Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Peixoto começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos

Público alvo é crianças com ou sem comorbidades e com deficiências permanentes.

Peixoto começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos
Foto: Vacinação acontece na UPA
A Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Imunização deu início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades nas dependências da UPA.
 
Todo ambiente foi decorado para receber as crianças com balões, espaço kids e painel fotográfico.
 
Os pais e responsáveis levaram os documentos necessários, como o Cartão SUS, CPF e a Carteira de Vacinação.
 
A primeira dose da vacina pediátrica contra a covid-19 é da Pfizer destinada a aplicação em crianças e devidamente autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.
 
A vacina contra covid-19 para crianças tem dosagem e composição diferente a da que é utilizada para maiores de 12 anos, com duas doses de 0,2 ml.
 
A tampa do frasco da vacina é na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação, familiares ou responsáveis que estão levando as crianças para serem vacinadas em Peixoto de Azevedo.
 
O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 16:30h de segunda a quinta-feira. Já na sexta-feira é desenvolvida a busca ativa de pessoas com deficiências permanentes e acamadas, podendo o agendamento ser feito pelo telefone da Central de Imunização (66) 9-9629-8475.
 
A conscientização dos pais e responsáveis é fundamental, pois a vacinação das mais de 3.800 crianças desta faixa etária contra a Covid-19 impedirá que ocorram casos graves e mortes neste público e novas ondas de transmissões e surgimento de novas variantes como é o caso da ômicron.
 
A Secretaria de Saúde está realizando uma grande mobilização nos meios de comunicação, demonstrando a sua postura e compromisso com a saúde das crianças Peixotenses, que ao serem vacinadas não escondiam a alegria e a esperança de superação deste período pandêmico.
 
As Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente e Cultura participaram efetivamente do lançamento da vacinação de crianças, distribuindo balões, pirulitos, picolés e livros infantis da campanha ‘Leia para uma Criança’.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Guarantã avança na ampliação do acesso a exame de mamografia

As iniciativas reforçam o cuidado integral, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no acompanhamento adequado das pacientes.

Guarantã avança na ampliação do acesso a exame de mamografia
Foto: Exames de Mamografia

A Secretaria de Saúde vem desenvolvendo de forma contínua campanhas, projetos, ações preventivas e atendimentos especializados voltados à promoção da saúde da mulher. As iniciativas reforçam o cuidado integral, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no acompanhamento adequado das pacientes.

O município conta com um mamógrafo digital instalado no Centro de Especialidades Médicas, onde são realizados exames de mamografia semanalmente, garantindo acesso regular e organizado ao serviço. Paralelamente, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desempenham papel fundamental, realizando avaliação clínica das mamas, orientações preventivas, consultas de enfermagem e médicas, além do devido encaminhamento para exames especializados.

As mamografias são realizadas pela Tecnóloga em Radiologia, Daiane de Oliveira Furtado, profissional responsável pela análise técnica e emissão das imagens, assegurando qualidade, precisão e confiabilidade nos resultados.

A mamografia é um exame de imagem essencial, pois possibilita a detecção precoce de alterações mamárias, muitas vezes antes do surgimento de sinais ou sintomas, aumentando significativamente as chances de tratamento eficaz, reduzindo a mortalidade e proporcionando melhor qualidade de vida às pacientes.

O mamógrafo do Centro de Especialidades de Guarantã do Norte é digital de última geração tecnológica, o que oferece importantes vantagens, como imagens de alta resolução, maior precisão diagnóstica, menor radiação e necessidade de repetição de exames, mais agilidade na emissão de imagens e maior conforto e segurança para as mulheres durante o procedimento.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Patrulhas da Sinfra Guarantã em ações emergenciais nas estradas rurais

Atendendo solicitação do setor produtivo secretaria promove recuperação emergencial de estradas, pontes e bueiros em Guarantã do Norte

Patrulhas da Sinfra Guarantã em ações emergenciais nas estradas rurais
Foto: Estradas Rurais de Guarantã do Norte

A Secretaria de Infraestrutura de Guarantã do Norte está intensificando esforços para assegurar o escoamento da produção agropecuária em todas as regiões do município, mesmo diante do grande desafio imposto pelas fortes chuvas deste ano. Cumprindo um rigoroso cronograma de prioridades e urgências, diversas patrulhas de máquinas atuam simultaneamente em serviços de patrolamento, cascalhamento, abertura de desaguadouros, compactação, elevação de aterros e manutenção de pontes e bueiros.

Os trabalhos já contemplam importantes trechos como o Km 32, Linha Lupatini, Madre Paulina, ligação Guarantã–Matupá, Linha Kobayashi, Linha Páscoa, Páscoa 05 e Linha Ipê Amarelo, garantindo melhores condições de trafegabilidade e segurança.

O Secretário de Infraestrutura, Alex Pilatti, destacou que as ações seguem determinação do prefeito Márcio Gonçalves para a realização de manutenções, reparos e revitalizações emergenciais durante o período chuvoso. Segundo ele, a estratégia é assegurar acesso e mobilidade agora, para que, na estiagem, sejam executados serviços de melhor qualidade, incluindo a substituição de pontes e bueiros de madeira por estruturas de concreto e aço corrugado.

Estradas trafegáveis neste período do ano são fundamentais para pecuaristas, lavoureiros, agricultores familiares, produtores de leite e todas as demais cadeias produtivas de Guarantã do Norte, garantindo o transporte da produção, o abastecimento e o fortalecimento da economia local.

 

Ver Mais

Mais Vistas