Redes Sociais
Redes Sociais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora apresenta requerimento e quer prestação de contas do FETHAB

Eliege Krul quer explicações do Prefeito Peixotense sobre a falta de investimento na recuperação de estradas rurais

Vereadora apresenta requerimento e quer prestação de contas do FETHAB
Foto: Eliege Krul - Vereadora
Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, a vereadora Eliege Krul apresentou requerimento solicitando do Conselho do FETHAB – Fundo Estadual de Transporte e Habitação, relatório de metas, cronograma das obras, prestação de contas dos recursos e o planejamento de infraestrutura para os 11 projetos de assentamentos rurais de Peixoto de Azevedo-MT.
 
Eliege lembrou que prevalece o caos nos travessões por conta das estradas intrafegáveis que dificultam o transporte escolar, o escoamento da produção agropecuária, a assistência emergencial de saúde, o deslocamento das propriedades até o núcleo urbano de União do Norte e cerceia o direito de ir e vir das pessoas.
 
“Estamos no mês de junho, já se iniciou a estiagem e o que temos são maquinários quebrados, falta de combustível, pontes e bueiros danificados, estradas precárias, aduelas de concreto da SINFRA-MT jamais implantadas e o povo sofrendo por este desgoverno que insiste em deixar as comunidades do interior como o Planalto do Iriri, Antônio Soares, Vida Nova I, Vida Nova II e os demais assentamentos no mais completo abandono. Essa, literalmente, não é a gestão que cumpre suas obrigações e muito menos a que leva o slogan Peixoto que eu quero”, comentou a vereadora Eliege Krul.
 
A parlamentar aguardará o encaminhamento da resposta da Prefeitura no tempo regimental do Poder Legislativo e deverá tomar atitudes drásticas como acionamento do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Ministério Público Estadual e a própria Secretaria de Estado de Infraestrutura no sentido de fazer com que o Prefeito Municipal mostre onde os recursos do FETHAB estão sendo aplicados e caso sejam constatadas irregularidades e desvios de finalidades que seja cobrado judicialmente o ressarcimento ao erário público.
 
“Os recursos do FETHAB são de tributos pagos pelo contribuinte e o maior percentual deve ser obrigatoriamente investido na recuperação da malha viária. Temos mais de 3.000 km de estradas de chão e é gritante a falta de compromisso da atual administração com o setor de infraestrutura, chega ser vergonhoso diante dos demais municípios como Matupá, Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Nova Santa Helena e outros que promovem investimentos, manutenções, obras perenes e ajudam a desenvolver seus respectivos assentamentos e comunidades do interior”, disse Eliege Krul a nossa reportagem.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Bairros e Chácaras serão contemplados com PSF Industrial

Mais de 3.000 pessoas estarão na abrangência da Unidade Básica de Saúde que deverá ser inaugurada nos próximos dias em Matupá

Bairros e Chácaras serão contemplados com PSF Industrial
Foto: Obra na etapa final

O Setor Industrial, Bairro Bom Jardim e Chácaras que margeiam a rodovia BR-163 serão de abrangência do atendimento da nova Unidade Básica de Saúde que está em fase de construção e que deverá ser inaugurado nos próximos dias.

Consultórios Médicos, Gabinete Odontológico, Sala de Vacinas, Recepção, Farmácia, Sala de Procedimentos, Sala de ACS, Almoxarifado, Sala de Enfermagem, Sala de Vacinas, Salas de Inalação e Coleta de Exames, dentre outros espaços favorecerão o atendimento humanizado a mais de 3.000 pessoas.

A obra está sendo executada com recursos próprios da Prefeitura de Matupá e fazia parte de plano de governo da gestão 2025-2028.

A preocupação do Prefeito Bruno Mena é garantir aos moradores acesso ao primeiro ponto de contato com o sistema público de saúde, permitindo a detecção precoce de doenças, a oferta de consultas, tratamento medicamentoso e encaminhamento para serviços especializados quando necessário.

