Redes Sociais
Redes Sociais

Mato Grosso

Caminhoneiros em MT sentem dificuldades para transportar soja

Atrasos estão sendo causados devido as medidas de prevenção ao Covid-19

Caminhoneiros em MT sentem dificuldades para transportar soja
Foto: Divulgação

Caminhoneiros de Mato Grosso enfrentam dificuldades para transportar a safra de soja com as medidas de prevenção à Covid-19. As empresas transportadoras e que contratam fretes na região norte do estado informaram que alguns carregamentos de soja estão atrasados, já que quase a metade dos profissionais estão parados.

Por enquanto, os valores dos fretes seguem normais para o período. De Sinop ao Porto de Miritituba, no Pará, o frete de grãos custa em média R$ 160 a tonelada.

O caminhoneiro Antônio Duvier diz que 90% dos estabelecimentos que ficam na beira das estradas, como restaurantes, mercados e borracharias, estão fechados e isso compromete o trabalho dele.

"Se fura o pneu do caminhão, nós temos que parar em uma borracharia para trocar, substituir pelo estepe. A maioria das borracharias estão fechadas, como é que vamos fazer? Além disso, os restaurantes estão fechados e o tempo para abrir a cozinha do caminhão e preparar a própria comida é maior", explica.

Clóvis Cabral da Silva também é caminhoneiro e se prepara para encarar essas dificuldades. Ele irá viajar, nesta semana, quase 1.000 km da BR-163, saindo de Sinop, no norte de Mato Grosso, até o Porto de Miritituba, no Pará. O caminhão que o profissional dirige vai carregar até o estado vizinho, 31 toneladas de soja.

Para amenizar as dificuldades, Clóvis se preparou e fez compras. Ele vai ter que preparar a própria comida durante as paradas. Isso porque na última viagem que fez, encontrou os restaurantes fechados.

Além dos alimentos, ele já comprou produtos de higiene e limpeza. "Nós temos que ter álcool no caminhão. Como o álcool em gel mesmo está difícil de encontrar, eu comprei álcool comum e tenho as máscaras", explica.

Segundo o presidente da Cooperativa de Logística e Transportes de Bens (Cooperlog), Cleomar Immich, muitos profissionais vem lidando com dificuldades por causa da falta de produtos.

"Hoje, quase 50% dos caminhoneiros do município não estão trabalhando, por causa da falta de assistência na estrada. E quem continua trabalhando tem sido orientado a tomar todos os cuidados necessários", afirma.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Estrada de acesso a Mineradora em Peixoto é revitalizada

Estrada do Baixão Velho é fundamental para o setores de mineração e agropecuário

Estrada de acesso a Mineradora em Peixoto é revitalizada
Foto: Estrada do Baixão Velho

A Secretaria de Obras realizou a recuperação da estrada do Baixão Velho, importante via de acesso a empreendimentos de mineração, garimpos de ouro e áreas de plantio de grãos no município de Peixoto de Azevedo.

Para restabelecer as condições de tráfego, foram empregados motoniveladoras, pá-carregadeiras, PCs, caminhões basculantes e outros maquinários no patrolamento, cascalhamento, limpeza das margens, abertura de desaguadouros e na execução de ações emergenciais, assegurando a trafegabilidade da via rural.

A iniciativa atende à determinação do Prefeito Paulistinha de garantir o acesso às propriedades e empreendimentos, o transporte da produção mineral, o escoamento agropecuário e o deslocamento da população até a sede do município, onde estão concentrados os serviços públicos essenciais.

Ver Mais

Saúde

Cirurgias de Catarata serão realizadas no HM Nossa Senhora do Rosário

A ação faz parte do Programa Fila Zero que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados

Cirurgias de Catarata serão realizadas no HM Nossa Senhora do Rosário
Foto: Avaliações Oftalmológicas

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte realizou, neste sábado, 07 de fevereiro, atendimentos médicos na especialidade de oftalmologia, com foco na triagem e preparação de pacientes para a realização de cirurgias de catarata previstas para este mês de fevereiro de 2026.

A ação faz parte do Programa Fila Zero, que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados, garantindo mais agilidade e dignidade no atendimento à população Guarantaense.

Dezenas de pacientes passaram por avaliações e serão submetidos ao procedimento cirúrgico de forma totalmente gratuita no Hospital Nossa Senhora do Rosário.

O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Guarantã do Norte e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), reforçando o compromisso com a ampliação do acesso à saúde pública e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

“A iniciativa representa um avanço significativo na área da saúde ocular, devolvendo visão, autonomia e bem-estar aos pacientes atendidos”, disse a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda.

Ver Mais

Educação

Prefeito Paulistinha entrega uniformes e kits escolares

Mais de 5.000 alunos contemplados com a ação educacional em Peixoto de Azevedo

Prefeito Paulistinha entrega uniformes e kits escolares
Foto: Entrega de Kits Escolares

O Prefeito Paulistinha, acompanhado por Secretários Municipais e Vereadores, realizou visitas às creches e escolas da rede municipal de Peixoto de Azevedo e União do Norte onde fez a entrega de kits de materiais escolares aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Os kits são compostos por materiais essenciais, personalizados e de qualidade, garantindo melhores condições de aprendizagem desde o início do ano letivo.

Durante as visitas, o gestor também acompanhou de perto as melhorias estruturais e de aparelhamento que estão sendo implementadas pela Secretaria Municipal de Educação, reforçando o compromisso da administração com um ambiente escolar mais moderno, seguro e acolhedor.

Para este ano, a Prefeitura prevê grandes investimentos na educação, contemplando o transporte escolar, aquisição de equipamentos e aparelhos tecnológicos, fortalecimento da alimentação escolar, além de cursos e capacitações, valorização e incentivos aos profissionais da educação, garantia de materiais didáticos de excelência e avanços na infraestrutura das escolas do campo e da cidade.

Ver Mais

Mais Vistas