Redes Sociais
Redes Sociais

Social

Corte e Costura foi o curso mais requisitado em Peixoto de Azevedo

Neste ano de 2021 pelo menos 50 mulheres foram qualificadas pela Prefeitura, SENAR-MT e Sindicato Rural

Corte e Costura foi o curso mais requisitado em Peixoto de Azevedo
Foto: Encerramento do Curso
Sem dúvidas, o curso de corte e costura foi um dos mais requisitados pelas mulheres dos bairros Peixotenses.
 
Uma parceria com o SENAR-MT e Sindicato Rural viabilizou a realização de pelo menos três neste ano de 2021 com a formação de pelo menos 50 novas constureiras.
 
A Primeira Dama, Marisete Alberti Souza, disse que a capacitação vai além de ser uma alternativa ocupacional e uma profissão cada vez mais lucrativa no mercado, trata-se de uma ótima alternativa de incremento da renda familiar.
 
Além de poderem efetuar consertos em roupas dos membros da família, elas também poderão confeccionar diversos modelos para venda e atender as encomendas pela clientela.
 
"Continuamos trabalhando para que a mulher ocupe mais vagas no mercado de trabalho, tenha reconhecimento, seja respeitada e obtenha a sua independência financeira", frisou a Primeira Dama, Marisete Alberti Souza.
 
A Prefeitura deverá ampliar o número de cursos em 2022 através de um convênio com o Governo de Mato Grosso e o Sistema 'S' (SENAR - SENAC - SENAI).
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

Consórcio Intermunicipal de Saúde tem novo presidente

Nilmar Nunes Miranda é o novo presidente do Consórcio de Saúde Vale do Peixoto

Consórcio Intermunicipal de Saúde tem novo presidente
Foto: Paulistinha assume consórcio de saúde

O Presidente da Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo, Thawê Dorta, participou da reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto – CISVP, que contou com a participação dos Prefeitos Nilmar Miranda (Peixoto), Bruno Mena (Matupá), Casciano Martins Reis (Novo Mundo) e o representante do Prefeito Pascoal Alberton (Terra Nova do Norte), o Secretário Municipal de Saúde, Rafael Souza Barros.

Na ocasião foi eleito novo Presidente, o Prefeito Peixotense, Paulistinha, tendo como Vice-Presidente, o Prefeito Novomundense, Casciano Martins, com o aval dos gestores dos municípios consorciados.

Também estiveram em pauta assuntos estratégicos para a melhor gestão do Hospital Regional com foco no planejamento, eficiência, segurança, qualidade dos serviços, humanização do atendimento e transparência financeira.

Foram debatidos assuntos relacionados ao incremento da per capita das prefeituras ao consórcio, viabilização do pagamento do piso da enfermagem, decreto de situação de emergência para aquisição de medicamentos, viabilização de emendas parlamentares estaduais e federais, convite ao município de Guarantã do Norte para ingresso no CISVP e gestão junto ao Governador Mauro Mendes para ampliação do repasse a instituição intermunicipal de saúde composta pelos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte.

“Todas as leis autorizativas necessárias e imprescindíveis para que tenhamos o Consórcio e o Hospital Regional atendendo a população a altura do que ela merece, terá nosso apoio incondicional. Buscaremos uma agenda regionalizada com todos os prefeitos e vereadores dos municípios consorciados junto ao Governador Mauro Mendes, Secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, a Bancada Federal e nos membros da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Será uma grande mobilização para tirarmos o Hospital Regional da UTI”, disse o Presidente Thawê Dorta.

Os Prefeitos Bruno Mena e Casciano Martins Reis desejaram sucesso e colocaram-se a disposição do novo Presidente do Consórcio de Saúde, Nilmar Miranda, para que coloque em prática o plano de trabalho afim de garantir a entrega eficiente e eficaz de serviços de saúde aos cidadãos do Vale do Peixoto.

Os vereadores, Ismael Filho, Margarete Cavallini, Rosângela Matos Dias, Washington Brito e Daniel da Master acompanharam e apresentaram ideias, sugestões e indicativos em prol da saúde pública.

Vereadores apoiam novo presidente do CISVP

Ver Mais

Saúde

Mais de 70 são atendidos em Neurologia em Matupá

Secretaria de Saúde implanta atendimento especializado à população Matupaense

Mais de 70 são atendidos em Neurologia em Matupá
Foto: Centro de Especialidades Médicas

Mais um grande avanço na saúde pública Matupaense, a contratação de Médico Especialista em Neurologia.

