Redes Sociais
Redes Sociais

Nortão

Operação do MPE, Polícia Ambiental e Marinha do Brasil fecha garimpos ilegais

Operação de Tolerância Zero aos Crimes Ambientais ocorreu no Rio Peixoto e resultou na apreensão de máquinas, balsas, multas e autuações

Operação do MPE, Polícia Ambiental e Marinha do Brasil fecha garimpos ilegais
Foto: Garimpo Irregular fechado

Mais uma operação foi desenvolvida a pedido do Ministério Público Estadual na Bacia Hidrográfica do Rio Peixoto, principalmente de repressão a extração mineral ilegal e de degradação ambiental na modalidade balsa/draga.

Nesta semana uma junção de forças envolvendo a Polícia Ambiental de Mato Grosso e a Marinha do Brasil com a utilização de logística de transporte pluvial e terrestre, e policiais fortemente armados, fez um verdadeiro pente fino nas águas e leitos dos rios, onde por meio de ações de inteligência investigativa foram constatadas atividades clandestinas e irregulares de garimpagem.

Segundo o Promotor de Justiça, Marcelo Mantovani Beato, a exploração estava ocorrendo fora dos limites permitidos e em muitas situações, sem as devidas licenças ambientais, provocando assoreamento, erosões, contaminação das águas, destruição da mata ciliar, entre outros graves danos ambientais, como o deslocamento do curso do rio.

A Tenente Joelma - do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), relatou que a instituição cumpriu a sua missão de fiscalização ostensiva e repressiva aos crimes ambientais, justamente alicerçada no trabalho minucioso de levantamento feito pelo Ministério Público Estadual de mapeamento das áreas ilegais de garimpagem com altíssimo impacto poluidor na região Vale do Rio Peixoto.

Na operação ‘Tolerância Zero a Degradação Ambiental’ foram apreendidas: 03 Máquinas PC, 01 Trator de Esteira, 03 Motores Estacionários, 01 Balsa com Motor e Barco, além de 02 Pistolas 380, 01 Revolver 38, 01 Espingarda 28 e Munições.  

Ela lembrou que alguns garimpeiros foram conduzidos e multas foram aplicadas devido ao descumprimento da legislação ambiental.

Os órgãos fiscalizadores deixaram claro, nítido e evidente que as ações de fiscalização e repressão as atividades ilícitas de garimpo deverão se tornar rotineiras, e cada vez mais severas, resultando em multas e autuações administrativas e criminais por extração ilegal de minério e crimes ambientais, entre eles, o desmatamento sem autorização, poluição de recursos hídricos e uso de substância perigosa (mercúrio).

“Além disso, iremos pedir ao judiciário que haja a recomposição ou recuperação da área degradada e a disponibilização dos maquinários às prefeituras municipais para que usem nas mais diferentes frentes de trabalho em benefício da população urbana e rural”, salientou o Promotor de Justiça Dr. Marcelo Mantovani Beato.

Para as demais operações deverão ser acionados a Polícia Federal, IBAMA, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, SEMA-MT e o Batalhão de Polícia Ambiental.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Vereador Daniel da Master comemora viabilização de Espaço Esportivo Comunitário

Parlamentar destaca parceria com a Deputada Flavinha, Senador Fávaro e o Prefeito Paulistinha

Vereador Daniel da Master comemora viabilização de Espaço Esportivo Comunitário
Foto: Divulgação

O Município de Peixoto de Azevedo foi oficialmente selecionado pelo Ministério do Esporte para receber um Espaço Esportivo Comunitário, conforme publicado na Portaria MESP nº 106, de 24 de novembro de 2025, no Diário Oficial da União. O equipamento integra o Novo PAC, representando um marco significativo para o fortalecimento do esporte, lazer e convivência social na cidade.

A aprovação é resultado direto de uma articulação realizada em Brasília por Daniel da Master (Daniel Bon Ami Rozanti), vereador de Peixoto de Azevedo, que esteve em agenda oficial defendendo a importância de um complexo esportivo moderno para atender jovens, atletas e famílias. Na ocasião, Daniel contou com o apoio da deputada federal Ana Flávia Rodrigues Ramiro (Flavinha) e do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que reforçaram a prioridade da demanda de Peixoto dentro do Governo Federal.

O prefeito Nilmar Nunes de Miranda (Paulistinha) também foi incluído nas tratativas e deverá conduzir, junto ao Ministério do Esporte, a etapa de formalização do Termo de Compromisso, necessária para garantir a liberação dos recursos e o início da obra. A proposta selecionada está registrada sob o código 51000002010/2025.

