Redes Sociais
Redes Sociais

Mato Grosso

Casos de dengue sobem 300% em MT

Foram confirmadas três mortes neste mês de março no estado.

Casos de dengue sobem 300% em MT
Foto: Divulgação

Em meio ao temor da população devido a pandemia do coronavírus, os dados de uma doença "comum" ao cotidiano dos mato-grossenses também assustam. Um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou um aumento de 300% nos casos de dengue que foram notificados em Mato Grosso, no período de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo período de 2019. 

 
Conforme o boletim divulgado pela secretaria, foram registrados 11.127 mil casos de dengue. No mesmo período de 2019, foram notificados 2.775 mil casos da doença. Ainda conforme os dados, os casos notificados de chikungunya tiveram um aumento de 67 em 2020. No ano passado, foram registrados apenas 80 casos da doença no estado.
 
Já o zika vírus também teve um aumento de 75% neste ano. De acordo com o boletim epidemiológico, somente neste ano foram notificados 325 casos e, em 2019, foram confirmados 185 casos.
 
O levantamento foi feito em municípios com população acima de 100 mil habitantes. Somente neste mês de março, três pessoas morreram com suspeita de dengue no municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

Nessa terça-feira (17), uma menina de cinco anos morreu depois de ficar internada no Hospital Regional em Sorriso ( 420 km de Cuiabá), com suspeita de dengue hemorrágica. O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde Estadual (SES).

Na segunda-feira (16), uma adolescente de 18 anos que estava internada no Hospital Regional de Sinop (a 503 km de Cuiabá), também morreu após ter suspeita de dengue hemorrágica. Conforme a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a jovem Luciana Ferreira da Silva foi atendida no último sábado (14). Os médicos realizaram exames, e em seguida, a menina foi medicada e liberada.

Ela não apresentava sinais de infecção e recebeu as orientações médicas. No domingo (15), Luciana retornou a unidade afirmando que sentia fortes dores abdominais e teve seu quadro de saúde agravado.

Já na última quarta-feira (11), uma estudante de fisioterapia, 24 anos, que estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em um hospital particular de Lucas de Lucas do Rio Verde (a 360 km de Cuiabá) morreu com suspeita de dengue.

Andressa Monalisa de Oliveira, havia dado entrada na unidade na terça-feira (10) e foi encaminhada para a UTI devido à gravidade do caso. Durante todo este período, ela não apresentou melhora no quadro clínico.

Os principais sintomas da dengue são febre, dores musculares, dor nos olhos, de cabeça, falta de apetite.

A Secretaria Estadual de Saúde orienta que no período de chuvas a atenção seja redobrada, principalmente nos quintais com os reservatórios de água, como os de água dos animais, caixas d’águas e vasos de plantas. Além de manter objetos que possam servir para armazenar água, como pneus, garrafas, latas e tampinhas virados.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte

Reunião Ordinária com Conselheiros, Secretaria de Saúde, Direção do Hospital Municipal e do ISSL

Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte
Foto: Reunião Cons. Mun. de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte realizou a 1ª reunião ordinária de 2026, oportunidade em que foram debatidos diversos temas estratégicos voltados ao fortalecimento das políticas públicas municipais de saúde, abrangendo desde a atenção básica até os serviços de média e alta complexidade.

Durante o encontro, foram tratados assuntos como a capacitação profissional continuada, a organização da Conferência Municipal de Saúde, melhorias estruturais e de aparelhamento das unidades, a viabilização de emendas parlamentares estaduais e federais, a intensificação das campanhas de saúde preventiva, além da continuidade das consultas, exames e cirurgias eletivas por meio do Programa Fila Zero. Também esteve em pauta o fortalecimento institucional das coordenações de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da gestão e do próprio Conselho.

A reunião contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Aranda, da Diretora do Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, Heyd Tauffer, e da Consultora Administrativa do Instituto São Lucas, Maria das Graças, que realizaram explanações sobre os avanços, investimentos, metas alcançadas, índices positivos da saúde municipal e apresentaram relatórios das atividades e ações desenvolvidas ao longo de 2025.

A Prefeitura de Guarantã do Norte reforça a importância do Conselho Municipal de Saúde como instância fundamental de participação e controle social, contribuindo de forma decisiva para a otimização de programas, projetos, atividades, ações e serviços de saúde, garantindo mais eficiência, transparência e qualidade no atendimento à população.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Tempos de Chuva: Secretaria atua em várias frentes de infraestrutura nas estradas

Mesmo diante das fortes chuvas a gestão municipal continuará trabalhando na recuperação das estradas rurais, promovendo desenvolvimento e mobilidade aos moradores dos projetos de assentamentos.

Tempos de Chuva: Secretaria atua em várias frentes de infraestrutura nas estradas
Foto: Recuperação dos Travessões

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo segue com várias patrulhas rodoviárias atuando de forma intensa nos travessões do distrito União do Norte. A força-tarefa conta com o emprego de modernos e robustos maquinários, entre eles PCs, pás carregadeiras, motoniveladoras, caminhões basculantes, retroescavadeiras e outros equipamentos pesados.

Os trabalhos contemplam a recuperação e manutenção de estradas vicinais, além de intervenções em pontes e bueiros, garantindo melhores condições de trafegabilidade. O objetivo principal é assegurar o escoamento da produção agropecuária, a segurança e regularidade do transporte escolar e, sobretudo, o direito de ir e vir das famílias que vivem e produzem nesta importante e produtiva região Peixotense.

Mesmo diante das fortes chuvas a gestão municipal continuará trabalhando na recuperação das estradas rurais, promovendo desenvolvimento e mobilidade aos moradores dos projetos de assentamentos.

Ver Mais

Matupá

Vistoria Técnica nas futuras instalações do Corpo de Bombeiros de Matupá

Prefeito Bruno Mena recebe Comandante do Corpo de Bombeiros Militar e faz visita técnica ao prédio localizado na Av. Sebastião Alves Júnior

Vistoria Técnica nas futuras instalações do Corpo de Bombeiros de Matupá
Foto: Futuras Intalações do CBM de Matupá

O Prefeito Bruno Mena, acompanhado da Presidente do CONSEG, da Presidente da Câmara Municipal, Dra. Andréia, e do Comandante Regional do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel BM Ranie Sousa, realizou a vistoria técnica no prédio que abrigará o futuro Quartel do Corpo de Bombeiros Militares de Matupá.

Localizada na Avenida Sebastião Alves Júnior, a unidade está em fase final de implantação e deverá ser inaugurada nos próximos meses, contando com estrutura moderna, totalmente equipada, mobiliada e aparelhada, garantindo condições adequadas para o pleno cumprimento da missão institucional do Corpo de Bombeiros, com mais agilidade, eficiência e segurança no atendimento à população.

A conquista é resultado de uma parceria sólida e institucional entre a Prefeitura de Matupá, Governo do Estado de Mato Grosso, SESP-MT, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Câmara Municipal, Ministério Público Estadual e o CONSEG, demonstrando união de esforços em prol da proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente.

A implantação do Corpo de Bombeiros representa um marco histórico para Matupá, fortalecendo a segurança pública, ampliando a capacidade de resposta em situações de emergência e reafirmando o compromisso das instituições com o desenvolvimento e o bem-estar de todos os cidadãos.

Ver Mais

Mais Vistas