Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Presidente da Câmara apoia Capacitação Profissional em Peixoto de Azevedo

Sindicato Rural, SENAR-MT e Secretarias de Agricultura e Assistência Social ofertarão mais de 20 cursos de capacitação profissional e na área social

Presidente da Câmara apoia Capacitação Profissional em Peixoto de Azevedo
Foto: Aula Inaugural
A Presidente da Câmara de Vereadores, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem pautado sua atividade legislativa no fortalecimento da parceria entre a Secretaria de Agricultura e o SENAR-MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com objetivo de ampliar a programação de cursos de formação profissional rural para que ele melhore o resultado do seu trabalho e, com isso, aumente sua renda e a sua condição social.
Zinha participou da aula inaugural do curso de manutenção de tratores agrícolas onde as aulas teóricas estão sendo desenvolvidas nas dependências do Ponto de Cultura.
 
“Temos 11 assentamentos rurais e já entregamos diversas patrulhas agrícolas, portanto é fundamental capacitarmos os agricultores familiares a realizar as manutenções dos tratores que são utilizados em todas as etapas do processo produtivo. Desta forma garantiremos melhor eficiência nas atividades no campo e maior vida útil para esses equipamentos”, disse a Vereadora Presidente, Rosângela Matos Dias (Zinha).
 
O Secretário de Agricultura, Alan Aires, agradeceu ao SENAR-MT, Departamento de Cultura e a Secretaria de Assistência Social por atuarem em conjunto na capacitação profissional e social nas áreas urbana e rural, dando aos participantes além de conhecimento teórico e prático, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, incrementar a renda familiar e otimizar a sua produção.
 
Neste semestre estão programados e agendados pelo menos 20 cursos de capacitação e formação profissional.
 
A Presidente do Legislativo Peixotense enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sindicato Rural através de seu Presidente Fernando Bertolin e o Coordenador de Logística de Cursos, Alex Silvério, por sempre inserirem o município nas metas regionais de capacitação.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Servidor Municipal pode se tornar Micro Empreendedor Individual

Projeto de Lei do vereador Samuel Carteiro é aprovado e sancionado pelo Prefeito Municipal de Matupá

Servidor Municipal pode se tornar Micro Empreendedor Individual
Foto: Samuel Carteiro - Vereador

Já está em vigor a Lei Nº 257 de abril de 2025 sancionada pelo Prefeito de Matupá, Bruno Santos Mena, que dispõe sobre a possibilidade de inclusão de servidores públicos municipais a modalidade MEI – Micro Empreendedor Individual.

A proposta é do Vereador Samuel Carteiro e obteve aprovação unânime dos demais parlamentares e visa incentivar os servidores públicos a empreender através do trabalho autônomo, desde que não tenha conflito de interesses com o seu cargo e respeite o turno de trabalho no órgão ou administração pública.

“A lei em vigor está possibilitando a formalização desses servidores e a geração de uma renda extra, além de benefícios como acesso a linhas de crédito junto as instituições financeiras”, mencionou o 1º Secretário da Câmara, Samuel Carteiro.

O parlamentar lembrou que muitos estão participando de cursos de capacitação e formação profissionalizante nas mais diferentes áreas do mercado e isso é providencial para o planejamento, organização e estratégias que vão impactar no desenvolvimento de empreendimentos, serviços e negócios que incrementarão seu ganho financeiro.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Coogavepe recebe visita de instituições Paraenses

Subseção da OAB, Cooperativas, Câmara de Vereadores e Institutos Minerais do Pará estão em Peixoto de Azevedo

Coogavepe recebe visita de instituições Paraenses
Foto: Comitiva Paraense na Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, está recebendo a visita da comitiva composta por vereadores da Câmara de Itaituba-PA, Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará – Fecogap, Subseção da OAB de Itaituba-PA, Cooperativa de Extração Mineral Água Branca e do Instituto Mineral do Tapajós.

Recepcionados pelo Presidente, Gilson Camboim, no primeiro dia da programação conhecimento da gestão, infraestrutura, operacionalidade, quadro multiprofissional, pesquisas e estudos e o modelo cooperativo referencial em mineração legal e sustentável focado no desenvolvimento econômico com a responsabilidade social e ambiental. 

A comitiva Paraense esteve também no Centro Tecnológico de Mineração onde conheceram a Mesa Vibratória Concentradora e Resumidora da AÇOMAQUINAS desenvolvida para apuração de ouro sem a utilização de produtos químicos como cianeto ou mercúrio. 

Mesa Vibratória

Os representantes das cooperativas, poder legislativo, classe de advocacia, associações e institutos ligados ao ramo mineral estiveram também no Viveiro de Mudas da Coogavepe que atende os mais de 6.000 cooperados, a agricultura familiar, instituições filantrópicas e as comunidades.

As mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais são distribuídas gratuitamente e utilizadas para recuperação de áreas degradadas sendo um importante instrumento de sustentabilidade e mitigação de impactos ambientais.

Viveiro Coogavepe

A Coogavepe agradece os representantes da Câmara municipal de Itaituba, Valdir Amadeu Silva (Vereador) e Jatniel Santos (Assessor Parlamentar), Erika Almeida Gomes e Karen Odoricio Navarro (OAB), Fabio Lopes Martins (Presidente da Cooperativa de Agua Branca), Benedison Duarte Gomes (Assessor Jurídico), Carlos Alberto da Silva e Aguinaldo Inácio da silva ( Conselheiros da Comeabra), Cleiciane Suassuna Gitassi (Presidente do Instituto Mineral do Tapajós) e as representantes da Comissão de Mineração da OAB, Dra. Suelen Maria e Dra. Beatriz Baleiro.

Centro Tecnológico

Mineral Máquinas Mineradora

Ver Mais

Mais Vistas