Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Vereadora Eliege quer priorizar Saúde Bucal para alunos da rede municipal

Uma das propostas é o agendamento de procedimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde de Peixoto de Azevedo

Vereadora Eliege quer priorizar Saúde Bucal para alunos da rede municipal
Foto: Saúde Bucal
A vereadora Eliege Krul deverá apresentar proposição à Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação para que desenvolvam em parceria um projeto de saúde bucal nas escolas e creches que garanta agendamento de horários específicos nas Unidades Básicas de Saúde para avaliações e procedimentos odontológicos nos alunos da rede municipal de ensino.
 
Além deste tratamento nos gabinetes odontológicos dos Postos de Saúde, a vereadora Eliege Krul observa a importância da abordagem do tema pelos professores em todas as disciplinas dentro da sala de aula.
 
“Os professores podem desenvolver atividades de forma lúdica, inserindo-se aspectos de natureza cultural que determinem os comportamentos com relação à higiene bucal das crianças, e agregado a isso o agendamento autorizado pelos pais para avaliação e tratamento odontológico gratuito”, mencionou Eliege Krul.
 
 
A parlamentar frisou que o Programa Saúde na Escola é muito importante, porém políticas públicas específicas de saúde bucal são fundamentais para a prevenção a cárie e outras doenças bucais.
 
Através da elaboração de um cronograma de trabalho poderão ser desenvolvidas: palestras educativas, adoção de medidas preventivas e curativas, acompanhamentos e orientações técnicas de escovação e do uso do fio dental, alimentação saudável, aplicação tópica de flúor, levantamento epidemiológico e classificação de risco de cárie.
 
“A educação em saúde bucal está inserida no cotidiano das pessoas, pois elas estão cada vez mais conscientes de que a boca é tão importante quanto o resto do corpo, e que isso contribui na melhoria da saúde bucal de cada indivíduo”, declarou a vereadora Eliege Krul.
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Servidor Municipal pode se tornar Micro Empreendedor Individual

Projeto de Lei do vereador Samuel Carteiro é aprovado e sancionado pelo Prefeito Municipal de Matupá

Servidor Municipal pode se tornar Micro Empreendedor Individual
Foto: Samuel Carteiro - Vereador

Já está em vigor a Lei Nº 257 de abril de 2025 sancionada pelo Prefeito de Matupá, Bruno Santos Mena, que dispõe sobre a possibilidade de inclusão de servidores públicos municipais a modalidade MEI – Micro Empreendedor Individual.

A proposta é do Vereador Samuel Carteiro e obteve aprovação unânime dos demais parlamentares e visa incentivar os servidores públicos a empreender através do trabalho autônomo, desde que não tenha conflito de interesses com o seu cargo e respeite o turno de trabalho no órgão ou administração pública.

“A lei em vigor está possibilitando a formalização desses servidores e a geração de uma renda extra, além de benefícios como acesso a linhas de crédito junto as instituições financeiras”, mencionou o 1º Secretário da Câmara, Samuel Carteiro.

O parlamentar lembrou que muitos estão participando de cursos de capacitação e formação profissionalizante nas mais diferentes áreas do mercado e isso é providencial para o planejamento, organização e estratégias que vão impactar no desenvolvimento de empreendimentos, serviços e negócios que incrementarão seu ganho financeiro.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Coogavepe recebe visita de instituições Paraenses

Subseção da OAB, Cooperativas, Câmara de Vereadores e Institutos Minerais do Pará estão em Peixoto de Azevedo

Coogavepe recebe visita de instituições Paraenses
Foto: Comitiva Paraense na Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, está recebendo a visita da comitiva composta por vereadores da Câmara de Itaituba-PA, Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará – Fecogap, Subseção da OAB de Itaituba-PA, Cooperativa de Extração Mineral Água Branca e do Instituto Mineral do Tapajós.

Recepcionados pelo Presidente, Gilson Camboim, no primeiro dia da programação conhecimento da gestão, infraestrutura, operacionalidade, quadro multiprofissional, pesquisas e estudos e o modelo cooperativo referencial em mineração legal e sustentável focado no desenvolvimento econômico com a responsabilidade social e ambiental. 

A comitiva Paraense esteve também no Centro Tecnológico de Mineração onde conheceram a Mesa Vibratória Concentradora e Resumidora da AÇOMAQUINAS desenvolvida para apuração de ouro sem a utilização de produtos químicos como cianeto ou mercúrio. 

Mesa Vibratória

Os representantes das cooperativas, poder legislativo, classe de advocacia, associações e institutos ligados ao ramo mineral estiveram também no Viveiro de Mudas da Coogavepe que atende os mais de 6.000 cooperados, a agricultura familiar, instituições filantrópicas e as comunidades.

As mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais são distribuídas gratuitamente e utilizadas para recuperação de áreas degradadas sendo um importante instrumento de sustentabilidade e mitigação de impactos ambientais.

Viveiro Coogavepe

A Coogavepe agradece os representantes da Câmara municipal de Itaituba, Valdir Amadeu Silva (Vereador) e Jatniel Santos (Assessor Parlamentar), Erika Almeida Gomes e Karen Odoricio Navarro (OAB), Fabio Lopes Martins (Presidente da Cooperativa de Agua Branca), Benedison Duarte Gomes (Assessor Jurídico), Carlos Alberto da Silva e Aguinaldo Inácio da silva ( Conselheiros da Comeabra), Cleiciane Suassuna Gitassi (Presidente do Instituto Mineral do Tapajós) e as representantes da Comissão de Mineração da OAB, Dra. Suelen Maria e Dra. Beatriz Baleiro.

Centro Tecnológico

Mineral Máquinas Mineradora

Ver Mais

Mais Vistas