A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo – Agripac ofereceu total apoio à Unidade Regional do INCRA-MT durante o processo de regularização fundiária dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.
Nos dias 11 e 12 de novembro, uma equipe técnica de servidores do órgão federal esteve na sede da associação realizando entregas de títulos, coleta de assinaturas, juntada de documentos para novos títulos definitivos, além de orientações sobre baixas de cláusulas resolutivas e desbloqueios de áreas.
As ações contemplaram os assentamentos PA Cachimbo I e II, PA São José União e PA Padovani, beneficiando dezenas de famílias que aguardavam há anos pela regularização de suas propriedades rurais.
O Chefe da Unidade Regional do INCRA-MT, Elias Araújo, agradeceu a parceria da Agripac pela cedência do espaço físico, apoio logístico e, principalmente, pela articulação junto às famílias de agricultores e divulgação das ações por meio das redes de comunicação da entidade, o que fortaleceu o alcance das atividades na região de União do Norte e comunidades adjacentes.
A presidente da Agripac, Fátima Sirlene Rasch, destacou a importância do avanço da regularização fundiária, “O Título Definitivo representa segurança jurídica e o reconhecimento do trabalho de famílias que há mais de 20 anos produzem e vivem da terra. É um sonho que se realiza e um passo fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar”, ressaltou.
O Secretário de Agricultura de Peixoto de Azevedo, Clóvis Mânica, enfatizou a parceria entre a Agripac, EMPAER, Prefeitura e o INCRA-MT, e reforçou o compromisso conjunto com a valorização do produtor rural e o desenvolvimento sustentável do campo.

UNIÃO DO NORTE
Agripac apoia ações de regularização fundiária do INCRA-MT
Entregas de títulos, coleta de assinaturas, juntada de documentos para novos títulos definitivos, além de orientações sobre baixas de cláusulas resolutivas e desbloqueios de áreas.
Matupá
Previ-Muni recebe reconhecimento do Ministério da Previdência
Reconhecimento concedido pelo Ministério da Previdência Social e pela ABIPEM ao Previ-Muni Matupá pelo desenvolvimento do projeto Poupadores do Futuro
A Diretora Executiva e Conselheiros do Previ-Muni de Matupá participaram da 59ª Conferência Nacional da ABIPEM (Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais), realizada entre os dias 10 e 12 de junho de 2026, em Natal-RN. O encontro reuniu representantes dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de todas as regiões do Brasil para debates, capacitações e troca de experiências voltadas ao fortalecimento da gestão previdenciária.
Durante a programação, foram promovidos atendimentos itinerantes do Ministério da Previdência Social relacionados à Certificação Profissional, Pró-Gestão, Programas e Plataformas Públicas Institucionais Previdenciárias. As representantes do Previ-Muni tiveram a oportunidade de ampliar e atualizar conhecimentos sobre novas resoluções e normativas, ferramentas de controle, alternativas de investimentos, metas atuariais, aspectos médicos e jurídicos da previdência, além de relatórios de sustentabilidade e balanço cidadão dos RPPS.
A participação na conferência proporcionou importantes orientações e direcionamentos que contribuirão para a eficiência, modernização e aprimoramento dos serviços prestados pelo Previ-Muni aos segurados do município de Matupá.
Um dos momentos de maior destaque do evento foi o reconhecimento concedido pelo Ministério da Previdência Social e pela ABIPEM ao Previ-Muni Matupá pelo desenvolvimento do projeto “Poupadores do Futuro”, voltado à educação financeira e previdenciária. A iniciativa envolveu mais de 120 alunos da Escola Municipal Jane Pereira Lopes, por meio de palestras orientativas, oficinas, dinâmicas educativas, distribuição de adesivos, cartazes e cofrinhos personalizados, entrega de certificados e produção audiovisual das atividades.
O projeto integrou a 13ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada de 18 a 24 de maio de 2026, que teve como tema “Educação Financeira: construindo um futuro com longevidade e prosperidade”, consolidando Matupá como referência em ações de conscientização e formação das novas gerações sobre a importância do planejamento financeiro e previdenciário.