Ver Mais

Política

Senador Jayme Campos deverá atender pleitos da Vereadora Dra Andreia Varea

Vereadora Matupaense reivindicou recursos federais para maquinários, agricultura familiar e assistência social

Senador Jayme Campos deverá atender pleitos da Vereadora Dra Andreia Varea
Foto: Senador Jayme Campos recebe vereadora Dra Andreia

Em Brasília Dra. Andréia protocola solicitações para Infraestrutura, Agricultura Familiar e Assistência Social Matupaense

A Presidente da Câmara de Matupá, Dra. Andreia Varea, esteve no Senado Federal em audiência com o parlamentar, Jayme Campos (UB), oportunidade em que fez a entrega dos ofícios reivindicatórios para aquisição de 01 Trator de Pneu 110 cv, 01 Escavadeira Hidráulica, 01 Caminhão Caçamba, 01 Pá Carregadeira e 01 Caminhão Pipa.

Os maquinários seriam destinados para execução de serviços do Programa ‘Porteira a Dentro’ e na infraestrutura das estradas rurais das glebas União, Padovani, Liberdade e setor de chácaras produtivas do entorno da cidade.

“O Senador Jayme Campos é municipalista e sabe da importância da infraestrutura, mecanização, logística e demais incentivos para haja a diversificação de culturas e o fomento da produção da agricultura familiar. Matupá é um município essencialmente agrícola e se destaca no agronegócio Mato-grossense, gerando empregos, fortalecimento econômico, desenvolvimento social e incremento da receita. Nossos pedidos serão encaminhados aos ministérios e teremos resultados positivos, pois a liderança política deste parlamentar tem viabilizado recursos federais para os mais diferentes setores, e não será diferente com as demandas vindos do setor produtivo Matupaense”, mencionou a Vereadora Dra. Andréia.

Na ocasião, a legisladora pediu apoio e o voto do Senador de Mato Grosso para aprovação da PEC 383/2017, que atualmente tramita no Congresso Nacional e visa estabelecer o financiamento mínimo de 1% da receita corrente líquida do orçamento da União para a área da Assistência Social.

“Isso será fundamental para garantir recursos adequados para serviços, benefícios, programas e projetos que assegurem a integral proteção social dos indivíduos e das famílias em situação de vulnerabilidade. Pedi também ao senador emenda parlamentar para custeio da Assistência Social Matupaense que pode chegar até R$ 2.300,000,00 desde que esteja devidamente cadastrado na plataforma do Estrutura SUAS”, disse a vereadora a nossa reportagem.

Ela agradeceu ao ex-prefeito de Sinop, então deputado estadual e federal e atual Presidente do Instituto Pensar Agro, Nilson Leitão, por respaldar os pleitos apresentados ao senador Jayme Campos e seu compromisso de utilizar de influencia política para fazer gestões em prol dos projetos que consolidem Matupá como Polo Regional de Desenvolvimento do norte de Mato Grosso.

 

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Ação Inclusiva de Crianças Autistas é desenvolvida em Terra Nova do NOrte

Encontro Municipal “Conhecer para Incluir – Juntos pela Causa Autista”

Ação Inclusiva de Crianças Autistas é desenvolvida em Terra Nova do NOrte
Foto: Evento em Terra Nova

A Secretaria de Educação de Terra Nova do Norte realizou o Encontro Municipal “Conhecer para Incluir – Juntos pela Causa Autista”, reunindo profissionais da educação, da saúde, autoridades e pais de crianças autistas. O evento aconteceu na sede da ATAP, na noite desta quinta-feira 12 de Junho.

Com o objetivo de promover a conscientização e o acolhimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o evento contou com a palestra “Primeiros sinais da criança autista”, ministrada pelo médico psiquiatra Ruddy Rimer Hocuvere, especialista em atendimentos infantis e adultos.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão e o apoio às famílias e profissionais que atuam diretamente com o público autista.

Ver Mais

Mais Vistas