Cerca de 70 pacientes não precisaram se deslocar para outras cidades do estado para acessar a consulta de avaliação, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso, que inclui o cérebro, medula espinhal e nervos periféricos.

O município de Matupá insere a especialidade médica para o tratamento de pacientes acometidos por enxaqueca, epilepsia, esclerose múltipla, doença de Parkinson, Alzheimer, entre outras, proporcionando a melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças do sistema nervoso, que podem afetar a mobilidade, comunicação e funções cognitivas.

No último sábado dia 10 de maio na Central de Especialidades Médicas, o Dr. Gustavo Henrique Gobbato iniciou os atendimentos agendados e encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e o Hospital Municipal.

A Secretaria de Saúde está com equipes multidisciplinares para oferecer acolhimento humanizado e cuidados mais abrangentes ao paciente com problemas neurológicos quer seja por meio medicamentoso ou terapias.

“Este é o nosso compromisso, melhorar, otimizar e avançar nas políticas públicas de saúde, quer seja em infraestrutura hospitalar, aparelhamento, implantação de novas especialidades médicas, oferta de exames laboratoriais, manutenção dos estoques de medicamentos, humanização do transporte de pacientes, enfim. Continuaremos investindo para que a população tenha uma saúde eficiente e de qualidade, na atenção básica e na média e alta complexidade”, disse o Prefeito Bruno Mena a nossa reportagem.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Em audiência pública fica definido TAC com a empresa APA

Concessionária Águas de Peixoto de Azevedo se compromete e sanar problemas no sistema de água e esgotamento sanitário Peixotense

Em audiência pública fica definido TAC com a empresa APA
Foto: Audiência Pública APA

Foi realizada nesta segunda-feira (12) na Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo importante Audiência Pública para tratar sobre a prestação de serviço de água e esgotamento sanitário pela empresa Águas de Peixoto de Azevedo – APA.

Convocada pelo Presidente do Poder Legislativo, Thawê Dorta, devido as inúmeras denúncias e reclamações da população em relação a cobranças indevidas, falta de água, rompimentos de rede, danificação de pavimento asfáltico, água suja nas torneiras e ineficiência dos canais de atendimento, a audiência contou com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, Dra. Fernanda Luckmann Saratt, da 14ª Subseção da OAB, Dra. Fabiane Mello, o Defensor Público, Salvador Ferreira de Souza Júnior, Prefeito Municipal, Nilmar Miranda e os Diretores Executivos da Concessionária Águas de Peixoto de Azevedo, Eduardo de Paula e Lucas Alves de Oliveira.

Dr. Eduardo - Dir. Pres. APA

Foram abordados os seguintes temos e firmados compromissos públicos:

- Criação de Agencia de Regulação

- Otimização de todos os Canais de Atendimento

- Implantação de Portal Transparência APA Concessionária

- Desenvolvimento de Campanhas sobre Adesão ao Esgotamento Sanitário

- Ampliação do quadro profissional de atendimentos e manutenções

- Investimentos na coleta, tratamento e rede distribuição de água

- Revisão do contrato de concessão vigente a realidade do município

- Análise de processos de cobranças abusivas

- Interação Jurídica da empresa com os órgãos fiscalizadores e de defesa do consumidor

- Avanços na rede coletora e de tratamento de esgoto

- Constância na divulgação das análises periódicas da qualidade da água fornecida

- Assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta     

 Público se manifesta

“Os diretores da APA solicitaram um prazo de 30 dias para levantar dados de todos os reclames, sugestões e indicativos feitos pelas autoridades e pelos consumidores presentes na audiência pública. A partir deste relatório circunstanciado teremos a elaboração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecendo prazos, medidas judiciais, critérios, penalizações e demais mecanismos que garantam a curto e médio prazo a solução dos problemas e a excelência dos serviços de abastecimento de água e tratamento do esgoto sanitário do município de Peixoto de Azevedo. Caso as melhorias não aconteçam, o pedido de cassação do contrato não está descartado, afinal, o povo já está cansado deste desrespeito de pagar pelo que não tem”, comentou o Vereador Thawê Dorta. 

Promotora de Justiça - Dra. Fernanda

Ver Mais

Mais Vistas