O novo complexo esportivo proporcionará uma estrutura ampla e acessível, voltada para práticas esportivas, atividades comunitárias, formação de atletas e inclusão social. Será um espaço destinado a transformar vidas, fortalecer vínculos e oferecer oportunidades à juventude peixotense.

“Essa conquista é fruto da união de esforços e do diálogo que mantivemos em Brasília. Agora vamos acompanhar cada etapa para garantir que esse complexo esportivo saia do papel e beneficie diretamente nossa população”, destacou Daniel da Master.

A prefeitura, sob liderança de Paulistinha, seguirá com os trâmites junto ao Ministério do Esporte para assegurar a execução do projeto dentro das regras do Novo PAC.

Peixoto de Azevedo segue avançando com trabalho, articulação e união — sempre em busca de investimentos que realmente transformam a vida das pessoas.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Dia 27 acontece a inauguração do novo prédio da SEMA-MT em Guarantã do Norte

O evento contará com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, além de Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores e diversas lideranças regionais.

Dia 27 acontece a inauguração do novo prédio da SEMA-MT em Guarantã do Norte
Foto: Novo prédio da Sema-MT

No dia 27 de novembro, às 09h30, será inaugurado o novo prédio da Unidade Regional da SEMA-MT em Guarantã do Norte, um marco importante para o fortalecimento da gestão ambiental no extremo norte mato-grossense. O evento contará com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, além de Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores e diversas lideranças regionais.

O moderno projeto arquitetônico segue rigorosamente os padrões dos órgãos públicos de Mato Grosso, destacando-se pelos aspectos de sustentabilidade, acessibilidade e funcionalidade.

A nova estrutura abrigará Diretoria Administrativa, Sala dos Analistas Ambientais, Sala de Reuniões, Sala de Situação, Almoxarifado, Copa e Cozinha, Banheiros, Recepção e um amplo pátio, proporcionando melhores condições de trabalho às equipes técnicas e administrativas.

A Unidade Regional da SEMA-MT de Guarantã do Norte é responsável pelo atendimento aos municípios de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena, Marcelândia, além de seus respectivos distritos.

Com a nova sede, será possível otimizar o fluxo de atendimento, garantindo maior eficiência nos processos e fortalecendo a missão institucional da SEMA-MT: proteger, conservar e promover o uso sustentável dos recursos naturais, assegurando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico responsável.

O Prefeito Márcio Gonçalves e o Diretor da Unidade Regional, Élcio Leite Pereira, reforçam o convite a toda a população e autoridades para prestigiar este importante ato de inauguração.

Localizado na Avenida Guarantã, o novo prédio já se destaca como um verdadeiro cartão postal da cidade, simbolizando avanços na infraestrutura pública e no compromisso com a gestão ambiental de Mato Grosso.

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Seaf-MT fan entrega de cartões do Fundaaf em União do Norte

Entrega de dezenas de Cartões do Fundaaf Inclusão Rural a agricultores familiares dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

Seaf-MT fan entrega de cartões do Fundaaf em União do Norte
Foto: Entrega de Cartões na Agripac

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT) realizou, na sede da Agripac, no distrito União do Norte, a entrega de dezenas de Cartões do Fundaaf Inclusão Rural a agricultores familiares dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

O evento reuniu representantes da Prefeitura, Empaer, Seaf-MT, além de lideranças comunitárias e autoridades locais.

O programa tem como missão promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável de agricultores em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando as oportunidades de renda no meio rural.

A Presidente da Agripac, Fátima Sirlene Rasch, destacou que a ação prioriza comunidades tradicionais, mulheres, jovens e idosos, reforçando o compromisso com a equidade e a valorização da diversidade no campo.

Todos os projetos aprovados foram elaborados com apoio técnico dos extensionistas da Empaer, que também são responsáveis pela análise e acompanhamento das propostas junto aos beneficiários. A Desenvolve MT atua na manutenção administrativa dos cartões, assegurando uma operação eficiente e segura do programa.

O Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha) parabenizou o Governador Mauro Mendes e o Vice-Governador Otaviano Pivetta pela criação do Cartão Fundaaf, ressaltando que a iniciativa está levando dignidade, autonomia e novas oportunidades às famílias que vivem e produzem no campo.

Segundo a Primeira Dama, Cristiane Lima, a entrega dos cartões representa mais um passo importante no fortalecimento do desenvolvimento rural e no incentivo à permanência das famílias no meio rural com mais qualidade de vida e segurança econômica.

A vereadora Eliege Krul, tem apoiado todas as ações governamentais que deem suporte aos agricultores familiares, desde maquinários e implementos, kits de ferramentas, assistência técnica, regularização fundiária e agora recursos financeiros para que continuem firmes e engajados na produção.

Ver Mais

Mais Vistas