Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Vereador Gleison conhece triste realidade das estradas de União do Norte

Precariedade das estradas e do transporte escolar são apontados pelos moradores do Travessão 04 do PA Cachimbo

Vereador Gleison conhece triste realidade das estradas de União do Norte
Foto: Pais e alunos
O vereador Gleison Noleto recebeu um chamamento urgente das famílias que moram no Travessão 04 do PA Cachimbo que estão insatisfeitos com o descaso e abandono por parte da Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo.
 
O parlamentar percorreu praticamente 30 km do travessão que encontra-se esburacada, com valetas, erosões, atoleiros, pontes e bueiros destruídos, impossibilitando a passagem do ônibus escolar.
 
“Toda essa realidade já era previsível, o que faltou foi investimento, planejamento e ações preventivas de manutenção das estradas no período de estiagem. O Travessão 04 foi fortemente castigado pelas chuvas e as comunidades estão ilhadas e com as crianças sem irem na escola por conta do descaso do Poder Público, que jamais priorizou a infraestrutura rural”, comentou o Vereador Gleison Noleto.
 
O legislador fará gestões não apenas com a secretaria municipal de obras e transportes, bem como, levará a demanda a deputada Janaína Riva e ao próprio Ministério Público Estadual para que intervenham e ajudem a garantir o direito de ir e vir, o escoamento da produção e o cumprimento do itinerário do transporte escolar.
 
Os pais e alunos denunciaram as péssimas condições dos ônibus, que por sua vez são terceirizados e que não oferecem segurança e conforto aos estudantes que chegam a aguardar a passagem da condução a partir das 4:00 horas da manhã e com registros de inconsistências de horários do plano de trabalho e itinerário.
 
“Os pais denunciaram que os ônibus possuem problemas mecânicos, elétricos e estão bastante deteriorados e fora dos padrões de segurança. São vidas humanas transportadas e elas merecem respeito e um transporte humanizado. Vamos cobrar do Prefeito e da empresa que inclua na frota, veículos capazes de corresponder às exigências para esta modalidade de transporte público que inclusive está sendo muito bem paga pela Prefeitura. Nossos estudantes merecem maior consideração e dignidade”, mencionou Gleison Noleto.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Dona Helena quase quatro décadas de pioneirismo em Matupá

Projeto Decreto Legislativo Nº 004/2025, de 17 de junho de 2025 foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo de Matupá-MT concedendo o Título de Cidadã Honorária Matupaense à Sra. Helena Beltrame da Silva.

Dona Helena quase quatro décadas de pioneirismo em Matupá
Foto: Recebendo o Título de Cidadã Matupaense

Através do Projeto Decreto Legislativo Nº 004/2025, de 17 de junho de 2025, de autoria do Vereador Silvano Ramos e aprovado por uanimidade pelo Poder Legislativo de Matupá-MT, foi concedido o Título de Cidadã Honorária Matupaense à Sra. Helena Beltrame da Silva.

Dona Helena Beltrame da Silva é um exemplo inspirador de vida e dedicação em Matupá. Com 39 anos de residência na Capital da Amizade, ela construiu uma trajetória marcada por amor, cuidado e empreendedorismo. Como enfermeira do Hospital Santa Luzia, ela cuidou de inúmeras vidas. Seu pioneirismo no ramo hoteleiro e voluntariado no combate à malária na década de 80 demonstram sua força, determinação e solidariedade.

Sua atuação na política como então candidata a vereadora e na presidência da Associação da Terceira Idade Tia Celina (2007-2012) mostram seu compromisso social com a comunidade. Aos 80 anos, Dona Helena continua ativa e apaixonada pelas modalidades de bocha e canastra nos encontros da melhor idade.

A Sra. Helena é uma mulher espirituosa, empreendedora, empoderada e visionária. Sua vida é um testemunho de que a idade não é limite para sonhar e realizar. Ela é um orgulho para Matupá e inspira gerações a serem mais fortes, determinadas e comprometidas com o bem-estar da comunidade.

Rodeada de familiares, amigos, parentes, personalidades e lideranças do município, Dona Helena foi homenageada em uma Festa de Aniversário carregada de energia positiva e grandes emoções.

