Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Vereador Silvio Dutra sofre Processo Administrativo da Mesa Diretora da Câmara de Guarantã

Processo foi aberto para investigar mal uso do veículo oficial do Poder Legislativo Municipal que se envolveu em acidente de trânsito em Cuiabá-MT.

Silvio Dutra
Foto: Divulgação

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Guarantã do Norte instaurou no dia 22 de outubro, Processo Administrativo N. 002-2018 para investigar mal uso de veículo do Poder Legislativo por parte do vereador Silvio Dutra da Silva (PDT).

Acontece que no dia 18 de setembro, o parlamentar requereu junto ao Presidente da Casa de Leis, a concessão e autorização para utilizar e dirigir o carro de uso exclusivo do parlamento municipal Guarantaense (Pálio WK Placa NPG 7802) para uma visitação ao Aterro Sanitário Celular no distrito de Primaverinha em Sorriso-MT.

No Requerimento estão explicitadas as obrigações e responsabilidades do condutor, tais como:

- Conduzir o veiculo com zelo, atenção e cuidados a segurança no trânsito

- Não dar carona a pessoas estranhas as atividades laborais

- Não desviar curso ou finalidade de deslocamento

- Comunicar imediatamente toda e qualquer ocorrência anormal de ordem mecânica, elétrica ou acidental ao Setor de Frotas da Câmara de Vereadores

- Assumir multas decorrentes de infrações de trânsito    

- Recolher o veículo a garagem no final da viagem

Informações colhidas dão conta de que o Vereador Silvinho, como é conhecido, infringiu pelo menos quatro tópicos das exigências contidas no requerimento assinado e datado pelo legislador em 18 de setembro de 2018, conforme documentação acessada pela nossa equipe de reportagem.

Uma das mais graves diz respeito ao desvio de rota, pois o automóvel foi solicitado para o deslocamento até o distrito de Primaverinha no município de Sorriso-MT, a cerca de 320 km da cidade de Guarantã do Norte. Mesmo tendo assumido o compromisso de fazer a devolução das chaves no dia seguinte, Silvinho Dutra, sem comunicar a Chefe do Setor de Frotas – responsável pela rota, abastecimento, manutenção e sinistros dos veículos de propriedade da Câmara Municipal, esticou a viagem até a capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá, sem aviso prévio.

No dia 19 de setembro em Cuiabá, distante a 711 km de Guarantã do Norte, no final da tarde, o parlamentar envolveu-se em um acidente de transito, segundo ele, ao ser questionado pelo Setor de Frotas, sem precisar horário, local, causas e circunstâncias, alegou apenas que não registrou o Boletim de Acidentes pelo simples fato de que não houve feridos, tão somente danos materiais. Tal conduta pode caracterizar ocultação do fato, já que a irregularidade ficou ainda mais explícita, uma vez que o B.A registrado pelos Guardas Metropolitanos de Cuiabá elucidaria todos os questionamentos e evidenciaria os prováveis motivos, além de que o boletim deveria ser entregue ao Setor de Frotas para a tomada de medidas cabíveis e prestação de contas a Controladoria Interna da Câmara Municipal e ao Tribunal de Contas do Estado – TCE/MT.

A estranheza do episódio foi além no momento em que houve por parte da Presidência da Câmara de Vereadores a autorização para o pagamento da franquia do seguro do automóvel afim de custeio de avarias, danos e sinistros ocorridos no carro oficial do Poder Legislativo Municipal de Guarantã do Norte, quando do acidente em Cuiabá, que até o momento ainda não foi devidamente esclarecido pelo nobre parlamentar. O ocorrido acarretou gastos da ordem de R$ 1.327,50 aos cofres da Casa de Leis.

Desde então o veículo Fiat Pálio de Uso Exclusivo da Câmara de Vereadores estaria passando por serviços de funilaria e substituição de peças e acessórios em uma Empresa do Ramo Mecânico localizada em Cuiabá-MT e até o dia de hoje, 01 de novembro de 2018 ainda não foi devolvido para cumprimento de sua finalidade.

O que se espera é uma explicação ou justificativa para a população Guarantaense em relação a este caso, uma vez que a Câmara Municipal é mantida com recursos públicos e não é justo que a municipalidade veja gastos com reparos de veículos sem ao menos ter conhecimento dos fatos e acontecimentos do referido acidente de transito, ou o porquê do carro oficial estar na capital do estado sem a previa autorização, e a justificativa plausível para o não registro do Boletim de Acidente já que é um ato de praxe, legal e regular.

