Redes Sociais
Redes Sociais

Nortão

Operação do MPE, Polícia Ambiental e Marinha do Brasil fecha garimpos ilegais

Operação de Tolerância Zero aos Crimes Ambientais ocorreu no Rio Peixoto e resultou na apreensão de máquinas, balsas, multas e autuações

Operação do MPE, Polícia Ambiental e Marinha do Brasil fecha garimpos ilegais
Foto: Garimpo Irregular fechado

Mais uma operação foi desenvolvida a pedido do Ministério Público Estadual na Bacia Hidrográfica do Rio Peixoto, principalmente de repressão a extração mineral ilegal e de degradação ambiental na modalidade balsa/draga.

Nesta semana uma junção de forças envolvendo a Polícia Ambiental de Mato Grosso e a Marinha do Brasil com a utilização de logística de transporte pluvial e terrestre, e policiais fortemente armados, fez um verdadeiro pente fino nas águas e leitos dos rios, onde por meio de ações de inteligência investigativa foram constatadas atividades clandestinas e irregulares de garimpagem.

Segundo o Promotor de Justiça, Marcelo Mantovani Beato, a exploração estava ocorrendo fora dos limites permitidos e em muitas situações, sem as devidas licenças ambientais, provocando assoreamento, erosões, contaminação das águas, destruição da mata ciliar, entre outros graves danos ambientais, como o deslocamento do curso do rio.

A Tenente Joelma - do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), relatou que a instituição cumpriu a sua missão de fiscalização ostensiva e repressiva aos crimes ambientais, justamente alicerçada no trabalho minucioso de levantamento feito pelo Ministério Público Estadual de mapeamento das áreas ilegais de garimpagem com altíssimo impacto poluidor na região Vale do Rio Peixoto.

Na operação ‘Tolerância Zero a Degradação Ambiental’ foram apreendidas: 03 Máquinas PC, 01 Trator de Esteira, 03 Motores Estacionários, 01 Balsa com Motor e Barco, além de 02 Pistolas 380, 01 Revolver 38, 01 Espingarda 28 e Munições.  

Ela lembrou que alguns garimpeiros foram conduzidos e multas foram aplicadas devido ao descumprimento da legislação ambiental.

Os órgãos fiscalizadores deixaram claro, nítido e evidente que as ações de fiscalização e repressão as atividades ilícitas de garimpo deverão se tornar rotineiras, e cada vez mais severas, resultando em multas e autuações administrativas e criminais por extração ilegal de minério e crimes ambientais, entre eles, o desmatamento sem autorização, poluição de recursos hídricos e uso de substância perigosa (mercúrio).

“Além disso, iremos pedir ao judiciário que haja a recomposição ou recuperação da área degradada e a disponibilização dos maquinários às prefeituras municipais para que usem nas mais diferentes frentes de trabalho em benefício da população urbana e rural”, salientou o Promotor de Justiça Dr. Marcelo Mantovani Beato.

Para as demais operações deverão ser acionados a Polícia Federal, IBAMA, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, SEMA-MT e o Batalhão de Polícia Ambiental.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Guarantã do Norte fortalece a cadeia produtiva do leite com entrega de novos resfriadores

Os novos resfriadores asseguram o armazenamento adequado do leite, mantendo temperatura ideal desde a ordenha até a coleta pelos caminhões dos laticínios.

Guarantã do Norte fortalece a cadeia produtiva do leite com entrega de novos resfriadores
Foto: Entrega de Resfriadores

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guarantã do Norte iniciou a entrega de resfriadores de leite aos agricultores familiares que atuam na cadeia produtiva do município.

A iniciativa integra a política de incentivo ao desenvolvimento rural, garantindo mais qualidade, segurança e eficiência ao leite produzido nas propriedades.

O Prefeito Márcio Gonçalves acompanhou pessoalmente as entregas, junto aos técnicos da secretaria, visitando as famílias beneficiadas e conhecendo de perto a realidade da bacia leiteira guarantaense.

Segundo ele, investir em estrutura é fundamental para fortalecer quem vive do campo e impulsionar a economia local.

