Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Mais de 229 são atendidos no Mutirão de Cirurgias de Catarata

Procedimentos foram realizados no Hospital Regional de Peixoto de Azevedo

Mais de 229 são atendidos no Mutirão de Cirurgias de Catarata
Foto: Pacientes sendo preparados para cirurgia
Os pacientes diagnosticados com problemas de catarata e que foram regulados pela Central de Regulação do município de Peixoto de Azevedo passaram por procedimentos cirúrgicos eletivos no último final de semana no Hospital Regional.
 
No total 229 pessoas de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo e Terra Nova do Norte foram atendidas de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS), onde a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou todo apoio logístico para realização dos procedimentos.
 
“O mutirão de cirurgias deveria ser realizado ainda em 2020, porém devido a pandemia do covid-19 houve a suspensão por orientação do próprio Ministério da Saúde”, disse a Diretora do Hospital Regional, Veroní Pansera.
 
Um grupo de acadêmicos de Enfermagem da UNIFAMA esteve dando suporte no pré-operatório fazendo a aferição da pressão arterial e o exame de glicemia dos que seriam posteriormente operados.
 
Coube a Central de Regulação desenvolver a interlocução com as Unidades Básicas de Saúde para o atendimento de demanda para cirurgias de catarata, bem como a Secretaria de Saúde providenciou os demais exames pré-operatórios exigidos e obrigatórios.
 
A catarata é responsável por mais da metade dos casos de cegueira reversível no mundo. Com a cirurgia será possível recuperar por completo a visão perdida do paciente Peixotense.
A cirurgia de catarata é considerada simples, uma vez que adota métodos cirúrgicos seguros e a recuperação é bastante rápida, leva em torno de 20 minutos para ser realizada e não requer internação hospitalar.
 
“Estamos trabalhando para zerar a fila de espera. A pandemia provocou atrasos que esperamos recuperar já nos primeiros meses de 2022. Nossa Central de Regulação e Postos de Saúde estão atuando para levantamento situacional de casos da doença e dentro do planejamento, iremos desenvolver novos mutirões de nível local e regional. Essa é a determinação do Prefeito Maurício Ferreira de Souza, pois a cirurgia impacta positivamente no socioemocional, saúde mental e principalmente na independência em atividades do dia-a-dia do paciente”, comentou o Secretário de Saúde, Gilberto Cavalheiro.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Social

Hospital Regional recebe rouparias doadas pelos Amigos do Rotary

A ação reforça o histórico de compromisso do Rotary Clube Peixotense com causas sociais e de saúde

Hospital Regional recebe rouparias doadas pelos Amigos do Rotary
Foto: Entrega de Rouparias HR

O Rotary Clube de Peixoto de Azevedo realizou mais uma relevante ação filantrópica voltada ao fortalecimento da saúde pública regional. O Hospital Regional foi contemplado com a doação de 400 lençóis e 100 travessas para camas, destinados aos leitos hospitalares e ao centro cirúrgico, ampliando a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.

A iniciativa foi viabilizada por meio das doações dos Amigos do Rotary — empresários, garimpeiros, agropecuaristas, empreendedores, cooperativas, comerciantes e representantes da sociedade organizada — totalizando um investimento aproximado de R$ 32 mil na aquisição de rouparia hospitalar. Os materiais entregues são de alta qualidade, apropriados para o ambiente hospitalar, com elevada resistência e personalização, garantindo maior durabilidade, segurança e conforto.



A entrega oficial dos kits foi realizada pelo Presidente do Rotary Clube, Gustavo Pruinelli, pelos companheiros Jhoniel Carlos, Ana Aletícia e Aparecida Shinike e pelo Presidente da Cooperativa de Garimpeiros, Gilson Camboim, à Diretoria do Hospital Regional e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde.

“A ação reforça o histórico de compromisso do Rotary Clube Peixotense com causas sociais e de saúde, destacando-se a participação ativa dos companheiros em campanhas de doação de sangue, doações de aparelhos hospitalares, cadeiras de rodas, cadeiras de banho e muletas, além de parcerias com o Hospital de Câncer e apoio às campanhas de vacinação contra a pólio e o sarampo, entre outras iniciativas”, disse o Presidente Gustavo Pruinelli.

O Diretor do Hospital Regional, Dr. José Agnaldo, e a representante da Secretaria de Estado de Saúde, Veroni Pansera, agradeceram ao Rotary Clube de Peixoto de Azevedo por atender prontamente a essa demanda urgente, ressaltando a importância da rouparia hospitalar para o melhor acolhimento, conforto e dignidade dos pacientes internados dos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Terra Nova do Norte e Novo Mundo.

Ver Mais

Mais Vistas