Redes Sociais
Redes Sociais

Mato Grosso

Em MT, 264 mil não poderão votar

Este é o levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT)

Em MT, 264 mil não poderão votar
Foto: Divulgação

Um total de 264,6 mil eleitores não regularizaram sua situação até o fechamento do cadastro eleitoral e não votarão nas eleições municipais 2020. Este é o levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) divulgado nesta sexta-feira (15.05). A maior parte dos títulos cancelados são de eleitores da capital do Estado, num total de 97,8 mil, seguido pelo município de Várzea Grande, com 44,5 mil. 

“O Tribunal Superior Eleitoral publicou a Resolução n° 23.616 de 17 de abril de 2020 que retirou o status de cancelado dos eleitores de 53 municípios no Estado que tiveram seu processo de revisão do eleitorado concluído no ano de 2019 e 2020. Importante frisar que esta não é a situação de vários outros municípios mato-grossenses, como Cuiabá e Várzea Grande, que concluíram suas revisões em março de 2018. São eleitores que tiveram até o dia 06 de maio para buscarem regularizar a situação e mesmo assim não o fizeram.Infelizmente eles não poderão votar”, destacou o diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo.
 

Mesmo nos 53 municípios contemplados pela resolução (veja lista dos municípios no final do texto), somente os títulos cancelados por não comparecimento na revisão do eleitorado serão reativados provisóriamente (eles voltam a ficar com status de cancelado após a eleição). Quem teve seu título cancelado por outro motivo, como o não comparecimento às urnas por três pleitos consecutivos, segue com o título cancelado e não poderá votar.

O presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldelli, considera positiva a suspensão temporária do cancelamento da inscrição eleitoral. “É uma medida excepcional diante do cenário excepcional que estamos enfrentando. O eleitor que for contemplado com essa suspensão temporária, precisa estar ciente que, após o pleito, o título volta a situação de cancelado e terá que buscar o cartório eleitoral para requerer a regularização. A Justiça Eleitoral de Mato Grosso tem como meta a conclusão do cadastro biométrico de seu eleitorado e todo eleitor que reside no Estado precisa se cadastrar”.

Cadastro Fechado

Para evitar que eleitores tenham qualquer prejuízo de direitos neste período de pandemia, o TRE-MT têm disponibilizado a emissão da certidão circunstanciada para os eleitores que não regularizaram suas pendências junto à Justiça Eleitoral até o fechamento do cadastro, ou aqueles que necessitem de alistamento eleitoral (primeiro título). 

“Providenciamos em nosso site uma certidão circunstanciada padrão, igual para todos os eleitores que necessitem deste documento para evitar a perda de algum direito. Basta acessar nossa central de atendimento digital e fazer o download”, destacou o desembargador vice-presidente do TRE-MT e corregedor eleitoral, Sebastião Barbosa. 

53 municípios contemplados pela Resolução n° 23.616 de 17 de abril de 2020:

Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Canarana, Cláudia, Colíder, Diamantino, Guarantã do Norte, Guiratinga, Mirassol D’Oeste, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Sorriso, Tangará da Serra, Vera, Cotriguaçu, Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Alto Garças, Dom Aquino, Alto Taquari, Paranaíta, Tapurah, Matupá, Nova Olímpia, Juscimeira, Itiquira, Santa Rita do Trivelato, Glória do Oeste, Itanhangá, Itaúba, Santa Carmem, Pontal do Araguaia, Lambari D’Oeste, Santo Antonio do Leste, Figueirópolis D’Oeste, Denise, Curvelândia, Tesouro, Ipiranga do Norte, Nova Monte Verde e Alto Boa Vista.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Pavimentação da Rua das Pindaíbas em Guarantã do Norte

Mais uma via do Industrial já pavimentada. Mais infraestrutura e qualidade de vida a população Guarantaense

Pavimentação da Rua das Pindaíbas em Guarantã do Norte
Foto: Pavimentação Rua das Pindaíbas

A Secretaria de Infraestrutura concluiu a aplicação da capa asfáltica do tipo TSD (Tratamento Superficial Duplo) na Rua Pindaíbas, localizada no Setor Industrial do município. A obra está sendo realizada aproveitando os intervalos de estiagem já que inicia-se o período de chuvas. O asfaltamento contempla uma área total de 2.348,63 m², incluindo o sistema de drenagem superficial para garantir melhor escoamento das águas pluviais.

Toda a execução dos serviços está sendo exclusivamente custeada com recursos próprios da administração do prefeito Márcio Gonçalves, utilizando materiais, maquinários e servidores municipais, o que reforça o compromisso da gestão com a eficiência na aplicação dos recursos públicos e com o avanço da infraestrutura urbana.

