Redes Sociais
Redes Sociais

Mato Grosso

Justiça condena médico que recebia sem trabalhar em MT

Ele terá que restituir o erário, além de estar proibido de contratar com o poder público

Justiça condena médico que recebia sem trabalhar em MT
Foto: Divulgação

Um médico de Pontes e Lacerda (445 Km de Cuiabá) que ficou aproximadamente dois anos sem comparecer regularmente ao local de trabalho - e recebendo seu salário - foi condenado a ressarcir os cofres públicos com juros e correção monetária.

A condenação é resultado de uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso contra Emerson Martins de Oliveira.

O servidor público, que atuava o Centro de Detenção Provisória do Município, também teve os direitos políticos suspensos pelo prazo de sete anos e está proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos pelo período de cinco anos.

A decisão judicial estabelece ainda o pagamento de multa civil no importe de 10 vezes o valor da remuneração com juros e correção monetária. Os valores serão calculados na fase de liquidação da sentença.

De acordo com o promotor de Justiça Paulo Alexandre Alba Colucci, na época em que a ação foi proposta o MPMT requereu, em caráter liminar, a indisponibilidade de bens do médico no valor de R$ 91.174,80.

A medida foi atendida pelo Poder Judiciário. O servidor também foi demitido em âmbito administrativo por meio de Procedimento Administrativo Disciplinar anterior à sentença, em razão dos mesmos fatos.

“Além de causar prejuízo ao erário, afrontou, em muito, os deveres de honestidade, legalidade e lealdade às instituições, o que por si só já constitui ato de improbidade sujeito às penalidades legais, na medida em que se dedicava às atividades profissionais particulares em período em que deveria estar prestando atendimento à população, no serviço público”, destacou o juiz Cláudio Deodato Rodrigues Pereira.

Conforme consta na sentença, o médico admitiu no processo administrativo que não cumpria a carga horária e justificou alegando que “é de conhecimento geral que em nenhum lugar do Brasil nenhum médico público cumpre sua carga horária de 40 horas por semana para receber cerca de R$ 3.700,00”. Os fatos apurados aconteceram entre os anos de 2013 e 2014.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Aline Katiuscia declara apoio a Juarez Costa para deputado federal

Juarez Costa reafirmou seu compromisso com Terra Nova do Norte e se colocou à disposição para contribuir com projetos, investimentos e ações que possam assegurar a continuidade do desenvolvimento do município.

Aline Katiuscia declara apoio a Juarez Costa para deputado federal
Foto: Secretária Aline e Dep. Fed. Juarez Costa

Filha de pioneiros, nascida em Terra Nova do Norte e com forte ligação com a comunidade local, a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Aline Katiuscia, manifestou publicamente apoio à candidatura de Juarez Costa à Câmara Federal.

Formada em Administração de Empresas, Aline destacou a atuação municipalista do parlamentar e sua contribuição para o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso. Segundo a secretária, Juarez Costa tem destinado recursos, por meio de emendas parlamentares, para diferentes áreas, contemplando investimentos em saúde, pavimentação asfáltica, agricultura familiar, regularização fundiária, máquinas pesadas, patrulhas agrícolas, entre outras iniciativas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas e à melhoria dos serviços oferecidos à população.

Aline Katiuscia mantém forte relacionamento com os segmentos organizados da sociedade, funcionalismo público e comunidade terranovense. À frente da Secretaria de Planejamento e Gestão, defende uma visão de futuro para o município, com foco no crescimento econômico, geração de oportunidades e atração de novas empresas, comércios e indústrias, tendo o Poder Público como parceiro na criação de incentivos e condições favoráveis aos investimentos.

Em reunião com Juarez Costa, que já exerceu os cargos de prefeito de Sinop e deputado estadual, Aline apresentou uma série de pleitos considerados estratégicos para Terra Nova do Norte. Entre as prioridades estão investimentos na educação e qualificação técnico-profissionalizante, ampliação da pavimentação nos bairros, fortalecimento dos incentivos à agropecuária e atenção especial às políticas públicas voltadas às mulheres.

Também foram discutidas ações para potencializar o esporte, a cultura, o turismo e o meio ambiente, além de melhorias na atenção básica, de média e alta complexidade na saúde, assistência social, habitação e infraestrutura rural. As demandas estão alinhadas às metas estabelecidas no Plano de Governo 2025–2028.

Durante o encontro, Juarez Costa reafirmou seu compromisso com Terra Nova do Norte e se colocou à disposição para contribuir com projetos, investimentos e ações que possam assegurar a continuidade do desenvolvimento do município.

