Redes Sociais
Redes Sociais

UNIÃO DO NORTE

Cartório de 2º Ofício foi inaugurado em União do Norte

Vereadora Eliege Krul entra para história viabilizar a instalação do Cartório de Paz e Notas de União do Norte

Cartório de 2º Ofício foi inaugurado em União do Norte
Foto: Ato de Inauguração
Graças a um trabalho desenvolvido a meses pela Vereadora Eliege Krul (DEM) e o apoio político do Deputado Estadual Dilmar Dalbosco junto à Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi possível a implantação do Cartório de 2º Ofício no distrito União do Norte.
 
Após a elaboração de relatório substanciado de viabilidade técnica feito pela vereadora de União do Norte, a confirmação foi feita através da aprovação do Projeto de Lei de autoria do Deputado Dilmar Dalbosco e a autorização unânime pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
Nesta segunda-feira dia 29 de maio aconteceu a solenidade de inauguração do Cartório de Paz, Registros e Notas na Avenida dos Bandeirantes.
 
Pela primeira vez em sua história, o distrito recebeu o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Juvenal Pereira da Silva, além do Juiz do Fórum da Comarca, Promotor de Justiça, Deputado Estadual Dilmar Dalbosco, entre outras autoridades.
 
Ao comemorar o que considera um de seus maiores legados como parlamentar, a Vereadora Eliege Krul destacou que passou dias a fio em busca de dados geográficos, densidade populacional, índice de desenvolvimento humano, balanço patrimonial e todas as informações técnicas que assegurassem a viabilização, autorização, aprovação e implantação do Cartório de 2º Ofício.
 
“Enquanto muitos não acreditavam, dizendo que era uma luta perdida, tive fé, esperança e perseverança. Agradeço todo apoio dado pelo Deputado Dilmar Dalbosco, que absolutamente colocou toda sua equipe para me ajudar neste processo e intercedeu junto ao Tribunal de Justiça. A todos os desembargadores meu profundo respeito e obrigada por abrir um forte portal de possibilidade para emancipação deste distrito, hoje maior que 70 cidades Mato-grossenses”, disse Eliege Krul.
 
Compreendera ao Cartório de Paz e Notas, o Serviço Notarial e Tabelionato de Protesto de Títulos da Comarca de Peixoto de Azevedo, bem como os serviços de escrituras públicas, registros de nascimento e óbito, permutas, pactos antenupciais, procurações, divórcios, inventários e atas notórias, entre outros.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025).

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT
Foto: Sede da Cooperativa

Peixoto de Azevedo (MT) – A Cooperrio – Cooperativa de Garimpeiros do Rio Peixoto – reforça seu compromisso com a legalização, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do cooperativismo mineral no norte de Mato Grosso. Legalmente constituída (CNPJ 59.444.456/0001-93), a entidade vem garantindo aos seus quase 70 cooperados a possibilidade de exercer a tradicional atividade de extração de ouro por meio de embarcações (balsas), prática que faz parte da história e da cultura de Peixoto de Azevedo.

Um dos principais objetivos da Cooperrio é promover a formalização dos garimpeiros, assegurando que a atividade ocorra dentro da legalidade e de forma ambientalmente responsável. Para isso, a cooperativa conta com um quadro técnico e jurídico especializado, voltado à viabilização dos licenciamentos ambientais obrigatórios junto aos órgãos competentes, como SEMA-MT, ANM, IBAMA, entre outros.

A Cooperrio também tem buscado constante diálogo e apoio institucional junto ao Ministério Público Estadual, Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e Governo do Estado de Mato Grosso, com o intuito de fortalecer a continuidade da garimpagem por via pluvial, garantindo que o setor atue de acordo com as normas, portarias e legislações vigentes.

Formada por homens e mulheres que vivem do trabalho garimpeiro e ajudam a sustentar suas famílias, a cooperativa contribui diretamente para o aquecimento da economia local. Além da geração de emprego e renda, a Cooperrio também se dedica à promoção de ações sociais e ambientais voltadas à educação, preservação e sustentabilidade, reforçando seu compromisso com a proteção dos recursos naturais e o desenvolvimento responsável.

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025). Agora, a Cooperrio trabalha para alcançar a Licença de Operação, etapa final do processo de regularização ambiental.

De acordo com a diretoria da cooperativa, o trabalho vem sendo conduzido com responsabilidade, coerência, transparência e respeito às leis. A Cooperrio faz um chamado a todos os balseiros-garimpeiros e segmentos organizados da sociedade para que se unam em apoio à continuidade dessa atividade tradicional, agora conduzida de forma sustentável e legalizada.

“Nosso compromisso é com a legalização, a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações. Acreditamos que é possível conciliar a atividade garimpeira com o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou o Presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes.

Com uma atuação pautada na responsabilidade e no diálogo, a Cooperrio reafirma sua missão de promover uma mineração sustentável e racional ao longo do Rio Peixoto, aliando progresso, preservação ambiental e valorização do trabalho cooperativo.

Licenças Ambientais emitidas pela Sema-MT

Ver Mais

Guarantã do Norte

Senador Jayme Campos garante mais 02 caminhões de lixo para Guarantã do Norte

Anuncio foi feito durante solenidade de entrega de maquinários pelo Governo de MT em Cuiabá

Senador Jayme Campos garante mais 02 caminhões de lixo para Guarantã do Norte
Foto: Divulgação

Durante solenidade de entrega de maquinários realizada em Cuiabá-MT, o senador Jayme Campos confirmou a destinação de recursos para a aquisição de mais dois caminhões compactadores de lixo 0 km para o município.

O anúncio atendeu à solicitação feita pelo prefeito Márcio Gonçalves, que buscou apoio do parlamentar diante da situação crítica encontrada pela atual gestão no setor de limpeza urbana.

Segundo a Prefeitura, a administração anterior deixou caminhões depredados, serviço de coleta deficitário, ausência de planejamento e um cronograma inconsistente, além do serviço ser desenvolvido de forma terceirizada (de péssima qualidade e alto custo), o que impossibilitava oferecer à população um atendimento digno e eficiente.

Sensível à demanda, o senador Jayme Campos se comprometeu com o fortalecimento da infraestrutura municipal, reforçando que a qualidade de vida das famílias começa por uma cidade limpa e bem cuidada.

O prefeito Márcio Gonçalves destacou sua preocupação em manter Guarantã do Norte limpa, atrativa, acolhedora e livre de riscos sanitários. Em apenas 10 meses de mandato, já foram adquiridos dois caminhões de lixo 0 km com recursos próprios, locados outros 02 caminhões e rescindido o contrato de terceirização, uma economia de quase R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Com a confirmação pública do senador Jayme Campos, o município contará em breve com mais dois veículos modernos para reforçar a sua frota própria.

Senador Jayme e Prefeito Márcio Gonçalves

“A coleta de lixo é um serviço essencial. Quando realizada de forma contínua e eficiente, garante saúde, organização e bem-estar para toda a comunidade. Esses novos equipamentos vão ampliar nossa capacidade de atender todos os bairros e comunidades com mais agilidade e qualidade”, ressaltou o prefeito.

Com os investimentos anunciados, Guarantã do Norte avança rumo a um sistema de limpeza pública mais estruturado, eficiente e compatível com as necessidades da população.

 

Ver Mais

Mais Vistas