Redes Sociais
Redes Sociais

UNIÃO DO NORTE

Ex-Vereador detona: Setor Produtivo está penando por falta de estradas

Joranir Soares mostra situação de precariedade das estradas e perda de grãos e outros alimentos já é esperada por problemas de escoamento.

Ex-Vereador detona: Setor Produtivo está penando por falta de estradas
Foto: Situação de Ponte
O Ex-Vereador Joranir Soares esteve nos assentamentos rurais de Peixoto de Azevedo e se deparou com a situação de precariedade das estradas, pontes e bueiros que foram destruídos pelas ultimas chuvas, deixando ilhadas diversas comunidades.
 
A situação é extremamente crítica no Planalto do Iriri, Vida Nova I, Vida Nova II, Antônio Soares, São José União, Padovani, PA Cachimbo, E-60 e em todos os demais assentamentos ao distrito União do Norte.
 
“É inacreditável a situação que os agricultores familiares, plantadores de grãos e pecuaristas estão sofrendo por conta da falta de planejamento e incompetência da atual administração. Fui vereador e presidente da Câmara, no parlamento estava na linha de frente em defesa do setor produtivo e mesmo com toda dificuldade conseguíamos escoar a produção desenvolvendo serviços emergenciais na malha viária rural. Mas pelo que vejo, não há medidas efetivas para que a infraestrutura seja melhorada nem mesmo no período de estiagem. Para poder transitarem em seus travessões os próprios produtores utilizam seus maquinários, mão-de-obra e matéria prima. É realmente lastimável um município tão rico e com serviços públicos de péssima qualidade ou inexistentes”, reclamou Joranir Soares.
 
O ex-vereador também lembrou que existem associações de desenvolvimento sustentáveis e de produtores que já possuem parceria com o governo do estado e que precisam de uma maior participação da prefeitura para sanar as mazelas que dificultam a trafegabilidade, oneram os custos do frete, depredam os veículos, caminhões e maquinários, impedem o itinerário do transporte escolar e dificultam o direito de ir e vir das pessoas.
 
“Pedimos ao Prefeito e aos Vereadores que procurem essas Associações e busquem recursos financeiros junto ao Governo Federal e seus Ministérios. Temos o Senador e Ministro da Agricultura Carlos Fávaro, que conhece a pujança produtiva do Vale do Peixoto e ainda temos o Vice-Líder do Governo na Câmara Federal, Deputado Emanuelzinho e toda bancada de Mato Grosso em Brasília que podem agilizar convênios para reestruturação dos mais de 3.000 km de estradas de chão existentes no município de Peixoto de Azevedo. O que está faltando é vontade política para resolver toda esta problemática”, comentou Joranir.
 
Ele também observou que a SINFRA-MT está com um programa específico para substituição de pontes e bueiros de madeira por aduelas, pontes e bueiros de concreto. Basta que o município apresente os projetos e cumpra as normativas estabelecidas de execução e prestação de contas para que seja inclusa.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Vereador Ismael indica Praça de Lazer e Ginásio de Esportes para o Bairro Liberdade

Vereador Peixotense ouviu comunidade e apresentou em plenário indicação ao Prefeito Paulistinha e Deputado Dilmar Dalbosco

Vereador Ismael indica Praça de Lazer e Ginásio de Esportes para o Bairro Liberdade
Foto: Vereador Ismael Marcelinho

O Vereador Ismael Marcelinho (UB) indicou ao Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha) e também está fazendo gestão politica junto a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e o Deputado Estadual Dilmar Dalbosco para viabilizar a construção de uma praça de lazer e um ginásio de esportes para um dos bairros mais antigos de Peixoto de Azevedo, a Comunidade Liberdade.

O parlamentar justificou que o bairro conta com escolas, posto de saúde, CREAS e outros equipamentos públicos, porém o crescimento populacional reflete a necessidade de dotar esta região de uma Praça com arborização, bancos, playgroud, pergolados, iluminação de led, quadra de vôlei de areia, academia ao ar livre e um ginásio de esportes ou pelo menos uma quadra poliesportiva.