“Estaremos presentes no que for necessário para que Terra Nova do Norte se mantenha no caminho do desenvolvimento, com crescimento constante, oportunidades e prosperidade para toda a sua gente”, destacou Juarez Costa.

Ver Mais

Matupá

Milhares participam do desfile cívico da Independência em Matupá

A Avenida Interlagos, no Complexo Turístico dos Lagos Matupaenses, foi palco de uma grande celebração à pátria.

Milhares participam do desfile cívico da Independência em Matupá
Foto: Alunos no desfile

No último dia 6 de setembro, a Avenida Interlagos, no Complexo Turístico dos Lagos Matupaenses, foi palco de uma grande celebração à pátria. O Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil reuniu milhares de pessoas e se consolidou como um dos maiores eventos cívicos e patrióticos já realizados em Matupá.

Com grande participação popular, o desfile contou com a presença de escolas, creches, clubes de serviços, Desbravadores, entidades filantrópicas, forças de segurança, secretarias municipais, órgãos públicos e diversas outras instituições, que levaram para a avenida criatividade, civismo e mensagens de valorização da história e das potencialidades do município.

Ao longo do percurso, o público acompanhou apresentações que retrataram culturas, tradições, fatos históricos, esporte, profissões, meio ambiente e os potenciais econômicos e turísticos de Matupá. Também ganharam destaque as homenagens aos pioneiros e desbravadores, homens e mulheres que ajudaram a construir a história e contribuíram para o desenvolvimento do município.

A música foi outro grande destaque. A Banda Municipal e as fanfarras deram ritmo, emoção e ainda mais brilho ao desfile, conduzindo a marcha cívica com performances que despertaram o sentimento de patriotismo e celebraram a Independência do Brasil.

O evento proporcionou um verdadeiro encontro de gerações e reafirmou valores como cidadania, respeito, educação, cultura e amor à pátria, ao mesmo tempo em que valorizou a identidade e a história de Matupá.

Parabéns à Secretaria Municipal de Educação pela organização do Desfile Cívico, às instituições participantes e a todos os profissionais e colaboradores envolvidos na realização desta grande celebração. O público, que compareceu em grande número, completou o espetáculo e fez da Avenida Interlagos um verdadeiro palco de civismo, história e orgulho Matupaense.

Ver Mais

Meio Ambiente

Alunos da Dom Helder conhecem Viveiro de Mudas da Coogavepe

Durante a visita, os alunos conheceram as diferentes etapas de produção de mudas, desde o preparo do solo e a semeadura até o transplante, irrigação e manutenção das plantas.

Alunos da Dom Helder conhecem Viveiro de Mudas da Coogavepe
Foto: Visita dos Alunos

Conhecimento, educação ambiental e sustentabilidade marcaram a visita de 50 alunos do 5º ano da Escola Municipal Dom Helder Câmara, de Peixoto de Azevedo, ao Centro Tecnológico de Mineração e ao Viveiro de Mudas da Coogavepe.

A atividade reuniu os estudantes, acompanhados pelos professores Josiane Furquim e Fernando Alves e pela coordenadora pedagógica Adriana Ojeda, em uma experiência didática que aproximou os conteúdos trabalhados em sala de aula das práticas desenvolvidas em campo.

Os visitantes foram recebidos pelo engenheiro florestal André Zampieri e pela equipe de viveiristas da Coogavepe. Durante a visita, os alunos conheceram as diferentes etapas de produção de mudas, desde o preparo do solo e a semeadura até o transplante, irrigação e manutenção das plantas.

André Zampieri também explicou como é realizada a coleta de sementes e abordou aspectos relacionados à potencialização produtiva do solo, plantio, quantidade, variedade e qualidade das mudas produzidas. Outro destaque foram as ações de doação promovidas pela Coogavepe, que destinam mudas para reflorestamento e recuperação ambiental, jardins e espaços públicos, bairros residenciais e formação de pomares frutíferos voltados à agricultura familiar.

Para os professores, a visita representou uma oportunidade importante de complementar, de forma prática, temas já discutidos em sala de aula, especialmente os impactos provocados pelas queimadas, desmatamento, degradação ambiental e extração mineral ilegal.

A experiência permitiu aos estudantes compreender que desenvolvimento econômico e preservação ambiental precisam caminhar juntos, com responsabilidade, conhecimento técnico e respeito à legislação.

Mais do que uma visita técnica, a atividade proporcionou aos estudantes conhecimento, experiências e novas percepções sobre a importância de preservar e recuperar o meio ambiente.

Ver Mais

Mais Vistas