Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Convênio entre TJ-MT e Prefeitura garante reforma e ampliação do Fórum da Comarca

Serão investidos mais de R$ 2,6 milhões na execução da obra que poderá comportar até quatro varas.

Assinatura Convênio Guarantã
Foto: Divulgação

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (18) no Fórum da Comarca de Guarantã do Norte a solenidade de assinatura do convênio entre o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal para execução de obras de reforma e ampliação da sede do Poder Judiciário.

Estiveram presentes o Presidente do TJ-MT, Desembargador Rui Ramos Ribeiro, Prefeito Municipal Érico Stevan Gonçalves, Deputado Estadual Dilmar Dal’Bosco, Juiz  Diretor do Foro da Comarca Dr. Diego Hartmann, Representantes da 14ª Subseção da OAB, Câmara de Vereadores, entre outras autoridades.

Inicialmente foi executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda Marcial Guarantaense, logo em seguida o Presidente do Tribunal de Justiça e o Chefe do Poder Executivo fizeram a assinatura do convênio da ordem de R$ 2,6 milhões para execução da obra que demandará um prazo estimado de 365 dias, diante de sua magnitude arquitetônica demonstrada oficialmente por meio de uma maquete estrategicamente instalada no saguão do Fórum da Comarca.

O Prefeito Érico Stevan destacou o grau de comprometimento do Presidente do TJ-MT, Dr. Rui Ramos Ribeiro, que colocou o Fórum da Comarca de Guarantã do Norte como projeto prioritário de sua gestão no tocante a melhoria estrutural, funcional e de recursos humanos. Em contrapartida a Governabilidade Municipal assegurou a elaboração do projeto arquitetônico, abertura de processo licitatório e deverá fazer o acompanhamento técnico da execução da obra.

“É importante salientar que o volume de recursos é considerável e impactará na geração de postos de trabalho e no aquecimento econômico do mercado local, através das lojas de materiais de construção e a contratação de mão-de-obra e prestadores de serviços. Esta é uma obra de grande relevância cujo projeto de engenharia garantira uma estrutura capaz de oferecer melhores condições de trabalho aos juízes, técnicos judiciários, analistas entre outros profissionais que atuam no Poder Judiciário Local, em especial acesso mais célere dos cidadãos a Justiça”, comentou o Prefeito Érico Stevan.

O Presidente do TJ, Desembargador Rui Ramos Ribeiro, disse que os investimentos são imprescindíveis para que os juízes e servidores otimizem e dinamizem suas atividades diante da demanda de 12.000 processos que tramitam na Comarca. Já nos primeiros meses de 2018 mais um Juiz será designado para o município, além de outros servidores que serão remanejados para o preenchimento do quadro técnico do Poder Judiciário.

Além de proporcionar uma estrutura mais moderna, com segurança e acessibilidade aos que atuam no judiciário, os reflexos também serão sentidos imediatamente no atendimento mais ágil, eficiente e qualificado a população dos municípios de Guarantã do Norte e Novo Mundo.

O Diretor do Fórum, Dr. Diego Hartmann enfatizou que após a conclusão das obras a estrutura poderá comportar até quatro varas. O projeto de engenharia é modelo padrão do Conselho Nacional de Justiça e segue todas as diretrizes e normas estabelecidas. Para se ter uma idéia, a área construída atualmente é de 427,62 M², já a área a ser ampliada é de 1.042,21 M², perfazendo uma área total de 1.469,83 M².

O novo prédio promete ser mais um cartão postal da cidade, uma espécie de valorização urbanística e da municipalidade.

          

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Thawê Garimpeiro é cotado para Presidência da Câmara de Peixoto

Vereador que representa classe garimpeira tem apoio da maioria dos vereadores que apoiaram o Prefeito eleito Paulistinha

Thawê Garimpeiro é cotado para Presidência da Câmara de Peixoto
Foto: Câmara Municipal

Informações extraoficiais dos bastidores da política Peixotense dão conta de que já existe uma chapa constituída para disputar a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores para o Biênio 2025/2026, mas que deverá ser apresentada, protocolada e oficializada assim que se der a diplomação e posse dos 13 vereadores eleitos em 6 de outubro de 2024 e que comporão o Poder Legislativo a partir do dia 1º de Janeiro (Mandato 2025-2028).

Dentre os treze vereadores que serão diplomados e empossados, chapas concorrentes poderão ser registradas para composição de Presidente, Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.

Pelo que consta no Regimento Interno da Casa de Leis, a eleição deve ser realizada por meio de voto público (Aberto), ou seja, declarado em tribuna ou plenário. Lembrando que cada vereador deverá expor com liberdade e democracia a sua escolha e voto, ou poderá se abster.

A nossa reportagem por meio de suas fontes obteve informações de que uma chapa está praticamente definida e está desta forma composta:

Presidente – Thawê Garimpeiro (UB)
Vice-Presidente – Professora Margarete (PRD)
2º Vice-Presidente – Ismael Filho (UB)
1º Secretário – Oldair da Farmácia ((PRD)
2º Secretário – Daniel da Master (MDB)

Existem fortes indicativos de que a chapa tenha o apoio dos vereadores:
Joranir Soares (UB)
Professor Clécio (PRD)
Gleison Noleto (UB)

O que a população espera é que haja harmonia, respeitabilidade, transparência, resolutividade e comprometimento dos 13 vereadores, independente de sigla partidária, no sentido de atuarem juntos através de projetos de lei, requerimentos, indicações e até mesmo gestão política junto aos seus representantes em Cuiabá e Brasília afim de colocar em prática o Plano de Governo que efetivamente melhore a qualidade de vida dos Peixotenses e Uninortenses em todas as áreas públicas.

