Redes Sociais
Redes Sociais

Nortão

Operação do MPE, Polícia Ambiental e Marinha do Brasil fecha garimpos ilegais

Operação de Tolerância Zero aos Crimes Ambientais ocorreu no Rio Peixoto e resultou na apreensão de máquinas, balsas, multas e autuações

Operação do MPE, Polícia Ambiental e Marinha do Brasil fecha garimpos ilegais
Foto: Garimpo Irregular fechado

Mais uma operação foi desenvolvida a pedido do Ministério Público Estadual na Bacia Hidrográfica do Rio Peixoto, principalmente de repressão a extração mineral ilegal e de degradação ambiental na modalidade balsa/draga.

Nesta semana uma junção de forças envolvendo a Polícia Ambiental de Mato Grosso e a Marinha do Brasil com a utilização de logística de transporte pluvial e terrestre, e policiais fortemente armados, fez um verdadeiro pente fino nas águas e leitos dos rios, onde por meio de ações de inteligência investigativa foram constatadas atividades clandestinas e irregulares de garimpagem.

Segundo o Promotor de Justiça, Marcelo Mantovani Beato, a exploração estava ocorrendo fora dos limites permitidos e em muitas situações, sem as devidas licenças ambientais, provocando assoreamento, erosões, contaminação das águas, destruição da mata ciliar, entre outros graves danos ambientais, como o deslocamento do curso do rio.

A Tenente Joelma - do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), relatou que a instituição cumpriu a sua missão de fiscalização ostensiva e repressiva aos crimes ambientais, justamente alicerçada no trabalho minucioso de levantamento feito pelo Ministério Público Estadual de mapeamento das áreas ilegais de garimpagem com altíssimo impacto poluidor na região Vale do Rio Peixoto.

Na operação ‘Tolerância Zero a Degradação Ambiental’ foram apreendidas: 03 Máquinas PC, 01 Trator de Esteira, 03 Motores Estacionários, 01 Balsa com Motor e Barco, além de 02 Pistolas 380, 01 Revolver 38, 01 Espingarda 28 e Munições.  

Ela lembrou que alguns garimpeiros foram conduzidos e multas foram aplicadas devido ao descumprimento da legislação ambiental.

Os órgãos fiscalizadores deixaram claro, nítido e evidente que as ações de fiscalização e repressão as atividades ilícitas de garimpo deverão se tornar rotineiras, e cada vez mais severas, resultando em multas e autuações administrativas e criminais por extração ilegal de minério e crimes ambientais, entre eles, o desmatamento sem autorização, poluição de recursos hídricos e uso de substância perigosa (mercúrio).

“Além disso, iremos pedir ao judiciário que haja a recomposição ou recuperação da área degradada e a disponibilização dos maquinários às prefeituras municipais para que usem nas mais diferentes frentes de trabalho em benefício da população urbana e rural”, salientou o Promotor de Justiça Dr. Marcelo Mantovani Beato.

Para as demais operações deverão ser acionados a Polícia Federal, IBAMA, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, SEMA-MT e o Batalhão de Polícia Ambiental.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Peixoto de Azevedo

Secretário de Esportes busca melhorias para Vila Olímpica e Quadra de Esportes Vida e Esperança

Gilmar Santos esteve na AL-MT onde protocolou as revindicações junto ao Deputado Nininho

Secretário de Esportes busca melhorias para Vila Olímpica e Quadra de Esportes Vida e Esperança
Foto: Audiência com Deputado Nininho

O Secretário de Esportes, Gilmar Santos e os Coordenadores de Projetos Esportivos Lenilton Mardine Neto e Wechinton Gomes Brito estiveram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso em reunião de formalização de pleitos junto ao Deputado Nininho.

Dentre as reivindicações protocoladas estão: a reforma e adequação da pista de atletismo e dos banheiros do Complexo Esportivo da Vila Olímpica, melhorias estruturais e efetiva conclusão da quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Vida e Esperança do distrito União do Norte e gestão política junto a Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer para fomentação dos projetos, atividades, ações e políticas públicas direcionadas ao esporte e lazer.

“Fizemos vários pedidos ao parlamentar que já nos tem ajudado na área de infraestrutura, ou seja, pontes, bueiros, galerias, drenagem e pavimentação asfáltica. Neste encontro recebemos a boa notícia de que o Deputado Nininho destinará emendas para otimizarmos os espaços públicos de esporte, lazer e cultura de Peixoto de Azevedo e União do Norte. Sabemos de seu empenho, compromisso e grande influência com o Governador Mauro Mendes, e esperamos que num breve período de tenho tenhamos o anuncio da liberação dos recursos financeiros”, disse o Vice-Prefeito e Secretário de Esportes, Gilmar Santos.

