Redes Sociais
Redes Sociais

UNIÃO DO NORTE

AGRIPAC realiza Encontro de Mulheres do Campo

Evento marcou as comemorações do Dia Internacional da Mulher com palestras, dinâmicas, sorteios de presentes, coquetel e outras atividades

AGRIPAC realiza Encontro de Mulheres do Campo
Foto: AGRIPAC Mulher
A Diretoria da Associação dos Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo - AGRIPAC, realizou no dia 16 de março a inauguração do auditório da instituição e o Encontro das Mulheres de 2023.
 
Foi uma tarde repleta de comemorações e festividades com direito a palestras motivacionais, dinâmicas de interação, distribuição de presentes, roda de conversa, homenagens e um delicioso coquetel de boas vindas com bolos, salgados e refrigerante.
 
As convidadas pela AGRIPAC, Extensionistas Rurais Ana Paula Ferreira de Almeida e Geni Maeieta Matte abordaram o tema ‘Os desafios, enfrentamentos, superação e o empoderamento das mulheres agricultoras’.
 
Outro assunto escolhido para o Encontro de Mulheres do Campo da AGRIPAC foi a questão da ‘Aposentadoria Rural’.
 
O Advogado Dr. Alisson Araujo da Silva falou sobre a legislação, normas e regramentos para que a aposentadoria rural seja concedida aos trabalhadores que exerceram atividades rurais em regime de economia familiar e cumprem com todos os requisitos exigidos.
 
A Presidente da AGRIPAC, Liliane Vieira, agradeceu a todas as mulheres presentes, aos membros da diretoria, a todos os associados, parceiros e a comunidade.
 
Em seu pronunciamento destacou que muitas mulheres Peixotenses são responsáveis pelo cultivo da terra nos 11 Projetos de Assentamento e elas precisam de reconhecimento, incentivo e valorização.
 
“Nossas mulheres são mais que mães, esposas, avós, filhas, enfim. São elas as que mais se destacam no cuidado com a natureza, a terra, as comunidades e as pessoas. Como Presidente da AGRIPAC continuarei trabalhando para potencializar o poder transformador das mulheres do campo e da cidade”, disse Liliane Vieira. Dentre os parceiros estão: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores na pessoa da Vereadora Eliege Krul ,Secretaria de Agricultura, de Educação, Cras, Seaf, Empaer, Rem/Funbio, ICV, CAPINA, FLD, PPPECOS-ISPN.
 
A vereadora Eliege Krul esteve presente no evento mencionou que uma de suas missões na Câmara Municipal é viabilizar políticas públicas que contemplem a evolução e a importância da mulher do campo, pois está claro e evidente que elas possuem participação decisiva na economia da pequena propriedade da agricultura familiar.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Nortão

Gleba ETA: A tão sonhada Titulação Definitiva será realidade

A ação marca o início dos procedimentos de análise técnica e, posteriormente, a titulação definitiva dos 328 lotes que compõem o assentamento.

Gleba ETA: A tão sonhada Titulação Definitiva será realidade
Foto: Titulos Definitivos - Ilustrativo

Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte - MT — Um marco histórico para os assentados e produtores rurais do Projeto de Assentamento ETA está em curso.

Após quase quatro décadas de espera, o processo de regularização fundiária do PA ETA finalmente avança com a entrega oficial do georreferenciamento ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A entrega foi realizada pela Progeo Engenharia COM LANÇAMENTOS DAS PEÇAS TÉCNICAS NO SIGEF, a empresa é responsável pela execução do levantamento técnico, em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Alto Paraíso e Prefeitura de Terra Nova do Norte, e com autorização do Incra. A ação marca o início dos procedimentos de análise técnica e, posteriormente, a titulação definitiva dos 328 lotes que compõem o assentamento.

O georreferenciamento é uma das etapas mais importantes no processo de regularização, pois define com precisão os limites de cada propriedade, permitindo segurança jurídica aos ocupantes e acesso a políticas públicas e crédito rural.

