Redes Sociais
Redes Sociais

UNIÃO DO NORTE

Agripac busca apoio do Senar-MT para Assistência Técnica em Olericultura

Associação de Pequenos Produtores terá suporte de assistência, consultoria e monitoramento da produção.

Agripac busca apoio do Senar-MT para Assistência Técnica em Olericultura
Foto: Reunião com Agricultores
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo em parceria com o Sindicato Rural de Matupá e o Senar-MT realizou nesta quinta-feira (16) reunião de trabalho para discutir a viabilização de Assistência Técnica na Cadeia Produtiva de Olericultura junto aos mais 150 agricultores familiares associados e demais interessados dos 11 Projetos de Assentamentos Rurais do município de Peixoto de Azevedo.
 
Segundo a Presidente da Agripac, Liliane Vieira, a associação tem atuado de forma responsável buscando estabelecer parceria viável, segura e confiável, algo encontrado no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso.
 
Mais de 50 pequenos produtores rurais de União do Norte estiveram presentes na sede da instituição para ouvir o Supervisor Regional do Senar-MT, Luiz Eduardo Cantão Veloso e o representante do Sindicato Rural Alex Silvério.
 
Com a adesão dos associados da Agripac ao plano de trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) haverá a aplicação de conhecimento técnico na produção rural garantindo maior produtividade, redução de custos e crescimento da renda do produtor.
 
A missão do Senar-MT é garantir assistência técnica que sempre é desenvolvida por profissionais capacitados que farão visitações e acompanhamentos técnicos que impactarão no aprimoramento do trabalho dos produtores rurais, por meio da difusão tecnológica, do conhecimento técnico, consultoria e assessoramento na administração do negócio e no melhor planejamento das atividades e boas práticas no campo.
 
“Estou extremamente feliz com a presença maciça dos agricultores interessados nos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). A consolidação desta proposta de trabalho causará uma série de benefícios a curto e médio prazo, na gestão, produção e comercialização dos alimentos. Agradeço imensamente o Sindicato Rural e o Senar-MT por estarem fomentando o conhecimento e ajudando a Agripac nas cadeias produtivas agroecológicas”, disse a Presidente Liliane Vieira.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Centro Especializado em Autismo será entregue este ano em Guarantã

Com investimentos superiores a R$ 500 mil, a unidade será referência regional no atendimento especializado às pessoas com autismo.

Centro Especializado em Autismo será entregue este ano em Guarantã
Foto: Obra em execução

A Prefeitura de Guarantã do Norte, em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, está promovendo a reforma e ampliação do antigo prédio da PRF para implantação do Centro Especializado de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com investimentos superiores a R$ 500 mil, a unidade será referência regional no atendimento especializado às pessoas com autismo.

A moderna estrutura contará com recepção, consultório médico, salas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, oficinas e terapias ocupacionais, espaço multissensorial, sala de apoio escolar, além de copa, cozinha e área de serviço, proporcionando um ambiente adequado para um atendimento completo e humanizado.

A execução da obra é resultado de uma ampla cooperação entre instituições, reunindo mão de obra de reeducandos do Centro de Detenção Provisória, recursos provenientes de Transações Penais do Ministério Público, apoio do Rotary Clube na aquisição de equipamentos e investimentos da Prefeitura.

Por determinação do prefeito Márcio Gonçalves, as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Infraestrutura e demais órgãos envolvidos acompanham de forma integrada o andamento da obra e o planejamento dos serviços que serão ofertados, assegurando um modelo de atendimento inclusivo, especializado e de excelência.

Em breve, Guarantã do Norte entregará à população o Centro de Autismo, uma iniciativa pioneira na região que oferecerá equipe multidisciplinar, terapias inovadoras e atendimento especializado, proporcionando mais qualidade de vida, desenvolvimento e apoio às pessoas com TEA e suas famílias.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Peixoto de Azevedo recebe o espetáculo Na Linha do Coop – Terra de Muitas Mãos

Cooperativas promovem noite gratuita de cultura, integração e cooperativismo em parceria com o Sistema OCB/MT. Programação inclui teatro, sorteio de brindes e atividades para toda a família.