NotíciaVIP

Ver Mais

MINERAÇÃO

Acadêmicos de Engenharia de Minas da UFMT visitam Coogavepe

Visitas técnicas foram feitas a Coogavepe, Mineradoras, Centro Tecnológico e Viveiro de Mudas

Acadêmicos de Engenharia de Minas da UFMT visitam Coogavepe
Foto: Visitação a Coogavepe
A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, está recebendo um grupo de 35 componentes entre professores e acadêmicos do curso de Engenharia de Minas da UFMT campus de Várzea Grande-MT.
 
Eles foram recebidos pelo Presidente, Gilson Camboim e o Engenheiro de Minas Matheus Lopes Amaral na sede da cooperativa onde foi apresentado de forma institucional o modelo cooperativo de atuação que engloba legalização, pesquisa, assistência técnica, gestão, recuperação ambiental, compromissos sociais e o desenvolvimento econômico dos oito municípios de sua abrangência.
 
Em seguida foi cumprida a agenda de visitação técnica as Mineradoras Buriti Gold e Mineral Máquinas Ltda, onde constataram na prática como são desenvolvidas as metodologias de extração e avaliação dos depósitos minerais, o processo de beneficiamento e tratamento dos minérios, o comportamento das minas subterrâneas, a gestão dos recursos, estratégias de minimização dos impactos e cumprimento da recuperação ambiental e a integração de tecnologias inovadoras como a Inteligência Artificial na indústria de mineração de pequeno e médio porte.
 
Nesta parceria entre a Coogavepe e a Universidade Federal de Mato Grosso os acadêmicos podem acessar as empresas e empreendimentos de mineração da região tendo assim uma visão prática da cadeia produtiva mineral, além de ampliarem seus conhecimentos e experiencias sobre Geologia, Lavra, Metalurgia, Minérios, Topografia, entre outros aspectos da mineração.
 
O primeiro dia de aula a campo foi finalizado no Centro Tecnológico de Mineração e Viveiro de Mudas da Coogavepe, onde houve uma exposição da Mesa Vibratória, equipamento que faz a apuração do ouro sem a utilização de produtos químicos que na verdade é uma das principais metas trabalhadas pela cooperativa afim de viabilizar a certificação de ouro livre de mercúrio.
 
A delegação acadêmica da UFMT esteve no Viveiro de Mudas onde constatou todo trabalho de plantio, cultivo e manejo deste espaço que produz milhares de mudas destinadas ao reflorestamento, uma das técnicas utilizadas pelos cooperados na recuperação de áreas degradadas pela mineração, contribuindo para a restauração da biodiversidade e da resiliência ambiental.
Ver Mais

Saúde

Vice-Prefeito Eleito Dr. José Agnaldo busca recursos para Saúde Peixotense

Equipe da Comissão de Transição ligada a saúde protocola demandas de aparelhamento das UBS, Hospital Regional e UPA 24 Horas.

Vice-Prefeito Eleito Dr. José Agnaldo busca recursos para Saúde Peixotense
Foto: Dep. Beto Dois na AL-MT
O Vice-Prefeito Eleito de Peixoto de Azevedo, o Médido Dr. José Agnaldo já está buscando apoio dos deputados estaduais para promover os investimentos no aparelhamento das unidades básicas de saúde, hospital regional e as unidades de pronto atendimento do município e distrito União do Norte.
 
Membros da Comissão de Transicação estão cumprindo agenda e protocolando as demandas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
 
O deputado Beto Dois a Um, por exemplo, deverá destinar emendas e fazer gestões junto a Secretaria de Estado de Saúde para viabilizar a aquisição de 01 aparelho de radiografia, 01 central de revelação e 01 aparelho de ultrassom.
 
Gislaine Cristina, que além de fazer parte da comissão de transição, está participando de capacitação de Gestão de Saúde Pública em Cuiabá, foi recebida pelo parlamentar estadual e protocolou ofício reivindicatório explicitando a necessidade urgente dos equipamentos não apenas nos postos de saúde e UPA do perímetro urbano, mas também das UBS e Pronto Atendimento de União do Norte.
 
“Foi a determinação do nosso Prefeito Paulistinha e Vice-Prefeito Dr. José Agnaldo que buscássemos capacitação e principalmente fizéssemos contato com nossos deputados, mostrando-lhes as deficiências, carências e necessidades na área de saúde pública. O alinhamento político é um passo extremamente importante para captação de recursos do Governo e temos certeza de que seremos atendimentos com a maior brevidade possível”, disse Gislaine Cristina.
 
Segundo o futuro Vice-Prefeito, Dr. José Agnaldo, o foco da próxima gestão será a promoção e proteção a saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral a todos os Peixotenses.
Ver Mais

Mais Vistas