Redes Sociais
Redes Sociais

UNIÃO DO NORTE

Agripac busca apoio do Senar-MT para Assistência Técnica em Olericultura

Associação de Pequenos Produtores terá suporte de assistência, consultoria e monitoramento da produção.

Agripac busca apoio do Senar-MT para Assistência Técnica em Olericultura
Foto: Reunião com Agricultores
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo em parceria com o Sindicato Rural de Matupá e o Senar-MT realizou nesta quinta-feira (16) reunião de trabalho para discutir a viabilização de Assistência Técnica na Cadeia Produtiva de Olericultura junto aos mais 150 agricultores familiares associados e demais interessados dos 11 Projetos de Assentamentos Rurais do município de Peixoto de Azevedo.
 
Segundo a Presidente da Agripac, Liliane Vieira, a associação tem atuado de forma responsável buscando estabelecer parceria viável, segura e confiável, algo encontrado no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso.
 
Mais de 50 pequenos produtores rurais de União do Norte estiveram presentes na sede da instituição para ouvir o Supervisor Regional do Senar-MT, Luiz Eduardo Cantão Veloso e o representante do Sindicato Rural Alex Silvério.
 
Com a adesão dos associados da Agripac ao plano de trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) haverá a aplicação de conhecimento técnico na produção rural garantindo maior produtividade, redução de custos e crescimento da renda do produtor.
 
A missão do Senar-MT é garantir assistência técnica que sempre é desenvolvida por profissionais capacitados que farão visitações e acompanhamentos técnicos que impactarão no aprimoramento do trabalho dos produtores rurais, por meio da difusão tecnológica, do conhecimento técnico, consultoria e assessoramento na administração do negócio e no melhor planejamento das atividades e boas práticas no campo.
 
“Estou extremamente feliz com a presença maciça dos agricultores interessados nos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). A consolidação desta proposta de trabalho causará uma série de benefícios a curto e médio prazo, na gestão, produção e comercialização dos alimentos. Agradeço imensamente o Sindicato Rural e o Senar-MT por estarem fomentando o conhecimento e ajudando a Agripac nas cadeias produtivas agroecológicas”, disse a Presidente Liliane Vieira.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Servidor Municipal pode se tornar Micro Empreendedor Individual

Projeto de Lei do vereador Samuel Carteiro é aprovado e sancionado pelo Prefeito Municipal de Matupá

Servidor Municipal pode se tornar Micro Empreendedor Individual
Foto: Samuel Carteiro - Vereador

Já está em vigor a Lei Nº 257 de abril de 2025 sancionada pelo Prefeito de Matupá, Bruno Santos Mena, que dispõe sobre a possibilidade de inclusão de servidores públicos municipais a modalidade MEI – Micro Empreendedor Individual.

A proposta é do Vereador Samuel Carteiro e obteve aprovação unânime dos demais parlamentares e visa incentivar os servidores públicos a empreender através do trabalho autônomo, desde que não tenha conflito de interesses com o seu cargo e respeite o turno de trabalho no órgão ou administração pública.

“A lei em vigor está possibilitando a formalização desses servidores e a geração de uma renda extra, além de benefícios como acesso a linhas de crédito junto as instituições financeiras”, mencionou o 1º Secretário da Câmara, Samuel Carteiro.

O parlamentar lembrou que muitos estão participando de cursos de capacitação e formação profissionalizante nas mais diferentes áreas do mercado e isso é providencial para o planejamento, organização e estratégias que vão impactar no desenvolvimento de empreendimentos, serviços e negócios que incrementarão seu ganho financeiro.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Associação de Acadêmicos recebe repasse para Transporte Universitário

Foram repassados mais de R$ 40 mil para ajuda de custo ao transporte universitário

Associação de Acadêmicos recebe repasse para Transporte Universitário
Foto: Victor Gabriel - Pres. da Associação

Após indicação do vereador Joranir Soares e aprovação de Projeto de Lei do Prefeito de Peixoto de Azevedo, Nilmar Miranda, a Associação dos Acadêmicos de Peixoto de Azevedo já recebeu o primeiro repasse financeiro no valor de R$ 40.000,00 a título de ajuda de custo para o transporte universitário dos alunos da cidade e do distrito União do Norte.

O Presidente da Associação, Victor Gabriel, anunciou que o dinheiro está na conta da entidade e que os abastecimentos dos 9 ônibus serão realizados e com toda prestação de contas e transparência necessários.

Ele agradeceu a todos os vereadores pela aprovação do Projeto e a Prefeitura pelo compromisso honrado de repasse da verba que garante o transporte dos universitários até a cidade de Guarantã do Norte, beneficiando mais de 600 alunos de Peixoto de Azevedo e distrito União do Norte.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Coogavepe recebe visita de instituições Paraenses

Subseção da OAB, Cooperativas, Câmara de Vereadores e Institutos Minerais do Pará estão em Peixoto de Azevedo

Coogavepe recebe visita de instituições Paraenses
Foto: Comitiva Paraense na Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, está recebendo a visita da comitiva composta por vereadores da Câmara de Itaituba-PA, Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará – Fecogap, Subseção da OAB de Itaituba-PA, Cooperativa de Extração Mineral Água Branca e do Instituto Mineral do Tapajós.

Recepcionados pelo Presidente, Gilson Camboim, no primeiro dia da programação conhecimento da gestão, infraestrutura, operacionalidade, quadro multiprofissional, pesquisas e estudos e o modelo cooperativo referencial em mineração legal e sustentável focado no desenvolvimento econômico com a responsabilidade social e ambiental. 

A comitiva Paraense esteve também no Centro Tecnológico de Mineração onde conheceram a Mesa Vibratória Concentradora e Resumidora da AÇOMAQUINAS desenvolvida para apuração de ouro sem a utilização de produtos químicos como cianeto ou mercúrio. 

Mesa Vibratória

Os representantes das cooperativas, poder legislativo, classe de advocacia, associações e institutos ligados ao ramo mineral estiveram também no Viveiro de Mudas da Coogavepe que atende os mais de 6.000 cooperados, a agricultura familiar, instituições filantrópicas e as comunidades.

As mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais são distribuídas gratuitamente e utilizadas para recuperação de áreas degradadas sendo um importante instrumento de sustentabilidade e mitigação de impactos ambientais.

Viveiro Coogavepe

A Coogavepe agradece os representantes da Câmara municipal de Itaituba, Valdir Amadeu Silva (Vereador) e Jatniel Santos (Assessor Parlamentar), Erika Almeida Gomes e Karen Odoricio Navarro (OAB), Fabio Lopes Martins (Presidente da Cooperativa de Agua Branca), Benedison Duarte Gomes (Assessor Jurídico), Carlos Alberto da Silva e Aguinaldo Inácio da silva ( Conselheiros da Comeabra), Cleiciane Suassuna Gitassi (Presidente do Instituto Mineral do Tapajós) e as representantes da Comissão de Mineração da OAB, Dra. Suelen Maria e Dra. Beatriz Baleiro.

Centro Tecnológico

Mineral Máquinas Mineradora

Ver Mais

Mais Vistas