Peixoto de Azevedo recebe o espetáculo Na Linha do Coop – Terra de Muitas Mãos
Foto: Divulgação OCB-MT

O espetáculo "Na Linha do Coop – Terra de Muitas Mãos – 50 anos do Cooperativismo em Mato Grosso" chega a Peixoto de Azevedo na próxima sexta-feira (10), como parte da programação do Dia de Cooperar (Dia C) 2026. A apresentação será realizada a partir das 19h30, na Praça dos Três Poderes, com entrada gratuita.

A iniciativa é promovida pelas cooperativas Coogavepe, Sicredi, Sicoob Norte MT, Cresol e Coomipaz, em parceria com o Sistema OCB/MT, e integra a turnê estadual que percorrerá 17 municípios mato-grossenses, levando cultura, entretenimento e a história do cooperativismo para milhares de pessoas.

O espetáculo conduz o público por uma viagem emocionante, desde a chegada das primeiras cooperativas ao estado até os dias atuais. Com uma narrativa leve e envolvente, a montagem revela como a força da cooperação ajudou a construir um Mato Grosso mais próspero, inovador e solidário, mostrando que a união de muitas mãos transformou desafios em oportunidades e continua impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.

A produção foi concebida para toda a família, reunindo teatro, música e emoção em uma experiência que desperta o sentimento de pertencimento e evidencia valores como união, solidariedade, ajuda mútua e compromisso com a comunidade.

Além da apresentação teatral, o evento foi preparado para proporcionar uma experiência completa para toda a família. O público poderá visitar os estandes das cooperativas Coogavepe, Sicredi e Sicoob Norte MT, conhecer as iniciativas desenvolvidas por elas, preencher cupons para participar do sorteio de brindes e retirar gratuitamente sua pipoca para acompanhar o espetáculo.

Ao final da apresentação, será realizado o grande sorteio de brindes entre os participantes que preencherem os cupons durante a recepção. Encerrando a programação, serão distribuídos gratuitamente picolés e algodão-doce para o público. O evento também contará com a ação Lixo Zero, convidando a comunidade a colaborar com a limpeza e organização da Praça dos Três Poderes e reforçando que cooperar também é cuidar dos espaços que pertencem a todos.

Para o presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, receber o Dia C pela segunda vez é motivo de orgulho e demonstra o fortalecimento do cooperativismo na região.

"É uma grande alegria ver a nossa cooperativa, pela segunda vez, sendo a anfitriã do Dia C, o Dia de Cooperar 2026. Na primeira edição, mesmo sendo realizada em uma segunda-feira, reunimos mais de 800 pessoas, mostrando a força do cooperativismo e o interesse da nossa comunidade. O teatro é uma forma leve, divertida e emocionante de mostrar o verdadeiro significado de uma cooperativa e do ato de cooperar. Mais do que um espetáculo, é um presente para toda a nossa população. Convido você e sua família para estarem conosco no dia 10 de julho, às 19h30, na Praça dos Três Poderes. Tenho certeza de que viveremos uma noite inesquecível de cultura, emoção e cooperativismo."

O presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, destaca que o espetáculo é uma forma de aproximar a sociedade da história e dos valores do cooperativismo.

"O cooperativismo está presente no dia a dia de milhares de mato-grossenses e tem uma contribuição significativa para o desenvolvimento do nosso estado. Com 'Na Linha do Coop – Terra de Muitas Mãos', queremos contar essa história de uma forma emocionante, acessível e inspiradora, mostrando que cooperar é transformar realidades."

Serviço

Espetáculo: Na Linha do Coop – Terra de Muitas Mãos – 50 anos do Cooperativismo em Mato Grosso
Data: 10 de julho (sexta-feira)
Horário: A partir das 19h30
Local: Praça dos Três Poderes – Peixoto de Azevedo
Entrada: Gratuita.

 

Ver Mais

Mais Vistas