Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Agricultores do PA Planalto do Iriri vão acionar o MPE

Produtores de Assentamento Peixotense devem acionar Promotoria de Justiça por conta da situação de pontes nas estradas dos travessões

Agricultores do PA Planalto do Iriri vão acionar o MPE
Foto: Agricultores do PA Planalto do Iriri
Não aguentando mais o descaso por parte da Prefeitura de Peixoto de Azevedo, os agricultores do Assentamento Planalto do Iriri estão realizando mutirões de recuperação de pontes e pontilhões destruídos pelas chuvas deste ano.
 
Os assentadas estão usando máquinas, ferramentas, combustível, madeira e a mão-de-obra próprios, uma vez que, segundo eles nunca houve uma atenção por parte do atual prefeito Peixotense as demandas de estradas do Planalto do Iriri, onde no travessão pelo menos outras oito pontes estão na mesma situação.
 
As famílias que residem neste assentamento usaram as redes sociais para dizer que estão fazendo “gambiarras e paliativos”, pois levarão a situação ao Ministério Público Estadual para que tome as atitudes cabíveis para obrigar a gestão municipal a fazer a recuperação emergencial das pontes, uma vez que alunos estão fora da sala de aula, existe o comprometimento do escoamento da produção e muitas comunidades estão literalmente ilhadas e distantes dos equipamentos públicos, inclusive de saúde.
 
“Tudo isso acontece por conta da falta de compromisso e respeito de quem está a frente da prefeitura, que parece que faz questão de deixar a gente nesta situação miserável e infeliz. Quero ver agora que levaremos essa situação ao promotor de justiça se as coisas vão acontecer. Isso é vergonhoso e desumano”, disse um dos produtores participantes do mutirão.
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Servidor Municipal pode se tornar Micro Empreendedor Individual

Projeto de Lei do vereador Samuel Carteiro é aprovado e sancionado pelo Prefeito Municipal de Matupá

Servidor Municipal pode se tornar Micro Empreendedor Individual
Foto: Samuel Carteiro - Vereador

Já está em vigor a Lei Nº 257 de abril de 2025 sancionada pelo Prefeito de Matupá, Bruno Santos Mena, que dispõe sobre a possibilidade de inclusão de servidores públicos municipais a modalidade MEI – Micro Empreendedor Individual.

A proposta é do Vereador Samuel Carteiro e obteve aprovação unânime dos demais parlamentares e visa incentivar os servidores públicos a empreender através do trabalho autônomo, desde que não tenha conflito de interesses com o seu cargo e respeite o turno de trabalho no órgão ou administração pública.

“A lei em vigor está possibilitando a formalização desses servidores e a geração de uma renda extra, além de benefícios como acesso a linhas de crédito junto as instituições financeiras”, mencionou o 1º Secretário da Câmara, Samuel Carteiro.

O parlamentar lembrou que muitos estão participando de cursos de capacitação e formação profissionalizante nas mais diferentes áreas do mercado e isso é providencial para o planejamento, organização e estratégias que vão impactar no desenvolvimento de empreendimentos, serviços e negócios que incrementarão seu ganho financeiro.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Coogavepe recebe visita de instituições Paraenses

Subseção da OAB, Cooperativas, Câmara de Vereadores e Institutos Minerais do Pará estão em Peixoto de Azevedo

Coogavepe recebe visita de instituições Paraenses
Foto: Comitiva Paraense na Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, está recebendo a visita da comitiva composta por vereadores da Câmara de Itaituba-PA, Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará – Fecogap, Subseção da OAB de Itaituba-PA, Cooperativa de Extração Mineral Água Branca e do Instituto Mineral do Tapajós.

Recepcionados pelo Presidente, Gilson Camboim, no primeiro dia da programação conhecimento da gestão, infraestrutura, operacionalidade, quadro multiprofissional, pesquisas e estudos e o modelo cooperativo referencial em mineração legal e sustentável focado no desenvolvimento econômico com a responsabilidade social e ambiental. 

A comitiva Paraense esteve também no Centro Tecnológico de Mineração onde conheceram a Mesa Vibratória Concentradora e Resumidora da AÇOMAQUINAS desenvolvida para apuração de ouro sem a utilização de produtos químicos como cianeto ou mercúrio. 

Mesa Vibratória

Os representantes das cooperativas, poder legislativo, classe de advocacia, associações e institutos ligados ao ramo mineral estiveram também no Viveiro de Mudas da Coogavepe que atende os mais de 6.000 cooperados, a agricultura familiar, instituições filantrópicas e as comunidades.

As mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais são distribuídas gratuitamente e utilizadas para recuperação de áreas degradadas sendo um importante instrumento de sustentabilidade e mitigação de impactos ambientais.

Viveiro Coogavepe

A Coogavepe agradece os representantes da Câmara municipal de Itaituba, Valdir Amadeu Silva (Vereador) e Jatniel Santos (Assessor Parlamentar), Erika Almeida Gomes e Karen Odoricio Navarro (OAB), Fabio Lopes Martins (Presidente da Cooperativa de Agua Branca), Benedison Duarte Gomes (Assessor Jurídico), Carlos Alberto da Silva e Aguinaldo Inácio da silva ( Conselheiros da Comeabra), Cleiciane Suassuna Gitassi (Presidente do Instituto Mineral do Tapajós) e as representantes da Comissão de Mineração da OAB, Dra. Suelen Maria e Dra. Beatriz Baleiro.

Centro Tecnológico

Mineral Máquinas Mineradora

Ver Mais

Mais Vistas