Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Mais de 229 são atendidos no Mutirão de Cirurgias de Catarata

Procedimentos foram realizados no Hospital Regional de Peixoto de Azevedo

Mais de 229 são atendidos no Mutirão de Cirurgias de Catarata
Foto: Pacientes sendo preparados para cirurgia
Os pacientes diagnosticados com problemas de catarata e que foram regulados pela Central de Regulação do município de Peixoto de Azevedo passaram por procedimentos cirúrgicos eletivos no último final de semana no Hospital Regional.
 
No total 229 pessoas de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo e Terra Nova do Norte foram atendidas de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS), onde a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou todo apoio logístico para realização dos procedimentos.
 
“O mutirão de cirurgias deveria ser realizado ainda em 2020, porém devido a pandemia do covid-19 houve a suspensão por orientação do próprio Ministério da Saúde”, disse a Diretora do Hospital Regional, Veroní Pansera.
 
Um grupo de acadêmicos de Enfermagem da UNIFAMA esteve dando suporte no pré-operatório fazendo a aferição da pressão arterial e o exame de glicemia dos que seriam posteriormente operados.
 
Coube a Central de Regulação desenvolver a interlocução com as Unidades Básicas de Saúde para o atendimento de demanda para cirurgias de catarata, bem como a Secretaria de Saúde providenciou os demais exames pré-operatórios exigidos e obrigatórios.
 
A catarata é responsável por mais da metade dos casos de cegueira reversível no mundo. Com a cirurgia será possível recuperar por completo a visão perdida do paciente Peixotense.
A cirurgia de catarata é considerada simples, uma vez que adota métodos cirúrgicos seguros e a recuperação é bastante rápida, leva em torno de 20 minutos para ser realizada e não requer internação hospitalar.
 
“Estamos trabalhando para zerar a fila de espera. A pandemia provocou atrasos que esperamos recuperar já nos primeiros meses de 2022. Nossa Central de Regulação e Postos de Saúde estão atuando para levantamento situacional de casos da doença e dentro do planejamento, iremos desenvolver novos mutirões de nível local e regional. Essa é a determinação do Prefeito Maurício Ferreira de Souza, pois a cirurgia impacta positivamente no socioemocional, saúde mental e principalmente na independência em atividades do dia-a-dia do paciente”, comentou o Secretário de Saúde, Gilberto Cavalheiro.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá

Mais de R$ 1 milhão investido na edificação do complexo de segurança no município.

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá
Foto: Descerramento da Placa
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) a solenidade de inauguração da nova Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Matupá-MT.
 
O prédio foi construído em um terreno localizado no Bairro ZC1 e conta com mais de 500 m² de área construída com investimento superior a R$ 1 milhão de recursos próprios da Prefeitura Municipal.
 
Participaram do evento o Prefeito Bruno Santos Mena, Delegado de Polícia Dr. Geraldo Gezoni Filho, o Secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, Delegada Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, Deputados Estaduais Dilmar DalBosco e Diego Guimarães e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil, 15º Comando Regional de Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia Judiciária Civil e demais autoridades civis, militares, políticas, comunitárias e eclesiásticas da região.
 
Na ocasião foram entregues medalhas de Mérito Policial a servidores que há décadas se empenham na prestação de serviço público de segurança com hombridade, honradez, coragem, bravura e desprendimento, cumprindo a nobre missão de fazer prosperar a paz, tranquilidade, ordem, preservação do patrimônio e o combate a criminalidade.
 
Na programação execução do hino nacional, palavra das autoridades, oração do policial, entrega de placa de Mérito Profissional ao Ex-Escrivão da PJC João Ivar Silvestrin, anúncio da SESP-MT da ampliação do Sistema de Monitoramento Vigia Mais MT e o descerramento da placa inaugural do novo prédio da Delegacia de Polícia Judiciária Civil Matupaense.
 
As autoridades e o público presente visitaram as dependências compostas por: Recepção, Gabinete do Delegado, Cartórios, Sala Cofre, Setor Administrativo, Sala de Investigadores, Sala da Mulher, Arquivo, Salas Multiuso e de Custódia, Dormitório, Sala da Polícia Militar, Celas Masculinas e Femininas, Copa, Almoxarifado, Sanitários e amplo Estacionamento.
 
Novo Prédio
Ver Mais

Mais Vistas