Redes Sociais
Redes Sociais

UNIÃO DO NORTE

1º Encontro de Mulheres da Agripac

Projeto visa o empoderamento da mulher do campo e a promoção da justiça de gênero

1º Encontro de Mulheres da Agripac
Foto: Dinâmica em Grupo
A Associação de Mine e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo – AGRIPAC realizou o 1º Encontro de Mulheres do Campo do ano de 2024. O evento aconteceu na sede da instituição no distrito União do Norte, cujo núcleo urbano é rodeado por 11 projetos de assentamentos rurais no município de Peixoto de Azevedo-MT.
 
Na programação uma diversidade de atividades, desde dinâmicas em grupo, abordagens motivacionais, ciclo de debates, diagnóstico de prioridades relativas a capacitação profissional e a fomentação da produção de artesanato, praticas sustentáveis e ambientais, empreendedorismo e empoderamento feminino na agricultura, formação de lideranças e a autonomia econômica das mulheres do campo.
 
Foi uma tarde extremamente produtiva através da troca de experiencias, conhecimentos, fortalecimento de vínculos e estímulo não apenas às agricultoras familiares associadas da AGRIPAC, mas de todas as mulheres da comunidade.
 
Atuaram como facilitadoras as representantes do Projeto Amazônia Viva Alimenta (AVA) e do Instituto Centro de Vida (ICV), Aline Veras e Benedita da Guia Mendes, que promoveram uma verdadeira injeção de ânimo nas participantes projetando a viabilização de uma séria de ações proativas a maior participação e ocupação de espaços pelas trabalhadoras rurais dentro das etapas do processo produtivo de alimentos e outras atividades relacionadas à geração de renda e desenvolvimento econômico social no campo.
 
O Encontro de Mulheres da AGRIPAC tem a parceria com a Capina e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e focou com muita ênfase a questão da Justiça de gênero, garantindo a inserção e participação plena e igualitária de homens e mulheres na sociedade consolidando relações justas entre as pessoas.
 
Foram feitos sorteios de brindes e servido um delicioso coquetel a todos os presentes, além de estar formalizada a busca de parcerias para realização de cursos como de pintura em telas e tecidos, fabricação de artesanato, doces e compotas, panificação caseira, aproveitamento de alimentos, corte e costura, dentre outros.
 
“Agradeço de coração a todas que compareceram, em especial as nossas facilitadoras e aos parceiros ICV, FLD e Capina que estão nos ajudando a fortalecer o protagonismo das mulheres rurais que vem ganhando cada vez mais força dentro da AGRIPAC e na sociedade”, comemorou a Presidente da Associação de Mine e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo, Liliane Vieira.
 
Sorteio de Brindes
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

União do Norte terá mês de conscientização da Saúde Integral do Homem

Será nos dias 14 e 17 de Novembro conforme programação da Secretaria Municipal de Saúde Peixotense

União do Norte terá mês de conscientização da Saúde Integral do Homem
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Peixoto de Azevedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe da Atenção Básica, realizará no dia 14 de novembro, no PSF 07 – Irineu dos Santos, uma mobilização especial de conscientização sobre a saúde integral do homem, alusiva à campanha Novembro Azul.

O atendimento acontecerá das 07h às 11h e das 13h às 16h30, com uma equipe multiprofissional oferecendo diversos serviços e orientações voltados à promoção da saúde masculina.

Durante a ação, serão realizados atendimentos médicos, avaliações de pressão arterial e glicemia, atualização e checagem do cartão de vacinas, além de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Também haverá solicitação e leitura de exames laboratoriais, avaliação para saúde mental (ansiedade, estresse e sono), orientações sobre doenças crônicas como hipertensão e diabetes, e encaminhamentos para especialidades médicas.

Outros serviços disponíveis incluem aconselhamento para planejamento reprodutivo, orientações sobre prevenção do câncer de próstata e câncer de pele, atendimento odontológico básico (triagem e encaminhamentos) e coleta do exame PSA para homens acima de 45 anos.

A Secretaria de Saúde convida todos os homens do distrito União do Norte a participarem da ação e lembra que cuidar da saúde é essencial para garantir qualidade de vida e longevidade. O Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como principais aliados na manutenção da saúde masculina.

Já no dia 17 de novembro os atendimentos acontecerão no PSF 06 - João Bosges Sobrinho (União do Norte) com os mesmos serviçoes e horários de atendimentos.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025).

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT
Foto: Sede da Cooperativa

Peixoto de Azevedo (MT) – A Cooperrio – Cooperativa de Garimpeiros do Rio Peixoto – reforça seu compromisso com a legalização, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do cooperativismo mineral no norte de Mato Grosso. Legalmente constituída (CNPJ 59.444.456/0001-93), a entidade vem garantindo aos seus quase 70 cooperados a possibilidade de exercer a tradicional atividade de extração de ouro por meio de embarcações (balsas), prática que faz parte da história e da cultura de Peixoto de Azevedo.

Um dos principais objetivos da Cooperrio é promover a formalização dos garimpeiros, assegurando que a atividade ocorra dentro da legalidade e de forma ambientalmente responsável. Para isso, a cooperativa conta com um quadro técnico e jurídico especializado, voltado à viabilização dos licenciamentos ambientais obrigatórios junto aos órgãos competentes, como SEMA-MT, ANM, IBAMA, entre outros.

A Cooperrio também tem buscado constante diálogo e apoio institucional junto ao Ministério Público Estadual, Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e Governo do Estado de Mato Grosso, com o intuito de fortalecer a continuidade da garimpagem por via pluvial, garantindo que o setor atue de acordo com as normas, portarias e legislações vigentes.

Formada por homens e mulheres que vivem do trabalho garimpeiro e ajudam a sustentar suas famílias, a cooperativa contribui diretamente para o aquecimento da economia local. Além da geração de emprego e renda, a Cooperrio também se dedica à promoção de ações sociais e ambientais voltadas à educação, preservação e sustentabilidade, reforçando seu compromisso com a proteção dos recursos naturais e o desenvolvimento responsável.

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025). Agora, a Cooperrio trabalha para alcançar a Licença de Operação, etapa final do processo de regularização ambiental.

De acordo com a diretoria da cooperativa, o trabalho vem sendo conduzido com responsabilidade, coerência, transparência e respeito às leis. A Cooperrio faz um chamado a todos os balseiros-garimpeiros e segmentos organizados da sociedade para que se unam em apoio à continuidade dessa atividade tradicional, agora conduzida de forma sustentável e legalizada.

“Nosso compromisso é com a legalização, a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações. Acreditamos que é possível conciliar a atividade garimpeira com o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou o Presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes.

Com uma atuação pautada na responsabilidade e no diálogo, a Cooperrio reafirma sua missão de promover uma mineração sustentável e racional ao longo do Rio Peixoto, aliando progresso, preservação ambiental e valorização do trabalho cooperativo.

Licenças Ambientais emitidas pela Sema-MT

Ver Mais

Mais Vistas