Os novos resfriadores asseguram o armazenamento adequado do leite, mantendo temperatura ideal desde a ordenha até a coleta pelos caminhões dos laticínios. Entre as vantagens, destacam-se a melhoria da qualidade da matéria-prima, redução de perdas, aumento da vida útil do produto e atendimento às exigências sanitárias.

Para os produtores, o reflexo é imediato: mais segurança na produção, possibilidade de melhor remuneração e estímulo para ampliar o plantel e a produtividade.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Taise Raquel Bechlin, destacou que em Guarantã do Norte, a ação do governo municipal contribui diretamente para esse desenvolvimento, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo mais oportunidades no campo.

“Com modernização, apoio técnico e políticas públicas eficazes, a cadeia leiteira segue em expansão, gerando renda, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável”, disse a Secretária Taise.

Ver Mais

Matupá

Prefeito de Matupá, Bruno Mena, conquista Selo Ouro em Transparência Pública pelo TCE-MT

Seu governo tem se destacado pelo forte investimento em processos estruturados e pela abertura ao diálogo com a população, promovendo uma administração mais acessível e integrada.

Prefeito de Matupá, Bruno Mena, conquista Selo Ouro em Transparência Pública pelo TCE-MT
Foto: TCE-MT premia Prefeito Matupaense

O prefeito de Matupá, Bruno Mena, acaba de conquistar o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública, iniciativa desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

A certificação reconhece os municípios que se destacam na disponibilização de informações ao cidadão e na adoção de práticas de governança que favorecem a clareza, o controle social e a eficiência na administração pública.

Jovem, empreendedor e comprometido com a modernização da gestão municipal, Bruno Mena tem pautado sua administração em pilares como planejamento, organização, inovação, transparência, responsabilidade, legalidade, engajamento político-administrativo, ética e gestão participativa.

Seu governo tem se destacado no norte de MT pelo forte investimento em processos estruturados e pela abertura ao diálogo com a população, promovendo uma administração mais acessível e integrada.

A conquista do Selo Ouro evidencia o avanço da Prefeitura de Matupá na oferta de informações públicas e na consolidação de políticas que ampliam a participação do cidadão.

O reconhecimento do TCE-MT demonstra que o município está entre os que mais evoluíram em governança, integridade e acesso à informação, reforçando a credibilidade da gestão.

Em agradecimento pela certificação, o prefeito Bruno Mena destacou o trabalho coletivo que tornou o resultado possível.

“Este prêmio é fruto do esforço diário de toda a nossa equipe de governo e dos servidores públicos municipais. Cada setor, cada profissional contribuiu para que Matupá alcançasse este nível de excelência. Agradeço profundamente em meu nome e do Vice-Prefeito Celso Sorgatto a todos pelo compromisso, dedicação e pelo desejo de fazer uma cidade cada vez mais transparente, organizada e preparada para o futuro”, comentou o Prefeito Bruno Mena a reportagem NoticiaVip.

 

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Secretaria reforça Ponte do Rio São João em União do Norte

Fortes chuvas já destruíram 17 pontes e bueiros em assentamentos Peixotenses, secretaria monta força-tarefa.

Secretaria reforça Ponte do Rio São João em União do Norte
Foto: Reforço da Ponte Rio São João

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, iniciou uma força‑tarefa para reforçar a Ponte do Rio São João, no Travessão 09, e cumprir o cronograma de recuperação de pontes e bueiros nos Travessões 07 e 08, no distrito de União do Norte. As intensas chuvas já deixaram 17 estruturas danificadas pelas enxorradas.

Equipes estão mobilizadas para atender as demandas urgentes. A administração, sob o comando do prefeito Paulistinha, agradece a compreensão da população, já que as precipitações têm comprometido a velocidade dos trabalhos.

A prefeitura já encaminhou solicitações à Sinfra‑MT e ao Governo Federal para a construção de pontes de concreto em diversas estradas rurais já mapeadas, reforçando o compromisso de melhorar a infraestrutura do município.

Ver Mais

Mais Vistas