Peixoto de Azevedo
Prefeito concede coletiva sobre ação do MPE referente a UPA 24Hs
A medida determinada pelo Ministério Público Estadual refere-se exclusivamente ao Contrato nº 115/2025
O prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha, concedeu uma coletiva de imprensa para esclarecer informações relacionadas ao contrato de gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas por meio de uma Organização Social de Saúde. O gestor restabeleceu a verdade sobre notícias veiculadas recentemente e afirmou de forma categórica que não existe qualquer determinação de afastamento de suas funções como prefeito.
Segundo Paulistinha, a medida determinada pelo Ministério Público Estadual refere-se exclusivamente ao Contrato nº 115/2025, possibilitando que as investigações sobre denúncias de possíveis irregularidades sejam conduzidas de maneira criteriosa, transparente e minuciosa.
Ele destacou que tem total interesse na elucidação dos fatos e reforçou seu compromisso com a correta aplicação dos recursos públicos.
“Tenho o maior interesse que toda denúncia seja devidamente esclarecida. Minha consciência está tranquila e, caso alguma irregularidade seja efetivamente comprovada, não haverá qualquer hesitação em responsabilizar os envolvidos, inclusive com a exoneração imediata de quem quer que seja. Fui eleito para promover melhorias na saúde e estamos investindo fortemente na aquisição de medicamentos, no programa Fila Zero das cirurgias, na construção de unidades de saúde, na contratação de especialidades médicas, na realização de mutirões nos bairros e comunidades e na aquisição de equipamentos e aparelhos”, disse o Prefeito.
Paulistinha assegurou que em breve também será retomada a gestão integral do Hospital Regional e as obras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cujo projeto de engenharia apresentava desconformidades e já determinou as adequações para que a obra seja retomada, concluída e colocada à disposição da população.
Diante do andamento das investigações, o prefeito anunciou que a gestão da UPA 24 Hs passará a contar com acompanhamento técnico, administrativo e operacional permanente do médico e vice-prefeito, Dr. José Agnaldo. A medida visa assegurar maior controle, eficiência e qualidade dos serviços prestados à população Peixotense.
Guarantã do Norte
Saúde Guarantaense adquire Van 0 km
O investimento supera os R$ 390 mil e representa mais um importante avanço na estrutura da saúde pública municipal.
A Prefeitura de Guarantã do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a aquisição de uma nova Van Sprinter Mercedes-Benz com capacidade para 16 passageiros, destinada ao transporte de pacientes que necessitam realizar consultas, exames e procedimentos especializados nos polos regionais de saúde do Estado de Mato Grosso.
O investimento supera os R$ 390 mil e representa mais um importante avanço na estrutura da saúde pública municipal. O veículo conta com moderno dispositivo de acessibilidade, incluindo cadeira especial com poltrona móvel, garantindo mais conforto, segurança e inclusão para pessoas com mobilidade reduzida.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiane Aranda, a aquisição reforça o compromisso da gestão do Prefeito Marcio Gonçalves com um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.
“Esta van foi adquirida para proporcionar mais conforto, segurança e dignidade aos nossos pacientes durante os deslocamentos para atendimento especializado. Além disso, também será utilizada pelas equipes multidisciplinares nas ações itinerantes desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, ampliando o alcance dos serviços e fortalecendo o atendimento nas comunidades do município”, destacou a secretária.
A nova logística de transporte contribuirá diretamente para a otimização da saúde pública, garantindo maior agilidade no deslocamento de pacientes e profissionais, reduzindo custos operacionais e ampliando a capacidade de atendimento das equipes de saúde.
Para o Prefeito Marcio Gonçalves a iniciativa fortalece a rede municipal e assegura que os serviços especializados cheguem com mais eficiência à população, promovendo qualidade, acessibilidade e cuidado humanizado.
-
Educaçãoatrás 5 diasFrota Matupaense continua sendo ampliada e modernizada
-
Esportesatrás 6 diasCampenato Fúria de Voleibol Regional 2026
-
MINERAÇÃOatrás 2 diasCooperrio realiza evento com foco no fortalecimento do cooperativismo
-
Políticaatrás 16 horasAutismo: Câmara homenageia empresas compromissadas com a causa em Matupá

