações para óculos de grau a dezenas de pessoas.

A associação cedeu espaço físico e propagou o projeto em seus canais oficiais, enquanto o instituto forneceu profissionais e equipamentos. As pessoas com problemas de visão poderão pagar apenas as lentes dos óculos de grau, reduzindo os custos com os serviços itinerantes desenvolvidos no distrito União do Norte.

A ação de saúde da visão acontecerá nos dias 08, 09, 10 e 12 de setembro.

"Agradecemos especialmente ao empresário Lucas Calinoski e à vereadora Eliege Krul por terem viabilizado o projeto Visão Solidária Agripac 2025. O projeto Visão Solidária é uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, oferecendo acesso a cuidados oftalmológicos e reduzindo os custos com óculos de grau. Estamos abertos a novas parcerias", destacou a Presidente da Agripac, Fatima Sirlene Rasch.

Ver Mais

Matupá

Mais incentivo e apoio a Agricultura Familiar Matupaense

Prefeito, Deputado e Vereadores fazem entrega de máquinas, equipamentos e veículos em apoio a agricultura familiar

Mais incentivo e apoio a Agricultura Familiar Matupaense
Foto: Entrega de Farinheira

O Prefeito Bruno Mena, juntamente com o Deputado Estadual Dilmar Dalbosco e os Vereadores de Matupá, realizou nesta quinta-feira (11/09) a entrega de um importante pacote de investimentos para o setor produtivo do município. A solenidade contou com a entrega de uma retroescavadeira hidráulica, uma farinheira móvel, um veículo exclusivo para a Associação de Pequenos Produtores e Feirantes e duas picapes Montana para a Secretaria Municipal de Agricultura.

Esses equipamentos e veículos representam um marco para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar e ao agronegócio sustentável. Eles irão contribuir diretamente para o desenvolvimento das cadeias produtivas agropecuárias, ampliando a capacidade de escoamento, mecanização e agregação de valor à produção nas Glebas União, Padovani, Liberdade, bem como nas chácaras e sítios do entorno da cidade.

Com a retroescavadeira hidráulica, será possível intensificar a abertura e manutenção de estradas vicinais, limpeza de reservatórios e melhoria da infraestrutura rural. A farinheira móvel dará suporte aos produtores de mandioca, permitindo a produção de farinha com mais qualidade e eficiência. Já as picapes Montana e o veículo para a Associação de Feirantes proporcionarão agilidade no transporte de insumos, produtos e serviços, fortalecendo a logística e o acesso ao mercado.



Durante o evento, o Prefeito Bruno Mena destacou que esses investimentos são frutos de uma grande articulação política e de parcerias institucionais. Ele agradeceu ao Governador Mauro Mendes, ao Vice-Governador Otaviano Pivetta, ao Deputado Federal Fábio Garcia, à Secretária Estadual de Agricultura Andreia Fujioka e ao empenho do Deputado Estadual Dilmar Dalbosco, que foi fundamental para a viabilização dos recursos junto ao Governo do Estado.

Segundo o Prefeito, as ações visam consolidar Matupá como um polo de referência na agricultura familiar, garantindo mais renda, sustentabilidade e qualidade de vida às famílias do campo.

Ver Mais

Mais Vistas