Continue Lendo

Política

Vereador Gleissinho reivindica Quadra de Esportes e Ambulância

Parlamentar Peixotense esteve reunido com a Deputada Estadual Janaina Riva que deverá destinar emendas de sua autoria para execução das obras.

Vereador Gleissinho reivindica Quadra de Esportes e Ambulância
Foto: Vereador Gleissinho com a Deputada Janaína Riva

Em reunião na manhã desta segunda feira (22) na assembleia legislativa em Cuiabá, no gabinete da deputada Janaína Riva (MDB), o vereador por Peixoto de Azevedo fez várias reivindicações.

Preocupado com a situação do município de Peixoto de Azevedo o vereador Gleison Noleto (PSC) esteve na manhã desta segunda feira (22) fazendo várias cobranças em benefício do município junto a deputada estadual Janaína Riva, que prontamente atendeu o pleito do nobre parlamentar, e se comprometeu em liberar emendas para a cidade.

Uma das reivindicações do vereador foi para que a deputada consiga liberar emenda parlamentar para aquisição de uma ambulância para Peixoto de Azevedo, e também a construção de uma quadra poliesportiva para o Bairro Aeroporto para atender a demanda dos desportistas.

A reunião com deputada foi extremamente importante para solicitar emendas ao nosso município afirmou o vereador em contato com a assessoria de imprensa da câmara municipal, Gelison deve visitar outros gabinetes na assembleia legislativa.

 

 
 
 
Continue Lendo

Política

Vereador Carmilton cobra limpeza urbana, coleta de lixo e melhorias na iluminação pública

Legislador Matupaense disse que as cobranças da população devem ser consideradas pela administração municipal e que continuará apontando as urgentes necessidades.

Vereador Carmilton cobra limpeza urbana, coleta de lixo e melhorias na iluminação pública
Foto: Vereador Carmilton Jorge

Na sessão ordinária desta segunda-feira (22) o vereador Carmilton Jorge (PL) usou a tribuna para expressar as reivindicações prementes dos Matupaenses em quase 60 dias de atuação no legislativo.

Carmilton solicitou urgência da prefeitura em relação a limpeza dos pátios públicos e terrenos baldios que estão tomados pelo matagal, que se tornam esconderijos de delinquentes, propícios a procriação de animais peçonhentos e até criadouros do mosquito transmissor da dengue.

“Infelizmente a cidade está tomada pelo mato em praticamente todos os bairros. Matupá sempre foi conhecido como um município organizado, limpo e atrativo, mas a comunidade está cobrando uma ação mais urgente da atual administração em zelar pelo seu aspecto urbanístico e ambiental. Pelo que parece estamos regredindo neste aspecto, e isso não é positivo”, disse o vereador Carmilton Jorge.

O parlamentar também destacou que tem recebido inúmeras cobranças sobre a rede de iluminação pública, que está deficitária com muitas lâmpadas queimadas e falta de manutenção.

“Precisamos urgentemente a retomada do trabalho de instalação de lâmpadas de LED. É justo que aguardemos o Governo do Estado, mas existem casos urgentes, pois a falta da iluminação causa perigo aos que transitam no período noturno, favorece a criminalidade e coloca os bairros numa situação de escuridão. É importante lembrar que todos nós cidadãos pagamos a contribuição de iluminação pública, portanto precisamos do retorno em prestação de serviço de qualidade à população”, mencionou em tributa o vereador Carmilton.

Outro reclame levado ao conhecimento do Chefe do Poder Executivo, diz respeito a necessidade urgente de se contratar novos garis. A ampliação do quadro de profissionais desta área pública poderá otimizar a coleta de lixo, uma vez que a morosidade do trabalho está atrelada a insuficiência de recursos humanos, e isso se reflete em lixeiras lotadas, resíduos domiciliares espalhados nas calçadas, esparrame de material por animais domésticos nas vias e o atraso do processo de recolhimento.

“Fui chamado por garis que reclamam da rotina pesada e sobrecarga de trabalho. Matupá está crescendo, sãos muitas empresas e domicílios, consequentemente a demanda de lixo doméstico a de crescer, evidentemente acompanhando o crescimento populacional. Não podemos deixar a sujeira tomar conta, sem darmos melhores condições de trabalho aos garis e buscarmos um melhor planejamento de atuação com cronograma mais adequado as necessidades de uma cidade em constante desenvolvimento”, finalizou o vereador.

Continue Lendo

Mais lidas da semana