Parabéns, Dona Helena, por ser uma verdadeira Matupaense!

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Hospital de Terra Nova do Norte Oferece Atendimentos Cirúrgicos de Ortopedia

Nesta etapa foram 14 procedimentos cirúrgicos realizados por profissionais especializados e auxílio de aparelhos tecnológicos

Hospital de Terra Nova do Norte Oferece Atendimentos Cirúrgicos de Ortopedia
Foto: Atendimentos de Ortopedia

O Hospital de Terra Nova do Norte está oferecendo atendimentos cirúrgicos de ortopedia, especialidade contratada pelo município. Essa iniciativa visa melhorar a saúde e a qualidade de vida da população local, oferecendo procedimentos cirúrgicos essenciais para tratar doenças e lesões ortopédicas.

A relevância desses procedimentos é significativa, pois a ortopedia é uma especialidade médica que trata de doenças e lesões do sistema musculoesquelético, que podem afetar a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas. Além disso, a oferta desses serviços no município reduz a necessidade de deslocamentos para outras cidades, tornando o acesso à saúde mais fácil e rápido.

Nesta etapa foram 14 procedimentos que fazem parte do Programa de Cirurgias de Média Complexidade, sendo elas de ligamento e menisco desenvolvidas por especialistas e aparelhos hospitalares de alta tecnologia.

No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), a oferta de atendimentos cirúrgicos de ortopedia é fundamental para garantir o acesso à saúde de qualidade para a população. O SUS visa garantir o acesso universal e equitativo à saúde, e a contratualização de serviços de ortopedia pelo município de Terra Nova do Norte é um passo importante para alcançar esse objetivo.

“Com essa iniciativa, Terra Nova do Norte está contribuindo para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, oferecendo serviços de saúde essenciais e acessíveis”, comentou o Secretário de Saúde, Rafael Barros.

Ver Mais

Matupá

Escola Segura é pauta de palestra na ETE de Matupá

Projeto deverá ser implantado nas redes estadual e municipal de ensino Matupaense em uma junção de esforços institucionais e parcerias

Escola Segura é pauta de palestra na ETE de Matupá
Foto: Auditório da ETE

Com o objetivo de transformar o ambiente escolar em um espaço ainda mais seguro, acolhedor e atrativo para alunos, professores e toda a comunidade, está sendo realizada na Escola Técnica Estadual de Matupá palestra sobre ‘Escola Segura’, proferida pelo Coronel PM James Jacio Ferreira.

A iniciativa alia ações sociais, educativas e de segurança pública para garantir um ambiente de ensino saudável, propício ao aprendizado e ao desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes.

Participam do evento representantes das Secretarias Municipais de Educação, Diretoria Regional de Educação, Conselhos Tutelares, Conselhos Comunitários de Segurança Pública, Diretores de Escolas, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, CRAS e CREAS, Lideranças Comunitárias e Eclesiásticas.

Coronel PM James Jacio Ferreira

Segundo o Coronel James - Especialista em Violência Escolar e Assessor da SECITECI-MT, a concepção do ‘Escola Segura’ vem como uma resposta concreta aos desafios enfrentados pelas redes de ensino, que incluem a evasão escolar, o bullying, a violência nas proximidades das escolas, além da desmotivação de estudantes e a insegurança de profissionais da educação. A proposta é atuar de forma preventiva e educativa, com a participação ativa de diversos setores da sociedade.

Para a Presidente da Câmara de Vereadores, Dra. Andreia Varea, o impacto esperado inclui a redução de ocorrências no ambiente escolar, o aumento do rendimento acadêmico, maior assiduidade dos estudantes, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários com a escola e a valorização do espaço escolar como centro de cidadania e convivência pacífica.

O Conselho Comunitário de Segurança Pública – CONSEG, que tem a frente o Sr. Carlos Águia está somando esforços a Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Forças de Segurança e demais instituições parcerias para que as estratégias do Projeto Escola Segura representem um novo olhar sobre a educação pública, onde segurança, acolhimento, ensino de qualidade e desenvolvimento humano caminham lado a lado.

Panfletos CONSEG Matupá

Ver Mais

Mais Vistas