Redes Sociais
Redes Sociais

Mato Grosso

Moradores denunciam mortandade de peixes no Rio Teles Pires

Sema investiga usina em MT

Moradores denunciam mortandade de peixes no Rio Teles Pires
Foto: Peixes Mortos

Centenas de peixes mortos foram encontradas no Rio Teles Pires, próximo a Itaúba, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (16). Os moradores da região registraram a mortandade em vários trechos do rio.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que, por meio da regional em Sinop, está investigando a causa das mortes e tomando as medidas administrativas e técnicas necessárias para solucionar o impacto ambiental causado no rio.

De acordo com a secretaria, após denúncias dos moradores, foi solicitado aos responsáveis pela Usina Hidrelétrica, localizada próxima ao Rio Teles Pires, informações complementares para apuração do ocorrido.

“A pasta reitera seu compromisso com a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável de Mato Grosso”, afirma.

G1 entrou em contato com a Sinop Energia, empresa responsável pela usina, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

No ano passado, a empresa já havia sido responsabilizada pela morte de 13 toneladas de peixes no Rio Teles Pires. À época, foi multada em R$ 50 milhões pelos danos ambientais causados.

Os moradores da região contaram à reportagem que a morte de peixes tem ocorrido com frequência no rio. Segundo eles, entre 2019 e os primeiros meses de 2020, a usina abriu as comportas cinco vezes e causou a fermentação da água, o que resultou na morte dos peixes.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Peixoto de Azevedo

Secretaria de Transportes de Peixoto está com frente de serviço na Estrada E-60

Secretaria faz patrolamento, cascalhamento e rebaixamento de serra na E-60 em território Peixotense

Secretaria de Transportes de Peixoto está com frente de serviço na Estrada E-60
Foto: Rebaixamento de Serra

A Secretaria de Transportes de Peixoto de Azevedo em parceria com Associações de Produtores está com uma frente de serviço na Estrada E-60 a cerca de 160 Km da sede do município, região esta com mais de 11.000 hectares de plantio de grãos.

Segundo o Secretário, Júnior Doideira, estão sendo desenvolvidos patrolamento e cascalhanto de trechos críticos, além da execução do trabalho de rebaixamento de serras para facilitação do transporte da produção agropecuária.

“A administração municipal está empenhada na formalização de parcerias para a restauração das estradas rurais de todos os assentamentos. Nossos maquinários passaram por manutenções e revisões, e de imediato foram colocados na ativa para revitalizar e garantir o transporte de gado, grãos, leite, madeira e alimentos da agricultura familiar. Continuaremos nos esforçando ao máximo para que as vias do interior estejam aptas para a trafegabilidade”, disse o Secretário.

Uma patrulha composta por PC, caminhões basculantes e trator de esteira permanece na região executando os serviços.  

Continue Lendo

Mais lidas da semana