Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

PPP viabilizará construção do Aterro Sanitário Municipal Guarantaense

Procedimento de Manifestação de Interesse - PMI o município deverá selecionar os melhores critérios técnicos para a prestação dos serviços de tratamento de resíduos sólidos no Aterro.

PPP viabilizará construção do Aterro Sanitário Municipal Guarantaense
Foto: Foto Ilustrativa
Com uma produção de aproximadamente 23 toneladas de lixo por dia, volume destinado integralmente ao lixão da cidade, o município de Guarantã do Norte (a 710 km de Cuiabá) prepara a implantação de aterro sanitário na região através da primeira PPP – Parceria Público Privado.
 
Através de um Procedimento de Manifestação de Interesse - PMI o município deverá selecionar os melhores critérios técnicos para a prestação dos serviços de tratamento de resíduos sólidos no Aterro.
 
O chamamento público para as empresas interessadas e devidamente qualificadas para se habilitarem, deverá ser publicado no final do mês de julho de 2019, segundo informa o secretário de Governo e Articulação Institucional do município, Eugênio Caffone.
 
Ele destaca a necessidade do município dar a destinação correta aos resíduos sólidos e de atender a legislação vigente. Acrescenta ainda que a área destinada à instalação do aterro possui a licença de instalação emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de outros órgãos ambientais.
 
O aterro sanitário será instalado em uma área de 50 hectares, localizada a 20 km do centro urbano e terá capacidade para receber 100 toneladas/dia.
 
Segundo o Engenheiro Sanitarista Paulo Araújo, responsável pela elaboração da PMI, o aterro deverá o resíduo a ser tratado é de Classe I e II. Ele explica que segundo a NBR 10004, Resíduos classe I – Perigoso são os resíduos que apresentam periculosidade ou pelo menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade. Os Resíduos classe II – Não perigosos são os resíduos não perigosos e que não se enquadram na classificação de resíduos classe I e são divididos em: Resíduos classe II A – Não Inertes e classe II B – Inertes. Os resíduos classe II A – Não inertes: São aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I ou de resíduos classe II B e podem ter propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Resíduos classe II B – Inertes são quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou desionizada, à temperatura ambiente não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor.
 
As diretrizes do projeto contemplando a aplicação de técnicas que reduzam o impacto ambiental durante a implantação e operação do aterro, são premissas que deverão estar presentes durante a formação do modelo final da PPP
 
Segundo o engenheiro, a abrangência inicial do aterro sanitário era só Guarantã do Norte, mas pela sua capacidade vai abranger toda a região do Vale do Rio Peixoto de Azevedo, da BR-163, os municípios do entorno da cidade.
 
O secretário Caffone informa que o aterro poderá atender também a outros municípios circunvizinhos que enfrentam o mesmo problema. Ele adianta ainda que existe uma associação de catadores de Guarantã do Norte se formalizando e que a coleta seletiva no município será implantada.
 
Segundo o Engenheiro Sanitarista a implementação da política de coleta seletiva no município deverá ocorrer a redução do volume de resíduos destinado ao aterro.
 
O fiscal sanitário Dionaldo de Souza conta que, a partir de uma parceria com o Ministério Público estadual e Conselho Municipal de Meio Ambiente, será implantado um ecoponto no município, que já está sendo licenciado para receber resíduos de construção civil e vegetal (resultante de poda de árvores). “Estamos trabalhando com a possibilidade de obter os recursos necessários, no valor de R$ 241 mil, através de ação penal. Caso não seja possível, vamos incluir o projeto na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020”.
 
Os recursos serão empregados na compra de equipamentos, como triturador de galhos e folhas, o que vai possibilitar a produção de adubo orgânico que terá como destino as propriedades rurais do cinturão verde do município. Segundo ele, vão beneficiar entre 200 e 300 famílias, num raio de cerca de 10 km.
 
Já os resíduos de construção civil serão usados para atender as necessidades da própria prefeitura em casos de aterros e compactação.
 
O fiscal sanitário conta ainda que o município fez uma campanha de coleta de resíduos de eletroeletrônicos em prol do Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCan).
 