“Estive no Bairro Liberdade e conversei com os moradores, comerciantes, jovens e até mesmo com os idosos que a mais de 30 anos moram nesta localidade. Todos almejam ter uma praça de lazer para poder se confraternizar, bater um bom papo, tomar um tereré, fazer uma caminhada, enfim para a recreação e o descanso. Com relação a quadra de esportes ou ginásio, qualquer um é bem vindo para que a juventude possa praticar diversas modalidades e até para a associação desenvolva torneios, campeonatos e competições, sem contar que seria um espaço para a realização do Projeto de Escolinhas Esportivas de Base. Espero que minha solicitação seja atendida pelo Prefeito Paulistinha, mas em contrapartida estou fazendo o pedido ao nosso Líder do Governo na AL-MT, Dilmar Dalbosco”, disse o Vereador Ismael Marcelinho.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Grupo Frajola de Mineração realiza treinamento de segurança no trabalho

Capacitação e Treinamento tem apoio da cooperativa de garimpeiros de Peixoto de Azevedo

Grupo Frajola de Mineração realiza treinamento de segurança no trabalho
Foto: Treinamento

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, participou do 1º ciclo de palestras dos Empreendimentos de Mineração Frajola – localizados na região do Troca-Tiro em Peixoto de Azevedo-MT.

Cerca de 40 garimpeiros assistiram a palestra e o treinamento sobre Técnicas de Segurança no Trabalho ministrados pelo Engenheiro Dhionatan Gianchini da Empresa Expert Engenharia.

Dentre as exposições estiveram em pauta a segurança e saúde na mineração, procedimentos, metodologias e medidas preventivas que devem ser seguidos por gestores e parceiros, avaliações de risco, planos de emergência, uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), sinalização da área de trabalho, treinamento adequado e promoção da cultura de segurança no ambiente laboral.

O Presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, parabenizou a iniciativa do cooperado Francisco Frajola e o comprometimento das normativas da legislação, pois o treinamento e monitoramento desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes no setor da mineração, provocando atitudes e procedimentos adequados para as situações de riscos e o uso correto dos EPIs, fundamental para manter um ambiente de trabalho seguro e produtivo.

A cooperativa de garimpeiros apoia incondicionalmente todas as ações providenciais a saúde, bem-estar e segurança do trabalhador do setor mineral e coloca-se a disposição uma atuação coletiva nos municípios que impactem na redução de acidentes e doenças ocupacionais.

Proprietários do Grupo Frajola

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Descaso e Inoperância da APA serão discutidos em Audiência Pública

Concessionária de Água e Esgoto Peixotense é convocada pela Câmara de Vereadores para explicar precariedade dos serviços oferecidos à população

Descaso e Inoperância da APA serão discutidos em Audiência Pública
Foto: Presidênte Thawê Dorta

Além de utilizar os veículos de comunicação como o rádio e a televisão, o Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Thawê Dorta, está fazendo o chamamento à população Peixotense para a Audiência Pública com a Diretoria da APA – Águas de Peixoto de Azevedo, também pelos canais oficiais do Poder Legislativo na internet.

Para reforçar o enfrentamento a possíveis descumprimentos do Contrato de Concessão dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário, o vereador Thawê Dorta convidou a Promotora de Justiça, Dra. Andreia Monte Alegre Bezerra de Menezes, para participar da audiência que contará com a presença de representantes do Poder Executivo Municipal.

Estão cada vez mais frequentes as denúncias sobre a falta de abastecimento em diversos bairros, cobranças indevidas e abusivas de tarifas, demora no atendimento aos consumidores, danificação de vias públicas sem o devido reparo e ineficiência dos canais de reclamações por telefone ou online.

“Convido à população que já não suporta a inoperância desta empresa. O município vem crescendo e são poucos ou quase nada os investimentos no sistema de captação, tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário. Iremos exigir informações, dados, aporte financeiro investido, cumprimento dos prazos contratuais, enfim. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) em muitos casos está passando batido, serviços essenciais, como o fornecimento de água, devem ser adequados, eficientes, seguros e contínuos. Deixar as famílias Peixotenses tanto tempo sem água e ainda atrasar o restabelecimento previsto são falhas graves que violam os direitos dos consumidores”, mencionou o Presidente Thawê Dorta.

A audiência pública acontecerá na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, às 18:00 horas na sede da Câmara de Vereadores, localizada na Avenida Lions Internacional na paralela da rodovia BR-163.

Ver Mais

Mais Vistas