Caso seja constatado mal uso do automóvel por parte do vereador, a população cobra que seja feito o ressarcimento dos gastos financeiros do orçamento do câmara para cobrir tais despesas.

O site tentou contato com o legislador de Guarantã do Norte, porém não obtivemos êxito. Fica o espaço concedido ao vereador Silvio Dutra da Silva para que apresente a sua versão sobre a matéria veiculada.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Peixoto de Azevedo

Peixoto de Azevedo chega a 99,22% de cobertura vacinal contra a Gripe

Cerca de 9.430 pessoas foram vacinadas no município cumprindo meta preconizada pelo MS.

Peixoto de Azevedo chega a 99,22% de cobertura vacinal contra a Gripe
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo informou a nossa equipe de reportagem para que a notícia positiva seja levada a toda municipalidade o resultado positivo da 2º Dia D de Vacinação Contra a Gripe (Influenza).

Graças ao emprenho de toda equipe que atua nos Postos de Saúde da Família uma grande mobilização foi feita para que o público prioritário considerado suscetível fosse imunizado: idosos, indígenas, professores, servidores da área da saúde em geral, puérperas, gestantes e crianças com seis meses até os cinco anos de idade.

Os dados oficiais da Secretaria de Estado de Saúde apontam e comprovam que de 76,59% de vacinação houve avanço significativo, chegando ao percentual de 99,22% - ou seja, 9.430 doses foram aplicadas, superando assim o índice de cobertura vacinal exigida pelo Ministério da Saúde.

A Secretária de Saúde, Moaby Ferreira, agradeceu todos os agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e até médicos que contribuíram neste processo de conscientização da comunidade para a importância da imunização e prevenção a gripe. Ela também destacou a participação dos meios de comunicação na divulgação do 2º Dia D e do comprometimento da população no contexto de manter a Carteira de Vacinas rigorosamente organizada.

Nos dois Postos de Saúde abertos (Bairro Liberdade e Centro Novo) a presença das pessoas foi maciça.

Prevenção

A vacinação é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. Alguns de cuidados simples como lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir ajudam evitar a doença. Também é recomendado não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

Continue Lendo

Matupá

Candidatas a Miss Matupá visitam Paço Municipal e Câmara de Vereadores

As candidatas foram recebidas pelo Prefeito, Vice-Prefeita e Mesa Diretora do Parlamento Municipal.

Candidatas a Miss Matupá visitam Paço Municipal e Câmara de Vereadores
Foto: Candidatas no Gabinete do Prefeito

Segunda-feira (17) foi dia de visitações para as candidatas a Miss Matupá 2019. As garotas estiveram na sede do Paço Municipal Senador Jonas Pinheiro onde foram recebidas pelo Prefeito Valtinho Miotto e a Vice-Prefeita Marinilde Dal'Acqua.

Dentro os assuntos, a história de emancipação da cidade, suas potencialidades, a política, a estrutura pública, os pioneiros e desbravadores, a cultura de seu povo e as ações e projetos para o futuro.

As postulantes a Miss Matupá também visitaram o Poder Legislativo. Elas foram recebidas pela vereadora Wânia Oliveira e os vereadores Bruno Mena e Cleber Cardoso.

Foi um momento de interação, pois as candidatas fizeram perguntas sobre o papel e a missão dos vereadores, o tramitar das proposições em plenário, o elo de ligação com a municipalidade e o reflexo dos trabalhos dos edis na melhoria dos serviços e qualidade de vida dos cidadãos.

Os Poderes Executivo e Legislativo desejaram sucessos as jovens que na passarela com toda desenvoltura, charme, elegância, simpatia e beleza representarão a força da Mulher Matupapense.

O Concurso Miss Matupá e Baile Municipal acontecerão no dia 06 de julho, a partir das 22:30 horas no Pavilhão São Cristóvão com o tema 'Matupá Fronteira Agrícola'.

Haverá decoração temática, iluminação lazer show, telão de LED, serviço de bar com os clubes de serviços, coberturas dos sites mais badalados, tvs, rádios e animação da Banda DUMATTO.

Mesas a venda na Secretaria de Assistência Social - Informações pelo telefone (66) 3595-1210. (Mapa Disponível)

Continue Lendo

Mais lidas da semana