Guarantã do Norte integra o Programa Cidade Empreendedora e Sustentável do Sebrae, que tem como um dos focos de trabalho exatamente a sensibilização dos municípios participantes sobre a importância da gestão de resíduos e utilização de energias renováveis.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Meio Ambiente

SEMMA Matupá inaugura Outdoor Expositivo do Concurso de Desenhos Unidos Pelo Rio 2025

Além da Exposição do Outdoor e entrega de medalhas foram plantadas mudas em Área de Preservação Permanente do município

SEMMA Matupá inaugura Outdoor Expositivo do Concurso de Desenhos Unidos Pelo Rio 2025
Foto: Outdoor instalado na Av. Victor Fidelis Donini

A Secretaria de Meio Ambiente de Matupá realizou a inauguração do outdoor expositivo do concurso de desenhos do Projeto Unidos Pelo Rio 2025 – Etapa Mirim, que envolveu alunos da rede municipal de ensino. As crianças receberam medalhas e participaram do plantio de mudas em Área de Preservação Permanente (APP).

O Projeto Unidos Pelo Rio tem como foco a educação ambiental sobre:

- Preservação dos Recursos Hídricos
- Reflorestamento das margens
- Despoluição das águas
- Uso racional da água
- Preservação dos ecossistemas aquáticos

Mais de 20 instituições parceiras se uniram na ação de limpeza do Rio Peixoto, demonstrando o compromisso coletivo com a proteção do meio ambiente local.

A inauguração do outdoor e as atividades com as crianças reforçam o compromisso de Matupá com a sustentabilidade e a conscientização ambiental, inspirando futuras gerações a cuidar dos recursos naturais.

Ver Mais

Política

Pesquisa da Exame Dados aponta aprovação de 90% da gestão em Guarantã do Norte

Realizado entre os dias 22 e 24 de novembro de 2025, o levantamento ouviu 400 moradores, utilizando metodologias e ferramentas atualizadas e confiáveis.

Pesquisa da Exame Dados aponta aprovação de 90% da gestão em Guarantã do Norte
Foto: Divulgação

Uma pesquisa quantitativa desenvolvida pela Exame Dados revelou índices amplamente positivos de aprovação da população de Guarantã do Norte em relação ao desempenho do prefeito Alberto Márcio Gonçalves (Novo) e ao plano de trabalho administrativo implementado nos primeiros 11 meses de mandato.

Realizado entre os dias 22 e 24 de novembro de 2025, o levantamento ouviu 400 moradores, utilizando metodologias e ferramentas atualizadas e confiáveis. Os entrevistados residem nos bairros 13 de Maio, Aeroporto, Centro, Cidade Nova, Cotrel, Cristo Rei, Horizonte, Jardim Cidade Nova, Jardim Araguaia, Jardim das Palmeiras, Jardim Guaranorte, Jardim Vitória, Parque do Lago, Setor Industrial e Zona Rural.

Entre os principais questionamentos aplicados no trabalho de campo, a pesquisa buscou identificar a percepção da população sobre os rumos e o direcionamento da cidade. O resultado foi expressivo: 90,50% dos entrevistados afirmaram que o município vive um momento de retomada da credibilidade político-administrativa e está no caminho certo. Apenas 1,25% avaliaram que a cidade segue na direção errada, enquanto 8,25% não souberam ou preferiram não responder.

Desde que assumiu a administração, o prefeito Márcio Gonçalves vem promovendo enfrentamentos considerados responsáveis para “colocar a Casa em Ordem”, especialmente no que diz respeito ao déficit financeiro herdado, à organização de prestações de contas inconsistentes, à manutenção das certidões negativas e à correção de distorções técnicas, políticas e administrativas. No campo político, a gestão também enfrenta resistências de parte da bancada de oposição no Legislativo Municipal, cenário que, segundo aliados do governo, acaba por restringir e retardar algumas ações governamentais, gerando conflitos considerados inoportunos para o processo de desenvolvimento do município.

Após o processamento e a análise dos dados, a pesquisa também aferiu o nível de aprovação pessoal do gestor, que atingiu 72,54%, índice considerado elevado e estratégico para a tomada de decisões, planejamento de trabalho, cumprimento de metas, definição de prioridades e, sobretudo, para a continuidade do Plano de Governo 2025–2028. O relatório conclusivo aponta ainda que 14,11% desaprovam a gestão e 13,35% não souberam ou não responderam. A pesquisa conta com margem de erro de ±4,87% e nível de confiança de 95%, assegurando a precisão estatística dos resultados.

Ao final, o estudo reforça que a maioria absoluta da população guarantaense — cerca de 90% — demonstra confiança e credibilidade na atual gestão, avaliando de forma positiva a postura e o perfil do governo e demonstrando expectativa de avanços em todos os setores públicos de Guarantã do Norte.

Ver Mais

Mais Vistas