“Este é um momento histórico para todos os moradores do PA ETA. Muitos já não acreditavam que veriam a chegada deste documento. Agora, com o georreferenciamento entregue ao Incra, estamos mais próximos de realizar o sonho da posse definitiva da terra”, destaca um representante da associação local.

A iniciativa representa não apenas um avanço técnico, mas um reconhecimento à luta das famílias que, por décadas, ocuparam, cultivaram e preservaram o território, aguardando o direito formal à propriedade.
A expectativa é que, com a análise do INCRA e a sequência dos trâmites legais, os títulos de domínio possam ser emitidos nos próximos meses, consolidando a tão esperada regularização do PA ETA.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Hospital Municipal de Guarantã do Norte é referencia em partos e cirurgias humanizados

Entre as ações de cuidado estão o cumprimento da Lei do Acompanhante (Lei Federal nº 11.108) que assegura esse importante apoio durante a internação para o parto, o parto e pós-parto imediato.

Hospital Municipal de Guarantã do Norte é referencia em partos e cirurgias humanizados
Foto: Centro Cirúrgico do HM N.S Rosário

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, em Guarantã do Norte, vem se destacando pela realização de cirurgias e partos humanizados, seguindo rigorosamente os protocolos de saúde e garantindo o acompanhamento do médico pediatra em todo o processo.

Com um centro cirúrgico moderno e totalmente aparelhado, insumos hospitalares de alta qualidade e uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e comprometida, a unidade assegura segurança e conforto para mães, bebês e famílias.

Entre as ações de cuidado estão o cumprimento da Lei do Acompanhante (Lei Federal nº 11.108) que assegura esse importante apoio durante a internação para o parto, o parto e pós-parto imediato.

A missão da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Nossa Senhora do Rosário e do Instituto São Lucas é fortalecer o vínculo familiar desde os primeiros momentos de vida.

O compromisso com a maternidade vai além do procedimento, envolvendo atenção, acolhimento e respeito ao bem-estar da família.

Ver Mais

Matupá

Patrulha Maria da Penha passa a atuar em Matupá

Patrulha Maria da Penha representará mais segurança, agilidade nas respostas e acolhimento humanizado às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Patrulha Maria da Penha passa a atuar em Matupá
Foto: Policiais são treinadas

Em um ato solene realizado na Câmara de Vereadores, Matupá oficializou o lançamento da Patrulha Maria da Penha, reforçando o compromisso com a prevenção e o combate à violência contra a mulher.

O evento contou com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições, entre elas o Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal, Defensoria Pública, OAB, Gerência Estadual da Patrulha Maria da Penha, SETASC-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Câmara de Vereadores, além de Conselheiros Tutelares, Secretarias Municipais, Imprensa, Servidores Públicos, Procuradoria Legislativa da Mulher e lideranças comunitárias.

Segundo a Capitã PM Denyse Valadão – Gerente Estadual da Patrulha Maria da Penha, a iniciativa visa ampliar a rede de proteção, fiscalizando o cumprimento de medidas protetivas e garantindo apoio integral às vítimas de violência doméstica. “Hoje iremos capacitar e apresentar os mecanismos legais que darão respaldo aos policiais dos 10 municípios do 15º CRPM no desempenho da missão de trabalho da Patrulha Maria da Penha”, mencionou a Capitã.

Com atuação conjunta, a Patrulha Maria da Penha representará mais segurança, agilidade nas respostas e acolhimento humanizado às mulheres em situação de vulnerabilidade.

No uso da palavra as autoridades destacaram o empenho do Prefeito Bruno Mena que tem apoiado institucional e logisticamente as forças de segurança pública, ressaltando o compromisso com a criação e execução de políticas públicas que validam e garantem os direitos das mulheres.

A Presidente da Câmara de Vereadores, Dra. Andreia Varea, autora do projeto de criação da Procuradoria Legislativa da Mulher, enfatizou que a viabilização da Patrulha Maria da Penha foi resultado de solicitação formal à Secretaria de Estado de Segurança Pública, reforçando o empenho do Legislativo em fortalecer os mecanismos de proteção.

Ver Mais

Mais Vistas