Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Audiência Pública discute Revisão do Plano Diretor Municipal

A municipalidade participa democraticamente deste processo por meio de ideias, sugestões, apontamentos e críticas construtivas e propositivas

Audiência Pública discute Revisão do Plano Diretor Municipal
Foto: Reunião Plano Diretor
Aconteceu na última sexta-feira (22) nas dependências da Câmara de Vereadores, a Audiência Pública sobre a Revisão do Plano Diretor Participativo de Peixoto de Azevedo.
 
Representantes de diversos segmentos da sociedade organizada, lideranças comunitárias e membros dos Poderes Executivo e Legislativo estiveram presentes.
 
A Empresa COPLAN Soluções em Gestão Pública esteve a frente das tratativas, dinâmica, estratégias e procedimentos legais que visam promover as modificações e atualizações nas regras e instrumentos do desenvolvimento do município de Peixoto de Azevedo-MT.
 
A municipalidade participa direta e democraticamente deste processo por meio de ideias, sugestões, apontamentos e críticas construtivas e propositivas para que o Plano Diretor incorpore todas as ações, programas, projetos e estratégias para implementação das políticas públicas em benefício da qualidade de vida e o bem estar dos cidadãos que aqui vivem.
 
O que é o Plano Diretor
 
É o Instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados.
 
No Plano se estabelece os objetivos a serem atingidos, o prazo em que estes devem ser alcançados, as atividades a serem executadas e quem deve executá-las.
 
O Estatuto da Cidade prevê, em forma de lei, o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, tendo como objetivo geral garantir a função social da cidade, em prol do bem coletivo.
 
A Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo cumprirá todas as fases do Plano Diretor, sendo elas: Mobilização, Análise Temática Integrada, Diretrizes e Proposições e o Plano de Ação e Investimentos e Institucionalização do Plano Diretor Municipal.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Servidor Municipal pode se tornar Micro Empreendedor Individual

Projeto de Lei do vereador Samuel Carteiro é aprovado e sancionado pelo Prefeito Municipal de Matupá

Servidor Municipal pode se tornar Micro Empreendedor Individual
Foto: Samuel Carteiro - Vereador

Já está em vigor a Lei Nº 257 de abril de 2025 sancionada pelo Prefeito de Matupá, Bruno Santos Mena, que dispõe sobre a possibilidade de inclusão de servidores públicos municipais a modalidade MEI – Micro Empreendedor Individual.

A proposta é do Vereador Samuel Carteiro e obteve aprovação unânime dos demais parlamentares e visa incentivar os servidores públicos a empreender através do trabalho autônomo, desde que não tenha conflito de interesses com o seu cargo e respeite o turno de trabalho no órgão ou administração pública.

“A lei em vigor está possibilitando a formalização desses servidores e a geração de uma renda extra, além de benefícios como acesso a linhas de crédito junto as instituições financeiras”, mencionou o 1º Secretário da Câmara, Samuel Carteiro.

O parlamentar lembrou que muitos estão participando de cursos de capacitação e formação profissionalizante nas mais diferentes áreas do mercado e isso é providencial para o planejamento, organização e estratégias que vão impactar no desenvolvimento de empreendimentos, serviços e negócios que incrementarão seu ganho financeiro.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Coogavepe recebe visita de instituições Paraenses

Subseção da OAB, Cooperativas, Câmara de Vereadores e Institutos Minerais do Pará estão em Peixoto de Azevedo

Coogavepe recebe visita de instituições Paraenses
Foto: Comitiva Paraense na Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, está recebendo a visita da comitiva composta por vereadores da Câmara de Itaituba-PA, Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará – Fecogap, Subseção da OAB de Itaituba-PA, Cooperativa de Extração Mineral Água Branca e do Instituto Mineral do Tapajós.

Recepcionados pelo Presidente, Gilson Camboim, no primeiro dia da programação conhecimento da gestão, infraestrutura, operacionalidade, quadro multiprofissional, pesquisas e estudos e o modelo cooperativo referencial em mineração legal e sustentável focado no desenvolvimento econômico com a responsabilidade social e ambiental. 

A comitiva Paraense esteve também no Centro Tecnológico de Mineração onde conheceram a Mesa Vibratória Concentradora e Resumidora da AÇOMAQUINAS desenvolvida para apuração de ouro sem a utilização de produtos químicos como cianeto ou mercúrio. 

Mesa Vibratória

Os representantes das cooperativas, poder legislativo, classe de advocacia, associações e institutos ligados ao ramo mineral estiveram também no Viveiro de Mudas da Coogavepe que atende os mais de 6.000 cooperados, a agricultura familiar, instituições filantrópicas e as comunidades.

As mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais são distribuídas gratuitamente e utilizadas para recuperação de áreas degradadas sendo um importante instrumento de sustentabilidade e mitigação de impactos ambientais.

Viveiro Coogavepe

A Coogavepe agradece os representantes da Câmara municipal de Itaituba, Valdir Amadeu Silva (Vereador) e Jatniel Santos (Assessor Parlamentar), Erika Almeida Gomes e Karen Odoricio Navarro (OAB), Fabio Lopes Martins (Presidente da Cooperativa de Agua Branca), Benedison Duarte Gomes (Assessor Jurídico), Carlos Alberto da Silva e Aguinaldo Inácio da silva ( Conselheiros da Comeabra), Cleiciane Suassuna Gitassi (Presidente do Instituto Mineral do Tapajós) e as representantes da Comissão de Mineração da OAB, Dra. Suelen Maria e Dra. Beatriz Baleiro.

Centro Tecnológico

Mineral Máquinas Mineradora

Ver Mais

Mais Vistas