A chegada do asfalto a esta importante via pública representa um marco para o desenvolvimento da região. Além de eliminar os transtornos causados pela poeira e pela lama, a pavimentação melhora a fluidez do trânsito, estimula investimentos em novas construções, valoriza os imóveis e eleva a qualidade de vida dos moradores.

Com a conclusão dessa obra, o Setor Industrial guantaense dá mais um passo rumo à modernização de sua infraestrutura, fortalecendo o ambiente para o crescimento econômico e o progresso de Guarantã do Norte.

Ver Mais

Educação

Educação faz entrega de equipamentos e kits de brinquedos pedagógicos

Nesta etapa creche e escola do Bairro Mãe de Deus foram contempladas pela Secretaria de Educação Peixotense

Educação faz entrega de equipamentos e kits de brinquedos pedagógicos
Foto: Entrega Creche Criança Feliz

A Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega de brinquedos pedagógicos, parquinhos de diversão, materiais didáticos e equipamentos como fogões industriais e geladeiras para a Creche Criança Feliz e a Escola São Pedro, ambas localizadas no Bairro Mãe de Deus.

A ação faz parte do compromisso da gestão municipal em fortalecer o processo de ensino-aprendizagem e melhorar as condições de trabalho dos educadores.

Os brinquedos e materiais lúdicos serão utilizados nas atividades pedagógicas, estimulando o aprendizado de forma divertida e interativa. O lazer e a recreação são reconhecidos como elementos fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo a socialização, a criatividade e o prazer de aprender.

Além disso, a renovação do mobiliário e o reforço no aparelhamento das unidades escolares garantem mais conforto, funcionalidade e segurança, tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação.

Na Creche Criança Feliz, o Prefeito Paulistinha também já assinou a ordem de serviço para a construção de novos banheiros, uma importante melhoria que vai ampliar a infraestrutura e o bem-estar das crianças e servidores.

A administração municipal reafirma o compromisso de continuar realizando grandes investimentos na educação, com foco em tornar o ensino mais atrativo, evolutivo e inclusivo em Peixoto de Azevedo e União do Norte, assegurando ambientes escolares de qualidade e oportunidades de aprendizado para todos.

Ver Mais

Saúde

Saúde do Garimpeiro em Guarantã do Norte

Dezenas de trabalhadores garimpeiros foram atendidos em ação itinerante da Secretaria de Saúde e Coogavepe

Saúde do Garimpeiro em Guarantã do Norte
Foto: Equipe Multidisciplinar de Saúde

A Secretaria de Saúde em parceria com a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), realizou uma série de ações preventivas de saúde por meio do Projeto “Saúde do Garimpeiro”.

As equipes multidisciplinares visitaram garimpos legalizados e em plena atividade no município, levando uma estrutura completa de atendimentos e serviços voltados à promoção da saúde e à prevenção de doenças.

Durante as ações, os trabalhadores tiveram acesso à atualização da carteira de vacinação, aferição de pressão arterial, testes rápidos, exames de glicemia, consultas médicas, avaliações para hanseníase e diagnóstico de doenças como dengue e malária, entre outros serviços essenciais.

Idealizado pela Coogavepe, o projeto tem como objetivo descentralizar o atendimento e levar a saúde pública até as áreas de mineração, onde muitos trabalhadores têm dificuldade de acesso aos serviços básicos. A iniciativa tem sido um marco na promoção da saúde preventiva, contribuindo diretamente para o bem-estar e a qualidade de vida dos garimpeiros.

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que essas ações integram o Planejamento de Trabalho da gestão, que busca ir ao encontro das reais necessidades do trabalhador, disponibilizando recursos humanos, insumos, materiais e suporte técnico necessários para garantir atendimento digno e eficaz.

De acordo com o Prefeito Márcio Gonçalves, parcerias como essa fortalecem as políticas públicas de saúde e demonstram o compromisso do município em levar cuidado e atenção a todos os segmentos da população Guarantaense inclusive àqueles que exercem atividades fundamentais para a economia local.

A Secretária Executiva da Coogavepe, Tatiane Silva, declarou que o projeto “Saúde do Garimpeiro” é um exemplo de cidadania, inclusão e responsabilidade social, que aproxima os profissionais de saúde da realidade do garimpo e impacta positivamente a vida de centenas de trabalhadores, promovendo mais saúde, dignidade e prevenção.

Ver Mais

Mais Vistas